X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

85º International Six Days Enduro - Morelia - México
Publicado em: 09/11/2010
Clique e saiba mais

França dominou a competição do início ao fim conquistando bicampeonato
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Divulgação e Jonty Edmunds


A França comemora no pódio o segundo título consecutivo, com Itália (esq.) em segundo e Finlândia (dir.) em terceiro


Antoine Meo (França)
Mais de 350 pilotos de todo o mundo encararam aproximadamente mil quilômetros de trilhas, Enduro Testes e Cross testes ao longo dos dias 1º à 6 de novembro, tentando levar seus países ao título da 85ª edição do International Six Days Enduro, evento considerado a Copa do Mundo da modalidade. A cidade de Morelia, no México, recebeu a competição e os grandes nomes do Enduro Mundial, com destaque especial aos franceses, que chegaram como atuais campeões, e dominaram a pontuação desde o primeiro dia de provas, liderados por Johnny Aubert, piloto que comandou a disputa na pontuação individual. 

Veja também: Vídeos dos cinco dias de provas na MotoX TV

A nota triste do evento foi o cancelamento do último dia, devido aos violentos atos de protestos ocorridos na região. Mesmo sendo fatos alheios à competição, mas em uma área relativamente próxima de Morelia, eles fizeram com que a organização, acertadamente, preferisse cancelar a prova no estilo Motocross que aconteceria no útimo dia. Com isto, ficaram valendo os resultados acumulados até o quinto dia, mas pelo "andar da carruagem", o título dificilmente sairia das mãos dos franceses, que finalizaram a disputa com mais de dez minutos de vantagem sobre os demais. 


Johnny Aubert (França)


Sébastien Guillaume (França)
O mesmo circuito foi repetido nos dois primeiros dias, com a diferença que no segundo o tempo de prova foi cinco minutos mais curto. Enfrentando duas voltas por dia, os participantes encaravam logo de cara um Enduro Teste curto, mas exigente, de três quilômetros de extensão, para depois completar mais quatro especiais a cada giro.

No terceiro e quarto dias o Enduro Teste abriu novamente as etapas, que seguiram por novos percursos, passando por Urupailla e Cointzio, onde os belos cenários foram o principal destaque. Fechando os dois dias, assim como nas duas primeiras rodadas, o Cross Teste encerrava as atividades. O quinto estágio, que acabou sendo o último, foi uma mistura de tudo que os pilotos passaram nas quatro etapas anteriores, começando novamente com o Enduro Teste, uma especial em Ichaqueo, outra em Cointzio e fechando com o Cross Teste em Altozano, próximo ao shopping center local.

1º Dia 


Juha Salminen (Finlândia)


Eero Remes (Finlândia)
Como esperado, os franceses iniciaram seu domínio na competição logo de cara. Com um time de seis integrantes, formado por nada menos do que o atual campeão mundial na classe E1, Antoine Meo, pelo campeão geral do ISDE 2009, Christophe Nambotin e o multi-campeão Johnny Aubert, entre outros, a equipe finalizou o primeiro dia com dois minutos e meio de vantagem sobre os italianos.

Dominada por Aubert, a classe E2 contou com três franceses nas quatro primeiras colocações. Antoine Meo foi o segundo na E1, logo atrás do finlandês Eero Remes, assim como Sébastien Guillaume, segundo na E3, vencida pelo espanhol Oriol Mena. Na disputa por países, atrás de França e Itália, vieram a Finlândia, Estados Unidos, Polônia e Chile.

O Brasil disputou a categoria Club Team, representado pelo time Sig Visual Brasil, composto por Shoji Uemura, Manuel Simas e Sandro Vaz. Competindo na classe C3, Simas fechou o primeiro dia na 36ª posição da categoria, Uemura foi o 80º na C2 e Vaz o 52º da C1, levando os brasileiros a 50ª posição entre os 74 inscritos.

2º Dia 


Oriol Mena (Espanha)


Shoji Uemura (Brasil)
Foto: Divulgação / Sig Visual Brasil
Os atuais campeões mantiveram o forte ritmo no segundo dia, visando aumentar ainda mais a vantagem sobre adversários. Repetindo o resultado da abertura, o finlandês Eero Remes venceu a E1, com Antoine Meo apenas 1,82 segundos atrás e o italiano Alex Salvini em terceiro.

Johnny Aubert manteve a superioridade na E2, desta vez, seguido por dois italianos, Thomas Oldrati e Manuel Monni. Já Rodrig Thain, que foi segundo na abertura, não conseguiu o mesmo desempenho, finalizando em quarto. A Espanha levou a melhor na E3, com a vitória de Oriol Mena, que completou a etapa, 5,51 segundos à frente de Sébastien Guillaume. Homero Diaz foi o melhor classificado do dia entre os anfitriões mexicanos, com a terceira colocação na categoria.

Mesmo repetindo o percurso, a vida dos brasileiros, assim como a de todos os pilotos, não foi fácil nesta segunda rodada da competição, já que o tempo de prova era bem mais "apertado" em relação ao dia anterior. Com uma penalização de vinte minutos, Sandro Vaz finalizou a C1 na 54ª colocação, Uemura completou a C2 em 71º e Simas se manteve como o melhor brasileiro com a 35ª posição da C3, elevando a classificação da equipe ao 45º posto.

3º Dia 


Alex Salvini (Itália)


Thomas Oldrati (Itália)
Novo percurso e novos desafios, o terceiro dia de competição foi o mais difícil até então, onde além do cansaço e problemas mecânicos, os pilotos tiveram que enfrentar um dia com nove especiais variadas. Mas, nas principais categorias, nada abalava o time francês que apresentou sua melhor performance, vencendo as três classes. Antoine Meo superou Remes pela E1, Aubert se manteve absoluto na E2 e Guillaume finalmente alcançou a vitória na E3.

Com os principais pilotos se revezando nas primeiras posições, a disputa por países não se alterou desde o primeiro dia, com a França abrindo cada vez mais vantagem sobre Itália, Finlândia, Estados Unidos e Polônia. Pela categoria Júnior, domínio totalmente Espanhol, enquanto entre as mulheres, novamente o destaque foi para a França.

A etapa foi dura também para os brasileiros, uma queda na metade da primeira volta furou o radiador da moto de Shoji Uemura, que preferiu não comprometer seu equipamento, abandonando a disputa do dia na tentativa de reparar a motocicleta e completar a competição mesmo fora da disputa. O mesmo aconteceu com Sandro Vaz, que vinha bem durante a prova, mas enfrentou problemas na segunda volta e também abandonou a etapa. O único a continuar na disputa foi Manuel Simas, que subiu mais algumas colocações, terminando em 33º.

4º Dia 


Manuel Simas (Brasil)


Christophe Nambotin (França)
Se o dia anterior já foi difícil, o quarto foi ainda pior, pois os competidores enfrentaram o mesmo percurso, com um tempo de prova menor, juntando-se ainda, mais um dia de desgaste físico e mental que, aliado ao calor da região, minou a resistência da maioria dos pilotos.

O time francês continuou mandando na prova com mais três vitórias, liderados mais uma vez por Johnny Aubert, que fez o melhor tempo geral do dia e consequentemente garantiu mais uma conquista na E2. Antoine Meo e Christophe Nambotin foram os melhores na E1 e E3, respectivamente.

Com a França caminhando a passos largos em direção a mais um título, as atenções começam a se voltar para a disputa do segundo lugar, onde depois de um dia inteiro de disputa, a Itália viu sua colocação ameaçada, com a incrível reação dos finlandeses, que diminuíram sua desvantagem para apenas 18 segundos.

Único representante brasileiro ainda na disputa, Manuel Simas foi o 38º colocado na C3. Como apenas um piloto por equipe poderia utilizar o recurso de "Restart", depois de abandonar uma etapa, Sandro Vaz não pôde continuar na prova. Já Shoji, seguiu nas trilhas, mas sem marcar pontos individualmente e para a equipe, que com isto caiu para a 57ª posição.

5º Dia 


Jari Mattila (Finlândia)


Kurt Caselli (EUA)
Programado para ser o último dia de trilhas, já que a sexta etapa seria realizada como uma prova de Motocross, o quinto dia acabou virando a última etapa de fato com o cancelamento da rodada final. Para a etapa foi montado um circuito diferente dos anteriores, mas utilizando o melhor, ou pior dependendo do ponto de vista, das especiais realizadas nos quatro primeiros dias.

Na disputa por países, nenhuma mudança, os franceses dominaram mais uma vez, garantindo o bicampeonato. Os italianos se mantiveram em segundo, mas por pouco não perderam a posição, já que a Finlândia foi a segunda melhor equipe do dia, terminando bem perto na soma total dos tempos.

Repetição também nos resultados individuais, com Aubert sendo o melhor mais uma vez na E2 e no geral. Antoine Meo faturou a E1 e Nambotin a E3, onze segundos a frente de seu compatriota Guillaume, que por sua vez, garantiu o título individual da categoria. Por sinal, a E3 foi uma categoria muito equilibrada, com Oriol Mena terminando na vice-liderança, 33 segundos atrás do líder, e com apenas cinco segundos de vantagem sobre Nambotin, o terceiro colocado. 


Pódio feminino, a partir da esquerda: EUA (2º), França (1º) e Suécia (3º)


Simone Albergoni (Itália)
A categoria E1 foi vencida por Antoine Meo, seguido pelo finlandês Eero Remes e pelo Italiano Alex Salvini. Na E2 não é nem preciso falar que Johnny Aubert reinou absoluto, conquistando de quebra o título geral individual da competição. Novamente Finlândia e Itália vieram na sequência, com Juha Salminen em segundo e Thomas Oldrati em terceiro.

Manuel Simas conquistou seu melhor resultado na competição finalizando o dia na 30ª posição, garantindo a 31ª colocação final da categoria C3. Shoji Uemura foi o 72º da C2 e o time Sig Visual Brasil ficou com a 57ª posição na disputa por clubes.

Resultados Finais do 85ª International Six Days Enduro

Disputa por países
1. França
2. Itália
3. Finlândia
4. Estados Unidos
5. Polônia 


Sandro Vaz
Divulgação / Sig Visual Brasil
Disputa por países categoria Júnior 
1. Espanha
2. Suécia
3. França
4. Estados Unidos
5. Finlândia

Disputa por países categoria Feminina
1. França
2. Estados Unidos
3. Suécia
4. Canadá
5. Alemanha

Fabricantes
1. KTM 1
2. Husqvarna CH Racing
3. KTM 2
4. Husaberg 1
5. KTM Intersports

Classificação por categoria

E1
1. Antoine Meo, França, Husqvarna
2. Eero Remes, Finlândia, KTM
3. Alex Salvini, Itália, Husqvarna

Assista aos vídeos dos cinco dias de prova na MotoX TV

4. Kurt Caselli, EUA, KTM
5. Jari Mattila, Finlândia, Honda

E2
1. Johnny Aubert, França, KTM
2. Juha Salminen Finlândia, Husqvarna
3. Thomas Oldrati, Itália, KTM
4. Manuel Monni, Itália, Yamaha
5. Rodrig Thain, França, TM

E3
1. Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
2. Oriol Mena, Espanha, Husaberg
3. Christophe Nambotin, França, Gas Gas
4. Simone Albergoni, Itália, KTM
5. Alessandro Botturi, Itália, Husaberg






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet