Rodada final definiu os campeões de dois campeonatos
Redação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Renato Fernandes

Largada MX40 |
A Extreme Racing fechou o ano de competições com uma rodada dupla na pista do Kalango Cego. O circuito de Itupeva (SP), recebeu nos dias 10 e 11 de dezembro, as etapas finais dos campeonatos Amador de Motocross Dirt Action e Leste Paulista de Motocross. As várias disputas por títulos ainda em aberto atraíram muitos pilotos que lotaram as 13 baterias do evento, somando mais de 200 inscrições.
Nas provas, os destaques foram Eduardo Tanimoto e Gustavo Marcolin, com duas vitórias cada. Já nos campeonatos, Deninho Alves fechou a temporada com três títulos, dois deles no Amador e outro no Leste Paulista. Leopoldo Cherobin dominou as categorias seniores do Amador e foi campeão por antecipação da MX30 e MX40. Na 2 Tempos, Alexandre Griebeler faturou os dois campeonatos. No Leste Paulista, Nelson Moraes também levou duas placas de campeão para casa.

Willian Freitas |

Rodrigo Marty |
Apesar de fazer o holeshot da
MX Open, Deninho Alves não precisava da vitória para ficar com os títulos dos dois campeonatos. Com isto, Willian Freitas que vinha num ritmo muito mais rápido, abriu a segunda volta já na liderança para não perdê-la mais. Na volta seguinte, Rodrigo Marty assumiu a segunda posição e apesar de acelerar no mesmo ritmo do líder, não conseguiu se aproximar o suficiente para tentar uma briga pela ponta. Deninho se isolou em terceiro, enquanto Hermínio Oliveira, o 'Maninho, e Emerson Toledo fizeram uma bela corrida de recuperação. Ocupando as duas últimas posições na primeira passagem, os dois terminaram em quarto e quinto, respectivamente.
Na
MX2, a situação de Deninho era ainda mais confortável. Com o título do Amador assegurado e já utilizando o numeral um em seu 'number plate', o paulistano andou tranquilo para finalizar na sexta posição, mas mesmo assim não deixou de garantir mais um troféu de holeshot para sua coleção. Logo atrás, Rodrigo Marty rapidamente assumiu a ponta e logo tratou de abrir uma vantagem confortável que lhe permitiu administrar sua liderança até a bandeirada final. Caio Lopes foi o segundo colocado, mas viveu situação totalmente oposta na prova. Fechando a primeira volta na penúltima posição, foi conquistando espaço até garantir o segundo degrau do pódio a poucos minutos do fim da bateria.
Thiago Pioli e Fabinho Santos largaram em terceiro e quarto, respectivamente. Logo subiram uma posição cada, mas acabaram fechando a prova nas posições que começaram depois de serem superados por Caio. O mesmo aconteceu com Nelson Moraes que largou em quinto e depois de uma breve passagem pela quarta posição, voltou a ocupar a colocação em que largou em definitivo, mas em compensação, faturou o título da categoria no Leste Paulista.

Caio Lopes |

Eduardo Tanimoto |
Caio Lopes e Rodrigo Marty voltaram a se encontrar na
MX 4 Tempos. Desta vez, Caio tratou de assumir a ponta assim que caiu o gate para não mais olhar para trás. Com o caminho livre nas primeiras voltas, logo abriu vantagem suficiente para não ser mais incomodado e vencer de ponta a ponta. Rodrigo largou em terceiro e na volta seguinte superou Danilo Veltroni. A partir daí, os dois se fixaram em suas posições até a bandeirada. Nas demais colocações, dois pilotos saíram do grupo intermediário para subir ao pódio. Thiago Pioli alcançou o quarto lugar logo no início, ao contrário de Rafael Armelin, que garantiu a quinta posição faltando apenas duas voltas para o fim da bateria.
Eduardo Tanimoto não deu chances aos adversários nas categorias para os pilotos mais 'experientes'. Na primeira delas, a
MX40, depois de fazer o holeshot, Tanimoto foi superado por Valdinei Marcolin e José Carlos Nunes. Rapidamente pulou da terceira para retomar a primeira posição, passando a dominar a prova até o final. Marcolin se manteve em segundo, enquanto José Carlos acabou perdendo a terceira posição para Fábio Aleixo na última volta. Rinaldo Spagnol foi subindo de produção ao longo da prova, largando no pelotão intermediário e terminando em quinto.

Fábio Aleixo |

Ernani Rocha |
Na
MX30, Tanimoto largou em segundo e passou mais da metade da prova pressionando o líder Rogério Louro, que apesar das tentativas não conseguia abrir vantagem na frente. Com o ritmo forte, os dois se distanciaram dos demais e a quatro voltas da bandeirada, Tanimoto fez a ultrapassagem. Rogério ainda tentou dar o troco, mas acabou mesmo com a segunda colocação. Rinaldo Spagnol subiu ao pódio mais uma vez com a quarta posição, seguido por Valdinei Marcolin. Ambos foram superados por Nelson Moraes, que precisou de apenas algumas voltas para sair de nono e se estabelecer em definitivo na terceira posição.
O campeonato Amador conta ainda com a classe
MX45. Enquanto José Carlos Nunes aparentemente seguia tranquilo na liderança, Fábio Aleixo brigava com Eduardo de Andrade e Rinaldo Spagnol pela segunda posição. Os três pilotos passaram pela posição, até que beneficiado pelo abandono de Spagnol, Aleixo assumiu o posto e começou a tirar a diferença para o líder. Bastou apenas duas voltas para e José Carlos já tinha a posição ameaçada por Aleixo que logo fez a ultrapassagem e partiu para a vitória. Eduardo de Andrade manteve a terceira colocação, com Flávio Lofredo em quarto depois de brigar pela posição com Edvaldo Rosa por toda a prova.

Bruno Ribeiro |

Gustavo Marcolin |
Com a grande maioria de seus pilotos participando dos dois campeonatos, as únicas categorias que puderam andar juntas em uma única bateria foram a
230cc e
MX-N. Tiago Pires largou na frente enquanto Bruno Ribeiro saia na quarta posição, passando a ganhar terreno a cada volta. Com a prova chegando exatamente em sua metade, Tiago repentinamente caiu para a quarta posição deixando a liderança para Bruno que a esta altura já era o segundo. Com o novo ponteiro se isolando na frente, Tiago começou sua recuperação, conseguindo subir até a segunda posição mas sem mais chances de alcançar o vencedor. Cléber Bueno, Ernani Rocha e Tiago Dedel completaram os cinco primeiros depois de se alternarem nas posições intermediárias. A quarta posição geral deu a vitória na classe MX-N para Ernani.
Gustavo Marcolin, que começou o ano andando de 'oitentinha' e passou para as 250cc no meio da temporada, foi o destaque nas categorias intermediárias. Sua primeira conquista foi na
MX2 Amador na qual largou na frente e não teve problemas para garantir a vitória. Fred Oliveira rapidamente saiu da sexta posição para alcançar a briga pelo segundo posto entre Guilherme Baggi e Thiago Macedo. Sem perder muito tempo, Fred os ultrapassou e assim como o líder, se isolou na posição. A briga continuou entre Thiago e Guilherme, que acabou levando a melhor e assumindo a terceira colocação na segunda metade da prova. Guilherme Guarnieri oscilou entre a quarta e sexta posições durante a prova, mas acabou garantindo a última vaga no pódio.

Felippe Simões |

Fabinho Santos |
As duas primeiras colocações da
MX Intermediária foram exatamente uma repetição da MX2 Amador. Gustavo Marcolin mais uma vez garantiu a vitória de ponta a ponta, enquanto Fred Oliveira novamente saía de uma posição intermediária para alcançar o segundo posto. Florindo Zati andou em segundo a maior parte da prova, perdendo a posição apenas no final para Fred. Em quarto, Guilherme Guarnieri subia mais uma vez ao pódio, depois de perdê-la por alguns instantes e recuperar o posto na volta final. Thiago Dedel também alcançou a quinta colocação apenas no último giro, depois de ter muito trabalho para sair de oitavo e alcançar o resultado final.
Apesar de largar em terceiro, o piloto mineiro Felippe Simões precisou de apenas uma volta para alcançar a liderança da
2 Tempos e, a partir daí, não dar mais chances aos concorrentes. Enquanto a primeira colocação era definida, o segundo posto passava pelas mãos de vários candidatos. O primeiro deles foi Neto Tostes mas, logo na segunda volta, caiu para a quarta posição onde permaneceu até a bandeirada. Rick Paes, que depois de fazer o holeshot perdeu a ponta para Felippe, ocupou o lugar por um bom tempo. A partir da metade da prova, Rick começou a perder rendimento e finalizou a prova na quinta colocação, deixando para Thiago Macedo ocupar o segundo posto em definitivo.

Matheus Emílio |
Nas categorias de Base, começando pela
85cc, Fabinho Santos mostrou mais uma vez sua superioridade na categoria dominando a prova do começo ao fim. Carlinhos Evangelista fez o holeshot e depois de ser ultrapassado por Fabinho tratou logo de se isolar na segunda posição e levar o título do campeonato Amador. A exemplo das duas primeiras posições, o terceiro e quarto postos também foram definidos logo após a largada, com Frederico Spagnol e Guilherme Ribeiro. Já Rodolpho Isart teve um pouco mais de trabalho para concluir a prova em quinto, depois de iniciar na sétima posição.

Diogo Moreira |
Além de abrir o dia de competições, a
65cc foi uma das provas mais emocionantes do dia. Márcio Henrique, o 'Japinha', largou na frente, muito pressionado por Matheus Emílio, que na terceira volta já havia conseguido a primeira posição. Para a sorte de Matheus, que pôde ficar livre para se distanciar na frente, Japinha passou a sofrer os ataques de Carlinhos Evangelista. Os dois protagonizaram um belo duelo por todo o restante da prova, trocando de posições algumas vezes. Japinha conseguiu se defender bem até que na penúltima volta Carlinhos conseguiu dar o bote certeiro e garantir a segunda colocação. Pedro Buzatto vinha na quinta posição e aproveitou de um deslize de Rafael Araújo para ficar em quarto. Já Rafael que havia caído para sexto, ultrapassou Gabriel Bocalini alcançando a última vaga no pódio.
João Pedro de Freitas largou na frente da
50cc, seguido de perto por Diogo Moreira. Apesar de aos poucos conseguir abrir uma pequena vantagem, um escorregão tirou a liderança de João Pedro. Mesmo voltando ainda em segundo, não conseguiu mais alcançar Diogo, que levou a vitória. Rodolfo Bicalho e Henrique Colia assumiram a terceira e quarta posições, respectivamente, desde a largada. Já Vitor Trevisan suou a camisa para faturar o quinto lugar depois de disputá-la com Mateuzinho Dedel.
O Campeonato Amador de MX Dirt Action e o Leste Paulista de MX, tem o apoio da IMS, Red Dragon, América Sports, General Motos, MRPRO, Visual Turismo, Alemão Pneus, Dablio, ASW, Stocovich Design, Paty Tendas, MRP, Dash, A.F.Frigeri, Dirt Action, MotoX, Moto Verde, Cross Racing e MX Racing. A organização é da Extreme Racing Competições e supervisão da Livre Brasil.
Campeões do Amador de MX Dirt Action 2011.
MX Open - Denner Alves "Deninho" # 188 (São Paulo/SP)
MX 2 - Denner Alves "Deninho" # 188 (São Paulo/SP)
MX 30 - Leopoldo Cherobin # 85 (Sinop/MT)
MX 40 - Leopoldo Cherobin # 85 (Sinop/MT)
MX 45 - Eduardo Andrade # 400 (São Paulo/SP)
MX 2 tempos - Alexandre Griebeler # 109 (São Paulo/SP)
MX Intermediária - Florindo Zatti "Furel" # 57 (Salto/SP)
230F - Tiago Dedel # 139 (Atibaia/SP)
85cc - Carlinhos Evangelista # 49 (São Paulo/SP)
65cc - Matheus Emilio # 107 (Bragança Paulista/SP)
50cc - Rafael Araujo # 99 (São Paulo/SP)
Campeões do Leste Paulista de MX 2011.
MX Open - Denner Alves "Deninho" # 188 (São Paulo/SP)
MX 2 - Nelson Moraes # 215 (Várzea Paulista/SP)
MX 30 - Nelson Moraes # 215 (Várzea Paulista/SP)
MX 40 - Amauri Correa # 8 (Americana/SP)
MX 2 tempos - Alexandre Griebeler # 109 (São Paulo/SP)
MX 4 tempos - Danilo Veltroni # 933 (São Carlos/SP)
MX 2 Amador - Rafael Barros # 34 (Sorocaba/SP)
230F - Thiago Pires # 304 (Itupeva/SP)
MXN - Sidney Bragagnolo # 3 (São Pedro/SP)
85cc - Geovanni Romanha # 22 (Salto de Pirapora/SP)
Resultados da Etapa
1 |
726 |
Willian Freitas (Pirapora) |
Fabricando Pilotos |
2 |
118 |
Rodrigo Marty |
Auto Peças Presidente-NFS-MXR-IMS-Kalango Cego |
3 |
188 |
Denner Daniel Alves (Deninho) |
PHO/IMS/Marcato/Nety Racing/Cross Racing |
4 |
747 |
Herminio M. Oliveira (Maninho) |
Maninho Couros/ Auto Liga Pneus/ Transportes Tranner |
5 |
338 |
Emerson L. Toledo |
Andrea's Colchões/Toyomatic |
6 |
920 |
Thiago Piolli |
M. Negretti/ASW/Cross Racing/Exp. Itatiba |
7 |
480 |
Edvaldo Antonio Rosa |
Toyo Matic |
8 |
7 |
Felipe Simões |
Leite Fazenda Bela Vista/RVM/Unimed |
1 |
118 |
Rodrigo Marty |
Auto Peças Presidente-NFS-MXR-IMS-Kalango Cego |
2 |
934 |
Caio Lopes Fernandes |
Dunas Tean / Honas/ Pirelli /SKF |
3 |
920 |
Thiago Piolli |
M. Negretti/ASW/Cross Racing/Exp. Itatiba |
4 |
87 |
Fabio Santos |
Box 18 / NRP |
5 |
366 |
Nelson Moraes |
NC Motores/Kalango Cego/Caldas Contabilidade/NFS/THS Racing |
6 |
1 |
Denner Daniel Alves (Deninho) |
PHO/IMS/Marcato/Nety Racing/Cross Racing |
7 |
15 |
Victor Martins Almeida |
Piradiesel |
8 |
57 |
Florindo Zati Neto ( Furel) |
Salto Vacuo/GCA Transportes/Zatti/RL Lubrificantes/NFS Racing/GB Transportes |
9 |
153 |
Felipi Zambrini |
Direct Link / CM Racing |
10 |
39 |
Rafael Jachetta |
N Som |
1 |
51 |
Fabio Aleixo Santos |
Direct Link / CM Racing |
2 |
5 |
José Carlos Nunes (Pezão) |
|
3 |
400 |
Eduardo de Andrade |
ASW/Madeireira Pinheiro |
4 |
357 |
Flavio Lofredo |
RX Graphics |
5 |
480 |
Edvaldo Antonio Rosa |
Toyo Matic |
6 |
118 |
Jose Luiz Marcom |
JL Marcon EPP |
7 |
99 |
Valmir Silva (Dédé) |
|
8 |
328 |
Ricardo Bicalho |
RC Racing / ABC helicópteros |
9 |
62 |
Roque Colman |
|
10 |
45 |
Vicente Nunes |
GTN Locação |
1 |
22 |
Eduardo Tanimoto |
Forci Kaw/Pesqueiro Gataz |
2 |
14 |
Valdinei Marcolin |
Nadiggi Veiculos / All Sign |
3 |
51 |
Fabio Aleixo Santos |
Direct Link / CM Racing |
4 |
5 |
José Carlos Nunes (Pezão) |
|
5 |
61 |
Rinaldo Spagnol |
Longa Racing |
6 |
480 |
Edvaldo Antonio Rosa |
Toyo Matic |
7 |
255 |
Alessandro Patelli |
ASW/Aloha Surf Shop/Iron Max Academia |
8 |
357 |
Flavio Lofredo |
RX Graphics |
9 |
747 |
Herminio M. Oliveira (Maninho) |
Maninho Couros/ Auto Liga Pneus/ Transportes Tranner |
10 |
99 |
Valmir Silva (Dédé) |
|
1 |
22 |
Eduardo Tanimoto (Canguru) |
|
2 |
120 |
Rogerio Louro |
Visual Turismo/Booster/Filé Preparações/Montana |
3 |
215 |
Nelson Moraes |
NC Motores/Kalango Cego/Caldas Contabilidade/NFS/THS Racing |
4 |
61 |
Rinaldo Spagnol |
Longa Racing |
5 |
14 |
Valdinei Marcolin |
Nadiggi Veiculos / All Sign |
6 |
109 |
Alexandre Griebeler |
Hidrausystem Direções Hidraulicas/JPS Racing/Rx Graphics |
7 |
751 |
Rafael Armelin |
|
8 |
338 |
Emerson L. Toledo |
Andrea's Colchões/Toyomatic |
9 |
217 |
Fernando Rodrigues |
Fat Money/Casa do Atleta/ |
10 |
29 |
Sandro Alex Leite |
San Racing |
1 |
10 |
Gustavo Marcolin |
Nadiggi Veiculos / All Sign |
2 |
91 |
Fred Oliveira |
Kaza Mais Acabamentos |
3 |
57 |
Florindo Zati Neto ( Furel) |
Salto Vacuo/GCA Transportes/Zatti/RL Lubrificantes/NFS Racing/GB Transportes |
4 |
6 |
Guilherme "Tatu" Guarnieri |
Master e Cia/Sebilosky Preparações/Cachorro do Mato/RM Inst. Industriaias |
5 |
3 |
Thiago Dedel |
Dedel Motos |
6 |
474 |
Omar Abraão Jorge |
|
7 |
169 |
Bruno Ribeiro |
Rota Baus/Papalegua Racing/Cartorio Canas |
8 |
29 |
Sandro Alex Leite |
San Racing |
9 |
2 |
Davison de Medeiros Bernardes |
Academia Potencia Fitness |
10 |
42 |
Paulo Eduardo Anselmi |
Punto Mio/Mecanica Vera Cruz/LTL/MRP |
1 |
10 |
Gustavo Marcolin |
Nadiggi Veiculos / All Sign |
2 |
91 |
Fred Oliveira |
Kaza Mais Acabamentos |
3 |
133 |
Guilherme Baggi |
MXR Graficos/Inocampus/THS Racing/Plasfer |
4 |
2 |
Thiago Augusto C. Macedo |
Lottus Tatoo//Calango Cego/FK Racing |
5 |
6 |
Guilherme "Tatu" Guarnieri |
Master e Cia/Sebilosky Preparações/Cachorro do Mato/RM Inst. Industriaias |
6 |
397 |
Roberto Araujo (juninho) |
Maxxi Energ Drink |
7 |
68 |
Hedy Carlos |
Celso Construções |
8 |
841 |
Ricky Paes |
AllSign-Nadiggi-MyDock-NoToil-Samaritá-Longa Racing |
9 |
42 |
Danilo Alselmi |
Mac. Vera Cruz / LTL / MRP |
10 |
36 |
Elinton Racing |
Teantin Racing |
1 |
934 |
Caio Lopes Fernandes |
Dunas Tean / Honas/ Pirelli /SKF |
2 |
118 |
Rodrigo Marty |
Auto Peças Presidente-NFS-MXR-IMS-Kalango Cego |
3 |
933 |
Danilo Veltroni |
|
4 |
920 |
Thiago Piolli |
M. Negretti/ASW/Cross Racing/Exp. Itatiba |
5 |
751 |
Rafael Armelin |
|
6 |
217 |
Fernando Rodrigues |
Fat Money/Casa do Atleta/ |
7 |
727 |
Luiz Gustavo Tassi |
Tassi Transportes |
8 |
248 |
Thiago S.Fernandes |
|
9 |
338 |
Emerson L. Toledo |
Andrea's Colchões/Toyomatic |
10 |
42 |
Danilo Alselmi |
Mac. Vera Cruz / LTL / MRP |
1 |
7 |
Felipe Simões |
Leite Fazenda Bela Vista/RVM/Unimed |
2 |
2 |
Thiago Augusto C. Macedo |
Lottus Tatoo//Calango Cego/FK Racing |
3 |
109 |
Alexandre Griebeler |
Hidrausystem Direções Hidraulicas/JPS Racing/RX Graphics |
4 |
293 |
Neto Tostes |
JT Neto Café |
5 |
841 |
Ricky Paes |
AllSign-Nadiggi-MyDock-NoToil-Samaritá-Longa Racing |
6 |
212 |
Wagner Roberto Kubiac (Rato) |
S. B. O. Racing/Discos Master/Agua viva Piscinas/Versatronic |
7 |
86 |
Victor Alves |
Dabreu Moto Bike |
8 |
8 |
Lucas Salles |
Rodo Salles Transportes |
9 |
747 |
Volnei Alves Cavalcante |
Pe na Lama Preparações Itatiba |
10 |
125 |
Adenilson Santos |
MXR Graficos/THS |
1 |
11 |
Ernani Lee Rocha |
Hon/MX Tech/Moto Verde/BRC |
2 |
3 |
Pedro Brasil |
MGP Marmoraria/Prefeitura de Itupeva |
3 |
777 |
Michel Alves (Mike) |
IMS |
4 |
103 |
Kleber Gonçalves |
IMS |
1 |
169 |
Bruno Ribeiro |
Rota Baus/Papalegua Racing/Cartorio Canas |
2 |
304 |
Tiago Henrique Pires |
JR Rolamentos/Prefeitura de Itupeva/Acqua Marine/MXR/Incol-Lub/Adrenalina Motos/MGP/Body Coach Suplementos/Marrckrosa/Kalango Cego. |
3 |
9 |
Cleber Bueno |
Rancho Meia Boca |
4 |
11 |
Ernani Lee Rocha |
Hon/MX Tech/Moto Verde/BRC |
5 |
139 |
Tiago Dedel |
Dedel Motos |
6 |
46 |
Willian Camargo |
Ormagil/ASW/JSB Racing |
7 |
20 |
Rafael Arruda |
Mega Veiculos |
8 |
19 |
Volnei Alves Cavalcante |
Pe na Lama Preparações Itatiba |
9 |
891 |
Rafa Prado |
Dedel Motos / Negretti Preparações/Global MX School/SP Diesel/Chapada Paulista |
10 |
251 |
Felipe Camargo |
|
1 |
87 |
Fabio Santos |
Box 18 / NRP |
2 |
49 |
Carlos Tavares Evangelista |
One - RX Graphics - Utopia - MR Pró |
3 |
61 |
Frederico Spagnol |
Maxxi Energy |
4 |
912 |
Guilherme de Lima Ribeiro |
Z Racing - KS Frutas |
5 |
697 |
Rodolpho Isart |
Paraiso das Aguas |
6 |
903 |
Marcio Henrique (Japinha) |
Kaw/Red Dragon/Mini Motors/Fercarbaus/Colegio Olivia Alegre/Fazenda Aurora |
7 |
11 |
Ana Lúcia Carneiro Vizioni |
Dabreu Moto Bike/MXR Graficos/Neyfa |
8 |
7 |
Matheus Furlan |
Furlan Revestimento |
9 |
22 |
Geovanni Romanha |
Monterey Tintas |
10 |
118 |
Vinicius Marcon |
J.L. Marcon EPP |
1 |
107 |
Matheus Coradini Emilio |
Rota Baús/Red Dragon/Papaléguas Racing |
2 |
5 |
Carlos Tavares Evangelista |
One - RX Graphics - Utopia - MR Pró |
3 |
903 |
Marcio Henrique (Japinha) |
Kaw/Red Dragon/Mini Motors/Fercarbaus/Colegio Olivia Alegre/Fazenda Aurora |
4 |
58 |
Pedro Buzato |
Z Racing / SA Licenciamotos |
5 |
99 |
Rafael Araujo |
Maxxi Energ Drink |
6 |
115 |
Gabriel Eduardo Bocalini |
|
7 |
12 |
Victor Colla de Magalhaes |
Didi Tomateiro/ Z Racing / Sebiloske |
1 |
7 |
Diogo Moreira Nascimento |
Betão Prep. /JB Balanças/Bras Munck |
2 |
21 |
João Pedro de Freitas |
Maxxi Energy Drink / Miami Moto |
3 |
38 |
Rodolfo Bicalho |
|
4 |
12 |
Henrique Colla de Magalhaes |
Didi Tomateiro/ Z Racing / Sebiloske Preparações |
5 |
23 |
Vistor Trevisan |
Parkstore/THS/IMS |
6 |
4 |
Mateuzinho Dedel |
Dedel Motos/IMS/Acad. Lucena/Red Dragon |