X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Final - AMA Endurocross - Las Vegas - EUA
Publicado em: 22/11/2011
Clique e saiba mais

Taddy Blazusiak conquista terceiro título consecutivo com uma temporada perfeita
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Christy LaCurelle e Drew Ruiz


Taddy Blazusiak conquistou seu terceiro título consecutivo no AMA Endurocross


Assista na MotoX TV os melhores momentos da etapa
O Endurocross é uma modalidade que vem crescendo a cada ano no exterior, que incorpora vários elementos do motociclismo off-road. O circuito é sempre montado dentro de uma arena nos moldes do supercross com saltos feitos de terra, mas recebe também obstáculos utilizados nos extreme tests dos hard enduros mais difíceis, como pedras grandes, pedregulhos soltos, toras de madeira, areia, lama e água.

Veja também os melhores momentos em vídeo na MotoX TV:
- Clipe Highlights
- Volta Rápida - 1º - Cody Webb
- Volta Rápida - 2º - Taddy Blazusiak

- Volta Rápida - 3º - Mike Brown

Prova do sucesso das etapas do AMA Endurocross foi a grande cobertura ao vivo dada pelos canais ESPN e ABC, além do grande número de espectadores lotando as arenas em todas as etapas. Este tipo de prova já vem chamando a atenção de pilotos e alguns promotores de provas aqui do Brasil, que começam a estudar a viabilidade de realizar competições desta modalidade por aqui.


Mike Brown supera Justin Soule na segunda bateria para garantir o vice-campeonato e a dobradinha para a KTM


Soule somou 146 pontos, terminando a temporada em terceiro
O campeonato contou com sete etapas e sua rodada inicial fez parte da programação dos X Games, em julho deste ano. Foi a primeira participação da categoria na tradicional competição de esportes radicais que sempre recebe vários tipos de modalidades a motor. A partir daí, o que se viu foi o total domínio de Taddy Blazusiak em todas as etapas, que passaram por vários Estados americanos e até pelo Canadá.

Veja também: Como foi a quinta etapa do AMA Endurocross, na coluna Enduro pelo Mundo

A cidade norte-americana do entretenimento, Las Vegas, no Estado de Nevada, recebeu a grande final do AMA Endurocross. Praticamente todos os ingressos para a Orleans Arena foram vendidos e o público que lotou o local pode testemunhar o terceiro título consecutivo do polonês na modalidade. Além disto, o piloto da KTM realizou um feito para poucos, completar uma temporada perfeita vencendo todas as etapas.

Apesar do domínio de Blazusiak, a última rodada não foi fácil, pois era composta por duas baterias finais e ainda contou com o experiente Cody Webb, marcando o melhor tempo nos treinos cronometrados. O campeão fez o segundo tempo, seguido por seu companheiro de equipe Mike Brown, que por sinal acompanhou o ritmo do polonês por toda a temporada, o que lhe rendeu o vice-campeonato.


Cody Webb marcou o melhor tempo nos treinos classificatórios


Geoff Aaron
Dada a largada da primeira final, Taddy colocou a 'casa em ordem', conquistando o holeshot e consequentemente assumindo a ponta. A partir daí, imprimiu seu ritmo forte característico, seguindo firme na liderança para manter intactos seus 100% de aproveitamento. Justin Soule ainda deixou a prova interessante por mais da metade do tempo, acompanhando Blazusiak de perto.

Fora de quase toda a temporada por conta de um pulso quebrado, Cory Graffunder foi o terceiro já na segunda prova após seu retorno, conseguindo se manter à frente de ninguém menos que Mike Brown. Este por sua vez, não conseguiu uma boa largada e perdeu muito tempo para se livrar do tráfego e encostar nos líderes.

Na segunda bateria, apesar de finalizar a prova apenas em quinto, Kyle Redmond faturou o cheque de mil dólares pelo holeshot. Logo na sequência, Blazusiak já assumia a liderança para rapidamente colocar uma grande vantagem sobre os demais. Redmond segurou a segunda posição por algumas voltas, até que Taylor Robert o superou para conquistar seu primeiro pódio no endurocross. Mike Brown foi o terceiro, logo à frente de seu principal adversário na disputa pelo vice-campeonato, conseguindo somar vinte pontos a mais que Justin Soule. Geoff Aaron bem que tentou tirar a terceira colocação de Soule, mas por apenas dois pontos, teve de se contentar com a quarta posição desta temporada.


Taylor Robert foi campeão da classe Júnior, destinada a pilotos com menos de 21 anos

Além da Pró, o campeonato teve Taylor Robert como campeão da classe Júnior, destinada a pilotos com menos de 21 anos. Max Gerston levou o título da Amador Open e Kurt Nichol na Vet 35+. As motos de Trial também tiveram vez na competição, com Max Nelson faturando o campeonato.

A categoria Feminina, para convidadas, foi vencida pela piloto de Trial, Louise Forsley, que mesmo sofrendo uma queda na primeira volta, conseguiu uma brilhante recuperação. Maria Forsburg, vencedora da prova nos X Games e atual campeã norte-americana de cross country, foi a segunda colocada, seguida de perto por Rachel Gutish, de apenas 15 anos.

O calendário para 2012 já está definido e ganhará uma etapa a mais. A primeira das oito rodadas será também em Las Vegas, no dia 4 de maio, como preliminar das finais do AMA Supercross.


O calendário 2012 já está definido com oito etapas, uma a mais que nesta temporada

Calendário 2012 AMA Endurocross
4 / maio - Las Vegas, NV - Orleans Arena
9 / junho - Sacramento, CA - Power Balance Pavilion
sem data - Los Angeles, CA - Local a ser definido
15 / setembro - Ontário, Canadá - Citizens Business Bank Arena
6 / outubro - Denver, CO - National Western Complex
20 / outubro - Everett, WA - Comcast Arena
27 / outubro - Boise, ID - Idaho Center
17 / novembro - Las Vegas, NV - Orleans Arena

Classificação Etapa Final

1ª Bateria
1. Taddy Blazusiak
2. Justin Soule
3. Cory Graffunder
4. Mike Brown
5. Cody Webb
6. Jonathan Walker
7. Taylor Robert
8. Bobby Prochnau
9. Kyle Redmond
10. Geoff Aaron

2ª Bateria
1. Taddy Blazusiak
2. Taylor Robert
3. Mike Brown
4. Justin Soule
5. Kyle Redmond
6. Geoff Aaron
7. Bobby Prochnau
8. Cory Graffunder
9. Cody Webb
10. Jonathan Walker

Classificação Final do Campeonato
1 - 111 - Taddy Blazusiak - 240
2 - 311 - Mike Brown - 166
3 - 3 - Justin Soule - 146
4 - 2 - Geoff Aaron - 144
5 - 247 - Cody Webb - 131
6 - 6 - Gary Sutherlin - 90
7 - 5 - Kyle Redmond - 87
8 - 33 - Taylor Robert - 80
9 - 21 - Bobby Prochnau - 77
10 - 7 - Colton Haaker - 76






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet