X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Arenafama

Clique e saiba mais

> Competição > Brasileiro de Motocross

1ª etapa - Foz do Iguaçu - PR - Detalhes do Evento
Publicado em: 06/04/2011

Balbi confirma o favoritismo com vitórias na MX2 e MX1
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Renato Fernandes e Maurício Arruda


Largada 85cc


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 775 Fotos!
Recebendo pela terceira vez consecutiva uma etapa do campeonato nacional, desta vez a pista da Praia das Três Lagoas, em Foz do Iguaçu (PR), abriu a temporada 2011 do Pro Tork Brasileiro de Motocross, contando com novidades e um público ainda maior que do ano passado. Felizmente a chuva que atrapalhou os treinos de sábado, não apareceu mais, deixando o cenário perfeito para a abertura da competição.

Entre os destaques, além das esperadas vitórias de Antônio Jorge Balbi nas classes MX2 e MX1, a prova contou com a participação de várias equipes satélites Honda, ausentes na temporada passada, e a estreia da nova categoria MX4, destinada a pilotos com mais de 40 anos de idade.

Já, o campeão do ano passado na MX1 e MX2 não ficou para defender os títulos. Scott Simon retornou aos Estados Unidos.

Com tudo isto, a abertura do campeonato contou com um excelente número de participantes, somando 273 inscritos nas sete categorias que agora compõem a competição.


Antônio Jorge Balbi


Roosevelt Assunção
Depois de uma forte pré-temporada nos EUA, onde participou de várias etapas do AMA Supercross, Balbi fez uma bela estreia em sua nova equipe Pro Tork 2B Kawasaki Racing, vencendo as duas principais categorias. Na MX1, prova que encerrou o dia de competições em Foz do Iguaçu, o mineiro saiu na frente já na largada, passando a abrir vantagem a cada volta. Balbi ainda foi brindado com um belo arco-íris de fundo no momento em que recebeu a bandeirada da vitória, com 44 segundos de vantagem sobre o segundo colocado.

Roosevelt Assunção, mais um piloto satélite Honda que prestigiou a prova, teve trabalho para segurar a segunda posição dos ataques de Dudu Lima, que largou bem e pressionou o adversário por quase toda a bateria, finalizando em terceiro pouco mais de duzentos milésimos atrás de Roosevelt, numa emocionante chegada.

O irmão de Dudu, Marcello 'Ratinho', experimentou situação oposta. Sem conseguir uma boa largada, precisou realizar várias ultrapassagens até conseguir alcançar a quarta colocação. Esta mesma posição era ocupada anteriormente pelo catarinense Cristopher 'Pipo' Castro até pregar um susto em todos, sofrendo uma forte queda. O piloto chegou a ser encaminhado ao Hospital de Foz do Iguaçu com o ombro esquerdo deslocado, mas felizmente sem nenhuma fratura, sendo liberado algumas horas depois. Vindo do país vizinho, o argentino Luis Miguel Correa surpreendeu muitos favoritos com uma pilotagem consistente que lhe rendeu a quinta posição.


Adam Chatfield


Eduardo "Dudu" Lima
Já na MX2, Balbi contornou a primeira curva por volta da quinta posição, mas fechou o primeiro giro em segundo, acelerando forte para não permitir que o líder Hector Assunção escapasse. A perseguição durou duas voltas, quando o mineiro assumiu a ponta em definitivo e assim como na MX1, abriu uma distância confortável passando a administrar sua pilotagem até o final. O inglês Adam Chatfield, que retorna ao país desta vez para participar de toda a temporada pelo time IMS Honda, mostrou que manteve a forma garantindo a segunda colocação.

Dudu Lima foi terceiro novamente, mas precisou fazer uma corrida de recuperação, depois de largar nas posições intermediárias. Como o próprio Pipo Castro já havia declarado, ele mostrou que realmente se sente mais a vontade nas 250cc, andando sempre no pelotão da frente e garantindo a quarta colocação, seguido por Marcello 'Ratinho', que novamente não conseguiu realizar uma boa largada, precisando superar vários adversários para alcançar o pódio.


Douglas Parise


Massoud Nassar
Com a mudança no regulamento em 2011, uma nova geração de 'trintões' invadiu a MX3, deixando a categoria ainda mais competitiva. Mas ao cair o gate, o que valeu mesmo foi a experiência de Milton 'Chumbinho' Becker, que garantiu o holeshot assumindo a ponta.

O líder vinha seguido de perto pelos 'novatos' Douglas Parise e Massoud Nassar, que o superaram algumas voltas depois. Enquanto o novo líder Parise abria na ponta, garantindo a vitória em sua estreia na categoria, Massoud também se consolidava na segunda colocação.

A partir daí começava uma bela batalha pelas demais vagas no pódio entre Chumbinho, o atual campeão Davis Guimarães e Paulinho Stedile, que retorna este ano ao Motocross. Os três se alternaram na terceira colocação até poucas voltas para o fim, quando Davis assumiu o posto em definitivo, mas com apenas pouco mais de um segundo de vantagem sobre Stedile, que por sua vez ultrapassou Chumbinho também nas últimas voltas.


Milton "Chumbinho" Becker


Júlio César Bonifácio
Parece que São Pedro resolveu 'batizar' a nova categoria MX4, pois a pouca chuva que caiu no domingo começou no memento da largada e durou exatamente o tempo de prova, parando logo após a bandeirada final. Mesmo não sendo muito forte, foi suficiente para deixar circuito bastante liso, provocando várias quedas e abandonos no decorrer da bateria. Alheio a tudo isto, o multi campeão Milton 'Chumbinho' Becker mostrou que ainda tem muito gás, voltando à pista para ser o primeiro vencedor da classe MX4 no Brasileiro de Motocross.

Esta prova marcou também o retorno de Marlon Olsen às pistas. Depois de vários anos afastado do Motocross, o piloto catarinense mesmo ainda com pouco treino, mostrou que não perdeu a mão conquistando a terceira colocação, logo atrás da "Lenda Nordestina" Júlio César Xavier que garantiu a segunda posição logo no início da prova. Próximos a eles, completaram o pódio Marcelo Agostini e Dario de Oliveira, em quarto e quinto, respectivamente.


Richard Nunes


Fabiano dos Santos
Nivaldo Viana largou na frente da 230cc e seguiu na ponta sempre acompanhado de muito perto por Fabiano dos Santos e Ismael Rojas. O grupo seguiu compacto até o meio da prova, quando já em segundo, Ismael deu o bote para assumir a liderança. Enquanto Nivaldo passava a perder rendimento e Ismael aumentava sua vantagem na frente, Richard Nunes alcançava os ponteiros para logo superar Fabiano pela segunda posição.

Tudo parecia caminhar para a definição das posições, quando Ismael teve problemas na última volta, caindo para a quinta posição. Com isto, Richard não desperdiçou a chance e venceu, seguido de perto por Fabiano. Pouco mais atrás, Kurt Rocha levava a melhor na apertada briga pela terceira colocação com Marcos de Moraes, que recebeu a bandeirada com menos de um segundo de desvantagem.

Assim como Balbi, Enzo Lopes tirou proveito de sua pré-temporada no exterior, onde treinou e participou de várias provas com excelentes resultados. O jovem piloto não teve adversários na 65cc, vencendo de ponta a ponta e colocando mais de um minuto e meio de vantagem sobre o segundo colocado Arthur Todeschini.


Enzo Lopes


Arthur Todeschini
Os paulistas Renato 'Muguinho' Paz e Carlos Evangelista vieram logo atrás travando uma brica particular pela terceira posição, conquistada por Muguinho. Com isto, os dois conseguiram abrir uma boa distância sobre o quinto colocado Yuri Campelo.

Depois de marcar o melhor tempo nos treinos cronometrados de sábado, Gustavo Henn completou seu fim de semana perfeito com a vitória da classe 85cc, sua primeira no Brasileiro de Motocross. Longe de ser fácil, além de precisar acelerar forte praticamente a prova toda até conseguir superar o líder Gustavo Pessoa, conseguiu abrir vantagem quando o segundo colocado sofreu uma pequena queda nas voltas finais.

Largando logo após a MX4, a categoria encontrou a pista ainda pesada o que gerou muitas quedas e bandeiras amarelas durante a prova. O próprio Gustavo Pessoa foi uma das vítimas do piso escorregadio quando tentava retomar a liderança de Henn e acabou ainda superado por Wilgner Francisco que vinha logo atrás e lhe roubou a segunda colocação.


Gustavo Henn


Wilgner Francisco
Assim como Wilgner, Fábio dos Santos também vem se destacando na categoria em provas regionais e aproveitou a boa fase para garantir uma boa quarta colocação.

Fechando os cinco primeiros colocados, Enzo Lopes subiu ao pódio mais uma vez depois de uma excelente prova

 A próxima etapa do Pro Tork Brasileiro de Motocross está marcada para os dias 07 e 08 de maio, no tradicional circuito de Carlos Barbosa.

O Pro Tork Brasileiro de Motocross tem o patrocínio de Pro Tork e Rinaldi. A etapa de Foz do Iguaçu contou com o patrocínio de Foz Tintas, Manica, Itaipu Binacional, FM 97,7, Giga Racing, Eco Cataratas e Vote Cataratas do Iguaçu. Supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo, Federação Paranaense de Motociclismo e MZ Sports, além do apoio da Secretaria de Esportes do Governo do Paraná.


Classificação Geral

P. No. MX1 Pts Patrocinador
1 3 Antonio Jorge Balbi Junior 25 Pro Tork/Kawasaki/
2 4 Roosevelt De Freitas Assuncao Junior 22 Honda / Pirelli / Fo
3 338 Eduardo Ferreira Lima 20 Vaz / Kawasaki / Rin
4 38 Marcello Ferreira De Lima 18 Vaz / Kawasaki / Rin
5 523 Luis Miguel Correa 16 Kawasaki/Fbr/Thill/
6 311 Gabriel Bitencourt Gentil 15 Ls Racing/ Mx Parts
7 292 Douglas Scartazzini Parise 14 Total Distribuidor
8 36 Thales Vilardi Felix Da Silva 13 Mega Energy / Ktm
9 407 Adam Braian Chatfield 12 Ims Racing / Honda
10 544 Marçal Muller 11 Geramotos / Msr /
11 92 Jethro Feula 10 Pro Race Suspençõe
12 224 João Paulo Feltz 9 Privado
13 23 Gabriel Ferreira Montenegro 8 Tendas E Cia / Mr Pr
14 43 Leonardo Rodrigo Dambros 7 Fredy Tintas / Rebe
15 55 Carlos Emerson Vazquez 6 Cambios Rio Parana
16 521 Marco Antônio B. Oliveira 5  
17 40 João Vinicius Gabriel Costa De Oliveira 4 Pro Tork / Calçado
18 382 Felipe Augusto Menegazzo 3 Agua Mineral Itaipu
19 20 Victor Feltz 2  
20 352 Osvaldo Caballero Jr 1 Diesa - As/Monster/
P. No. MX2 Pts Patrocinador
1 3 Antonio Jorge Balbi Junior 25 Pro Tork/Kawasaki/
2 407 Adam Braian Chatfield 22 Ims Racing / Honda
3 338 Eduardo Ferreira Lima 20 Vaz / Kawasaki / Rin
4 8 Cristopher Castro 18 Mormaii/Rinaldi/Siv
5 38 Marcello Ferreira De Lima 16 Vaz / Kawasaki / Rin
6 203 Anderson Hauptli Cidade 15  
7 230 Hector Freitas Assunçao 14 Honda / Pirelli / Fo
8 523 Luis Miguel Correa 13 Kawasaki/Fbr/Thill/
9 36 Thales Vilardi Felix Da Silva 12 Mega Energy / Ktm
10 5 Massoud Nassar Neto 11 Flying Racing /
11 224 João Paulo Feltz 10 Privado
12 931 Rafael Zenni 9 Ims/Honda / Zenni P
13 221 Everaldo Rodrigues Lima Filho 8  
14 317 Carlos Eduardo Mendes Franco 7 Pro Tork
15 20 Victor Feltz 6  
16 282 Joao Pedro Pinho Ribeiro 5 Brasil Racing/ Fly/
17 502 Leonardo Cristian Simon Loof 4 Agro Nossa Senhor
18 67 Daniel Fretes Portiolli 3 Pro Tork
19 23 Gabriel Ferreira Montenegro 2 Tendas E Cia / Mr Pr
20 382 Felipe Augusto Menegazzo 1 Agua Mineral Itaipu
P. No. MX3 Pts Patrocinador
1 292 Douglas Scartazzini Parise 25 Total Distribuidor
2 5 Massoud Nassar Neto 22 Flying Racing /
3 1 Davis Guimarães 20 Protork / Adrenali
4 10 Paulo Cesar Stedile 18 Protork / Raceacti
5 2 Milton Becker 16 Pro Tork / Tbt
6 42 Marcos Campos Cordeiro 15 Casa Bella Constru
7 26 Cristiano Lopes 14 Bm Motos / Ims / Ho
8 81 Mariana Balbi 13 Pro Tork/Kawasaki/
9 932 Erivelto Donizete Rossi Nicoladelli 12 Chapam Motopeças
10 27 Vagner Lachi 11 Freeway / Mx Moto
11 223 Ademir Antonio Todeschini 10 Expresso Sul Trans
12 95 João Baptista Lopes Junior 9 Browpower / Acade
13 217 Rafael Chavier Da Cruz 8 Chapeco Motor Hom
14 134 João Paulo Seganti Monteiro 7 Www.grandeeletro
15 245 Marlon Olsen 6 Fox / Enzo Racing /
16 262 Rafael Batista Arruda 5 Dutrafer Reciclage
17 170 Ricardo Luis Ramos Dias 4 Mt Moto Peças / Mt
18 113 Fabio De Lucena Brito 3 Honda Schmidt / Fia
19 380 Frederico Gazzola Andrigo 2 Fredy Tintas
20 775 Alex Cavalca 1 Cpel Indústria De P
Pos No. MX4 Pts Patrocinador
1 2 Milton Becker 25 Pro Tork / Tbt
2 47 Julio Cezar Bonifacio Xavier 22 Rota Do Mar / Mod
3 245 Marlon Olsen 20 Fox / Enzo Racing /
4 31 Marcelo Alan Agostini 18 Dilvo Racing / Agos
5 33 Dario De Oliveira Junior 16  
6 323 Marco Antonio Paz 15 Asw / Mg Plast / Ag
7 25 Leo Lopes 14 Leo Motos
8 69 Anisio Roberto Clasen 13 Movelle- Moveis Pla
9 198 Alessandri Pereira Dias 12 Mrp Racing / Asw /
10 351 Jesus Rodriguez Fernandez 11 Cariocas Racing Te
11 716 Jose Luis Prado 10 Ssex Motocross
P. No. 85 Pts Patrocinador
1 19 Gustavo Henrique Henn 25 / Moveis Henn / Tbt Racing
2 72 Wilgner Francisco 22  
3 117 Gustavo Pessoa De Souza 20 Honda Asw Itamaraca Rodas
4 87 Fabio Aparecido Dos Santos 18 Mrp / Box 18 / Asw / Adubos Brasil
5 92 Enzo Lazaro Pedo Lopes 16 Pirelli / Mobil /Kawasaki/ Freeday
6 32 Lucas Fernando Bottcher 15 Ims / Cleidimar Racing /Prefeitur
7 3 Hallex Dalfovo 14 Lojas Dalfovo Veículos / Pro Tor
8 14 Gabriel Dupont Carbonera 13 Ls Racing/ Mx Parts/ Honda/ Posto
9 199 Kioman De Jesus Navarro 12 Rinaldi / Vulcano Energy Drink /
10 71 Matheus Galves De Souza 11 Protork / Vargas - Rinaldi / Dash
11 20 Daniel Reichhardt 10 Belparts / Ct Shimoguiri
12 8 Jose Brayan Padilha Soares 9 Kaiani Malhas / Dipil / Lavizoo
13 298 Yan Jose Hilario Machado 8 Real Moto Peças / Panificadora R
14 5 Cristian Scherer 7 Viola Racing / Trail Clube Entre R
15 811 Gustavo Roratto 6 Fabricando Pilotos
16 58 Fillipe Souza Gonçalves 5 Flying Racing / Banco Bmg / Posto
17 111 Stefany G. Serrao 4 Honda Ims General Motos / Motul
18 101 Gustavo Dos Santos Gomes 3 Protork / Detroit Service
19 52 Pedro De Souza Tavernaro 2 K21 Graphics / Cerâmica Argitécn
20 15 Guilherme A.Zaparoli 1 Brasil Racing / Tbt / Pref. Munic.
P. No. 65 Pts Patrocinador
1 2 Enzo Lazaro Pedo Lopes 25 Pirelli / Mobil / Fre
2 13 Arthur Piva Todeschini 22 Chapecó Motocross
3 101 Renato Costa Mattos Paz 20 Asw / Mg Plast / Ag
4 15 Carlos Tavares Evangelista 18 Revista Dirt Action
5 08 Yuri Chantin Morel Campello 16  
6 107 Matheus Coradini Emilio 15 Papalegua Racing /
7 919 Gabriel Della Flora 14 Rinaldi / Sobre Rod
8 126 João Gabriel Michelin 13 Posto Solon / Prod
9 299 Fabricio Mateus Moreira De Freitas 12 Ganadera Olmedo /
10 102 Djalma Carvalho De Brito 11 Kawasaki / Red Nos
11 38 Matheus Krisma Oliveira Lima 10  
12 11 Monique Kathlen Soares De Camargo 9 Lansofnet / Femesp/
13 71 Ayrton José Bianchi Junior 8 Refrigeração Pingu
14 88 Pablo Emilio De Freitas Olmedo 7 Ganandera Olmedo
15 96 Willyan Deivis Fucks 6 Renova Grafix / Sup
16 222 Leonardo De Almeida Da Silva 5 Redblack Energy Dr
17 24 Thiago Henrique Brenner 4 Brasil Racing / By C
18 271 Gabriel Favero E Silva 3 Original Motors Ci
19 99 Leonardo Zequinão Cassarotti 2 Ava Lanches / Bebi
20 49 Vitor Della Nina Goncalves 1  
P. No. CRF230 Pts Patrocinador
1 97 Richard Bruno Rezende Nunes 25 Flying Racing / Pro
2 38 Fabiano Nestor Dos Santos 22 Sol Piscinas / Cia D
3 377 Kurtt Airton Rocha 20 Kr Moto Peças
4 913 Marcos Roberto Roza De Moraes 18 Ims / Comando Forc
5 127 Ismael Da Costa Rojas 16 Conti Bier / Grupo
6 719 Germano Hermesmeyer Vandresen 15 Grillo Moto / Brasi
7 3 Nivaldo Jose Viana 14 Pro Tork/Kawasaki/
8 294 Leonardo Lizott 13 Ls Racing/ Mx Parts
9 423 Alex Costa De Lucena 12 Protork / Transuni
10 151 Vanderlei Rodrigues Da Silva 11  
11 13 Fabio De Lucena Brito 10 Honda Schmidt / Fia
12 816 Preslei De Carli 9 Pref. Municipal Abe
13 8 Rony Peterson Gouveia 8 Mersul Malhas / Via
14 223 Alessandro Thiago Marfin 7 Area 51 / Rodocar /
15 74 Adenilson Dorigon 6 Erva Mate Nutrimat
16 901 Leandro Carlos De Lima 5 Siricross / Restaur
17 29 Kleymar Jean Pancera 4 Bel Part”s / Kpr Pne
18 181 Kurt Rudolf 3 Vulcano Energy/ / C
19 89 Eduardo Rosing 2 Grillo Moto / Coma
20 83 Francis Mike Fernandes 1 Moto E Cia / Ppneus



Curso MotoX
JPS Racing

© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet