X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Arenafama

Clique e saiba mais

> Competição > Paulista de Motocross

3ª etapa - Rio Claro - SP
Publicado em: 10/06

Emoção e adrenalina nos limites em Rio Claro
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Largada MX1


A 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Motocross foi realizada nos dias 3 e 4 passados na pista do Centro Hípico do Sobradão, em Rio Claro. O grande e animado público que lotou as arquibancadas, incentivou as disputas dentro das pistas, torcendo de forma entusiasmada por seus pilotos favoritos. A pista do Sobradão em provas passadas apresentou um problema muito difícil de se resolver, a forte poeira, pois é uma pista muito extensa e com solo muito duro, o que dificulta bastante a manutenção.


Djalma Carvalho De Brito
Para prova deste ano a organização conseguiu resolver o problema colocando areia em toda extensão do circuito, além disso foi mudado o traçado, melhorando o nível técnico. A areia surtiu efeito, conteve a poeira e evitou a compactação do solo que também recebeu irrigação de forma correta e constante. O resultado foi o mesmo de Itupeva (2ª Etapa), uma pista em boas condições em todas as provas realizadas durante o fim de semana. Mais uma vez, no sábado pela manhã aconteceram as provas da 50cc A e 50cc B e à tarde o treino das categorias que correriam no domingo.

Os pequeninos da 50cc A foram os primeiros a largar. Ao cair o gate, Daniel Macieira e Mateus Mendonça dividiram a ponta, mas Mateus caiu e o início da bateria teve Daniel como líder. Djalma de Carvalho vinha logo atrás de Daniel, fez a ultrapassagem na quarta volta e não perdeu mais a posição, conquistando a sua primeira vitória. Daniel chegou em segundo, Gilberto de Sá em terceiro, Mateus Mendonça em quarto e Guilherme Torres em quinto lugar.


Stefany Serrão
Stefany Serrão e Tales Gontijo disputaram palmo a palmo a liderança da 50cc B. Tales não deu sossego para Stefany um segundo, e chegou a fazer a ultrapassagem, mas Stefany deu o troco e recebeu a bandeira quadriculada na frente. Gustavo Pessoa assumiu a terceira posição desde o início e não foi incomodado, terminando isolado nessa posição. O quarto e quinto colocados foram André Tadeu e Ricardo Jurca.

A tarde de sábado foi dedicada aos treinos livres e classificatórios, e no domingo, depois de um breve treino, a Over 34 foi a categoria que abriu a sequência de provas. Rogério Nogueira não precisou mais do que três voltas para assumir a liderança da bateria, depois de superar Luciano Manganaro. Rogério abriu grande vantagem durante a bateria e venceu com facilidade. Luciano Manganaro finalizou isolado na segunda posição. Guilherme Lima, que largou na ponta, pilotou rápido mas não foi constante o suficiente e perdeu posições, chegou a ocupar a quinta posição mas no final recebeu a bandeira quadriculada na terceira colocação. Ricardo Sebbe não fez uma boa largada, mas veio recuperando posições e conseguiu um espaço no pódio, terminando com a quarta posição. Em quinto chegou José Gazzetta Neto. 


Rogério Nogueira



Hector Assunção
Os pilotinhos da 65cc largaram logo em seguida. Hector Assunção acertou a mão, e nessa etapa, sem problemas com a moto, assumiu a liderança desde a primeira volta. Hector não tomou conhecimento de seus adversários e terminou a bateria com mais de cinquenta segundos de vantagem para o segundo colocado, o piloto Netinho. Gustavo Takahashi não largou bem, mas veio em bom ritmo e terminou com a terceira posição. Felipe de Simoni fez uma corrida irregular, caiu no início e também durante a prova, quando tentava se recuperar, chegou a ocupar a terceira posição mas recebeu a bandeira quadriculada no quarto posto. O quinto colocado foi o pequeno Kaio Cesar de Miranda, que contornou a primeira curva da prova na frente dos demais, mas não conseguiu manter a liderança. De qualquer forma, é a primeira temporada de Kaio na categoria, e a quinta colocação é um excelente resultado.

A briga pela Over 40 envolveu Eduado Pinheiro e Wilson Sato, e aconteceu na primeira metade da bateria. Sato pressionou Edu

Wilson Sato
nos primeiros dez minutos de prova, ultrapassou Edu e foi abrindo vantagem, terminando a bateria com tranqüilidade na frente. Douglas Pessoa e Marcos de Moraes fizeram a briga pela terceira posição e correram no mesmo ritmo durante toda a prova, mas Fabio Aleixo, que caiu logo no início e perdeu várias posições, veio se recuperando, fez a ultrapassagem sobre estes dois pilotos, assumindo assim a terceira colocação. Douglas ainda ocupava a quarta posição quando estava para receber a placa de duas voltas, caiu na mesa antes da chegada e perdeu várias posições. Com isso, a quinta colocação ficou com Sérgio Marreta. Resultado: Wilson Sato, Eduardo Pinheiro, Fabio Aleixo, Marco de Moraes e Sérgio Marreta.

As categorias Tornado A e B largaram juntas e Polaco, como de costume, largou bem e assumiu a ponta no início, mas foi perdendo gás durante a prova, e com isso caiu várias posições, finalizando fora dos cinco primeiros colocados. Chiquinho Velasco largou no pelotão intermediário mas foi pra cima de seus adversários, e ainda nas primeiras voltas já era o líder da prova. Chiquinho abriu boa vantagem, mas no decorrer da bateria Paulo

Chiquinho Velasco
Giovane diminuiu a diferença. Com duas voltas para o final Paulinho tentava encostar no líder, mas não teve tempo para tentar uma ultrapassagem. Fernandes “Pilo” Lemos acompanhou o ritmo de Paulinho mas também não teve chance para tentar uma ultrapassagem. Final geral: Chiquinho Velasco, Paulo Giovani, Fernandes Lemos, Luiz Carlos Vaz e Renato de Moraes. Confira o resultado separado da Tornado A e Tornado B na tabela abaixo.

No decorrer da bateria Intermediária, vários pilotos dividiram a primeira posição. Lucas Tamburus largou na ponta e enquanto liderou abriu boa vantagem, enquanto a segunda posição passa de Tiago Tsuji para Jarrier Belmonte, Tiago caiu e perdeu várias posições. Aos oito minutos de prova os cinco primeiros colocados corriam num ritmo forte e se distanciavam dos demais pilotos. 

Foi a vez de Jarrier errar e perder algumas posições. À partir da segunda metade da

Denis Hobert Schiavetti
prova Leandro Mattos era o líder e já tinha a companhia de Pedro Ramos. Pedrinho realizou a ultrapassagem e foi perseguido por Leandro durante todo o restante da bateria. No minutos finais da bateria Pedrinho cometeu um erro e Leandro passou, mas Pedrinho manteve a concentração e recuperou a posição. Final: Pedro Ramos, Leandro Mattos, William Salmaso, Gustavo Amaral e Chico Giannetti.

Thalles Villardi e Anderson Cidade mostraram equilíbrio na bateria da 85cc. Os dois primeiros manteram o mesmo ritmo durante toda a bateria, Anderson esteve sempre próximo de Thales, aguardando um erro do ponterio para assumir a liderança, mas esse erro não aconteceu. Thales escapou um pouco no final da bateria e venceu com cerca de cinco segundos de vantagem sobre Anderson. Pela terceira posição a história não foi muito diferente. Rafael de Simoni e Gustavo Amaral também estiveram próximos durante toda a bateria, chegaram a trocar posições no início, mas Rafael foi melhor e finalizou na terceira posição. Pedro Ramos teve que brigar com Dudu Lima para conseguir terminar na quinta posição, e depois de trocar posições com Dudu, Pedrinho assumiu definitivamente a posição, abrindo alguma vantagem. 


Pedrinho Ramos
Rogério Nogueira mostrou que continua ocupando um lugar na elite do motocross quando assumiu a liderança da MX2. Apesar de ser ultrapassado por Marcelo “Ratinho” Lima e Rafael Zenni, Rogério acompanhou o ritmo dos ponteiros. A briga pela liderança durou toda a bateria, Ratinho manteve a concentração, e mesmo com Zenni  bem próximo não deu espaço para a ultrapassagem e conseguiu mais uma bela vitória. Rogério pilotou forte durante toda a bateria, segurou os ataques de Rafael Helal na segunda metade da prova e só foi superado no finalzinho. Ramon Sacilotti vinha forte no início da bateria, mas teve um pneu furado e diminuiu ritmo, perdendo posições. Edson Bertos completou o pódio ocupando a quinta posição.

Os dois primeiros colocados da MX2 voltaram para a pista para participar da última bateria do dia, a MX1. Ratinho assumiu a ponta, mas alguns pilotos haviam queimado a largada, e a organização fez o cancelamento. Nova largada, dessa vez quem pulou na liderança foi Kristofer Florenzano, e nas voltas iniciais ele vem na liderança, seguido no mesmo ritmo por Roosevelt Assunção e Massoud Nassar Neto. Os três primeiros começam a abrir dos demais, Roosevelt pressiona Florenzano, faz a ultrapassagem e com caminho livre à sua frente começa a abrir vantagem, enquanto o público vibra com suas impressionantes “entortadas” na mesa de chegada. 


Marcello Ratinho Lima

Massoud mostra que não está satisfeito com a terceira posição e começa o ataque a Florenzano. Mais atrás vem Rafael Zenni, isolado na quarta posição, enquanto Ratinho se recupera de uma largada ruim e ocupa a sexta posição, logo atrás de Lucas de Moraes. Metade da bateria se passou e Roosevelt está tranquilo na ponta, Massoud troca posições com Florenzano até assumir definitivamente a segunda posição, e Ratinho assume o quinto posto.


Cristiano Lopes
A prova já estava definida para Roosevelt e Massoud, que haviam recebido a bandeira quadriculada, quando Florenzano e Zenni contornavam a última curva numa disputa que definiria o terceiro colocado. Os dois pilotos vinham lado a lado na reta de chegada quando aconteceu um forte acidente. “Espremido” Zenni saiu fora da pista. O piloto da Honda vinha acelerando forte, e por pouco não se chocou com o trailer da cronometragem. Zenni deixou a pista em cima de uma maca e Florenzano recebeu a quadriculada, mas acabou desclassificado pois ainda se envolveu em um briga com Rafael Helal e outras tantas pessoas, na frente do enorme público que assistia de perto toda a infeliz cena. Graças a Deus Zenni saiu do acidente “apenas” com fortes dores e arranhões, mas poderia ter sido bem pior.

É preciso que os pilotos se concientizem que o “profissional do motocross” dentro da pista não é uma pessoa comum, ele é um ídolo e serve de exemplo para os milhares de fãs que vão às corridas para torcer por ele, de modo que atitudes como a briga que aconteceu em frente as arquibancadas não podem acontecer de forma alguma! Com Zenni e Florenzano fora da corrida, Lucas de Moraes comemorou a terceira posição, Danilo Toríbio foi o quarto e João Henrique Guedes o quinto. Ratinho abandonou a bateria nos minutos finais.  Na classificação geral Roosevelt ultrapassou Massoud por apenas 1 ponto e lidera a pontuação. A ProX largou junto com a MX1, e os cinco melhores foram Cristiano Lopes, Ricardo Raspa, Ricardo Sebbe, Luciano Manganaro e José Gazzetta Neto. 



Roosevelt Assunção

Mesmo com o incidente da última bateria, podemos comemorar o sucesso dessa 3ª etapa do campeonato. Desde o público que animou a festa durante todo o domingo, torcendo e incentivando seus pilotos favoritos, passando pela organização que mais uma vez realizou um trabalho competente, e chegando aos verdadeiros donos da festa, os pilotos, que mostraram garra e belas disputas no final de semana, todos estão de parabéns. Esperamos que na 4ª etapa esse sucesso se repita, e que seja ainda melhor, mais bonito. 

O Campeonato Paulista de Motocross tem o patrocínio de Honda e Mobil com o apoio de Red Bull. A promoção é da Beilstrein Eventos e a supervisão da Federação Paulista de Motociclismo. 

Veja também a Galeria de Imagens da prova.

Resultados


MX1 *
1 8 Roosevelt De Freitas Assuncao Jr. Hon, Mobil, Circuit, Oakley, Did, Ngk, Pirelli, Pro Performance
2 6 Massoud Nassar Hon, Mobil, Did, Intramac, Zelao, Ngk, Ims, Scot
3 36 Lucas Moraes
4 145 Danilo Toribio
5 146 Joao Henrique Guedes Pereira Leite Respar, Jg Motorsport
6 158 Adriano Guarnieri Mrp Racing, City Posto, Kaerre, Brasil Racing, Mitas, Mrpro
7 51 Rafael Armelim
8 23 Mauricio Carvalho De Arruda Orbital, Vaz, Shift, Jps, Acad.Antares, Icat Ignicoes
9 7 Theo Trevisani
10 90 Alessandri Pereira Dias Mrp Racing
11 614 Joao Paulo Camargo Jp Motos
12 979 Guilherme Boaventura De Souza
Pro-x
1 32 Cristiano Vecchi Lopes
2 29 Ricardo Raspa
3 48 Ricardo Sebbe Shift, Raid, Emg
4 63 Luciano Manganaro Pruden Sport
5 191 Jose Gazetta Neto
6 912 Jeronimo Martins Jr.
Mx2
1 5 Marcello Ferreira Lima Vaz, Yamaha, Kaerre, Toyomatic, Motul, Zelao, Pro Circuit
2 1 Rafael Zenni Hon, Mobil, Did, Ngk, Pro Tork, Ims, Wv Racing, Real Sup., Alpinestar, CT2
3 97 Rafael Helal
4 212 Rogerio Nogueira Lopes Cruz
5 671 Edson Luiz Bertos D Motor, Wv, Tmm, Purina, Ting
6 738 Pedro Osvaldo Beagim Junior Jund Extintores, Motorani, Tobey
7 32 Cristiano Vecchi De Castro LopEs Bm Motos, Prensa Jundiai, Olimpus, Wv Racing
8 83 Uyran Carlos Faria Da Silva Troterra, Ultragrip, Circuit, W.o.t., Wacs, Stylos Metais, Mr Pro
9 512 Ramon Oliveira Sacilotti Ultragripe, Circuit
10 550 Andre Roberto Vannetti Veiga Wv Racing, Brightnet Works, Vanutti Veiculos E Motos
11 413 Gabriel Guimaraes De Almeida Ecologia Brasil Surf Shop-taubate
85
1 7 Thales Villardi Hon, Fox, Orbital, Mx Tec
2 10 Anderson Haupti Cidade Hon, Mobil, Pirelli, Did, Ngk, Exp.juacaba, Acerbis, Moto Shop
3 6 Raphael Rejes De Simoni Acerbis, Rexon, General
4 5 Gustavo Amaral Hon, Ultragrip, Carbox
5 13 Pedro Henrique Ramos Danny Car Veiculos, Apoio Fox Cti
6 8 Eduardo Ferreira Lima Vaz, Yamaha, Kr, Zelao, Pro Circuit
7 51 Kaique Arranz Polimeno X Racing
8 17 Rodrigo De Castro Rodrigues Kalu Motos epsolessencial Pharmax-treme Radical
9 47 Gabriel Ferreira Montenegro Fox, Asw-race Tech-motorex
10 23 Rodrigo Ranieri Plena Saude, Previna, Apaben
11 39 Luiggi Roggieri Colegio Objetivofrigeri ransmor
12 111 Gabriel Cespedes Martins Rugata Rolamentos
13 199 Derick Ribeiro Da Costa AlmeidA Rd2 Racing
14 54 Gabriel Zenni Wvzprims
15 188 Marlon Silva De Faria
Intermediaria
1 13 Pedro Henrique Ramos
2 811 Leandro Campolino Mattos Asw, Shift, Ktm, Kids Team
3 43 William Salmaso Skf Rolamentos, Mogogas Designs, Lm Preparacoes
4 146 Gustavo Amaral Hon, Ultragripe, Carbox
5 181 Francisco Giannetti Neto Paulo Motores, Fagi
6 323 Jarrier Belmonte Silva
7 169 Guilherme Piva Wv Racing, Ims, Zoom Motocenter
8 27 Andre Stocovich Motos Snobe, Agrabem, Duboy, Monaco
9 188 Gustavo Bonifacio Basilio
10 4 Bruno Francisco De Lima
11 711 Fabricio Schincariol Cervejaria Belco, Tracao Nordeste
12 26 Marcos Roberto Roza De MoraeS Pc Motos, N5 Ignition
13 191 Eduardo Malavasi New Softwear, Ramos Motos
14 55 Joao Carlos Nunes Moto Speed
15 917 Murilo Tomazelli Scisci Colegio Objetivo
Tornado A
1 9 Francisco Luiz Velasco RodriguEs Filho Clinic Pilatessemes Plasmoto ancho Motos
2 15 Paulo Giovani De Oliveira Skf, Picorodas, Sebilosk, Vip Munck, Triplex, Rr Veiculos
3 2 Fernandes Lemos Prensa Jundiaim Motosfrigeriimsmotoranipico Rodasagro NovA
4 11 Luis Carlos Vaz Moraes Junior Saron Motosellenco Participacoes
5 6 Renato De Moraes
6 25 Francisco Jose Marino
7 35 Amauri Correa
8 3 Willian Poiani Vicente Ferreira
9 4 Valmir Marcelino Targino
10 28 Marcos De Moraes
11 47 Paulo Rogerio Da Silva
12 17 Mauricio Alexandre Cavicchiolli Motos Nobi, Duboy Racing, 220v
13 13 Marcio Orlando Merigue
Tornado B
1 70 Denis Hobert Schiavetti Posto Fadel, Biofarma, Gatobil
2 55 Willian Salmaso Skf, Mogogas Designs, Lm Preparacoes
3 71 Helpio Nogueira Junior Auto Vidros Caninanavelasco Racing
4 94 Diego Da Silva Schaberle
5 99 Joao Henrique De Barros Moto Garra Consecionaria Hon
6 98 Ivan De Oliveira Mila Moto De Itatiba
7 63 Armando Henrique Campedelli Martensen Graxas Dinamicas, Ramos Motos
8 96 Francisco Dios Carril Jian Monnier, Paulo Motores, Casa Fernandes, Helal Moto Pecas
9 80 Pedro Tranchesi Decisao Brhasp
10 114 Eurides Wilson Morozini Neto Calu Motos, Moto Center, Curtume Aracatume, Color Mac
11 61 Tiago Assis Ramos Motos
12 57 Florindo Zatti Neto Essey Tec Mec, Timex, Posto 1000, Rcar
13 91 Waldir Jose Durce Junior Emporio Do Chopp, 2m Preparacoes
Over 40
1 80 Wilson Massaki Sato Tampinha, China In Box, Voz
2 400 Eduardo De Andrade Madeiras Pinheiro
3 85 Fabio Aleixo Dos Santos Directlink, Cm Racing
4 482 Marcos Ermirio De Morares
5 181 Sergio Marreta
6 111 Paulo Monteiro Sinisalo, Motorex, Cripaul Academia, Racetech, Iris
7 100 Douglas Branco De Souza Itamaraca, Big Rodas, Nova Par Parafusos
8 362 Roque Oribe Colman Crc
9 159 *marcos Esdras Evangelista H&m Motos, Revista Dirt Action
10 160 *celestino Flaire
11 418 Valter Dias Pinho
12 467 Eudair Tostao Da Silva
13 289 Sergio Luiz Maiochi
14 222 Denis Destri
15 377 Caled Orlando Aurafi
65
1 1 Hector Freitas Assuncao Asw, Pro Racing, Mika, Riffel
2 33 Francisco Araujo Neto Moto Shopping
3 97 Gustavo Vieira B.takahashi Asw, Shelter, Juninho Motos-colegio Senemby
4 7 Felipe Rejes De Simoni Acerbis, Rexon, General
5 43 Kaio Cesar Miranda Orbital Style, Ultragrip, Frigeri, Mitas, Oakley, Motorex
6 18 Luiz Henrique Noal Figueiredo Equipe Whoops
7 872 William Martins Aurafi Lojas 1000 Tintas
8 55 Gabriel Modolo Ranzani Daycokids Racing
9 39 Gabriel Francisco Pereira MarquEs Bmed, Plasfer
10 5 Lucas De Faria Pessoa Gomes Frigeri, Viacao Jundiaiense
11 67 Raul Faustino Center Motos, Raquel Blum, Strel Joint
12 77 Stefany Goncalves Serrao General Motos, Ktm
13 264 Matheus Brumana Grecov Lm Print Estamparia
14 42 Sabrina Bandeira Paiuta Andorra Kaw, Rm Motos, Bridgestone, Skatena, Aparas Diniz
15 65 Jansem Sasso Nogueira Wv, Zoom Academia, Sm Racing
Over 34
1 212 Rogerio Nogueira
2 63 Luciano Manganaro Pruden Sport
3 144 Guilherme Cury De Cardoso LimA Motoaction, Twinxy, Honda
4 48 Ricardo Sebbe Emg Suspension, Raid Lubrificantes
5 191 Jose Gazzetta Neto Duboy Racing, Fitex Fios Texteis, Double X
6 29 Ricardo Raspa
7 90 Alessandri Pereira Dias Mrp Racing
8 58 Marco Antonio Paz
9 110 Fernando Longuim Tideras, New Qualiti, Nadiggi
10 80 Wilson Massaki Sato
11 205 Joao Carlos Nunes
12 102 Ricardo Sato
13 133 *levi Tesch Supermecados Schwambach, All Jarreau Jeans, Asw, Fox
14 120 Carlos Alberto Vasconcelos
50cc A
1 18 Djalma Carvalho De Brito
2 98 Daniel Fernandes Macieira Filho General Motos , Orbital
3 88 Gilberto De Sa Cavalcanti Filho So Goma Alimentos
4 97 Mateus Douglas Mendonca
5 33 Guilherme Torres Da Costa
6 77 *carlos Tavares Evangelista H&m Motos, Revista Dirc Action
7 278 Dennis Martins Aurafi
8 23 Renato Costa Mattos Paz
9 20 Raul Rodrigues Salmazo
50 B
1 7 Stefany Goncalves Serrao General Motos, Ktm
2 2 Tales Gontijo
3 3 Gustavo Pessoa De Souza Itamaraca Rodas, Asw, Pneus Gt, Lem
4 111 *andre Pascoal Da Silva
5 99 Ricardo Tadeu Jurca
6 50 Lucas Gomes Dos Santos
7 34 Juan Italo Moraes
8 27 Joao Pedro Zaina
9 70 Douglas Soares Bueno Cas Controle, Automacao E Sistema Ltda
10 80 Gabriel Noal Oliva
11 89 Lucas Cardoso


* Segundo o site da FPM existe um recurso em julgamento no resultado da categoria MX1. 



Curso MotoX
JPS Racing

© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet