X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

Paulista de Motocross MX1-MX2 FMESP - 8ª etapa - Pilar do Sul - SP
Publicado em: 15/11/2012
Clique e saiba mais

Penúltima etapa definiu mais títulos da temporada
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luiz C. Garcia


Largada MXN3


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 380 Fotos!
A oitava etapa do Campeonato Paulista de Motocross MX1-MX2, supervisionado pela FMESP (Federação de Motociclismo do Estado de São Paulo), foi disputada no último final de semana em Pilar do Sul e definiu alguns títulos. Esta fase marcou oficialmente a despedida da pista do circuito, mas uma nova deverá ser construída no ano que vem.

"Quando foi feita esta pista não havia nada nos arredores, hoje a cidade cresceu em volta. Por isso houve uma solicitação dos pilotos da cidade pela desativação desta e a Prefeitura ofereceu um novo terreno para a construção de outra no ano que vem", resumiu João Cardeli presidente da FMESP.

A etapa deu início ao novo sistema de pontuação especial da fase final do campeonato (clique e saiba mais). Luis Saron venceu e foi campeão das categorias MX1 e MXN Gold. Nas categorias nacionais somente a Nacional Estreante (MXN3) definiu o campeão.


Caio Lopes


Alessandro "Didão" Marfim
Mesmo com a chuva forte que caiu no dia anterior, a pista apresentou boas condições. A primeira bateria em disputa foi a MX2. Caio Lopes dominou a prova e assumiu a ponta logo após cair o gate. Junto com ele, Wilgner "Guigão" largou em segundo, mas durante a prova Caio abriu vantagem e garantiu a vitória com certa margem. Guigão, na parte final, sofreu pressão de Daniel Caputo, mas soube administrar bem e terminou em segundo. Daniel chegou a perder a terceira posição para Guilherme Nascimento, mas logo depois recuperou o posto após a queda do concorrente e terminou em terceiro, resultado que lhe garantiu o bicampeonato da categoria. Rodolpho Moraes herdou a quarta colocação, assumindo o segundo lugar no campeonato. Alessandro "Didão" Marfim fez uma prova tranquila e terminou em quinto.

Outra categoria que definiu seu campeão foi a MX1. Em uma prova emocionante, Luis Saron saiu da última posição, após se envolver em um acidente na primeira curva e venceu a prova depois de ultrapassar João Vitor Cardeli. Os dois abriram uma considerável diferença da disputa pela terceira posição. Rafael Barros fez uma boa corrida de recuperação e saiu do meio do pelotão para conquistar o terceiro lugar, deixando Giovanny Camargo em quarto. Anderson Jesiel Camilo assumiu a quinta colocação na metade da prova e, a partir daí fez uma prova mais calma, sustentando o posto. Resta definir o vice-campeonato entre Hermínio "Maninho" Oliveira e Giovanny Camargo.


Eduardo Tanimoto


Júlio Maimone
A MXN2 será definida somente na última etapa. Porém, a diferença entre o líder Rodrigo Guimarães e o vice Marcelo Moraes ficou em 20 pontos após o resultado deste final de semana. Quem roubou a atenção na prova foi Alessandro "Didão" Marfim, que não teve dificuldades em vencer a corrida de ponta a ponta. Rodrigo Guimarães largou em segundo, mas não conseguiu manter o mesmo ritmo do líder. Marcelo Moraes partiu em quarto e subiu uma posição após Mario Terato apresentar problemas. Marcelo andou próximo de Guimarães, mas não conseguiu uma aproximação que lhe desse a chance de esboçar um ataque. Um pouco mais atrás, na quarta colocação, ficou Emerson "Paraíba" Leonor e, completando o pódio, Jefferson "Deto" Campos. Na próxima etapa um oitavo lugar já garante o título para Guimarães.

Com um ritmo de prova impressionante, Eduardo Tanimoto venceu a MX4. Dayan Mori vinha na segunda posição, mas por conta de um problema físico terminou a prova na quinta colocação. Quem ficou em segundo foi seu adversário direto pelo título da categoria Reinaldo "Piu" Pinheiro. Maurício "Chileno" Gerlach lutou muito para terminar em terceiro, deixando Hermínio "Maninho" em quarto. A diferença entre Piu Pinheiro e Dayan Mori na classificação ficou em quatro pontos.


Luiz Guilherme Martins


Felipe Sarubo
Mesmo se esforçando bastante no final do campeonato, Júlio Maimone viu o bicampeonato da categoria MX5 ficar mais distante. Ele venceu a categoria, mas o líder da categoria Valdir Bonoto terminar logo em seguida, em segundo. Bonoto precisa de apenas dez pontos na última etapa para sagrar-se campeão. Francisco "Chico" Mora lutou muito para ultrapassar Irineu "Cobra" Manuel e conquistar a terceira colocação. Cobra terminou em quarto. Marquinho Loureiro fez uma corrida de recuperação e terminou em quinto.

As categorias 65cc e 50cc andaram juntas e Luiz Guilherme Martins garantiu a vitória e o título da classe maior. Já na 50cc, Felipe Sarubo venceu  e ficou bem próximo do troféu, o vice-líder do campeonato João Pedro Vitorino terminou em segundo.

Na MX3, o campeão é João Vitor Cardeli que venceu a bateria desta penúltima etapa. Anderson Jesiel Camilo terminou em segundo. Pela terceira posição Tales Calazans assumiu o posto no começo da prova, porém, na parte final ele foi ultrapassado por Alessandro Lencioni Araújo e terminou em quarto. Eduardo Balan completou o pódio. Anderson Camilo e Tales Calazans brigam ainda para ver quem vai ficar com o vice-campeonato. Neste momento, Camilo é o vice com uma boa vantagem em relação a Calazans.


João Vitor Cardeli


Ramon Barros
Este ano a categoria mais equilibrada do campeonato é a Intermediária. Para esta etapa, Ramon Barros e Ricardo "Bozá" Belluci estavam com o mesmo número de pontos. Logo na largada, Ramon pulou na frente e puxou o pelotão. Bozá começou na terceira colocação, atrás de Rodrigo Domingues. Na metade da prova, ele ultrapassou Domingues e partiu para cima do líder. Entretanto, fazendo uma corrida segura, Ramon não deixava Bozá se aproximar. Aproveitando a oportunidade, Vitor Paiotti assumiu o terceiro lugar e começou a pressionar para conquistar o segundo posto. Faltando duas voltas para o final, Vitor Paiotti cometeu um erro que lhe custou o terceiro lugar, e assim, Ricardo "Bozá" pôde respirar sossegado na segunda posição. Quem reassumiu o terceiro lugar foi Rodrigo Domingues. Paiotti terminou em quarto. Zé Ângelo Tozato manteve um bom ritmo de corrida e ficou em quinto. A vitória foi de Ramon Barros que comemorou muito após a prova. "Sei que o campeonato não esta decidido, mas pelo menos  abri uma mínima diferença em relação ao segundo colocado", desabafou Ramon.

A Júnior era a única categoria que já havia decidido o campeão antes de Pilar do Sul. Por isso, o vencedor Guilherme Pinheiro não participou desta etapa. Porém, a vitória foi importante para Gustavo Costa assumir a segunda colocação da categoria. Ele conseguiu o feito depois de uma bela disputa com Mateus Nascimento, que chegou a ocupar a ponta. Após Gustavo recuperar a liderança, Mateus sofreu uma queda que fez com que concluísse em quinto. Com isso, Nivaldo Ferreira terminou em segundo. Muito mais atrás e na terceira posição ficou Joel Neto. Fernando dos Santos ficou em quarto.


Gustavo Costa


Lucas Santos
Na MXN3, Jorge Gomes largou na frente com João Peixoto e Lucas Santos logo em seguida. O líder da categoria Lucas Santos não demorou muito para assumir o segundo posto e partir com tudo para cima de Jorge. Após algumas voltas de disputa, Lucas Santos assumiu a ponta e passou a ditar o ritmo de prova. João Marcelo aproveitou o bom rendimento de prova e passou a ocupar a segunda posição, deixando Jorge Gomes em terceiro. Na ponta, Lucas abriu uma boa vantagem que lhe garantiu a vitória e o título da categoria. João Marcelo Peixoto fez uma ótima corrida na segunda posição. Jorge Gomes terminou em terceiro. Fausto Gentina e Lucas Ribeiro trocaram de posição em relação à largada e terminaram, respectivamente, em quarto e quinto lugares. Três pilotos ainda lutam pelo segundo lugar.

Os mesmos protagonistas da MXN2 disputam o título da MXN Gold, principal categoria para motos nacionais. E de novo, Alessandro "Didão" Marfim roubou as atenções. Largando bem, ele ditou o ritmo de prova e viu de longe a disputa que se formou pelos dois postulantes ao título. Rodrigo Guimarães largou em segundo e suportou boa parte da pressão de Marcelo Moraes. Porém, na metade da prova, Moraes assumiu o segundo posto, mas não conseguia abrir de Guimarães. Somente no finalzinho e aproveitando um problema na moto de Guimarães, Marcelo Moraes pôde abrir uma vantagem que lhe assegurou a posição. Guimarães ficou em terceiro e tem uma vantagem de sete pontos em relação a Moraes. "Esperava abrir mais do Marcelo para ir à última etapa bem mais tranquilo, no entanto, pelo que aconteceu durante e prova sai no lucro. Agora tem que arrumar tudo e partir para a final", resumiu Rodrigo Guimarães.

 

Luis Saron


Final do campeonato está programada para o início de dezembro
A última prova do dia deu o bicampeonato da categoria MX Gold para Luis Saron. O piloto de Tatuí largou na segunda posição logo atrás de Wilgner "Guigão", mas não demorou muito para pular na frente. Durante a prova, Guigão perdeu a segunda posição para Caio Lopes que tentou de todas as formar encostar no ponteiro, mas teve que se contentar com o segundo posto. João Vitor Cardeli terminou a prova em quarto e com o vice-campeonato. Daniel Caputo teve que lutar muito para terminar na quinta colocação. "Consegui manter uma boa temporada e estes títulos vieram para celebrar todo esse trabalho. Quero agradecer meus patrocinadores e meus familiares que estiverem no meu lado todo esse tempo", disse Luis Saron.

A grande final do campeonato está marcada para os dias 2 e 3 de dezembro na cidade de Angatuba. A festa de premiação da temporada acontecerá na segunda semana de janeiro no CT Gattaz em Sarapuí. "Estamos fechando o ano com muita disputa e isso só coroa nosso trabalho. Estamos pensando em algumas reformulações para 2013 para deixar o campeonato ainda mais emocionante", destacou João Cardeli.

O Campeonato Paulista de Motocross MX1-MX2 tem como organizadores o Vitória Moto Clube e Cross Sport e conta com patrocínio da Pro Tork, K21, LR Gramas e MEC Racing. A supervisão é da FMESP. Para mais informações sobre datas e calendários acesse o site da entidade.
 
Resultados

Pos MX1 Equipe
1 99 Luis "Saron" Moraes Jr. Saron Motos, Via maimone, K21
2 149 João Vitor Cardeli Drogaria Avallone, Via Maimone
3 34 Rafael Alberti Barros RBM Impiorts,MXR,Accar,Academia Ghimper,Restart,Schader
4 15 Giovanny Camargo  
5 181 Anderson Jesiel Camilo  
6 747 Herrminio "Maninho" Oliveira Maninho Couros
7 60 Eduardo Balan Dudu Pneus e Rodas
8 53 Julio Maimone  
9 22 Eduardo Tanimoto  
Pos MX2 Equipe
1 934 Caio Lopes Fernandes Eq. ASW, SKF, Nicoboco, Motana
2 981 Wilgner "Guigão" Francisco Mec Motos
3 19 Daniel Caputo Via Mimone, K21 Graphics
4 697 Rodolpho I. Moraes  
5 1 Alessandro "Didão" Thiago Marfim MTM Brasil, Rodocar, Rei
6 95 Gustavo Verrone de Oliveira Orbi Quimica,Casa Yano,Petit,Ritmus Academia,Posto bem
7 35 Guilherme"Gui" Nascimento JC Racing, Dusty Graphics
8 175 Alessandro Lencioni Araujo  
9 26 Mauricio"Chileno" Gerlach S. O Racing
10 515 Edson Costa Lobo Guara, Trans Xavier
Pos MX3 Equipe
1 149 João Vitor Cardeli Drogaria Avallone, Via Maimone
2 181 Anderson Jesiel Camilo  
3 175 Alessandro Lencioni Araujo  
4 64 Tales Calazans Calazans Auto Center, THD Moto Preparações
5 60 Eduardo Balan Dudu Pneus e Rodas
6 161 Leandro Tambelli Rodrigues K 21 Racing
7 515 Edson Costa Lobo guara, Trans Xavier
8 702 Rodrigo Nunes Mercado Esplendore, Petit Motos
9 200 Mauro G. Dantas Jr. Mec Motos
10 511 Ivan Ferreira  
Pos MX4 Equipe
1 22 Eduardo Tanimoto CTZ Gattaz, Ras
2 161 Reinaldo "Piu" Pinheiro AEVILLE
3 26 Mauricio "Chileno" Gerlach S O Racing
4 747 Herminio "Maninho" Couro Maninho Couro
5 199 Dayan Lopes Mori Guia Moto Hon, Farinilla, Padaria S. João, THD, Aeville
6 21 Sério R. Caputo K 21 graphics
7 909 Luis "Nando" Fernando Medeiros Mec Nando
8 70 Sidnei "Lord" Rodrigues Corvos Moto Clube
Pos MX5 Equipe
1 53 Julio Maimone Via Maimone
2 327 Valdir Bonoto Moto Mania
3 525 Francisco "Chico" Mora Eq. Mora Imoveis, Fikar, CT Gattaz
4 90 Irineu "Cobra" Manoel  
5 118 Marcos Loureiro Danone - Irmãos Loureiro
6 1 Benedito "Super" Oliveira Jr.  
7 29 Tulio Jacob dos Santos  
8 27 João Cardeli FMESP. - Cross Sport
Pos Intermediária Equipe
1 37 Ramon Alberti Barros RBMX Imptors, Ski Mel, Restart, Scadek, Accar
2 30 Ricardo "Bóza" Belluci GT Motos, Mauri Motos, MTM Energy Brink
3 811 Rodrigo Pereira Domingues JC Racing
4 19 Vitor Paiotti JC Racing
5 51 José "Zé Angelo" A. Tozato Bosch Service, Eletro Mimi, RBMX Imports, Restart
6 222 Everton Soares  
7 43 Alessandre Manoel Babalu
8 702 Emerson "Paraíba" Leonor Petit Preparações, Mercaco Esplendore, Radical Cross
9 7 Sidi Perussi Perussi Moto parts
10 91 Divanei Andrade Silva Los Verdureiros
Pos MX Gold Equipe
1 99 Luis "Saron" Moraes Jr Saron Motos, Via Maimone, K 21
2 934 Caio Lopes ASW, SKF, Nicoboco, motana
3 981 Wilgner "Guigão" Francisco Mec motos
4 149 João Vitor Cardeli Via maimone
5 19 Daniel Caputo Via Maimone, K 21 Graphics
6 35 Guilherme " Gui" Nascimento JC Racing, Dusty Graphics
7 34 Rafael Alberti Barros RBMX Imports, MXR, Accar, Academia Ghimper, Restart,
8 15 Giovanny Camargo  
9 95 Gustavo Verrone de oliveira Orbi Quimica,Casa Yano,Petit,Ritmus Academia,Posto Bem Vi
10 697 Rodolpho I. Moraes  
Pos MXN2 Equipe
1 23 Alessandro "Digão" Thiago Marfim MTM Brasil, Rodocar, Rei
2 31 Rodrigo Guimarães 31 Motosport,trator Shop,Ivan Cabelo,Navarro,Yuiti Torno
3 37 Marcelo R. Moraes Moura Motos, MX Moto, Trans Moraes,. Pro Tork
4 702 Emerson "Paraíba" Leonor Mercado Esplerança, Petit Preparações, Radical Cross
5 4 Jefferson "Deto" Campos Perussi Moto Parts
6 415 Jhonny Dela Conti Mendes Sarna
7 24 Rodrigo Nunes Mercado Esplerança, Petit Preparações, Radical Cross
8 8 Mario J. terato  
9 89 Reiginaldo "Regis" de Jesus F. Silva 100% Jesus
10 348 Mateus "Zé" Fogaça Japa Despachante
Pos MXN3 Equipe
1 67 Lucas Eduardo Campos Santos  
2 117 João Marcelo Peixoto  
3 19 Jorge Victor Garcia Gomes  
4 4 Fausto Proença Gentina JC Racing
5 94 Lucas Renan de Goes Ribeiro  
6 75 Fábio Augusto Barbosa Barros  
7 117 Ocimar F. de Carvalho Jr. JC Racing
8 12 Adriano Canderi Mec Sport Racing, JC Racing
9 92 Everton Henrique Ribeiro Coxa motos
10 786 Paulo Roberto de Oliveira Auto Posto Basilio
Pos MXN Gold Equipe
1 23 Alessandro "Didão" Thiago Marfim MTM Brasil, Rodocar, Rei
2 31 Marcelo R. Moraes Moura Motos, MX Moto, Trans Moraes, Pro Tork
3 37 Rodrigo Guimarães 31 Motosport,Trator Shop,Ivan cabelo,Navarro,Yuiti Torno
4 67 Lucas Eduardo Campos Santos  
5 702 Emerson "Paraíba" Leonor Mercado Esplendore, Petit Preparações, Radicalcross
6 19 Vitor Paiotti JC Racing
7 786 Willian "Shortão" Ferraz  
8 4 Jefferson "Deto" Campos Perussi Moto Parts
9 17 João Marcelo  
10 89 Reginaldo "Regis" Jesus F. Silva 100% Jesus
Pos Junior Equipe
1 45 Gustavo Henrique Souza Costa Academia Explosão,Netinho Curso,Mital Tools,MC higienização
2 33 Nivaldo "Ni" Proença Ferreira  
3 17 Joel Carvalho Neto Via Ecco, Coxa Motos
4 21 Fernando Bueno dos Santos  
5 13 Mateus Nascimento  
6 86 Suellen Bailon  
Pos 65cc Equipe
1 3 Luiz Guilherme Vieira Martins Viv Presentes, Lajes 2001, Grantel, VLuiz
Pos 50cc Equipe
1 281 Felipe Victorino Sarubo  
2 13 João Pedro Pereira Vitorino JPJ Bar / Restaurante






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet