Roosevelt, Hector e Zenni dividem vitórias no litoral paulista
Redação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Ronaldo Sampaio
 Largada MX Open |
 Rafael Zenni |
A Copa São Paulo de Motocross chegou a sua quinta etapa em evento realizado na cidade de Praia Grande, durante os dias 18 e 19 de setembro. O final de semana começou chuvoso, o que deixou a pista bastante pesada no domingo e, mesmo não chovendo, o céu carregado de nuvens preocupou a organização. Depois dos treinos e das primeiras baterias as condições do solo melhoraram muito, cheio de canaletas, o circuito ficou extremamente técnico, e os pilotos satélites da Honda, mais uma vez dominaram as principais provas da competição.
A
MX 4 Tempos abriu o evento com muitas disputas por um degrau no pódio. Márcio Joanita e Thiago Piolli assumiram as primeiras posições na largada e logo atrás estavam os irmãos Gabriel e Rafael Zenni, com Cristiano Lopes completando o pelotão da ponta. Piolli era rápido, mas errou e teve sua prova prejudicada, enquanto Zenni assumia a liderança na terceira volta, passando a abrir vantagem rapidamente. Na chegada Rafael Zenni recebeu a bandeirada com vinte e cinco segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Cristiano Lopes. Gabriel brigou pela vice-liderança na metade da bateria, mas Cristiano levou a melhor, quando o mais jovem dos Zenni tentava recuperar a posição sua moto apagou, e ele acabou abandonando antes do final. Com isto, Joanita recuperou a terceira posição.
 Cristiano Lopes |
 Eduardo Tanimoto |
Cristiano Lopes (
que nestas eleições concorre a uma vaga de Deputado Estadual por São Paulo) e Márcio Joanita nem saíram da pista, voltaram direto para o gate para a disputa da
MX30 e o preparo físico não foi problema, já que os dois assumiram as primeiras posições desde a largada. Alessandro Patelli acompanhou o ritmo dos líderes e foi o único a terminar na mesma volta. Sem muita disputa na bateria, o pódio foi definido já nas primeiras voltas, com Alexandre Griebeler e Sandro Bueno completando os cinco primeiros.
Na prova da
MX40, Luiz Henrique Torres não deu mole para a concorrência e assumiu a ponta quando o gate caiu, mas ainda nas primeiras curvas foi superado por Edvaldo Rosa e Paulo Henrique Bianchini. Junto deles estava Eduardo Tanimoto e os quatro brigaram pelas primeiras posições a prova toda. Paulo Henrique assumiu a liderança e por lá ficou, enquanto seus adversários se alternavam na segunda e terceira posições. Pouco depois, Luiz voltou a assumir a liderança até Tanimoto superá-los para vencer a prova. No finalzinho da prova Paulo Henrique não resistiu a pressão de Luiz e também cedeu a segunda colocação.
 Carlinhos Evangelista |
 Gustavo Pessoa |
Depois das três primeiras provas, a pista já estava seca o suficiente para a garotada das classes 65cc e 85cc competir. Na primeira, a
65cc, Victor Hugo largou na ponta enquanto Carlinhos Evangelista, mais atrás, se livrava do tráfego para aparecer na vice-liderança já na segunda curva. Os dois começaram a abrir e Carlinhos não perdeu tempo, assumindo a liderança em seguida. Os ponteiros se isolaram, definindo as primeiras posições, seguidos por Rafael Ribeiro, Rafael Soares e Mateus Alves na terceira, quarta e quinta colocações, respectivamente.
Na
85cc, Kaio Miranda começou a prova com uma largada perfeita e assumiu a ponta, com Gustavo Pessoa procurando um traçado para tirar-lhe a liderança desde a primeira curva. Mesmo sob pressão o líder parecia ter controle da prova e com um ritmo forte, não dava chances ao adversário.
O cenário mudou quando Gustavo caiu e ao que parece, Kaio relaxou demais, permitindo a reaproximação de Gustavo. O diretor de prova tinha a placa de duas voltas nas mãos, quando Gustavo garantiu a primeira posição em uma recuperação fantástica! Kaio completou em segundo, visivelmente decepcionado. Stefany Serrão defendeu a terceira posição dos ataques de Wilgner Guigão e conseguiu manter o adversário atrás, pelo menos na primeira metade da prova. Depois de tanto insistir Guigão conseguiu passar, assumindo a terceira posição definitivamente.
 Marco de Godoy |
Algumas quedas mudaram as primeiras posições ao longo da prova da
230F. Rafael Prado iniciou a corrida na liderança com Valmir Polaco pressionando forte nas voltas iniciais, logo atrás Bruno Ribeiro, Marco de Godoy e Igor dos Santos formavam o segundo pelotão, onde a disputa também era intensa. O líder caiu, depois Polaco também perdeu a liderança para Marco em função de um erro, deixando tudo indefinido.
O ponteiro voltou a ser pressionado por Polaco, que tentou daqui, tentou dali, chegou a passar, mas um novo erro o tirou da briga pela vitória, que ficou mesmo nas mãos de Marco. Com uma pilotagem consistente Bruno garantiu a segunda posição, Polaco foi terceiro, Tiago Pires o quarto e Felipe Santos o quinto colocado.
 Hector Assunção |
 Vinícius Rangel |
Na
MX Intermediária, Márcio Pinheiro e Tiago Risso disputaram a liderança na primeira parte da prova. Rissinho tentava a ultrapassagem quando os dois se tocaram e ele ficou no chão. Marcinho continuou mandando na bateria, mas Vinícius Rangel e Dante Parra eram bem mais rápidos e na segunda metade da prova, ambos ultrapassaram Márcio na mesma volta, definindo as primeiras posições do pódio, formado por Vinícius, Dante, Márcio, Rafael Oreia e Raphael Castro.
Largada da
MX2, Thiago Piolli assumiu a liderança com uma missão bem difícil, segurar Roosevelt Assunção que já "mordia seu pneu" na segunda curva da bateria. Na volta seguinte, Thiago não aguentou o ritmo e escorregou, perdendo não só a primeira, mas várias posições. A esta altura, Hector Assunção era o segundo colocado e a partir daí, a rotina dos irmãos Assunção foi a de sempre, nas primeiras posições, com show de motocross para os espectadores.
Esta sequência foi quebrada apenas por um pequeno erro de Roosevelt, passando a liderança para as mãos do irmão mais novo, que comemorou mais uma vitória no campeonato. Deninho Alves e Willian Freitas reeditaram a disputa que tiveram na prova do
Amador de Motocross, em Itupeva, e desta vez Willian conseguiu realizar a ultrapassagem. Deninho ainda foi ultrapassado por Caio Lopes no finalzinho da prova, tendo que se contentar com a quinta colocação.
 Roosevelt Assunção |
 Jair Gano |
A primeira largada da
MX 2 Tempos foi cancelada, no segundo start Jair Gano assumiu a liderança e mesmo sendo pressionado por Alexandre Griebeler durante a prova, conseguiu manter a posição até a bandeirada quadriculada. Bruno Gomes, líder da classificação foi o terceiro colocado e viu o vencedor da etapa encostar na pontuação. Agora eles estão separados por apenas cinco pontos.
Na
MX Open, os melhores pilotos da competição voltam a alinhar no gate. Roosevelt e Rafael Zenni assumem as primeiras posições desde a primeira curva e aos poucos se isolam dos demais. Hector não largou muito bem e usou as primeiras voltas para se livrar do tráfego, assumindo a terceira posição, para depois, enquanto tentava se aproximar dos ponteiros, dar um show de "entortadas" na maior mesa do circuito, animando o público. Thiago Piolli foi o melhor privado, terminando na quarta colocação, à frente de Éder Gonçalves, que fez uma excelente prova mostrando constante evolução no esporte.
Na prova de encerramento, as primeiras posições da
Nacional Open foram definidas já no início da bateria. Igor Santos largou bem e não teve dificuldades para vencer. Fellipe Santiago, William de Oliveira, Marcelo Bela e Kauê Nunes vieram na sequência, completando os cinco primeiros.
 Igor Santos |
Ainda nos boxes, pudemos conferir a repercussão da última iniciativa da Honda para prestigiar os pilotos da categoria 230F na Copa São Paulo de Motocross. Trata-se de um sorteio, no qual cinco contemplados passarão um dia no CET Honda, em Indaiatuba, na companhia do piloto Swian Zanoni, um dos principais nomes do esporte na atualidade, em uma clínica de pilotagem. O sorteio acontecerá já na próxima etapa, que acontecerá em Laranjal Paulista.
Ouvimos a opinião de dois participantes da categoria, que já estão de dedos cruzados. Valmir Polaco, atual líder da categoria comentou: "A iniciativa da Extreme Racing e da Honda é um excelente incentivo para os pilotos da categoria, que independente do nível, terão a oportunidade de aprimorar e aprender técnicas com um piloto do gabarito do Swian. Acho tão importante e legal que trouxe alguns pilotos conhecidos meus para essa etapa em Praia Grande, para que eles também tenham chance de participar. É bom destacar que esse tipo de promoção é até mais importante do que premiação em dinheiro, porque trás o piloto amador para um nível melhor, o aproxima da marca e também do campeonato".
 Próxima etapa acontecerá no dia 17 de outubro, em Laranjal Paulista |
 Pódio MX Open |
Rafael Prado, que ocupa a quinta posição na classificação também seu sua opinião: "Os pilotos da 230F participam da Copa São Paulo porque gostam da estrutura e do tipo de pista oferecida no campeonato, e agora tendo a oportunidade de passar um dia com um piloto pró, poder aprender com ele, para nós pilotos amadores é algo muito bom. As categorias nacionais carecem de incentivo, a promoção veio em boa hora, e dessa vez nós estamos sendo privilegiados. Isso deve atrair ainda mais participantes para a categoria na etapa de Laranjal Paulista".
A Copa São Paulo de Motocross, tem o patrocínio da Honda, co-patrocínio do Banco Pan Americano e Mobil, o apoio de IMS, Red Dragon, General Motos, ASW, A.F. Frigeri, Alemão Pneus, Dablio, América Sports, MRP Racing, Stocovich Design, Paty Tendas, FX Pro, MotoX e Cross Racing. A organização é da Extreme Racing Competições e a Supervisão da LIVRE BRASIL.
Resultados
1 |
4 |
Roosevelt de Freitas Assunção JR |
Hon, Mobil, Pirelli, DICI, Fox |
2 |
931 |
Rafael Zenni |
Zenni Preparações, Hon, Claus, IMS, EVS |
3 |
30 |
Hector Freitas Assunção |
Hon, Mobil, Pirelli |
4 |
197 |
Thiago Piolli |
M. Negretti, Fly, Dragon, Brasil Racing, MX Personal, Cross Racing |
5 |
51 |
Eder Gonçalves |
Moto Field, Mult Racing, Raggi-x, RBS |
6 |
916 |
Gabriel Zenni |
Zenni Preparações, Dash |
7 |
188 |
Denner Daniel Alves |
MX Park, Marcato Artes, Barros, Colégio Tobias, Vort-x , Cross Racing, Nety Racing, Gráficos RBS, PHO, Roda Center |
8 |
31 |
Luis Henrique Torres |
Center Peças, Persiman, Toyomatic |
9 |
9 |
Ricardo Osny |
|
10 |
480 |
Edvaldo Antonio Rosa |
Toyomatic |
1 |
30 |
Hector Freitas Assunção |
Hon, Mobil, Pirelli |
2 |
4 |
Roosevelt de Freitas Assunção JR |
Hon, Mobil, Pirelli, DICI, Fox |
3 |
726 |
William Pirapora Freitas |
|
4 |
934 |
Caio Lopes |
SKF do Brasil, Stocovich, RM Racing |
5 |
188 |
Denner Daniel Alves |
MX Park, Marcato Artes, Barros, Colégio Tobias, Vort-x , Cross Racing, Nety Racing, Gráficos RBS, PHO, Roda Center |
6 |
211 |
Netynho Araújo |
RR Motos |
7 |
197 |
Thiago Piolli |
M. Negretti, Fly, Dragon, Brasil Racing, MX Personal, Cross Racing |
8 |
939 |
Gabriel Marques |
BMCD, Plasfer, Icasa, Novo Car Ford |
9 |
51 |
Eder Gonçalves |
Moto Field, Mult Racing, Raggi-x, RBS |
10 |
37 |
Cleiton Aleixo |
Trans Aleixo, RBS Graficos, Hugo Motos, RW Racing, Lilinha |
1 |
225 |
Vinícius Rangel |
Kim Motors |
2 |
3 |
Dante Lupo Parra |
Ford Weels, Albatroz Hon, Guincho Sanches, Prefeitura de Votuporanga, Giobel Móveis |
3 |
157 |
Marcio Luis Pinheiro |
M Som, Usi Bike, Pista Kalango Cego, SS Preparações, Neyfa Parts |
4 |
17 |
Rafael de Oliveira (Oreia) |
Stock Motos |
5 |
19 |
Raphael Castro |
Stok Motos, Auto Posto de Castro |
6 |
133 |
Guilherme C. Baggi |
Inocampus, Plasfer BMCD, MXR Grafics |
7 |
513 |
Kaique Tesch |
BRC Ingredientes Ltda, Longa Racing, Bananas Tesch |
8 |
8 |
Caio Bataglini |
Golden OIL |
9 |
49 |
Tiago Risso (Rissinho) |
MXR Graficos, Neyfa, THS, NFS, Indio racing, Scott, Auto Presidente, Explosão, Brilhocar, Marcoabel, Jaquetto, Kalango Cego, Brutus Design |
10 |
727 |
Johnny Dela Cort Mendes |
Churrascaria Sarandi |
1 |
22 |
Eduardo Tanimoto (Canguru) |
Monte Leone Hon |
2 |
31 |
Luis Henrique Torres |
Center Peças, Persiman, Toyomatic |
3 |
357 |
Paulo Henrique Bianchini |
Persiman |
4 |
480 |
Edvaldo Antonio Rosa |
Toyomatic |
5 |
5 |
João Carlos Nunes (Pezão) |
Moto Speed |
6 |
333 |
Fernando Di Giorgio |
AG Pickups |
7 |
114 |
Roberto Shoji |
Academia Estação Saúde |
8 |
25 |
Ricardo Miguelazzo |
ABC Cargas , Transciardi, Dust Off Road |
9 |
7 |
Sergio Marreta Muniz |
MS Racing |
10 |
8 |
Welington Valadares |
IMS, Polisport, Protaper, Vertex, Oreal |
1 |
1 |
Cristiano Lopes Cruz |
IMS Racing, Mike Racing, Hon, Pirelli, Protaper |
2 |
610 |
Marcio Nascimento |
Jet Fio, IMS, Estopa Joanita, Zelão, M3, Du Boy |
3 |
255 |
Alessandro Patelli |
Iron Max Academia, Aloha Surf Shop |
4 |
109 |
Alexandre Griebeller |
JPS Racing, Sig Visual |
5 |
321 |
Sandro Bueno de Camargo (Japa) |
W3 Racing, Martine Motos, Japa Motos |
6 |
338 |
Emerson Toledo |
Toyomatic , Andreas Colchões |
7 |
113 |
Valdir de Carvalho Lemos |
Vidro Art |
1 |
931 |
Rafael Zenni |
Zenni Preparações, Hon, Claus, IMS, EVS |
2 |
1 |
Cristiano Lopes Cruz |
IMS Racing, Mike Racing, Hon, Pirelli, Protaper |
3 |
610 |
Marcio Nascimento |
Jet Fio, IMS, Estopa Joanita, Zelão, M3, Du Boy |
4 |
211 |
Netynho Araújo |
RR Motos |
5 |
197 |
Thiago Piolli |
M. Negretti, Fly, Dragon, Brasil Racing, MX Personal, Cross Racing |
6 |
939 |
Gabriel Marques |
BMCD, Plasfer, Icasa, Novo Car Ford |
7 |
726 |
William Pirapora Freitas |
|
8 |
9 |
Ricardo Osny |
|
9 |
37 |
Cleiton Aleixo |
Trans Aleixo, RBS Graficos, Hugo Motos, RW Racing, Lilinha |
10 |
12 |
Herminio Marcelin( Maninho) |
Maninho Couros, Peti Motos, Auto Liga |
1 |
709 |
Jair Gano |
Marazil, Art Solda, RX Grafics |
2 |
109 |
Alexandre Griebeller |
JPS Racing, Sig Visual |
3 |
151 |
Bruno Gomes dos Santos |
SM Racing |
4 |
36 |
Lucas Ferras Sanches |
|
5 |
17 |
Cleber Chamdet |
|
6 |
321 |
Ivan Sanches |
Slin Grafics, Arsenal Works |
7 |
175 |
Fúlvio Quinatha |
Ta na Mão Despachante |
8 |
9 |
Leonardo Vida |
|
9 |
393 |
Neto Sanches |
Slin Grafics, Arsenal Works |
10 |
123 |
Thiago H. Santaniello |
THS Racing Store, MXR Graficos |
1 |
137 |
Igor Santos |
|
2 |
7 |
Fellipe Santiago |
Casarão Motos |
3 |
34 |
William de Oliveira Mendes |
Praia Motos, Velasco racing, Montini Motos, Auto Chain |
4 |
18 |
Marcelo Bola A. Jr |
|
5 |
17 |
Kauê Sepulvida Nunes |
|
6 |
99 |
Rogerio Teodoro Silva |
|
7 |
22 |
Lucas Vieira |
|
8 |
85 |
Elvis Batista de Oliveira |
|
9 |
11 |
Caio Roberto Duarte |
Saumus Moto |
10 |
3 |
Pedro V. Gonçalves |
B.Racing , Praia Motos |
1 |
311 |
Marco A. de Godoy |
Kife Agencia de Publicidade |
2 |
169 |
Bruno Ribeiro |
Rota Baús |
3 |
4 |
Valmir Polaco |
Polaco Motos, Circuit, Motox, Neyfa, Rota Baús |
4 |
304 |
Tiago Henrique Pires |
JR Rolamentos, MXR, Marcão Gym, Adrenalina Motos, Marrckrosa, Casa do Oleo, Kalango Cego |
5 |
357 |
Felipe de O. Santos |
Balsi Academia, Casa Construção, Auto Mec Simei |
6 |
3 |
Mateus Mota do ascimento |
|
7 |
891 |
Rafael E. Prado (Rafa Prado) |
Restaurante Chapada paulista, Dedel Motos, Global MX Scholl, Negreti Preparações |
8 |
17 |
Lukas H. Kajiya |
|
9 |
850 |
Mateus V. Gandino |
Maninho Couros , Petit Motos, Auto Liga |
10 |
7 |
Kleber R. Gonçalves |
IMS Polisport, EVS, FK racing, Mike Racing |
1 |
17 |
Gustavo Pessoa de Souza |
Itamaroca Rodas, Hon, MR Pro, Rodas Vaska, Fox |
2 |
5 |
Kaio Miranda |
Hon, Oakley, MX Personal, RW Racing |
3 |
72 |
Wilgner Francisco (Guigão) |
MX Kids, Brasil Racing |
4 |
26 |
Stefany G. Serrão |
Hon, General Motos, IMS |
5 |
151 |
Lucas G. Santos |
SM Racing |
1 |
49 |
Carlos Tavares Evangelista |
Brasil Racing, MR Pró , RX Graphics, Dirt Action |
2 |
57 |
Victor Hugo P. Soares (Vitão) |
Bene Frutos do Mar, Stok Motos, Make Offer Informatica, Aguas São Pedro |
3 |
99 |
Rafael Ribeiro de Araújo (Bubinha) |
Cantinho Intimo Lingerie |
4 |
209 |
Rafael T. Soares |
|
5 |
213 |
Mateus Freitas Alves |
|
6 |
913 |
Rafael Tesch |
|
7 |
7 |
Victor Hugo O. Neto |
Costa Brava Construtora |