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>Competição > Enduro

2ª etapa - Mundial de Enduro - Vale de Cambra - Portugal
Publicado em: 14/04/2011
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Desta vez sem imprevistos, pilotos KTM voltam a equilibrar o campeonato
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Jonty Edmunds e Divulgação


Os fãs portugueses acompanharam de perto a segunda etapa do Mundial de Enduro, em Vale de Cambra


Veja na MotoX TV os melhores momentos da etapa de Portugal em 5 vídeos
A temporada 2011 do Mundial de Enduro começou com a corda toda, já realizando sua segunda etapa no fim de semana seguinte ao da abertura, na Espanha. Desta vez foi a vizinha Portugal que recebeu a elite do Enduro mundial, com um enorme circuito de 72 quilômetros de extensão em Vale de Cambra, além de, a exemplo da prova anterior, um forte calor que ficou na faixa dos 35º C durante todo o fim de semana.

Tradicionalmente o país abriga provas bastante difíceis e técnicas, mas este ano os organizadores surpreenderam a todos com um traçado mais fácil, apesar de manter o nível técnico. Elogiado pela maioria dos pilotos, as especias contaram com um Cross Test bastante rápido, mas em contrapartida ofereceu um Enduro Test bem travado, além do Extreme Test bastante técnico, apenas com obstáculos naturais que causou inúmeras quedas espetaculares, e foi acompanhado por um público de aproximadamente cinco mil pessoas.


David Knight


Christophe Nambotin
Esta etapa portuguesa contou também com algumas curiosidades, como a nova equipe do multi campeão de rali, Marc Coma que agora investe na formação de novos talentos de Enduro. O time é formado por cinco pilotos da classe Junior, todos da península Ibérica, e leva o nome de Marc Coma Junior Team. Não é preciso nem falar que as motos usadas pela equipe são KTM.

Outro fato que chamou a atenção foi o baixo número de pilotos locais na prova. Depois da série de contusões e casualidades na etapa de abertura, entre os 105 inscritos apenas 3 pilotos portugueses alinharam no sábado. Quanto à competitividade do Campeonato Mundial, não é novidade que a cada ano as disputas estão cada vez mais duras e cada ponto conquistado é muito importante para as fábricas.

Com isto, a baixa performance e falta de motivação passaram a ser intoleráveis e já causaram a demissão de um piloto da Gas Gas. Em Vale de Cambra o sueco Robert Kvarnstrom foi substituído na E1 pelo belga Cédric Melotte (ex-oficial Yamaha e Aprillia no Mundial de Motocross), que poderá garantir a vaga na equipe se apresentar um bom desempenho com o modelo 250cc de quatro tempos.


Mika Ahola


Cristobal Guerrero
Pela proximidade entre Espanha e Portugal, a organização disponibilizou um circuito de treinos para os pilotos durante a semana e estes pregaram vários sustos em suas equipes. Entre as 'vítimas', o jovem Kevin Rohmer, piloto do time Freeride Concept que deixou a pista com quatro fraturas no pé. O atual campeão da classe e E3, David Knight também aprontou, com uma forte queda que causou fortes dores nas costelas.

Passado o susto, Knight foi um dos principais protagonistas do primeiro dia de provas. Precisando passar por uma cirurgia na perna o quanto antes, já adiada por vários meses, e com muita dor nas costelas, o inglês surpreendeu a todos, tirando mais uma vitória da cartola. Foi no último giro que a experiência do atual campeão, 'expert' nas motos de alta cilindrada, falou mais alto. A volta voadora lhe deu a liderança, derrubando Mika Ahola e Christophe Nambotin para a segunda e terceira posições, respectivamente.


Johnny Aubert


Antoine Meo
A briga foi dura o dia todo com Ahola mantendo uma pequena vantagem no início da prova. Pouco depois foi a vez do francês Nambotin assumir a ponta, mas os tempos apertados permitiram a reviravolta no final, com a vitória de Knight e o finlandês o superando no último Extreme Test do dia. Sem conseguir acompanhar o forte ritmo dos três ponteiros, Guillaume, Kehr, Mena e Ljunggren vieram na sequência a 'quilômetros' de distância.

No dia seguinte, o veloz circuito provocou várias baixas na E3. O primeiro deles foi Marcus Kehr, logo no Enduro Test inicial, resultado: mais um piloto com o pé fraturado. Pouco depois, a mesma especial tirou outro piloto de ponta, o francês Sébastien Guillaume deixou a prova com um ombro deslocado. Por sinal o mesmo ombro que o atual vice campeão da categoria machucou durante sua pré temporada e agora vê suas esperanças de brigar pelo título ficarem cada vez mais distantes.

O trio Knight, Nambotin, Ahola deu sequência à dura batalha pela ponta, mantendo novamente incerto quem seria o vencedor. Mas apesar de sofrer com problemas estomacais, Ahola deu o troco no britânico com pilotagens impecáveis em todas as nove especiais do dia e uma fantástica volta final que lhe garantiu a vitória. "Fui bem melhor que ontem e não cometi nenhum erro. Nambotin está muito forte e tem condições de vencer as próximas etapas. Temos que continuar trabalhando duro, principalmente no motor de minha moto, antes da etapa italiana", comentou Ahola que agora soma um total de 97 pontos e é nome a ser batido na E3.


Pierre Alexandre Renet


Ivan Cervantes
Knight conseguiu segurar os ataques de Nambotin, finalizando na segunda posição, não deixando o finlandês abrir demais na classificação do campeonato. Joakim Ljunggren vem fazendo progresso com sua Husaberg 2 Tempos e terminou o dia na quarta colocação, seguido por seus companheiros de equipe Marko Tarkkala e Oriol Mena.

E2

Resolvidos os problemas elétricos de sua moto, que o tiraram da prova de abertura, Johnny Aubert dominou a E2 durante todo o primeiro dia, mostrando que ainda é candidato ao título da categoria, mesmo 50 pontos atrás de Antoine Meo. "Esta vitória foi mais que um alívio para toda a equipe depois dos problemas que enfrentamos na Espanha. O dia foi bem mais difícil do que pode parecer, o terreno é muito acidentado, cheio de pedras e poeira", analisou Albert depois de completar o primeiro dia de provas.

O francês recebeu uma grande 'ajuda' de seu compatriota Pierre Alexandre Renet, que finalizou o dia num brilhante segundo lugar para a Husaberg, fazendo com que Meo forçasse o ritmo o dia todo. Esta agressividade teve suas consequências no final da prova, quando ele deixou seu motor apagar durante o Extreme Test e acabou superado por Cristobal Guerreiro. Tanto Meo como Ivan Cervantes pagaram o preço por suas aversões às especiais do tipo Extreme, terminando o sábado na quarta e quinta colocações, respectivamente.


Juha Salminen


Matti Seistola
Como era de se esperar, Aubert brilhou mais uma vez no domingo, mostrando toda sua habilidade sobre a KTM 350. Mas, apesar do domínio desde a volta inicial, o dia também não foi fácil para o francês, com Renet o pressionando bastante no início.

Já no meio da prova, Aubert havia conseguido uma pequena vantagem que lhe garantiu mais uma vitória, enquanto Meo dava o bote em cima de Renet, faturando a segunda colocação e diminuindo seu prejuízo na classificação geral. Cristobal Guerrero manteve a boa performance do dia anterior terminando na quarta posição, logo a frente de Cervantes que repetiu o quinto lugar.

E1

Eero Remes bem que tentou, mas não conseguiu conter o domínio de seu compatriota Juha Salminen na E1, durante todo o sábado. Os dois finlandeses andaram muito forte, com o piloto da Husqvarna sempre a frente mantendo uma margem de tempo segura, para conquistar sua terceira vitória consecutiva no mundial.


Eero Remes


Rodrig Thain
Rodrig Thain levou sua Honda ao terceiro degrau do pódio, depois que Fabien Planet se viu obrigado a abandonar, traído pela quebra de uma pequena peça da suspensão traseira de sua Sherco. Isto mostra o quanto os competidores tiveram de forçar seus equipamentos para se manter entre os líderes, assim como Matti Seistola, que também teve problemas e foi o quarto, perdendo pontos preciosos na briga pelo campeonato. Thomas Oldrati colocou mais uma KTM entre os primeiros colocados com sua quinta colocação, logo a frente do belga Cédric Melote, mostrando que a Gas Gas acertou em colocá-lo no lugar de Robert Kvarnstrom.

Se até agora na E2 parece que o domínio é totalmente francês, na E1 quem manda são os finlandeses. No segundo dia da categoria, a batalha pela liderança se repetiu mas desta vez Remes conseguiu sua primeira vitória na temporada, quebrando a hegemonia de Salminen. Este último, ainda é o grande favorito na classe das baixas cilindradas, mas certamente Remes dará muito trabalho ao longo do ano. "Foi um bom fim de semana e esta segunda colocação hoje me deixa com os pés no chão, já que não fui tão bem como ontem. Poderia ter sido melhor, mas saio daqui com uma boa pontuação que é o mais importante.

O pódio só não foi todo da Finlândia porque foi a vez de Seistola ter problemas elétricos com sua Husqvarna, quando ocupava a terceira posição. Com o abandono, Rodrig Thain ganhou não só a colocação, como a disputa com Oldrati, de quem se esperava um pouco mais nesta segunda etapa.

Resultados:

E1 - Sábado
1. Juha Salminen, Finlândia, Husqvarna
2. Eero Remes, Finlândia, KTM
3. Rodrig Thain, França, Honda
4. Matti Seistola, Finlândia, Husqvarna
5. Thomas Oldrati, Itália, KTM

E1 - Domingo
1. Eero Remes, Finlândia, KTM
2. Juha Salminen, Finlândia, Husqvarna
3. Rodrig Thain, França, Honda
4. Thomas Oldrati, Itália, KTM
5. Fabien Planet, França Sherco

E1 - Classificação do Campeonato
1. Juha Salminen, 97
2. Eero Remes, 82
3. Rodrig Thain, 74
4. Thomas Oldrati, 65
5. Matti Seistola, 62

E2 - Sábado
1. Johnny Aubert, França, KTM
2. Pierre Alexandre Renet, França, Husaberg
3. Cristobal Guerrero, Espanha, KTM
4. Antoine Meo, França, Husqvarna
5. Ivan Cervantes, Espanha, Gas Gas

E2 - Domingo
1. Johnny Aubert, França, KTM
2. Antoine Meo, França, Husqvarna
3. Pierre Alexandre Renet, França, Husaberg
4. Cristobal Guerrero, Espanha, KTM
5. Ivan Cervantes, Espanha, Gas Gas

E2 - Classificação do Campeonato
1. Antoine Meo, 90
2. Pierre Alexandre Renet, 80
3. Ivan Cervantes, 76
4. Simone Albergoni, 64
5. Cristobal Guerrero, 58
7. Johnny Aubert, 50

E3 - Sábado
1. David Knight, Inglaterra, KTM
2. Mika Ahola, Finlândia, Honda
3. Christophe Nambotin, França, Gas Gas
4. Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
5. Joakim Ljunggren, Suécia, Husaberg

E3 - Domingo
1. Mika Ahola, Finlândia, Honda
2. David Knight, Inglaterra, KTM
3. Christophe Nambotin , França, Gas Gas
4. Joakim Ljunggren, Suécia, Husaberg
5. Oriol Mena, Espanha, Husaberg

E3 - Classificação do Campeonato
1. Mika Ahola, 97
2. Christophe Nambotin, 84
3. Joakim Ljunggren, 65
4. Oriol Mena, 63
5. Marko Tarkkala, 60
7. David Knight, 47






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