X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Final - Brasileiro de Enduro FIM - Patrocínio - MG
Publicado em: 14/10/2010
Clique e saiba mais

Rodada tripla definiu os campeões da temporada 2010 no Brasileiro de Enduro FIM
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Fred Mancini 


Rodada tripla encerrou temporada em Patrocínio, MG


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 222 Fotos!
A cidade mineira de Patrocínio, localizada a 400 km de Belo Horizonte, recebeu a etapa final do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, disputada durante os dias 9, 10 e 11 de outubro. Com uma sólida tradição no motociclismo off road, o município realizou também o Bandeirantes Off Road, válido pelo Brasileiro de Regularidade, em março deste ano.

A etapa, que une os atributos geográficos da região à experiência dos organizadores, tem como característica o elevado nível técnico e por isto é considerada por muitos, a melhor e mais difícil do calendário. E para encerrar o campeonato de 2010 em grande estilo, Patrocínio preparou uma prova inédita, com três dias de duração (válidas pela 7ª ,8ª e 9ª etapas do Brasileiro), e um percurso com os mais variados tipos de piso e relevo. A programação do evento estabelecia duas voltas no sábado, três no domingo e mais duas na segunda-feira. 



Felipe Zanol


Nielsen Bueno
A cada volta, o piloto tinha pela frente um Extreme Teste em uma pista de Motocross, onde foram incluídos obstáculos com troncos e duas carcaças de carro. Em seguida, era a vez de um Cross Teste formado por mais uma pista de Motocross (sem os saltos maiores) e uma outra de Cross Country, com longas retas, curvas de alta e baixa velocidade, além de um trecho numa floresta de seringueiras.

Dali, os competidores seguiam para um Enduro Teste em uma trilha com obstáculos naturais e pedras de todos os tipos e tamanhos, em um terreno íngreme, com muitas valas e curvas fechadas. Os trechos de deslocamento entre uma especial e outra não eram cronometrados, mas os pilotos precisavam ficar atentos para evitar atrasos, já que precisavam percorrer inúmeras trilhas da região.

Para impedir qualquer desvio do roteiro original ou um corte de caminho, que infelizmente ainda acontecem, os organizadores incluíram o GPS nesta etapa, onde cada piloto recebeu um aparelho. A movimentação das equipes começou na sexta feira, dia 8, com o sorteio da ordem de largada, reconhecimento das especiais e um briefing à noite. 


Jesus Rodrigues


Francisco Marino
No sábado pela manha, após a vistoria técnica, os pilotos levaram suas motos para o parque fechado e às dez horas tiveram início as disputas. O primeiro a largar foi o mineiro Felipe Zanol, que chegou a Patrocínio já como campeão na categoria E1, conquistando seu sexto título Brasileiro, mas mesmo com o campeonato garantido, o piloto da equipe Gás Gás, entrou na disputa para manter-se invicto na temporada. Nas demais categorias, a definição viria no decorrer da prova, já que cada dia equivale a uma etapa e no último dia é divulgado a classificação geral. Após quatro horas e meia de muita ação, os competidores retornaram ao local da largada, encerrando o primeiro dia de prova.

Na manhã seguinte, a largada foi às 8 horas e após completarem duas voltas, os pilotos se reuniram para pedir ao diretor de prova o cancelamento da última especial, já que o desgaste físico havia sido muito intenso para a maioria deles. Além das dificuldades do percurso, o sol forte e o ar seco representaram um obstáculo a mais e por isto, a reivindicação foi atendida, dando um pouco mais de fôlego para os participantes se prepararem para o último dia de provas. 


Fabio do Nascimento


Gregório Caselani
A programação foi mantida para a rodada final e após as duas voltas previstas, os pilotos participaram de uma competição de Motocross intitulada "Super Prime", com baterias de três voltas e classificação dos dois primeiros, até a final entre os seis melhores. A intenção desta disputa foi promover uma confraternização dentro da pista entre os atletas e ao mesmo tempo, oferecer ao público uma atração a mais, dando mais visibilidade aos pilotos, equipes e patrocinadores.

A divulgação dos resultados, que aconteceria em um restaurante da cidade, foi transferida para um hotel fazenda, onde foi preparada uma grande festa de encerramento para todos os envolvidos na prova. Enquanto aguardavam o resultado do dia e a classificação geral, todos puderam se divertir e avaliar a atuação dos pilotos no vídeo da prova, exibido em um telão, para depois de expirado o prazo para recursos, começar a entrega dos troféus.

Na categoria Enduro 1, Zanol comprovou o seu favoritismo vencendo nos três dias e fechando a temporada com nove vitórias em nove etapas. No ano em que completa uma década como profissional, Felipe Zanol obteve importantes conquistas e provou ser um "multicampeão". Além do titulo no Enduro FIM, o mineiro lidera o Brasileiro de Cross Country e conquistou o segundo lugar em sua primeira participação no Rally dos Sertões. 


Felipe Limonta


Rafael Borges
Como se não bastasse, disputou o Independência, as três primeiras etapas do Mundial de Enduro e sempre que o calendário permite, participa do Mineiro de Motocross. Segundo o atleta, "Não foi fácil completar 10 anos de carreira como profissional, em um esporte que ainda tem muito amadorismo e no qual poucos pilotos conseguem se estabelecer financeiramente", analisou Zanol.

O segundo colocado na categoria e vice-campeão brasileiro, foi outro piloto mineiro, Nielsen Bueno, que também é um dos poucos profissionais do esporte e assim como Zanol, disputa provas em várias modalidades. Durante a etapa de Patrocínio, Nielsen foi escolhido presidente da comissão de pilotos e têm agora a missão de ser o porta voz dos pilotos junto aos dirigentes esportivos. Para ele, é preciso cobrar uma postura que seja condizente com a importância da modalidade, estabelecer padrões técnicos e de divulgação para todo o campeonato. A terceira colocação ficou com Rafael Braga, da cidade de Petrópolis (RJ).

A disputa pelo título da categoria Enduro 2 se estendeu até a última etapa na segunda-feira e quem se deu melhor foi o gaúcho Gregório Caselani, que somou 137 pontos e conquistou seu quarto título na categoria. A segunda colocação ficou com Rigor Ferreira (111 pontos), seguido de seu irmão Ripi Galileu. 


Rafael Braga


Rigor Ferreira
Em seguida, foi a vez da categoria Enduro 3A e o campeão brasileiro após nove etapas, foi Francisco José Marino de Jundiaí (SP), que é pentacampeão paulista de Cross Country e perdeu o título de 2009 neste mesmo Enduro de Patrocínio, por apenas um ponto de diferença. O segundo colocado foi Alcindo Bortoncello e Renato Martins foi o terceiro.

O campeão da Enduro 3B foi o catarinense Sérgio Coelho, superando o piloto Jesus Fernandes por sete pontos, a terceira colocação ficou com outro catarinense, Francisco Carlos de Lima. Os três primeiros colocados da categoria Enduro 4 foram os catarinenses Fabio do Nascimento, Marcelo Lukmann e Deividy de Zorzi.

Com apenas dois pontos de diferença em relação ao segundo colocado, o gaúcho Rafael Rangel Borges sagrou-se na categoria Enduro 5. Seu oponente direto, o catarinense Alesson Chapiewsky, somou 175 pontos e ficou com o vice-campeonato, enquanto a terceira colocação ficou com Vinícius Santos.

Encerrada a entrega de troféus, foi oferecido um jantar com o já tradicional "porco no rolete", numa bela confraternização e uma festa de encerramento à altura dos campeões brasileiros. 


Os campeões brasileiros de enduro 2010

Classificação Final Brasileiro Enduro FIM 2010

Geral
1 - Felipe Zanol - Belo Horizonte - MG - 222 pontos
2 - Nielsen Bueno - Bueno Brandão - MG - 118
3 - Francisco Marino - Jundiaí - SP - 104
4 - Rigor Rico - Barão de Cocais - MG - 94
5 - Ripi Galileu - Barão de Cocais - MG - 79
6 - Gregório Caselani - Caxias do Sul - RS - 78
7 - Júlio César Zavati - Monte Alto - MG - 66
8 - Alcindo Bortoncello - Caxias do Sul - RS - 60
9 - Thiago Carnio - Jaboticabal - SP - 45
10 - Gustavo Pellin - Caxias do Sul - RS - 44

Enduro 1
1 - Felipe Zanol - Belo Horizonte - MG - 225 pontos
2 - Nielsen Bueno - Bueno Brandão - MG - 139
3 - Rafael Braga - Petrópolis - RJ - 121
4 - André Soares - Patrocínio - MG - 69
5 - Felipe Limonta - São Paulo - SP - 60
6 - Gustavo Pellin - Caxias do Sul - RS - 44
7 - Márcio Stancioli - Belo Horizonte - MG - 42
8 - Gabriel Lemos - Belo horizonte - MG - 40
9 - Humberto Cadori - Itapema - SC - 36
10 - Márcio Joanita - Jundiaí - SP - 36

Enduro 2
1 - Gregório Caselani - Caxias do Sul - RS - 137 pontos
2 - Rigor Ferreira - Barão de Cocais - MG - 111
3 - Ripi Galileu - Barão de Cocais - MG - 98
4 - Júlio Zavatti - Monte Alto - MG - 75
5 - Guilherme Maia - Patrocínio - MG - 66
6 - Thiago Mendonça - Três Pontas - MG - 58
7 - Diego Colett - Casca - RS - 50
8 - Gian Coscarelli - Nova Lima - MG - 43
9 - Gláuber Barreto - Mossoró - RN - 42
10 - Sérgio Vieira - Natal - RN - 40

Enduro 3A
1 - Francisco José Marino - Jundaí - SP - 204 pontos
2 - Alcindo Bortoncello - Caxias do Sul - RS - 175
3 - Renato Martins - Petrópolis - RJ - 150
4 - Marcos Bettoni - Balneário Camboriú - SC - 144
5 - Halison Brito Santos - Betim - MG - 103
6 - Thiago Carnio - Jaboticabal - SP - 75
7 - Sandro de Oliveira - Passo Fundo - RS - 42
8 - Roberto Lamego - Belo Horizonte - MG - 42
9 - Clodoaldo Uemura - São Paulo - SP - 42
10 - Yogo Martins - Mossoró - RN - 38

Enduro 3B
1 - Jesus Rodrigues - Macaé - RJ - 152 pontos
2 - Sérgio Coelho - Balneário Camboriú - SC - 141
3 - Francisco de Lima - Gaspar - SC - 118
4 - Cléber Sacramento - Belo Horizonte - MG - 104
5 - Marcos dos Reis - Patrocínio - MG - 67
6 - Sérgio Colett - Casca - RS - 50
7 - Cassius Vieira - Belo Horizonte - MG - 50
8 - Antônio da Silva - Fortaleza - CE - 42
9 - Hugo Morato - 42
10 - Rômulo Garcia - Belo Horizonte - MG - 42

Enduro 4
1 - Fabio do Nascimento - Garopaba - SC - 155 pontos
2 - Marcelo Luckmann - Balneário Camboriú - SC - 126
3 - Deividy de Zorzi - Balneário Camboriú - SC - 118
4 - Ronald Santi - Belo Horizonte - MG - 117
5 - Alessandro Quirino - Patrocínio - MG - 60
6 - Célio de Menezes - Arcos - MG - 60
7 - Rodrigo Randal - Guariba - MG - 54
8 - Márcio Debastiani - Farroupilha - RS - 47
9 - Leonardo Martins - Natal - RN - 47
10 - Marcos de Souza - Piratuba - SC - 45

Enduro 5
1 - Rafael Borges - Caxias do Sul - RS - 177 pontos
2 - Alesson Chapiewsky - Balneário Camboriú - SC - 175
3 - Vinícius Batista - Barão de Cocais - MG - 94
4 - Danilo Souza Costa - Araguari - MG - 62
5 - Eduardo Starling - Belo Horizonte - MG - 50
6 - Pyero Oneil Souza - Patrocínio - MG - 50
7 - William Saymon Luza - Passo Fundo - RS - 47
8 - Cassiano Tebaldi - Casca - RS - 47
9 - Luiz Paulo - Patrocínio - MG - 46
10 - Henrique Lage - Belo Horizonte - MG - 42






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet