X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Hard Enduro - The Tough One - Inglaterra
Publicado em: 16/03/2011
Clique e saiba mais

Graham Jarvis vence a segunda prova de Extreme Enduro consecutiva
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Jonty Edmunds


Andando no 'quintal de casa', Graham Jarvis venceu o segundo Hard Enduro consecutivo

Tudo indica que 2011 é o ano de Graham Jarvis nas provas de Hard Enduro. Menos de um mês depois de sua impressionante vitória no Hell's Gate 2011, o multicampeão inglês de Trial venceu em casa o difícil The Tough One. O dia começou com uma forte chuva em Back Cown Quarry, Rochdale, novo local da prova que fica ao norte de Manchester, Inglaterra. Para o alívio dos pilotos, as três horas de prova foram sob sol forte, tornando as coisas um pouquinho mais fáceis durante as doze voltas nas montanhas da região.


Paul Bolton (3º), Graham Jarvis (1º) e Andreas Lettenbichler (3º)
Familiarizado com o novo local da prova, Graham pilotou confiante por todo o tempo, mas foi o início que provou ser a parte mais difícil da corrida para o vencedor. Na largada estilo 'Le Mans', o inglês mostrou que fora sua inquestionável habilidade em provas extremas, ele não é o melhor corredor do mundo. Apesar de chegar à sua moto em um tempo razoável, o piloto da Husaberg foi apenas o penúltimo a largar, o que acabou valorizando ainda mais sua conquista.

Mesmo com o clima bom, alguns trechos permaneceram muito encharcados, forçando até mesmo os líderes a descer e empurrar suas motos. Sem cometer nenhum erro e mesmo sofrendo com o 'arm pump' (travamento dos braços), devido ao terreno extremamente acidentado, logo nas primeiras voltas Graham alcançou o líder até então, Andreas Lettenbichler.

Fechando a primeira hora de prova já na liderança, o inglês não conseguiu abrir vantagem sobre Lettenbichler, preferindo poupar os braços para forçar um pouco mais nas voltas finais, que por sinal foram as mais difíceis. Segundo o próprio Graham, a última meia hora e, em especial, as duas voltas finais, foram muito duras e estafantes. Mesmo sem nenhum ponto de atolamento, não havia trechos que se pudesse relaxar.


Mesmo sem o freio traseiro, Andreas Lettenbichler foi o terceiro colocado

Feliz por conquistar a prova que 'não foi muito gentil ' com ele nos últimos anos, Graham se firma cada vez mais como um dos grandes nomes do Hard Enduro mundial. "É demais vencer aqui, como o Hell's Gate. Sinto que estou pilotando bem e definitivamente este foi o Tough One mais difícil que já participei. O Erzbergrodeo será daqui a alguns meses e estas vitórias aumentam minha confiança. Vou continuar treinando forte e espero estar no auge da minha forma em Erzberg", declarou o vencedor.


Xavi Galindo, 4º colocado
Pouco mais atrás, Lettenbichler enfrentava sérios problemas. Depois de acertar uma pedra enquanto fazia uma ultrapassagem na segunda volta, o alemão teve seu pedal de freio traseiro quebrado. Como a parada para a troca do pedal levaria muito tempo, decidiu continuar assim mesmo, mas nem toda sua técnica foi suficiente para segurar a posição. Paul Bolton, mais um inglês familiarizado com a região e também favorito na prova, vinha aumentando o ritmo a cada volta e a ultrapassagem foi inevitável.

Andar o mais rápido possível sem o freio traseiro acabou rendendo mais um tombo a Lettenbichler, que mesmo assim conseguiu segurar a terceira colocação apenas um minuto atrás da KTM de Bolton. "Ao mesmo tempo que estou feliz por chegar ao pódio, fiquei um pouco desapontado por ter tido este problema logo nas segunda volta. Mas as corridas off road são assim mesmo, acontece. Sem o freio traseiro era impossível acompanhar o ritmo de Graham, além de alguns momentos assustadores nas fortes descidas. Considerando tudo isto, estou feliz com o resultado", analisou o alemão.

O espanhol Xavi Galindo, companheiro de Graham, também enfrentou problemas - com a roda traseira de sua moto -, perdendo muita velocidade nas voltas finais. Apesar do imprevisto completou na quarta posição, seguido pelo inglês Ben Hemingway.


Público acompanha um dos trechos mais difíceis da prova

A próxima prova de Hard e Extreme Enduro, será nada menos que o Erzbergrodeo, em sua 17ª edição. O Enduro, considerado a prova de um dia mais difícil do mundo e que costuma receber uma média de 1.500 pilotos, está marcado para o dia 26 de junho.

Resultado da 7ª edição do The Tough One
1. Graham Jarvis (Husaberg, ING)
2. Paul Bolton (KTM, ING)
3. Andreas Lettenbichler (Husqvarna, ALE)
4. Xavier Galindo Arbones (Husaberg, ESP)
5. Ben Hemingway (KTM, ING)
6. Andy Cripps (Gas Gas, ING)
7. Gavin Houson (Husaberg, ING)
8. Michael Vukcevic (Sherco, BEL)
9. Richard Ellwod (KTM, ING)
10. Gerhard Forster (Husqvarna, ALE)






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet