X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Hard Enduro - 17º Erzbergrodeo - Áustria
Publicado em: 02/07/2011
Clique e saiba mais

Taddy Blazusiak vence a difícil prova pela quinta vez consecutiva
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Jonty Edmunds


Taddy Blazusiak (ao centro), garantiu sua quinta vitória consecutiva no difícil Erzbergrodeo Enduro


Assista no MotoX TV um clipe do evento
O piloto KTM e especialista em Hard Enduros, Taddy Blazusiak, entrou para a história do Erzbergrodeo Enduro ao conquistar sua quinta vitória consecutiva durante esta 17ª edição da prova, que acontece na temida 'Iron Mountain', encravada na província austríaca de Styra e é considerada a mais difícil competição de um dia de duração do mundo. E por falar no time laranja, ao contrario da maré de azar que a equipe vem encontrando no Mundial de Enduro, no Erzberg, dos apenas nove pilotos que cumpriram a prova passando por todos os 20 Postos de Controle, sete estavam a bordo de uma KTM.

A participação nesta famosa prova não é tão simples, não basta apenas se inscrever. Os pilotos precisam encarar um também difícil prologo com dois dias de duração onde apenas os 500 melhores colocados se classificam para a prova, o que neste ano deixou mil outros pilotos de fora. O melhor tempo da prova classificatória ficou 'em casa', marcado pelo austríaco Ossi Reisinger do time Suzuki Damianik. Mas, quem realmente chamou a atenção no prologo, foi nada menos que o ilustre estreante Stefan Everts. O 10 vezes campeão mundial e chefe do time KTM no Mundial de Motocross mostrou ainda estar em plena forma, marcando o terceiro melhor tempo geral.


Taddy Blazusiak


Johnny Walker
Já durante a prova, que aconteceu no último domingo de junho, Blazusiak dominou do início ao fim, sendo o mais rápido em todos os vinte 'Check Points'. Especializado neste tipo de prova, o polonês colocou sua 250 EXC a prova, completando o percurso em 2 horas, 12 minutos e 3 segundos, mais de seis minutos a frente do segundo colocado, o inglês multi campeão mundial de Trial Dougie Lampkin,

"Foi uma prova muito dura e conseguir a quinta vitória é incrível. Me senti bem na prova desde o início, apesar das condições climáticas horríveis. Perdi a liderança logo no início, mas a retomei no primeiro trecho de floresta mais travado e andei forte para conseguir abrir distância na frente. Perto do final, na trilha conhecida como 'Carl´s Diner', como fui o primeiro a chegar não escolhi uma linha boa e acabei perdendo tempo e permitindo que o Graham Jarvis me ultrapassasse. No 'Check Point' seguinte tive a grata surpresa de que ele havia se perdido e eu estava em primeiro de novo. A partir daí fiz uma corrida sem erros e consegui esse incrível quinta vitória", comentou o feliz Blazusiak, que agora se prepara para a abertura do Americano de Endurocross que acontecerá dentro do X Games.


Graham Jarvis


Logo após a largada os competidores encaram esta 'suave' montanha
Com dor e ainda se recuperando de uma lesão, Lampkin não participava de uma prova de Enduro desde fevereiro deste ano e mesmo marcando apenas o 26º tempo no prologo, garantiu uma surpreendente segunda colocação. Mesmo largando nesta posição, o inglês se manteve na primeira fila e se aproveitou disto para poupar suas energias e equipamento. A tática lhe permitiu atacar as trilhas onde eram proibidas a ajuda externa, sem correr grandes riscos. Tudo indicava que Lampkin repetiria a terceira posição do ano passado, mas o erro de Jarvis lhe deu o segundo posto, enquanto seu compatriota perdia muito tempo para retornar ao 'Check Point', finalizando a prova apenas na 21ª colocação.

O também inglês Johnny Walker completou o pódio na terceira posição, seguido por outro britânico Ben Hemingway, ambos de KTM. Xavier Galindo conquistou o melhor resultado para a Husaberg com a quinta colocação. Outro especialista neste tipo de prova que não contou com muita sorte foi Chris Birch, que finalizou em oitavo, logo atrás do japonês Taichci Tanaka, que vem se destacando nas provas de Hard Enduro. Outra participação de destaque foi do multi campeão de Rally, Cyril Despres, que completou a prova em 15º.

Resultado:

1. Taddy Blazusiak (POL / KTM)
2. Dougie Lampkin (GBR / Gas Gas)
3. Johnny Walker (GBR / KTM)
4. Ben Hemingway (GBR / KTM)
5. Xavier Galindo (ESP / Husaberg)
6. Dan Hemingway (GBR / KTM)
7. Taichi Tanaka (JPN / KTM)
8. Chris Birch (NZL / KTM)
9. Lars Enockl (AUT / KTM)
10. Gerhard Forster (GER / Husqvarna)






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet