X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

6ª etapa - Mundial de Enduro - Kalsborg - Suécia
Publicado em: 29/08/2012
Clique e saiba mais

Terreno arenoso do país nórdico exigiu habilidade e força dos competidores
Redação MotoX.com.br - Texto: Malu Souza - Fotos: Jonty Edmunds / Divulgação Enduro ABC


GP da Suécia volta ao Mundial de Enduro


Assista os melhores momentos na MotoX TV
Depois de cinco anos, o Campeonato Mundial de Enduro retornou à terras suecas. Kalsborg recebeu a sexta etapa da competição neste fim de semana e viu mais uma vez os favoritos ao título da temporada dominarem as categorias em disputa.

O terreno arenoso exigiu habilidade dos pilotos, pois apesar da chuva dos dias anteriores, esteve quase todo o tempo seco, exceto em alguns pontos no início da competição.

Assista 4 vídeos na MotoX TV:
- Highlights GP da Suécia
- Melhores Momentos 1º Dia
- Melhores Momentos 2º Dia
- Giacomo Redondi - Campeão Copa Jr 125

Enduro 1


Antoine Meo


Fabien Planet
Mesmo sob o efeito de uma forte gripe de verão, o francês Antoine Meo foi o mais rápido na categoria Enduro 1 no primeiro dia. Incapaz de pilotar com força física máxima, Meo teve cautela no início da prova e, pouco a pouco acelerou mais forte para faturar mais uma etapa da temporada. "Eu gostaria de agradecer todo o esforço da minha equipe em conseguir esse resultado", destacou Meo. "Eu me senti muito fraco e minha equipe fez o possível para me levantar."

O piloto da Sherco, Fabien Planet, que virá ao Brasil para uma participação especial na final da Copa EFX Pacato, foi outro que aproveitou as condições do solo escandinavo para garantir a segunda colocação. Em uma forte disputa com o italiano Thomas Oldrati, Planet fez uma volta muito rápida no Enduro Teste, 19 segundos atrás de Meo. O italiano provou também o bom desempenho e terminou em terceiro. O finlandês Matti Seistola ficou de fora do pódio por apenas seis segundos e teve que se contentar com o quarto lugar. Com inúmeras quedas no Enduro Teste, o finlandês Eero Remes ficou com a quinta posição.

O líder Antoine Meo que não havia tido um bom dia no sábado por conta da gripe, voltou a encontrar o caminho da vitória no domingo. O italiano Thomas Oldrati também teve um bom desempenho e garantiu a vice-liderança, seguido por Eero Remes. Fabien Planet não conseguiu a mesma vantagem do primeiro dia e ficou com o quarto lugar. O espanhol Ivan Cervantes completou os cinco primeiros.

Enduro 2


Pela Renet


Juha Salminen
O finlandês Juha Salminen deu uma aula de pilotagem na areia e dominou o primeiro dia da Enduro 2. Cravando o melhor tempo em cinco dos dez testes especiais, o piloto fechou a prova com uma vantagem de 40 segundos. "Não tive grandes problemas hoje e meus tempos no Enduro Teste foram muito bons. A pista estava muito molhada e barrenta nos trechos entre as especiais, o que exigiu muito preparo físico", destacou o vencedor. Incapaz de imprimir a mesma velocidade, o francês Pierre-Alexandre Renet, ficou como segundo posto.

O espanhol Cristobal Guerrero teve uma mau início de etapa, mas depois conseguiu se recuperar e chegou em terceiro. Seu companheiro da KTM, Johnny Aubert sofreu uma penalidade e terminou logo atrás. O italiano Alex Salvini completou o Top 5.

No segundo dia, Juha não teve o mesmo desempenho e cedeu o lugar mais alto do pódio para o francês  Pela Renet que garantiu a liderança da temporada. Salminen dominou o Motocross Teste, mas foi incapaz de seguir na mesma velocidade e ficou com o segundo lugar. Alex Salvini também voltou a figurar entre os primeiros e completou o pódio com o terceiro lugar. Cristobal Guerrero e Johnny Aubert ficaram fora do pódio, mas se garantiram entre os cinco primeiros mais uma vez.

Enduro 3


Christophe Nambotin


Aigar Leok
Christophe Nambotin garantiu cedo a liderança da categoria Enduro 3 na etapa de sábado. O piloto foi o mais rápido nos dois Cross Testes do dia e ao longo do Enduro Teste construiu mais vantagem. "Foi um dia muito difícil para mim", confessou Nambotin. "Eu tive que trabalhar duro para me recuperar da queda no Super Teste. Felizmente consegui vantagem nas especiais", completou.

Aproveitando-se do terreno arenoso da Suécia, o estoniano Aigar Leok garantiu seu melhor resultado desde o GP do Chile com a vice-liderança. O piloto da Husaberg, Joakin Ljunggren esperava por uma vitória, mas cometeu muitos erros no segundo Cross Teste, porém, acelerando forte na última volta ainda conseguiu terminar com o terceiro lugar. O italiano Manuel Monni foi a surpresa do dia e completou em quarto lugar, seu melhor resultado na temporada. O finlandês Marko Tarkkala completou a lista dos cinco primeiros.

No segundo dia, o francês Christophe Nambotin liderou a prova. Depois de uma grande disputa com Aigar Leok, ele garantiu a vantagem no Enduro Teste. "Foi uma grande disputa entre Aigar e eu", contou o vencedor. "Com essas duas vitórias na Suécia posso ser campeão na próxima etapa na Finlândia."

Leok ficou com o segundo lugar, à frente do sueco Joakin Ljunggren. O inglês David Knight pulou seis posições com relação ao primeiro dia e terminou em quarto. Manuel Monni completou em quinto.

Júnior


Matias Bellino

O piloto da Husaberg Matias Bellino mais uma vez mostrou sua autoridade e terminou com 52 segundos à frente do italiano Jonathan Manzi. Em casa, Johan Edlund obteve seu primeiro pódio da temporada com o terceiro lugar. Cristobal Guerrero caiu uma posição em relação ao dia anterior e ficou em quarto, seguido por Johnny Albert.

Ao vencer três dos nove testes do segundo dia, o francês Matias Bellino seguiu seu caminho de vitória conquistando 51 pontos de vantagem sobre Manzi e está a um passo de levantar o troféu de campeão da temporada. Com tempos consistentes nas especiais, o inglês Danny Mccanney foi o segundo colocado, seguido pelo sueco Robert Kvarnstrom. Manzi foi somente o quarto, com o outro italiano Rudy Moroni em quinto.

Youth


Giacomo Redondi

Giacomo Redondi garantiu o primeiro lugar na categoria e confirmou antecipadamente o título de campeão. O italiano Matteo Bresolin foi o segundo colocado, e o sueco Oliver Nelson completou o pódio no primeiro dia de disputa. No domingo, Redondi foi claramente o vencedor da Youth mais uma vez. O sueco Oliver Nelson completou em segundo dois minutos acima, enquanto Jamie Mccanney foi o terceiro.

Resultados

Enduro 1 Primeiro Dia
1. Antoine Meo
2. Fabien Planet
3. Thomas Oldrati
4. Matti Seistola
5. Eero Remes

Enduro 2 Primeiro Dia
1. Juha Salminen
2. Pela Renet
3. Cristobal Guerrero
4. Johnny Aubert
5. Ivan Cervantes

Enduro 3 Primeiro Dia
1. Christophe Nambotin
2. Aigar Leok
3. Joakin Ljungrgren
4. Manuel Monni
5. Marko Tarkkala

Enduro 1 Segundo Dia
1. Antoine Meo
2. Thomas Oldrati
3. Eero Remes
4. Fabien Planet
5. Lorenzo Santolino

Enduro 2 Segundo Dia
1. Pela Renet
2. Juha Salminen
3. Alex Salvini
4. Cristobal Guerrero
5. Johnny Aubert

Enduro 3 Segundo Dia
1. Christophe Nambotin
2. Aigar Leok
3. Joakin Ljungrgren
4. David Knight
5. Manuel Monni

Classificação do Campeonato

Enduro 1
1. Antoine Meo (KTM) 200
2. Eero Remes (KTM) 154
3. Rodrig Thain (Honda) 149

Enduro 2
1. Pierre Alexandre Renet (Husaberg) 188
2. Cristobal Guerrero (KTM) 183
3. Juha Salminen (Husqvarna) 174

Enduro 3
1. Christophe Nambotin (KTM) 237
2. Joakin Ljunggren (Husaberg) 172
3. Aigar Leok 167 (TM)






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet