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Hard Enduro - Red Bull Romaniacs - Romênia
Publicado em: 25/07/2011
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Inglês Graham Jarvis conquista seu segundo título na prova romena
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Divulgação Red Bull Romaniacs


O Red Bull Romaniacs 2011 apresentou um prólogo ainda mais difícil que as edições anteriores


Assista na MotoX TV 5 vídeos da prova
Cada vez mais tradicional e difícil, o Red Bull Romaniacs é desafio obrigatório para os amantes e especialistas em provas de Hard e Extreme Enduro. Nesta edição de 2011, a cidade romena de Sibiu recebeu com chuva os quase 200 participantes do circuito com cinco dias de duração, que ocorreu de 16 a 20 deste mês.

Sempre um show à parte, o prólogo que popularizou o Extreme Test hoje amplamente utilizado em provas de Enduro em todo o mundo, abriu a prova definindo a ordem de largada para os quatro dias de trilhas que vieram depois. A prova neste ano teve além do tempero da chuva, a inclusão de novos obstáculos que tiraram o sono de muitos pilotos. Criado por Andy Fazakas, o percurso desta edição contou com 40 toneladas de pedras, 50 metros cúbicos de toras de madeira, mais 30 de areia e toneladas de pneus.


O obstáculo chamado 'The Kriega' foi uma das novidades do prólogo deste ano

Já durante os quatro dias de trilhas, os percursos variaram entre 100 e 220 quilômetros dependendo da categoria. Formadas por trilhas bastante técnicas, os pilotos encararam florestas fechadas, muitas pedras, lama, árvores caídas, além de subidas e descidas muito íngremes.


A chuva dificultou ainda mais a vida dos pilotos

Prólogo


Depois de vários dias de sol e calor, a maioria dos competidores achou que a forte temperatura seria a principal inimiga nos quase intransponíveis obstáculos do prólogo, mas ao contrário, no dia da prova a chuva chegou para colocar muitos pilotos em pânico. O 'tamanho' do desafio impressionou até mesmo o enorme público que acompanhou o espetáculo, liderado por Graham Jarvis, Paulo Bolton e Chris Birch, que souberam se adaptar às mudanças do clima e ocuparam as três primeiras colocações respectivamente, enquanto a turma da classe Hobby sofria para chegar ao final.

O novo obstáculo, chamado de 'The Kriega', foi construído com dezenas de pneus pendurados por cordas. Os pilotos precisavam passar por entre eles e além de desviar dos pneus, tinham que tomar cuidado para não enroscar o paralama da frente. "O clima é que esteve realmente extreme hoje, mas nada que já não estivéssemos acostumados em se tratando de Romaniacs. Foi um grande começo e espero que o tempo melhore nos próximos dias, para uma pilotagem divertida, afinal é meu principal motivo de estar aqui. Mas também espero alguns pontos de dificuldade, já que prefiro uma prova tão extrema quanto possível", comentou Graham Jarvis ao final do prólogo.


Graham Jarvis

1º Dia

Quebrando a tradição da prova, que sempre teve o primeiro dia de trilhas como o mais difícil, desta vez os organizadores resolveram apresentar um dia mais 'tranquilo'. Apesar da chuva ter parado, as trilhas estiveram bastante lisas e não foi surpresa para ninguém, os vários pontos enlameados no percurso. Mesmo assim, os ponteiros conseguiram ser bastante rápidos, fechando os 'Check Points' com diferenças mínimas de tempo.

Ainda assim, algumas surpresas estavam preparadas aos pilotos. Graham Jarvis foi o único a encarar o 'Homer's Downhill' pilotando, a íngreme descida considerada impossível pela organização. Andreas Lettenbichler e Chris Birch chegaram até a se machucar mesmo empurrando suas motos. Outro desafio foi vencer as intermináveis subidas recheadas de grandes pedras, que minou grande parte das energias dos participantes.

Graham Jarvis manteve a velocidade do dia anterior e garantiu mais uma vitória, colocando 20 minutos sobre o segundo colocado Andreas Lettenbichler. Xavier Galindo, Chris Birch e Darryl Curtis vieram na sequência fechando os cinco primeiros do primeiro dia, que contou com 132 km de especiais de um total de 146. O tempo máximo de prova para esta primeira rodada era de 9h30, completados por Jarvis em apenas quatro horas.


Chris Birch

2º Dia

O sol voltou com força secando as trilhas, mas o circuito de alta velocidade acabou trazendo outro problema aos competidores, a navegação. Com as altas velocidades desenvolvidas durante quase toda a prova, foi comum a grande maioria se perder. O dia contou ainda com mais subidas e uma especial ao longo de um enlameado leito de rio.

Um dos maiores prejudicados com a navegação foi o líder Graham Jarvis, que se perdeu, mas mesmo assim ainda conseguiu garantir o segundo lugar do dia e manter a liderança da competição. Sua recuperação foi impressionante, já que além de perder tempo com o percurso, o britânico ainda sofreu duas quedas. Para Chris Birch e Andreas Lettenbichler o dia foi de superação. Contundidos, os dois pilotos resolveram andar juntos ajudando um ao outro e acabaram recompensados no final. Com a mão machucada e bastante inchada, Birch deixou a dor de lado e acelerou muito para ainda se beneficiar dos problemas enfrentados por Jarvis, conseguindo assim a vitória do dia.

Já Lettenbichler, sofrendo com um tornozelo torcido onde mal podia apoiar o pé no chão, também se superou para ficar em terceiro e subir uma posição na classificação geral, deixando Galindo em quarto. O espanhol teve um dia difícil enfrentando problemas de navegação e também com falhas mecânicas. Perdendo muito tempo com isto, foi apenas o sexto colocado desta segunda rodada.


Andreas Lettenbichler - Foto: Carsten Steffen / Speedbrain

3º Dia

Com o calor aumentando a cada dia, a terceira rodada da competição compensou os pilotos com algumas refrescantes travessias de rio. Tradicionalmente este é o dia que deixa para trás os pilotos que não foram foetos para encarar o Red Bull Romaniacs, refletindo em um grande número de abandonos.

Para os pilotos da classe Pro, depois de encarar a parte mais difícil duranta a manhã, conseguiram repor suas energias e apreciar as belas paisagem na parte da tarde, onde percorreram trilhas mais amenas e velozes. Graham Jarvis colocou a casa em ordem e voltou a vencer, mas com vantagem de apenas alguns poucos minutos sobre Chris Birch, que chegou a liderar pela manhã mas perdeu tempo depois de se chocar com uma árvore.

"Tive um ótimo dia, um pouco duro pela manhã, mas depois peguei o ritmo. A navegação foi bem mais fácil hoje, mas ainda errei em algumas transições por não estar olhando o GPS. Foram 30 minutos de desafios extremos de manhã mas depois disto, o circuito me permitiu voltar a desenvolver altas velocidades", analisou Jarvis que mantem a liderança com mais de 30 minutos de vantagem.


Melcior Faja

4º Dia

Depois de percorrer aproximadamente 600km ao longo da Romênia, 124 pilotos conseguiram cruzar a linha de chegada deste quarto e último dia de prova.


Xavi Galindo
O melhor deles foi mais uma vez Graham Jarvis, que dominou toda a prova e faturou seu segundo título do Red Bull Romaniacs. Apesar da vitória, esta etapa final foi a mais difícil para o inglês que teve de se recuperar de uma queda, consertar sua moto e ainda combater o cansaço para receber a bandeirada na frente e repetir a conquista de 2008.

"Foi mais um dia muito difícil e precisei continuar acelerando porque sabia que o Chris nunca desistiria. E para 'ajudar', um arame enroscou na minha roda traseira e me fez cair, tive muito trabalho para tirá-lo. Estou muito feliz por vencer o Romaniacs pela segunda vez. Foi uma grande prova e espero voltar no ano que vem. O suporte do meu time foi fundamental para esta conquista", comemorou o agora bicampeão Graham Jarvis.

Chris Birch também continuou com o excelente desempenho na reta final da prova, mas mesmo assim não conseguiu superar o adversário e teve de se conformar com a segunda colocação. "Hoje tive meu dia mais difícil, foi duro, mas definitivamente divertido. Ficar em segundo atrás do Graham, é um ótimo resultado a meu ver, esse cara é incrível! Eu amo esta prova, participo de várias competições pelo mundo e esta sem dúvida é a melhor", declarou o neozelandês.

Andreas Lettenbichler manteve a regularidade e a terceira colocação geral. O piloto e sua Husqvarna entraram par o último dia como se não houvesse amanhã, chegando a superar Jarvis em alguns momentos. Infelizmente sua técnica apurada não conseguiu compensar o atraso causado por uma forte queda que ainda por cima destruiu seu GPS. Sem desistir, o piloto passou a seguir os pilotos da classe Hobby, garantindo ainda a terceira posição do dia.


Pódio classe Pró: Chris Birch, Graham Jarvis e Andreas Lettenbichler

Xavier Galindo continuou enfrentando problemas na etapa final. O espanhol vinha bem até sofrer uma queda que deixou sua moto pendurada em um barranco, quase caindo em um lago. O piloto precisou da ajuda de um barco para resgatar sua Husaberg. Conseguindo voltar à prova apenas uma hora depois, Galindo terminou apenas na 12ª posição e acabou em sexto na classificação geral, superado pelas KTM de Paul Bolton e Melcior Faja.

Classificação Final Classe Pró

1 - Graham Jarvis ENG Husaberg
2 - Chris Birch NZL KTM300
3 - Andreas Lettenbichler DEU Husqvarna
4 - Paul Bolton GBR KTM EXC
5 - Melcior Faja ESP KTM 300
6 - Xavi Galindo ESP Husaberg
7 - Darryl Curtis RSA KTM 300 EXC
8 - Gerhard Forster DEU Husqvarna TE 449
9 - Sean Clarke NZL KTM 300 EXC
10 - Ervin-Zsolt Kovacs ROU GAS GAS
11 - Emanuel Gyenes ROU KTM 300 EXC-E
12 - Martin Volny CZE Beta 450 RR
13 - William Clifton Gillit RSA Husaberg 300
14 - Lars Enoeckl AUT KTM
15 - Jesus Zavala MEX Husaberg TE 300






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