Chris Birch conquista a terceira vitória nas montanhas africanas
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos Hubert Stanka
Pódio com Jade Gutzeit, Chris Birch e Andreas Lettenbichler |
Lesotho é um pequeno reino localizado no sul do continente africano. Seu território é completamente circundado pela República da África do Sul. O país conquistou sua independência da Coroa Britânica apenas em 1966 e hoje conta com pouco mais de 2 milhões de habitantes.
Apesar da pobreza quase absoluta ainda prevalecer na região, o país contém paisagens consideradas entre as mais belas do continente, onde destacam-se as belas montanhas rochosas. A altitude de todo o território também chama a atenção. O ponto mais baixo de Lesotho está 1.400 metros acima do nivel do mar, enquanto o mais alto alcança quase 3.500 metros.
Não é de hoje que este cenário deslumbrante chama a atenção dos aventureiros. O Roof of África nasceu ao final da década de 60 como um Rali para carros e motos, percorrendo longas distâncias pela natureza local. Com o passar dos anos a competição foi restrita apenas às motos, a distância reduzida, porém num percurso mais técnico e exigente. Muitas vezes por trilhas onde nenhum veículo havia colocado seus pneus. Por seu pioneirismo o Roof of África é considerada a prova mãe do Enduro Extremo.
Os dois primeiros dias foram marcados pela disputa épica entre Birch (1) e Gutzeit (2) |
Ao longo de décadas o evento foi um desafio local, onde basicamente pilotos sul-africanos e alguns poucos lesothos disputavam a glória regional. Recentemente a corrida ganhou repercussão ao redor do Mundo, e há dois anos, com o anúncio de sua inclusão no Mundial de Enduro Extremo, a participação estrangeira explodiu, assim como a visibilidade do "Roof" por todo o globo.
Como foi a edição de 43º aniversário
Andreas Lettenbichler |
O campeão europeu de Enduro, Simo Kirssi, enfrentou tempos difíceis na África |
Depois de duas vitórias seguidas do neozelandês Chris Birch, os sul-africanos estavam sedentos por reconquistar o domínio do evento, afinal Lesotho é o quintal da casa deles. Com a invasão internacional cada vez mais extensa, as esperanças locais foram depositadas em Jade Gutzeit, atual campeão nacional de Enduro e vencedor do Roof em 2003, e Darryl Curtis, que venceu a prova duas vezes: em 1996 e 2004. Já Lowrens Mahoney, tri-campeão entre 2005 e 2007 não participou da competição este ano.
Entre os estrangeiros uma tropa bem armada capitaneada por Birch (tentando o terceiro título) e o alemão Andreas Lettenbichler (que trocou a BMW pela Husqvarna). Em suas primeiras participações o inglês Paul Bolton, o alemão Gerhard Foster e o finlandês Simo Kirssi, reforçavam o esquadrão gringo.
A corrida começa com um prólogo nas ruas de Maseru que não conta para o tempo de prova, mas define a ordem de largada para o primeiro trecho cronometrado. Darryl Curtis foi o primeiro colocado.
Darryl Curtis, 7º colocado, já venceu duas vezes o Roof of África |
As incríveis pedreiras exigiram os pilotos ao máximo |
Na primeira tomada de tempo nada menos que 114 quilômetros foram percorridos pelas montanhas que cercam a capital. Ainda no início um dos trechos mais técnicos provoca o primeiro congestionamento, e os competidores percebem a importância de se sair bem no prólogo.
Na frente a disputa entre Gutzeit e Birch confirma o favoritismo dos dois, que percorrem praticamente todo o percurso juntos com uma diferença de apenas 1 segundo na bandeirada. Na terceira posição Marc Torlage, outra prata da casa a defender o orgulho sul-africano, terminou a pouco menos de 3 minutos dos líderes.
Simo Kirssi, na sétima posição, admitiu que precisou se adaptar ao exótico terreno local (e também a peculiar marcação da rota), mas gostou do desafio diferente do que está acostumado no Mundial de Enduro.
Apesar desse primeiro teste ser considerado apenas um aperitivo dos dois dias massacrantes que viriam a seguir, cerca de 70 pilotos, entre os mais de 300 inscritos, não completaram ou não finalizaram o trajeto no tempo pré-estabelecido de 5 horas.
2º dia - Tempestades atrasam a largada
Trilheiros amadores de toda a África do Sul e Lesotho se aglomeravam nos sufocos para assistir a passagem dos profissionais. |
Chris Birch aos poucos vai se tornando uma lenda do Enduro Extremo |
Reza a lenda que as chuvas em Lesotho não são das mais comuns. Quando a água cai, geralmente é no "estilo" tempestade, tanto que uma das principais atividades econômicas do reino é fornecer água à África do Sul.
A força da chuva obrigou a organização a alterar parte dos 236 quilômetros previstos para o segundo dia. Uma hora e vinte minutos após o horário inicial, os 237 pilotos ainda na prova partiram. E o que se viu foi uma continuação da batalha particular entre Birch e Gutzeit. Depois de quase 8 horas à velocidade média de 14,3 km/h a diferença entre os dois ficou em ridículos 3 segundos!
Marc Torlage manteve a terceira posição com o suíço Lionel Seydoux em quarto. Simo Kirssi subiu um posto, para sexto, atrás de Darryl Curtis. Andreas Lettenbichler errou o caminho e perdeu cerca de 30 minutos até recuperar o rumo. Com seu estilo tudo ou nada, o alemão conseguiu recuperar bastante tempo e se manteve entre os dez primeiros, 21 minutos atrás dos líderes.
Apenas 54 pilotos completaram a rota dentro do tempo limite, mas uma mudança no regulamento deste ano permitiu a todos que largaram no segundo dia, correrem também no terceiro. Claro que carregando nas costas todas as penalizações de tempo sofridas.
3º dia - A hora da verdade
Marc Torlage esteve entre os três primeiros até o segundo dia, mas abandonou a prova no terceiro |
Algumas das passagens são mais propícias ao alpinismo do que ao motociclismo. Aqui o inglês Paul Bolton, 4º colocado |
Apesar da rota de "apenas" 180 kms no último dia, os competidores já sabem que o mais difícil fica para o final. E os organizadores também, tanto que a largada é programada para as 6:00h da manhã a fim de evitar que os perdidos fiquem pelas trilhas ao anoitecer.
A batalha épica entre Gutzeit e Birch continuou, mas o neozelandês quase põe tudo a perder quando erra a travessia de um rio e sua motocicleta simplesmente mergulha. Na vacilada Birch perdeu quase 8 minutos até dar vida novamente à sua KTM.
Percebendo a chance de garantir a vitória Gutzeit apertou o ritmo nas esperança de escapar definitivamente de Birch. Mas numa das passagens finais o preparo físico falou mais alto e o bi-campeão recuperou a ponta na trilha com o sugestivo nome de "Por Favor Me Empurra".
O suíço Lionel Seydoux |
Jade Gutzeit |
Sem energias, Gutzeit teve de assistir a passagem de Birch, que mais tarde confessou que também estava no limite de seu físico e a única coisa que o manteve de pé foi a possibilidade de vitória. Dessa forma o "bí" transformou-se em "trí" para o piloto da Brother KTM, com 19 minutos de vantagem sobre o sul-africano.
Andreas "Letti" Lettenbichler foi também um dos destaques do dia pulando da 10ª posição para o terceiro degrau de um merecido pódio. Paul Bolton foi o quarto colocado a frente de Craig Stone. O campeão europeu de Enduro, Simo Kirssi, teve um dia difícil, caindo da sexta para a décima segunda posição. A sua frente, em 11º, finalizou o veterano Errol Dalton que acumula nada menos que 22 participações no Roof of África.
Apenas 22 pilotos completaram o evento no tempo limite estabelecido, levando para casa a valiosa "medalha de ouro". O 23º foi ninguém menos que o vencedor do Romaniacs, Gerhard Foster, de 43 anos. Quem também não completou foi Marc Torlage, depois de dois dias em terceiro o piloto local abandonou com terríveis bolhas nas mãos.
Chris Birch alcançando a chegada |
A competição retorna em 2011, em data ainda a ser anunciada, já como parte do 1º Mundial de Enduro Extremo.
Resultado Final
1 |
1 |
Chris |
Birch |
Brother Broadlink KTM |
KTM |
18:24:25 |
00:00:00 |
2 |
2 |
Jade |
Gutzeit |
Full throttle yamaha |
Yam |
18:43:34 |
00:19:09 |
3 |
AL |
Andreas |
Lettenbichler |
Team HUSQVARNA SA |
Hus |
19:05:57 |
00:41:32 |
4 |
PB |
Paul |
Bolton |
Brother Broadlink KTM |
KTM |
19:12:56 |
00:48:31 |
5 |
96 |
Craig |
Stone |
|
KTM |
19:29:34 |
01:05:09 |
6 |
21 |
Wynand |
Badenhorst |
Leo Internet |
Yam |
19:33:22 |
01:08:57 |
7 |
3 |
Darryl |
Curtis |
Brother Broadlink KTM |
KTM |
19:41:52 |
01:17:27 |
8 |
LS |
Lionel |
Seydoux |
Brother Broadlink KTM |
KTM |
20:18:10 |
01:53:45 |
9 |
18 |
Altus |
De Wet |
Brother Broadlink KTM |
KTM |
20:29:05 |
02:04:40 |
10 |
MS |
Michael |
Skinner |
Liquorland/Alfie Cox |
KTM |
21:04:58 |
02:40:33 |
11 |
22 |
Errol |
Dalton |
Leo Internet |
Yam |
21:14:28 |
02:50:03 |
12 |
SK |
Simo |
Kirssi |
Team HUSQVARNA SA |
Hus |
21:29:27 |
03:05:02 |
13 |
170 |
Adrian |
Werner |
|
KTM |
21:54:23 |
03:29:58 |
14 |
102 |
Scott |
Bouverie |
|
Yam |
21:59:25 |
03:35:00 |
15 |
4 |
Kenneth |
Gilbert |
|
Yam |
22:03:46 |
03:39:21 |
16 |
6 |
William Clifton |
Gillitt |
|
Yam |
22:10:38 |
03:46:13 |
17 |
13 |
Brian |
Capper |
Full Throttle Red Bull KTM |
KTM |
22:15:53 |
03:51:28 |
18 |
204 |
Bruce |
Le Riche |
|
Gas Gas |
22:33:43 |
04:09:18 |
19 |
203 |
Brent |
Le Riche |
|
Gas Gas |
22:33:55 |
04:09:30 |
20 |
229 |
Dominic |
Finnis |
|
KTM |
23:03:11 |
04:38:46 |
21 |
10 |
Mark |
Garland |
|
KTM |
23:16:57 |
04:52:32 |
22 |
186 |
James |
Hodson |
Liquorland/Alfie Cox |
KTM |
24:35:37 |
06:11:12 |