X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

2ª etapa - Copa Pakato de Enduro - Ribeirão Pires - SP
Publicado em: 18/03/2011
Clique e saiba mais

Bissinho leva vantagem nas trilhas pesadas de Ribeirão Pires
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Maurício Arruda e Renato Fernandes


Extreme Test foi uma das atrações do 2ª etapa da Copa Pakato de Enduro


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 527 Fotos!
Se você acompanhou aqui no MotoX a etapa de abertura da Copa Pakato de Enduro, em Itupeva e achou que esta segunda rodada, realizada no último dia 13 de março, seria basicamente um repeteco da anterior, pode esquecer. A prova de Ribeirão Pires, que também valeu como segunda etapa do Paulista de Enduro FIM, foi diferente em muitos aspectos, colocando novas emoções na oitava temporada da competição.

A começar pelo clima, totalmente oposto ao sol forte da primeira etapa. As chuvas caíram durante a semana anterior e na manhã da prova, mudando totalmente o aspecto da prova. As já úmidas trilhas da região ficaram extremamente lisas, provocando até mesmo alguns atoleiros que tiraram muitos pilotos da prova. Os quadriciclos da organização trabalharam intensamente ajudando pilotos a sairem do 'sufoco'.


Júlio Cesar Zavatti, o Bissinho


Humberto Cadori
Mas a principal diferença mesmo foi o Extreme Test, ausente em Itupeva e que se mostrou a grande atração para o público de Ribeirão Pires. Com toda a estrutura da prova montada no Complexo Ayrton Senna, no centro da cidade, a população local pôde ver o quanto é difícil um Extreme Test, mesmo montado sobre o asfalto.

O pequeno percurso foi quase totalmente coberto por pedras soltas e contou com vários obstáculos montados com tubos de concreto e pneus. A grande maioria dos pilotos teve trabalho para completar a prova no menor tempo possível, vários foram ao chão, até mesmo os de ponta como Humberto Cadori, que mesmo sofrendo uma pequena queda nesta Especial, ainda venceu a classe E1.

A cada volta, mesmo mais cansados, os pilotos foram diminuindo seus tempos no trecho. Entre os participantes da Elite por exemplo, o mais rápido do Extreme Test foi Sthenio Roberto da Silva, o Curiózinho que fez o tempo de 22,2 segundos na terceira volta..

Saindo das dificuldades do trecho 'urbano', as coisas ficavam ainda piores. Tanto que o segundo dos três Enduro Tests programados, acabou cancelado, pois as condições do terreno estavam praticamente intransponíveis. Agindo rápido, a equipe do Adrenatrilha Trail Club, organizadora do evento, sob o comando de Fábio Simões, o Fabião, logo rearranjou o circuito permitindo que a prova seguisse sem mais problemas. Assim, foram mantidas as três voltas, mas cada uma foi diminuída em seis quilômetros, passando a 20km.


Vinícius Calafati


José Roberto Polaz
Pela Elite, a principal categoria da competição, Júlio César Zavatti, o Bissinho, mostrou estar cada vez mais familiarizado com sua Sherco. Além de uma prova perfeita, na qual levou a vitória com quase 30 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Bissinho ainda contou com a ausência de Felipe Zanol e a falta de sorte de seus principais oponentes, para também assumir a liderança na pontuação, causando uma reviravolta no campeonato. "Na primeira etapa, fui muito bem, fiz o melhor que pude e depois disso, fizemos um bom treinamento e conquistei meu melhor resultado na temporada", afirmou o vencedor.

O até então líder e vencedor da prova de abertura, Felipe Zanol, se recuperava de uma lesão na perna sofrida em um treino e apenas participou da largada, garantindo os pontos extras de participação. "De fora dá para acompanhar o ritmo dos concorrentes. Para mim, que não estou acostumado a estar fora das corridas, é bom ver um pouquinho como espectador", disse o piloto que deve voltar aos treinos em breve, após uma nova avaliação médica.


David Rampazzo


Eduardo Shiga
Para Márcio Joanita e Nielsen Bueno, outros favoritos à vitória, o domingo foi difícil. Joanita enfrentou problemas nas Especiais perdendo segundos preciosos que o deixaram na quarta colocação. Já Nielsen vinha bem na prova e tinha tudo para assumir a liderança da categoria, quando na última volta uma árvore "apareceu" no seu caminho. O mineiro vinha forçando o ritmo em uma das Especiais quando se chocou com a "famigerada" árvore, chegando a ficar alguns segundos desacordado. Felizmente foi apenas um susto e o piloto retornou a prova, mas o prejuízo já estava formado, com a queda Nielsen foi apenas o oitavo na etapa, deixando a segunda colocação no campeonato.

Na etapa de abertura, os Cross Tests predominaram, o que prejudicou um pouco a prova de Thiago Veloso, que não conta com experiência no Motocross e finalizou a prova apenas em sétimo. Em Ribeirão Pires a situação foi completamente diferente e o piloto ficou mais a vontade nas trilhas pesadas e no Extreme Test, garantindo a segunda colocação. "Foi diferente da abertura. Me senti confiante durante a prova, andei bem, mesmo com o pneu traseiro furado durante o último Enduro Test e o Extreme. Felizmente não atrapalhou no resultado", revelou.


Adalberto Gerez


Antônio Biasetto
Também sem cometer grandes erros, apesar de uma leve queda no primeiro Extreme Test, Sthenio Roberto da Silva foi mais um que não perdeu a oportunidade de subir na classificação, fechando a prova na terceira colocação. Thiago Carnio completou o pódio, melhorando uma posto em relação ao seu resultado na abertura do campeonato. Agora a categoria Elite dá uma embolada geral na classificação e a próxima etapa promete ser ainda mais emocionante, já que contará com o retorno de Zanol, correndo atrás do prejuízo.

O catarinense Humberto Cadori dominou a classe E1, finalizando a prova com mais de dois minutos de vantagem sobre o segundo colocado Dimas do Rosário. Com esta vitória, somada ao seu segundo ligar em Itupeva, Cadoripassou a lidera nça da categoria. O mesmo aconteceu na E2 que passa a ter um novo líder, um piloto que também foi segundo colocado na etapa de abertura.

O jovem Vinícius Calafati, de apenas 16 anos de idade, garantiu sua primeira vitória nas principais categorias da competição. A conquista foi a mais apertada do dia com Felipe Legarrea completando a prova menos de um segundo atrás. O azar continuou rondando os favoritos também na E2, o líder na pontuação Cauê Aguiar enfrentou problemas mecânicos ainda na primeira volta e foi obrigado a abandonar a prova depois que o motor de sua moto 'apagou' e não quis mais saber de trabalhar.


Fabio Henrique Almeida


Lucas Ohara
Por falar em Cauê Aguiar, sua irmã Tainá, foi a representante feminina na prova enfrentando todas as dificuldades do circuito e o Extreme Test, mas ela também acabou não completando todo o trajeto. Os Aloprados/Pró Mundial e a Jet Fio/IMS/Estopa Joanita foram primeiro e segundo, respectivamente tanto na categoria Clube quanto na disputa por Equipes. A briga foi apertada com apenas dois pontos de vantagem para os Aloprados, beneficiados pelas boas performances de Bissinho e Vinícius Calafati.

Nas demais categorias, apenas a Enduro 5 repetiu o vencedor da abertura, Antônio Biasetto, único invicto da temporada. Nas demais tudo diferente: José Polaz venceu a E3, Eduardo Shiga a E4, David Rampazzo a E6, Alberto Gerez a E7, Lucas Ohara a E8 e Fabio Cardoso a E9. Está formado mais um ingrediente para esquentar ainda mais o campeonato em todas as classes.

No final do dia o saldo foi positivo mesmo com a chuva querendo atrapalhar. Fabião, presidente do Adrenatrilha Trail Clube comemorou o êxito de mais uma evento. "A cidade tem ótimas trilhas, mas com a chuva elas ficaram muito lisas, deixando a prova mais difícil. No decorrer das voltas, fomos tomando algumas decisões e conseguimos mantê-la com um bom nível, sem nenhum problema. Nem as ambulâncias precisaram ser acionadas. Com os transtornos solucionados em tempo, a prova acabou sendo um show".


Pódio categoria Elite

As disputas tendem a ficar cada vez mais acirradas na sequência do campeonato. Tem muito ainda por acontecer, e a próxima rodada, no dia 1º de maio - o local será divulgado em breve -, promete ser imperdível.

Resultados

P N Elite Patrocinador Tempo Total
1 4 Julio Cesar Zavatti (bissinho) Sherco/Asw/Mrpro/Wrp/Dmach/Luizracing
Diafrag/Portico Real
00:19:11,500
2 7 Thiago Mendonca Veloso Nd 00:19:38,900
3 8 Sthenio Roberto P. Da Silva Asw, Portico Real 00:19:58,900
4 3 Marcio Rogerio Do Nascimento Jetfio/Ims/Estopa Joanita/Zelao Racing/M3 00:20:27,000
5 5 Thiago Carnio Supermercado Nova 00:20:41,200
6 6 Roberto Blas Marinho Mult Racing * Gravit X 00:20:55,600
7 9 Felipe Augusto Pacheco Limonta Suzuki / Kenny / Terremotos 00:21:11,300
8 2 Nielsen Bueno Suzuki Mobil,fox,jet Fio,circuit,tec Tuirbo,pirreli, 00:21:19,800
9 11 Rafael Braga Pinho 0 00:24:46,400
10 10 Carlo Monaco Valenca Bike Box/Kawasaki/Suolo/Shift/Dna Desclassificado
11 1 Felipe Augusto Miranda Zanol Gas Gas-rinaldi-asw-athena-mobil-dia Frag-inga-mr Desclassificado
P N Enduro 1 Patrocinador Tempo Total
1 22 Humberto Cadori Filho Jet Fio/Ims/Estopas Joanita 00:19:30,000
2 13 Dimas Nogueira Marcal V. Rosario Portico Real/Promundial/Luizracing/Wrp 00:21:43,100
3 21 Marcio Spaca Di Paolo Mult Racing Preparações E Suporte Off Road 00:21:43,700
4 14 Henry Horita Super Enduro/Corona Racing 00:21:57,000
5 16 Peterson Rebechi Namorada 00:22:11,200
6 15 Stefano Pereira Martins 0 00:23:34,200
7 18 Luis Ricardo Cassoni Apparatus Tecnologia 00:26:32,400
8 20 Helio Menotti Mazzarella Filho Dna Offroad, Rm Motos 00:27:40,300
9 17 Luis Altenfelder Silva Offrush 00:36:34,600
P N Enduro 02 Patrocinador Tempo Total
1 24 Vinicius Calafati Ribeiro Pro Mundial/Os Aloprados/Luiz Racing
Moto Mania
00:19:57,500
2 26 Felipe Legarrea Jet Fio/Ims/Estopa Joanita 00:19:58,400
3 35 Romulo Bottrel Alvarenga Neto Diafrag, Rinaldi, Athena, Mobil, 00:20:04,900
4 37 Marcio Tazinazzo (grandao) Grandão Motos 00:22:19,900
5 30 Renato Hagio Super Enduro 00:22:22,600
6 29 Renato Tadeu Lima Neubern Mult Racing 00:23:09,700
7 27 Samuel Furlan Amarante Cachorro Do Mato 00:23:13,400
8 36 Gustavo Vieira Pereira Auto Técnica Alemão 00:24:35,900
9 33 Caio Zanettin Santos Kenny - Off Rush - Giseg - Quiosque
Carumbe Ubatuba
00:24:59,200
10 25 Eder Goncalves Mult Racing/Moto Field 00:25:31,200
P N Enduro 03 Patrocinador Tempo Total
1 40 Jose Roberto M. Polaz Honda Maggi/Aswracing/Zenni/Brc/Neyfa/Dash 00:24:03,000
2 41 Giovanni C Galzerano Alex Preparações 00:24:37,300
3 44 Orivaldo Francisco Palatin Junior Volpato Contabilidade 00:26:48,200
4 42 Valdemir Rodrigues Leite Fragata Litoral Vigilãcia Eletronica Pezinho Motos 00:27:57,800
5 45 Anderson Rezende Cachorro Do Mato 00:28:16,000
6 39 Fernando Jose Sibinel Asw - Mbox 00:38:04,900
7 47 Fabio Luiz Machado 0 Desclassificado
8 46 Felipe De Oliveia Santos Nd Desclassificado
P N Enduro 04 Patrocinador Tempo Total
1 71 Eduardo Tadashi Shiga Gas Gas/Asw/Bike Box/Corona Racing
Flex Auto/Gx
00:22:44,200
2 49 Bruno Batista Martins Batata Pura / Eu Mesmo 00:23:56,000
3 52 Claudiney Da Silva Couto Imatec Microfilmagen 00:23:59,300
4 59 Thiago A. Christofoletti Ecoterra 00:24:05,500
5 57 Eurico Borgonovi N/D 00:24:07,100
6 50 Alexandre De Paula Olivar Estançia Das Trilha Lider Leiloes Frigorifico
Big Pig
00:24:25,800
7 56 Eduardo Guimaraes (zero) Zero Tattoo / Concept /Dadao Motos/ Terremotos 00:25:06,000
8 55 Rogerio Rodrigues Montilla Rracing 00:26:17,000
9 54 Lucas Lanes Santos Otica Modelo , Guedes Odontologia 00:28:56,800
10 53 Sergio Murakami Nd 00:29:20,100
P N Enduro 05 Patrocinador Tempo Total
1 74 Antonio Diogo Biasetto Rancho Tropeiro Gigio 00:22:59,300
2 77 Leonardo Da Graca Ribeiro Lubrio/Elf/Motoraid/Cariocas Off Road
Motobarra Ra
00:23:41,800
3 76 Luciano De Menezes Auto Brite 00:23:51,600
4 82 Leandro Sbrissa Lojam Supermercados / Sbr Arquitetura 00:25:11,700
5 78 Felipe Anzoli Galzerano,supermercado Moreno 00:26:25,700
6 87 Veraldo Rosa De Lima Junior Organizaçoes Renzi 00:26:42,000
7 93 Nelson Cruciani Neto Trans-pedra 00:28:20,900
8 95 Jeferson Alexandre Cirillo Nd 00:31:30,300
9 92 Julio Cesar Da Rocha Rosa Haroluz Comercial / Barbadah.com 00:32:05,800
10 91 Jose Alarico Reboucas Junior Bike Box Kawasaki 00:33:16,600
P N Enduro 06 Patrocinador Tempo Total
1 101 David Rampazzo Atelie Do Gesso 00:22:35,800
2 103 Daniel Mario Lago Dml Veiculos 00:22:48,600
3 109 Jose Antonio Ramos Cadima Thoka Som 00:24:36,500
4 115 Manoel Evaristo Barbosa Neto Mult Racing 00:25:04,300
5 110 Theo De Souza Lopes Bike Box, Nfs Racing, Red Dragon 00:25:36,100
6 104 Clodoaldo Shoji Uemura Sigvisual 00:26:46,100
7 113 Eric Borges Macedo Nd 00:27:02,200
8 102 Julio Cesar Pereira Trilhart 00:27:18,600
9 111 Andre Ciaccio Carreri Abc Empreendimentos Ltda. 00:28:25,700
10 106 Marco Alexandre Bastos Terremotos 00:28:48,900
P N Enduro 07 Patrocinador Tempo Total
1 121 Adalberto Gerez É Nois Mesmo 00:23:46,400
2 119 Luigi Colella M3barba Preparações 00:24:46,800
3 120 Dimas Mattos Brasil Moto Tour/Pirelli/Asw 00:25:40,100
4 123 Carlos Alberto De Sessa Cartech 00:26:03,800
5 127 Jorge Ohara Nd 00:26:30,800
6 126 Jefferson Colantonio Gd 00:26:52,300
7 125 Washington Da Silva Transcaipira 00:26:53,700
8 129 Thorsten Gleinig Nd 01:44:38,100
9 122 Enio Eduardo Guedes Junior Guedes Odontologia Integrada E Oticas Modelo Desclassificado
P N Enduro 08 Patrocinador Tempo Total
1 132 Lucas Yoshio Ohara Nd 00:23:10,500
2 131 Valdir Toledo ( Dil ) Transcaipra 00:25:18,000
3 142 Marcel Vieira De Araújo H2o Piscinas 00:30:01,100
4 134 Leandro Jose Cassaro Jet Fio/ Estopa Joanita/Neco Emporio Da Carne 00:30:03,800
5 139 Laert Giovanelli Santos Hiper Massas Ltda 00:30:07,300
6 138 Fernando Monteiro Cozzi Cz Surf House 00:30:33,000
7 133 Cleber Alvarez "clebinho" Cachorro Do Mato 00:30:47,500
8 141 Jefferson De Oliveira Nd 00:31:53,400
9 136 Felipe Gomes Costa Borracharia Juquinha 00:32:25,800
10 147 Rafael Crescini 0 00:35:40,700
P N Enduro 09 Patrocinador Tempo Total
1 148 Fabio Henrique Almeida Cardoso Nd 01:32:55,600
2 153 Oswaldo Almeida Viana Filho Nd 01:59:33,200
3 151 Francisco Pereira Justo Auto Posto Sulimar/Viação Talisma 02:48:27,900
4 156 Fabio Weber Donatelli - 04:13:48,100
5 150 Claudio Gotardo Nd 04:22:58,700
6 154 Leandro Paulino Ferraresi Nrl Competiçoes Desclassificado
7 152 Jose Donizete Ferreira Nd Desclassificado
8 149 Gustavo Carvalho De Freitas Terremotos / Mototracks / Mm Desclassificado

Para ver o resultado por equipe clique aqui

Para ver o resultado por clube clique aqui






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet