Pista da APEM sediou prova de motocross no feriado de 7 de setembro Redação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Mateus Zig Bernardini
 Largada Importada Força Livre |
A última terça-feira, feriado de 7 de setembro, foi de muita competição e disputa na sede da APEM (Associação Pinhalense de Esporte a Motor), de Espírito Santo do Pinhal, no interior paulista. Foi dia de uma bela prova de Motocross, organizada pela equipe Asfaltozero
em um dos excelentes circuitos locais (
dois dias antes foi promovida na associação uma prova de velocross).
A segunda feira foi de muito Sol na região, mas às 22:00 horas, a tão esperada chuva chegou,
ela era aguardada ansiosamente porque a região sofria a quase 90 dias com a estiagem. Muito bem vindo, o tempo chuvoso deixou o espetáculo ainda mais bonito, melhorando o terreno arenoso da pista local. A equipe Asfaltozero, em parceria com o pessoal da APEM, realizou as manutenções necessárias, para que a prova transcorresse sem nenhum incidente, proporcionando boas disputas para os pilotos e um grande show para o público.
A primeira categoria a largar foi a
Importada Pró e Felippe Simões saiu na frente, imprimindo um ritmo muito forte do começo ao final, para vencer sem ser ameaçado. Clayton Grassi vinha na segunda posição até o meio da prova, quando foi superado por Nielsen Bueno e depois por Rafael Jacheta, segundo e terceiro, respectivamente.
 Felippe Simões |
 Vitor Pariz |
Edsinho Refundini largou de ponta da
Nacional Pró, mas na quinta volta, Vitor Pariz, que vinha colado no líder, conseguiu a ultrapassagem, seguindo assim até a quadriculada. A moto de Refundini começou a perder rendimento, restando ao piloto segurar a segunda posição, sem poder atacar o líder. Enquanto isso Osmar Lopes mantinha a terceira posição até três voltas do final, quando foi superado por Felipe "Tuka", que havia largado mal e se recuperou durante a bateria. Outro que fez boa prova foi Juninho Cruz, depois de completar a primeira volta na décima quinta posição ele terminou a corrida em quinto.
Nielsen Bueno assumiu a liderança da
MX3 na terceira volta, ao ultrapassar Luis Gustavo Tassi. Com muita experiência e desenvoltura na pista pesada, Nielsen andou muito forte e venceu a bateria, mesmo correndo com uma DR-Z 400, modelo inadequado para a modalidade. Tassi foi o segundo colocado e Edmar "Sagui", que largou na terceira posição, a manteve até a bandeirada. Neto "Cabelinho", de Poços de Caldas (MG), foi o quarto colocado e Alexandre Bordignon o quinto.
Após três baterias, já com a pista em melhores condições, foram liberados os treinos das categorias
Infantil e
Penélope. Após algumas voltas de reconhecimento, os participantes alinharam para a largada. Larissa Daló assumiu a frente, com João Pedro Raimundo, da Infantil, logo atrás. Os dois disputaram a liderança geral da prova até a metade da bateria , quando João sofreu uma pequena queda, perdendo contato com a líder, que mostrando muita habilidade no barro, venceu de ponta a ponta. João chegou em terceiro no geral e venceu a infantil. Pela segunda colocação na Penélope cruzou Juliana Alcici, seguida de Fernanda Cavalheiro. Marina Del Poente foi a quarta e Brenda Gaspar a quinta.
 Nielsen Bueno |
 João Pedro Raimundo |
Uma fina chuva veio, porém nada que desanimasse os pilotos da
Nacional Força Livre. O terreno arenoso, absorvia bem a água e a bateria foi "acelerada" o tempo todo. Breno Augusto largou na frente, mas na segunda volta, Vitor Pariz já era o líder e, sem se intimidar com a chuva, deu um show na pista, andando muito forte e mandando belos saltos
que animaram o público. Ricardo Belli, o "Cokinho", correndo em casa, foi o segundo colocado, com Neto Passos, de Jacutinga (MG), em terceiro.
Na
Importada Força Livre, mais uma vez o que se viu foi um show de pilotagem de Nielsen Bueno. O mineiro não cometeu um erro sequer na pista molhada, e venceu novamente, desta vez de ponta a ponta. Rafael "Porva" vinha bem na segunda colocação, com uma boa vantagem sobre o segundo colocado, mas ao cair em uma curva perdeu muito tempo e duas posições, terminando a prova na quarta colocação. Briga boa passou a ocorrer entre Daniel Vergueiro e Rafael Jacheta, pelo segundo posto. Após algumas trocas de posição, Rafael ficou com a colocação, enquanto Clayton Grassi, que teve problemas em sua moto pouco antes da largada e correu com uma CRF 230, foi o quinto colocado.
 Larissa Daló |
 Pódio Importada Força Livre |
Apesar da chuva que começou na noite do dia anterior, a estrutura da Associação Pinhalense de Esporte a Motor (APEM), se mostrou muito eficiente. A pista de motocross que conta com drenos e tanques de contenção de água, esteve em perfeitas condições durante todo o dia do evento, proporcionando ao público e pilotos um verdadeiro show de motocross. A APEM possui agora pista de Veloterra e Motocross, totalmente irrigadas e conta com estrutura de trator, grade, lâmina e retro-escavadeira, além de restaurante e ampla área de box. Tudo isto para proporcionar treinos e provas de alto nível a quem se interessar.
A entidade funciona todos os finais de semana, com suas duas pistas e toda estrutura para receber pilotos e familiares. Mais informações pode ser obtidas com Betão, pelo telefone (19) 9128-0932. A equipe Asfaltozero agradeceu a todos os pilotos que participaram desta prova, a APEM e a Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal. Em breve a promotora pretende realizar outras provas de Motocross no local. Novidades e informações no
site da Asfaltozero.
Resultados