X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Enduro pelo Mundo

Um giro pelos campeonatos na Europa
Publicado em: 13/05/2011
Clique e saiba mais

Pilotos participam de competições nacionais visando manter o ritmo para a próxima rodada do Mundial na Itália
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes


Esta é a vila Motta Camastra na Sicília por onde passará parte do circuito da 3ª etapa do Mundial de Enduro - Foto: Divulgação EWC

A coluna Enduro pelo Mundo trará notícias e curiosidades sobre a modalidade, abordando os principais campeonatos nacionais, principalmente no continente europeu, além de prévias e a preparação dos pilotos para as etapas do Mundial de Enduro. Sempre que houver provas relevantes no cenário mundial de Enduro, uma nova edição estará no ar.

Com mais de um mês de intervalo entre a etapa de Portugal, realizada nos dias 9 e 10 de abril, e a terceira rodada que será neste próximo final de semana (14 e 15), na Itália, os principais pilotos do Mundial de Enduro trataram de manter o ritmo participando de vários campeonatos nacionais.

Campeonato Espanhol de Enduro


Juha Salminen continua com sua sequência de vitórias, desta vez foi no Espanhol de Enduro
Foto: Divulgação Husqvarna
Esta temporada está mostrando que Juha Salminen continua em plena forma, ele só precisava de uma moto confiável. O finlandês e sua Husqvarna TE 250 venceram a classe E1 na terceira etapa do Espanhol de Enduro, ficando ainda com o segundo melhor tempo geral. A marca sueca, que hoje pertence ao grupo BMW, subiu ao pódio também na E2 com o terceiro lugar de Joan Barreda e na E3 com Bartoz Oblucki, também em terceiro.

Ivan Cervantes também esteve presente em Córdoba, mas uma queda logo no primeiro Extreme Test o fez perder muito tempo. A partir daí o piloto da Gas Gas andou forte, descontando aos poucos o tempo perdido, mas as especiais curtas o impediram de alcançar o líder Cristobal Guerrero. Mesmo assim, Cervantes conseguiu minimizar o prejuízo ficando com a segunda colocação da E2.

Por falar em Gas Gas, a fábrica espanhola lançou recentemente uma edição limitada de réplicas dos modelos XC 250 2011 de Ivan Cervantes e da XC 300 2011 de Christophe Nambotin. A produção será limitada a apenas 200 unidades de cada e contarão com os componentes usados pelos pilotos oficiais, como o amortecedor traseiro Ohlins TTX e a suspensão dianteira Marzocchi com câmara selada, 48mm de curso e vários ajustes diferenciados. Além disto, os modelos virão com guidões e manoplas Renthal, novo sistema de suspensão traseira, pedaleiras de titânio, cubos de roda e coroa dourados, entre muitos outros 'mimos'.


A Gas Gas lançou as réplicas dos modelos utilizados por Cervantes (esq.) e Nambotin, limitadas a 200 unidades cada - Foto: Divulgação Gas Gas

Campeonato Britânico de Sprint Enduro


David Knight venceu mais uma no Campeonato Britânico de Sprint Enduro
Foto: Jonty Edmunds
O pessoal das antigas deve se lembrar dos enduros de velocidade, muito populares no fim da década de 1980 e início de 1990, que foi o percursor do nosso atual Cross Coutry. Para quem não conhece, a modalidade era um 'motocrossão' com um circuito bastante extenso, geralmente em terrenos irregulares aproveitando bem os 'acidentes' naturais do local. Pois o Campeonato Britânico de Sprint Enduro é praticamente isso, um enduro de velocidade com apenas algumas diferenças. Uma delas é que os pilotos largam de um em um, diferente daqui onde todos largavam de uma só vez. Outra peculiaridade e também dificuldade é que o enorme circuito abriga um trecho do tipo Extreme, muito semelhante aos utilizados na Copa Pakato de Enduro, aqui no Brasil, que põe à prova não só as habilidades dos pilotos em alta velocidade.

Nem é preciso dizer que o rei do campeonato é o também britânico David Knight, atual campeão mundial da classe E3. Durante a quinta e sexta rodadas da competição, realizada no Rogers Hill Raceway, em Dorset, o piloto da KTM manteve a invencibilidade na Elite, se mantendo na liderança durante todas as oito voltas do primeiro dia. Mesmo enfrentando mais dificuldades durante o dia seguinte, com sete voltas no circuito invertido, Knight manteve a diferença de aproximadamente 16 segundos sobre o segundo colocado nos dois dias, Tom Sagar.


Ivan Cervantes foi segundo colocado na classe E2 do Espanhol de Enduro e aproveitou o intervalo no Mundial para continuar o desenvolvimento dos novos modelos Gas Gas
Foto: Divulgação Gas Gas

International Six Days Enduro


Este belo leito de rio cheio de pedras fará parte do Extreme Test da etapa italiana do Mundial de Enduro - Foto: Divulgação EWC
A 86ª edição do 'Six Days' será realizada apenas em agosto, mas a AMA (American Motorcyclist Association), já anunciou o time que representará os Estados Unidos, em Kotka-Hamina, Finlândia. Os pilotos selecionados para a competição por países (World Trophy Team) são: Destry Abbott, Russell Bobbitt, Kurt Caselli, Jimmy Jarrett, Nathan Kanney e Kyle Summers.

"Não é segredo que a maioria dos melhores pilotos de enduro são europeus, mas neste ano o time norte-americano pretende enfrentá-los. Estes pilotos escolhidos são uma mistura de novos talentos e veteranos com muita experiência, que trabalharão juntos para colocar os americanos no pódio desta histórica competição", declarou otimista Chuck Weir, coordenador de competições off-road da AMA.

Disposta a mostrar que o país também é forte no enduro, a AMA irá enviar também representantes para as classes Júnior, Feminina e Sênior. Brad Bakken, Ian Blythe, Cory Buttrick e Andrew DeLong serão os quatro escolhidos da categoria Júnior, para pilotos com idade menor que 23 anos. Nicole Bradford, Amanda Mastin e Kerrie Swartz serão as representantes femininas. A Sênior será composta pelos veteranos Dennis Decker, Jeff Fredette e Jake Vainio.

"A prova na Finlândia será difícil, mas se cada um de nós fizer o seu papel, conseguiremos alcançar o pódio", analisou Destry Abbott, um dos pilotos mais experientes do time. Nosso objetivo é encarar a Itália e a França, dois dos times mais fortes, além da própria Finlândia que sempre disputou posições com os EUA e andará em casa. Nunca andei lá, mas sei que o terreno é cheio de cascalhos, com muitas pedras e água. Parece difícil, mas nada comparado com as trilhas do leste americano", completou Abbott.


Mika Ahola lidera a classificação na classe E3 do Mundial de Enduro
Foto: Divulgação Honda

Mundial de Enduro


Com o afastamento de Knight, operado no quadril, Christophe Nambotin passa a ser o principal adversário de Ahola na E3
Foto: Divulgação EWC
Neste próximo fim de semana, 14 e 15 de maio, a cidade de Francavilla di Sicilia, na Sicilia, abrigará a etapa italiana válida pela quarta rodada do Mundial de Enduro. O Moto Club Aiello Acireale, organizador da etapa, promete uma prova bastante técnica apesar de relativamente curta, com quatro voltas em um circuito de 'apenas' 40km. O traçado será quase todo feito sobre o leito seco do rio 'Fiume Zavianni', com muitas pedras e um relevo natural bem difícil.

O Enduro Test será neste mesmo rio, onde cerca de 75% da pista terá raízes e pedras soltas, com curvas bem fechadas. A única especial fora desta região será o Cross Test que ficará a seis quilômetros do paddock. Esta parte do circuito combinará uma pista de motocross com subidas pelas colinas sicilianas e será tão técnica e exigente como as demais especiais.

A principal ausência nesta etapa será do inglês David Knight. Depois de vencer o britânico de Sprint Enduro, o piloto da KTM decidiu parar para realizar uma cirurgia no quadril já adiada desde o ano passado. O procedimento será realizado em duas etapas e deixará Knight fora das trilhas por pelo menos quatro meses. Com isto, o caminho fica aberto para Mika Ahola e Christophe Nambotin na briga pelo título da E3. A categoria vem sendo a mais disputada com Nambotin em segundo, apenas 13 pontos atrás de Ahola.


Vista parcial do circuito que abrigará o Cross Test na etapa italiana do Mundial de Enduro
Foto: Divulgação EWC

Sem dúvida será uma baixa considerável para o time KTM, que ficará sem pilotos na E3 nesta etapa. Taddy Blazusiak ainda não está liberado de sua contusão na mão, depois de uma queda na abertura do Mundial na Espanha e a equipe ainda não resolveu se contratará um substituto para Knight. O que se sabe é que o norte-americano Kurt Caselli, piloto oficial da marca nos EUA, disputará as etapas da Grécia e Romênia, podendo ser o representante da KTM na E3 pelo resto da temporada.

Na semana que vem, o MotoX trará todos os detalhes da terceira etapa do Campeonato Mundial de Enduro, realizada na Itália.






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet