X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

7ª etapa - Copa São Paulo de Motocross - Indaiatuba - SP
Publicado em: 19/11/2010
Clique e saiba mais

Campeonato encerra a temporada na tradicional pista da Honda
Redação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Ronaldo Sampaio 


Largada MX 4 Tempos


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 613 Fotos!
A etapa final da Copa São Paulo de Motocross 2010 aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro, com o mesmo sucesso de sua abertura, também realizada em Indaiatuba, casa da Honda e uma das principais pistas do Estado. Gates cheios, muitas disputas e muito calor marcaram o domingo onde foram coroados os campeões da temporada. 

Os títulos em seis das sete categorias a serem decididas nesta etapa final, foram conquistados pelos favoritos, aqueles que saíram da sexta etapa liderando a classificação geral. A exceção foi a MX 2 Tempos, onde Bruno Gomes arrancou a taça de Alexandre Griebeler, superando-o por apenas um ponto de vantagem em uma prova emocionante. 


Djalminha Brito


Gustavo Pessoa
Djalminha Brito largou na prova da 65cc com uma mão na taça, os 21 pontos de vantagem deram tranquilidade ao pilotinho para fechar a copa com mais uma vitória. Ele assumiu a liderança no começo da bateria, ao ultrapassar Carlinhos Evangelista, que não desistiu de tentar dar o troco e durante todo o tempo restante de prova acompanhou o ritmo do líder. 

Mais atrás, Renato Muguinho se isolou na terceira posição, enquanto Matheus Emílio e Frederico Spagnol decidiam a quarta colocação com uma disputa muito forte, Matheus levou a melhor superando o adversário depois de muita pressão. No finalzinho da prova Carlinhos perdeu a vice-liderança para Muguinho depois de uma queda e com isto, Djalminha pôde comemorar o título com a sexta vitória na Copa. 

Na 85cc, tudo indicava uma decisão dramática pelo título depois de um resultado ruim do líder Gustavo Pessoa na etapa anterior, em Laranjal Paulista. Na ocasião Wilgner Guigão encostou na classificação, apenas um ponto atrás do líder e quem chegasse na frente seria o campeão. Quando o gate caiu, Wilgner subiu a reta de largada na frente do adversário, que mostrou uma de suas maiores qualidades, se superar nos momentos de pressão. Gustavo assumiu a liderança ainda na primeira volta e o que se viu depois, foi uma sequência de ataques de Wilgner na busca pela liderança. Por algumas vezes eles chegaram a ficar lado a lado, mas Gustavo manteve a frente bravamente. Nas voltas finais Guigão diminuiu o ritmo, confirmando o título para Gustavo Pessoa. Kaio Miranda caiu na largada ficando para trás, com uma tocada forte, conseguiu se recuperar muito bem, assumindo a terceira posição ao passar Stefany Serrão, quarta colocada no final da bateria. 


Rafael Zenni


Cristiano Lopes
Depois de uma parada para a primeira manutenção de pista, a categoria MX 4 Tempos alinhou no gate. Heinz Crispim assumiu a ponta na largada depois de dividir a primeira curva com Caio Fernandes, na segunda volta ele se defendia dos ataques de Felippe Simões quando caiu. O novo líder era acompanhado por um pelotão formado por seis pilotos, entre eles Rafael Zenni, que enfrentou dificuldades na primeira volta, figurando fora dos dez primeiros, mas já recuperado brigava pelas primeiras posições. 

Com caminho livre Simões aproveitou para fazer voltas rápidas e abrir alguma vantagem, mesmo assim na metade da bateria Zenni encostou e não demorou para assumir a ponta e garantir a vitória da prova, com Simões recebendo a bandeirada isolado na segunda posição. Cristiano Lopes, que também integrou o primeiro pelotão, depois de muita disputa, terminou a prova com uma excelente terceira colocação, que lhe garantiu o título da categoria.

Mal terminou uma prova e Cristiano Lopes estava pronto para mais uma, agora a MX30. Mesmo sem compromissos com resultado, pois o título havia sido conquistado na etapa anterior, Cristiano fez bonito, largou muito bem e venceu depois de liderar todas as voltas da prova. Márcio Joanita chegou a perder a segunda posição para Marcelinho Souza, mas na volta seguinte deu o troco, retornando para a posição de forma definitiva. Marcelinho acabou abandonado a prova logo depois e Renê Rodrigues, que estava na sua cola, ficou temporariamente com a terceira colocação, até ser ultrapassado por Leopoldo Cherobin. Fernando Rodrigues teve um péssimo início de prova, mas acelerou forte para conquistar o quinto degrau do pódio. 


Roosevelt Assunção


Marco Mugão
A primeira volta da MX40 teve três líderes diferentes, Dener Alves ficou com o holeshot, Lê dias voou sobre a longa mesa de chegada na ponta e na saída da mata, quem liderava era Eduardo Tanimoto. Depois de tantas mudanças, Marco Mugão, campeão já declarado, tomou a liderança de Tanimoto e passou a dominar a prova abrindo do segundo colocado. Nos minutos finais da bateria, depois de perseguir Tanimoto por um bom tempo, Wellington Valadares finalmente concluiu a ultrapassagem e ainda teve tempo de se aproximar do líder, mas sem chances de brigar pela vitória.

Na MX2, Caio Lopes Fernandes garantiu o holeshot para em seguida ser superado pelos irmãos Assunção, como sempre acelerando em um nível acima dos demais competidores. Depois foi a vez de Zenni chegar e assumir a terceira colocação e Caio passou a brigar pelo quarto posto com Pedrinho Ramos, onde os dois deram um belo show enquanto mais a frente os pilotos Honda dominavam as primeiras posições. Caio levou a melhor, mas ainda assim não garantiu a quarta colocação, isso porque Marquinhos Moraes, que oscilou entre a sétima e oitava posição no começo da bateria, aumentou o ritmo na segunda metade da prova, deixando suas melhores voltas para o final, superando Caio na última volta. Lá na frente, depois de perseguir o irmão por toda a bateria, Hector perdeu contato, mas ainda assim garantiu a segunda colocação e o título de campeão com apenas três pontos de vantagem sobre Roosevelt. 


Fábio Aleixo


Valmir Polaco
Valmir Polaco garantiu a vitória e o título da 230F em uma prova muito difícil. Na largada ele ficou um pouco para trás enquanto Marcelinho Souza garantia o holeshot, na sequência ele abandonaria com a roda traseira destruída, passando a liderança para Fred Oliveira, que acabou caindo e abandonando a prova também. O pelotão que vinha logo atrás tinha Diego Dedel na ponta, Bruno Ribeiro, Cléber Barbosa e Polaco, todos juntos. 

As primeiras voltas foram de disputa intensa e trocas de posições, ainda na primeira metade da prova Polaco assumiu a liderança e passou a imprimir um forte ritmo, escapando dos adversários. Bruno manteve a segunda posição, Marco Godoy, depois de ficar um pouco para trás nas voltas iniciais, conseguiu boa recuperação e terminar em terceiro, à frente de Fabinho Santos e Cléber Barbosa.

Nesta última etapa, uma nova categoria alinhou, a MX45 e com bom número de pilotos, Fábio Aleixo foi o vencedor da prova. Dalmir Zenni ocupou a vice liderança nas primeiras voltas, depois perdeu posições para Ricardo Bicalho e Edvaldo Rosa, que perseguia Bicalho até deixar o motor de sua moto apagar, devolvendo uma posição para Dalmir. Entre os "meninos" da MX45 estava uma das mais conhecidas figuras de nosso meio, o inoxidável Roque Colman, que do alto de seus 65 anos e em plena forma física, deixou muitos garotos de 45 a 50 anos para trás, conquistando uma excelente quinta colocação. 


Bruno Gomes


Vinícius Rangel
Na MX2 Intermediária, Marcelinho Felipe assumiu a ponta depois de dividir a primeira curva com Nelson Moraes, para logo depois, Vinícius Rangel passar a perseguir o líder, tomando a dianteira na volta seguinte. Márcio Pinheiro assumiu a terceira posição depois de uma queda de Nelson, que acabou ficando para trás. A prova seguia com intensas disputas quando um acidente envolvendo os pilotos Fernando Giovannini e Luan Coracher resultou no encerramento prematuro da bateria. Felizmente o acidente não teve nenhuma consequência mais grave e os dois foram prontamente atendidos pela equipe médica. Com a paralisação, o pódio foi formado na seguinte sequência, Vinícius Rangel, Marcelinho Felipe, Márcio Pinheiro, Tiago Risso e Dante Parra, este último o campeão antecipado da categoria.

Na MX 2 Tempos, mais emoções e expectativas rolando do início ao fim. Guilherme Guarnieri largou na ponta e seria uma peça importante na decisão do título. Mais atrás, Bruno Gomes largou melhor do que seu adversário e líder na tabela, Alexandre Griebeller. Guilherme perdeu a liderança para Bruno, mas não abandonou a disputa passando a pressioná-lo, enquanto mais atrás Alexandre lutava para não perder contato com o pelotão e era o quarto colocado. Por diversas vezes a liderança de Bruno foi ameaçada e ele a defendia com unhas e dentes pois só a vitória o interessava, mantendo Guilherme atrás, que passou a administrar a segunda posição nos minutos finais, permitindo a aproximação de Alexandre, que seria campeão caso realizasse a ultrapassagem. Alheio à esse detalhe, Guilherme conseguiu manter uma pequena distância do adversário nas duas voltas finais, garantindo a segunda posição e definindo o título a favor de Bruno, que venceu quando era realmente necessário. 


Rafael Zenni e Hector Assunção disputando posição durante a prova da MX Open

A MX Open, prova que encerrou a temporada, contou com a presença das equipes satélite Honda mais uma vez e como sempre, dominando a prova. Roosevelt Assunção largou na frente e com um ritmo forte conseguiu manter Rafael Zenni a uma distância segura, Hector vinha na terceira posição acompanhando Zenni e aguardando por uma oportunidade para tentar a ultrapassagem. 

Já no final, o então líder mantinha a prova sob controle quando sua moto apresentou problema, obrigando-o a diminuir o ritmo. Com isto Zenni assumiu a ponta para vencer, Hector recebeu a bandeirada em segundo e Roosevelt foi o terceiro, resultado suficiente para garantir o título de campeão na categoria mais forte da competição. Marquinhos Moraes manteve a linha de provas de recuperação, crescendo na segunda metade da corrida para assumir a quarta posição, deixando Thiago Piolli com o quinto degrau do pódio.

O apoio dos novos patrocinadores para esta temporada, Honda, Banco Pan Americano e Mobil, transformou a Copa São Paulo de Motocross no maior evento regional da modalidade no país. Certamente em 2011 mais eventos desta grandeza acontecerão, quem sabe servindo de exemplo para que outras empresas apoiem ainda mais o esporte. 

A Copa São Paulo de Motocross tem o patrocínio da Honda, co-patrocínio do Banco Pan Americano e Mobil. Apoio de IMS, Red Dragon, General Motos, ASW, A.F. Frigeri, Alemão Pneus, Dablio, América Sports, MRP Racing, Stocovich Design, Paty Tendas, FX Pro, MotoX e Cross Racing.


Assista na MotoX TV Vídeo Onboard da Categoria 230F

Resultados

P. # MXOpen PATROCINIO
1 931 Rafael Zenni IMS, Hon, Ford NOVACAR, Zenni Preparações, CT Zenni
2 30 Hector Freitas Assunção Hon,  Mobil, Pirelli
3 4 Roosevelt de Freitas Assunção JR Hon,  Mobil, Pirelli, DIC, FOX
4 913 Marcos Roberto R. de Moraes IMS, Polisport, Hon, EVS
5 197 Thiago Piolli M. Negretti, Expresso Itatiba,  Brasil Racing,  Fly, Dragon, Cross Racing
6 917 Murilo Tomazelli IMS, Polisports, ProTaper, EVS, Natto
7 188 Denner Daniel Alves (Deninho) MX Park, Marcato Artes, Barros, Colégio Tobias, Vort-x , Cross Racing, Nety Racing, Gráficos RBS, PHO, Roda Center
8 726 William Freitas (Pirapora)
9 916 Gabriel Zenni Zenni Preparações, CT Rafael Zenni, Novacar Ford
10 54 Heins Chrispin MR Pró, Race Tech M3, All Sign,  Academia Atitude
11 91 Pedro Godoy Escola Paulo Freire, Academia M3
12 990 Guilherme Castanho
13 321 Sandro Bueno de Camargo (Japa) IMS, Polisports
14 480 Edvaldo Antonio Rosa Toyomatic
15 31 Luiz Henrique
P. # MX2 PATROCINIO
1 4 Roosevelt de Freitas Assunção JR Hon,  Mobil, Pirelli, DIC, FOX
2 30 Hector Freitas Assunção Hon,  Mobil, Pirelli
3 913 Marcos Roberto R. de Moraes IMS, Polisport, Hon, EVS
4 934 Caio Lopes SKF
5 197 Thiago Piolli M. Negretti, Expresso Itatiba,  Brasil Racing,  Fly, Dragon, Cross Racing
6 313 Pedro H. Ramos (Pedrinho) Dedel Motos, Betão Preparações, MC Donald's, Brag Motos, Lucena Academia
7 917 Murilo Tomazelli IMS, Polisports, ProTaper, EVS, Natto
8 91 Pedro Godoy Escola Paulo Freire, Academia M3
9 39 Rafael Jachetta Msom
10 517 Danilo Milton Fumes Shandor Motocross
11 26 Stefany G. Serrão Hon, General Motos, IMS, Stocovich
12 321 Sandro Bueno de Camargo (Japa) IMS, Polisports
13 965 Claudinei Roma de A. Jr. Claus Hotel, Nety racing
14 338 Emerson L. Torres Andreas Colchoes, Toyomatic, Cactos
15 47 Jan Poletto Terwak Fun Day Racing
P. # MX45 PATROCINIO
1 118 Fabio Aleixo dos Santos Direct Link
2 328 Ricardo Bicalho RC Racing, Genuína
3 54 Dalmir Zenni (Veinho) Zenni Preparações
4 480 Edvaldo Antonio Rosa Toyomatic
5 62 Roque Colmam
6 716 José Luis Prado SS Exp.,  Motul, 3R Pneus
7 160 Celestino Freire Dirt Action
8 185 Paulo Roberto P. Monteiro
9 274 Marcos Esdras Evangelista Dirt Action
10 6 Wagner C. Ramos
11 49 Luis Marcos Rosa
12 101 Manoel L. Sobrinho (Manezinho) MX Park,  Vortex
13 212 Luiz Omar Carraro Tec Peça
14 24 Irineu Rodrigues Oliveira Supermercados 14, Tecnoagua
15 7 Sergio Marreta Muniz MS Racing
P. # MX40 PATROCINIO
1 90 Marcos Mugão MR Pró,  MG Plast
2 8 Wellington Valadares IMS, Hon Racing, Protaper, Mike Racing, Mobil
3 22 Eduardo Tanimoto (Canguru) Concession, Monte Leone, Hon
4 5 João Carlos Nunes (Pezão) Moto Speed
5 118 Fabio Aleixo dos Santos Direct Link
6 54 Dalmir Zenni (Veinho) Zenni Preparações
7 62 Alessandro P. Dias MRP Racing, ASW
8 480 Edvaldo Antonio Rosa Toyomatic
9 412 João Batista Oliveira JPS Racing,  Motox
10 81 Edmar Guerreiro
11 328 Ricardo Bicalho RC Racing, Genuína
12 716 José Luis Prado SS Exp.,  Motul, 3R Pneus
13 91 Dener Daniel Alves MX Park, Marcato Artes, Barros, Colégio Tobias, Vort-x , Cross Racing, Nety Racing, Gráficos RBS, PHO, Roda Center
14 357 Paulo Henrique Bianchini Persiman
15 31 Luis Henrique Torres Center Peças ,  Persiman
P. # MX30 PATROCINIO
1 1 Cristiano Lopes Cruz IMS Racing, Mike Racing, Hon, Pirelli, Protaper
2 610 Marcio Joanita Jet Fio, IMS, Estopa Joanita, Zelão, M3, Du Boy
3 285 Leopoldo Querobin Ciclo Mania Bike
4 911 Rene Rodrigues Água Poá, Filé Preparações, Neck Shake
5 217 Fernando Rodrigues Fast Money Factoring, Grupo Novacar Ford
6 717 Luiz Gustavo Tassi Tassi Transportes
7 751 Rafael T. Armelin
8 255 Alessandro Patelli [Aloha Surf Shop
9 338 Emerson T. Toledo Castor, Andrea´s Colchões, Toyomatic
10 109 Alexandre Griebeller JPS Racing, Sig Visual
11 373 Fabricio Franzolini MXR graficos, Neifa Parts, THS Racing
12 321 Sandro Bueno de Camargo (Japa) IMS, Polisports
13 62 Thiago Bazzo Super Toys
14 191 Adilson Greco Gaspar Filé Preparações, FOX, ASW, ONE, Smith, Polisports
15 70 Marcelo F. Marino LSD LSD, JPS
P. # MX2 Intermediaria PATROCINIO
1 225 Vinícius Rangel Kim Motors
2 300 Marcelinho Felipe General Motos, JPS Racing
3 157 Marcio Luis Pinheiro Msom, UsiBike, SS Preparações, Neyfa Parts, Conioto Motos
4 49 Tiago Risso (Rissinho) MXR Graficos, Neyfa, THS, NFS, Indio racing, Scott, Auto Presidente, Explosão, Brilhocar, Marcoabel, Jaquetto, Kalango Cego, Brutus Design
5 3 Dante Lupo Parra Ford Weels, Móveis Giobeh, Centro Automotivo Ailton, Guincho Sanches
6 513 Kaique Tech BRC Ingredientes Ltda, Longa Racing
7 3 Tiago Dedel Dedel Motos, Betão Preparações, IMS
8 9 Bruno Rubini Longa Racing
9 7 Elvis Tesodo de Miranda Moto Speed Racing, Cachorro do Mato, Master, Mx Tech
10 377 Luiz Gustavo Beazim BM Materiais p,  Construção e Terraplanagem
11 614 João Marcos JP Motos
12 57 Florindo Zati (Furel) Salto Vacuo, Zatiti, Neyfa Parts, transpaula, GCA Transportes, Moto Única
13 169 Bruno Ribeiro Rota Baús
14 872 Eduardo Duque
15 215 Nelson Moraes NC Motores, Sabugo Motos, Kalango Cego, MXR Graficos, Neyfa, Caldas Contabilidade
P. # 4 tempos PATROCINIO
1 931 Rafael Zenni IMS, Hon, Ford NOVACAR, Zenni Preparações, CT Zenni
2 515 Felippe Augusto Simões Leite Fazenda Bela Vista, Unimed Guaxupé, Postos RVM, Pref. Poços de Caldas, Dash
3 1 Cristiano Lopes Cruz IMS Racing, Mike Racing, Hon, Pirelli, Protaper
4 913 Marcos Roberto R. de Moraes IMS, Polisport, Hon, EVS
5 197 Thiago Piolli M. Negretti, Expresso Itatiba,  Brasil Racing,  Fly, Dragon, Cross Racing
6 916 Gabriel Zenni Zenni Preparações, CT Rafael Zenni, Novacar Ford
7 934 Caio Lopes SKF
8 939 Gabriel Marques Plasfer, Kat Motors
9 610 Marcio Joanita Jet Fio, IMS, Estopa Joanita, Zelão, M3, Du Boy
10 517 Danilo Milton Fumes Shandor Motocross
11 211 Netynho Araújo RR Motos
12 51 Eder Gonçalves Moto Field, Mult Racing, Raggi-x, RBS
13 210 Alexandre Terlizzi Borba Preparações
14 114 João Paulo Camargo JP Motos
15 965 Claudinei Roma de A. Jr. Claus Hotel, Nety racing
P. # 2 tempos PATROCINIO
1 151 Bruno Gomes Santos SM Racing, Extreme Racing
2 6 Guilherme Guarnieri (Tatu) RM Instalações Industriais, Sebilosky Preparações
3 109 Alexandre Griebeller JPS Racing, Sig Visual
4 709 Jair Gano Marazil, Art Solda, RX Graf
5 27 Andres Leomar Ruiz RX Grafics, FX Óleos, CRC racing, Extreme Racing, Carbono Loraine, Booster
6 18 Paulo T. Bitencourt Neto Box 18 Racing
7 393 Lucas Ferraz Sanches Slin Grafix, Arsenal Works
8 449 Alexandre M. Selber Aroma's Secret Perfumaria
9 321 Ivan Ferraz Sanches Slin Grafix, Arsenal Works
10 89 Thiago Bazzo Super Toys
11 49 Luis Marcos Rosa
12 293 Neto Tostes Coffexpress
13 165 Luis Muller Serralheria Muller
14 123 Thiago H. Santaniello THS Racing Store, MXR Graficos
15 8 Caio Bataglini Golden Oil
P. # 230 PATROCINIO
1 4 Valmir Polaco Polaco Motos, Motox, Circuit, Neyfa, ASW, Levorim Pneus, RX Grafics
2 169 Bruno Ribeiro Rota Baús
3 311 Marco Godoy Kife Publicidades
4 87 Fabio Aparecido do Santos Box 18, Adubo Brasil, Posto Zacani
5 2 Cleber Barbosa Casa do Pneu ,  Dedel Motos
6 33 Diego Dedel Dablio, Dedel Motos, Casa de Pneus
7 891 Rafael Expedito Prado Restaurante Chapada paulista, Dedel Motos, Global MX Scholl, Negreti Preparações
8 850 Mateus V. Gandino Maninho Couros ,  Petit Motos, FVS Cavaletes
9 52 Agnaldo de Oliveira
10 39 Robertinho Alvesmaq Alvesmaq, Rush Academia, Avenida Motos, Borracharia Estilo
11 139 Divanir Rozzanti (Baixinho) DR Car
12 103 Kleber K. Gonçalves IMS, Polisport, EVS, ONEA, Vertex
13 194 Marcelo Henrique de Souza Papaleguas racing, Alto Bele Lubrificantes
14 91 Frederico Oliveira (Fred) Clip academia, Moto Speed
P. # 85 PATROCINIO
1 17 Gustavo Pessoa Itamaroca Rodas, Hon, MR Pro, Rodas Vaska, Fox
2 72 Wilgner Francisco (Guigão) MX Kids
3 5 Kaio Miranda Hon, Oakley, MX Personal
4 26 Stefany G. Serrão Hon, General, IMS
5 87 Fabio Aparecido do Santos Box 18, Adubo Brasil, Posto Zacani
6 102 Djalminha Brito Brasil Racing, Bud Suspensões, Tranisetto
7 341 Carlos Augusto Lisboa (Flocos) Style Grafix, Mx Park, RK5, Zogbi
8 11 Ana Lucia C. Vizioni Dabreu Moto Bike, MXR Graficos, NFS Racing
9 49 Carlos Tavares Evangelista RX Graphics, Brasil Racing, MR Pró
10 151 Lucas Gomes Santos SM Racing, Extreme Racing
11 101 Renato Muguinho
12 22 Jennifer Pereira
P. # 65 PATROCINIO
1 18 Djalminha Brito Brasil Racing, Bud Suspensões, Tranisetto
2 101 Renato Muguinho MR Pró,  MG Plast
3 49 Carlos T. Evangelista Brasil Racing, MR Pró ,  RX Graphics, Dirt Action
4 7 Matheus Emilio Papaleguas Racing, Fort Aço, Borracharia Faria
5 61 Frederico Spagnol Longa Racing
6 123 Vinícius Pirozzi Espelhos Moema
7 213 Mateus Freitas Alves
8 913 Rafael Tesch






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet