X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Hard Enduro - Red Bull Romaniacs - Romênia
Publicado em: 05/07/2010
Clique e saiba mais

Neozelandês Chris Birch conquista primeira vitória no mais difícil Hard Enduro do Mundo
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Predrag Vuckovic / Red Bull


A chuva dificultou ainda mais a vida dos 165 pilotos inscritos na edição 2010 da prova


Para um dos favoritos, Taddy Blazusiak, a prova foi curta. O polonês abandonou no segundo dia, após uma queda
Foto: Mihai Stetcu / Red Bull Photofiles
O idealizador do Red Bull Romaniacs, Martin Freinademetz, caprichou na edição 2010 da prova, acrescentando ao percurso novas subidas intermináveis, descidas de arregalar os olhos, seções de pedras e muitas trilhas dentro das fechadas florestas romenas. Considerado o mais
pesado entre os Hard Enduros do mundo, os cinco dias do Romaniacs deste ano tiveram um tempero extra, as fortes chuvas que caíram por quase todo o evento, tornando a vida dos participantes ainda mais complicada, e os mesmos consideraram esta edição a mais difícil de todos os tempos. 

Veja também: Os vídeos do Red Bull Romaniacs 2010

Já no primeiro dia, durante o legendário Prólogo Urbano, Chris Birch mostrou que não se contentaria com mais um segundo lugar - posição que ocupou em 2009 - , vencendo o evento em frente de milhares de espectadores que enfrentaram a chuva para presenciar um espetáculo de pilotagem e também de quedas constantes, devido aos escorregadios obstáculos artificiais. Graham Jarvis levou sua Sherco à segundo colocação, seguido pelo tetra campeão do Erzberg, Taddy Blazusiak. 

No dia seguinte, durante a primeira etapa nas trilhas, a rodada foi descrita pelos pilotos como um "show de horrores". Para se ter uma ideia das dificuldades do terreno enlameado, o campeão do ano passado, Andreas Lettenbichler, foi o terceiro colocado, cruzando a linha de chegada duas horas depois do vencedor, o inglês Graham Jarvis. Chris Birch foi o segundo, bem perto do líder deste primeiro estágio, que teve apenas 30% dos pilotos da classe Pró conseguindo alcançar o final dentro do tempo limite. 


Chris Birch cruza a linha de chegada conquistando sua primeira vitória no Romaniacs


Descidas extremamente íngremes e escorregadias foram uma constante durante a prova
Para um dos favoritos desta 7ª edição,  especialista neste tipo de prova, Taddy Blazusiak, a prova foi curta, abandonando logo no segundo dia. "Primeiro me perdi já no começo da etapa. Depois, quando reencontrei o caminho, vinha forte tentando recuperar a desvantagem, quando a frente de minha moto escorregou e machuquei meu ombro novamente. Tentei continuar, mas a dor era muito forte e tive de abandonar o Red Bull Romaniacs em minha primeira participação", comentou o desapontado polonês.

As condições climáticas mudaram drasticamente no terceiro dia da competição, com tempo seco e sol, os 165 pilotos restantes encontraram temperaturas mais agradáveis durante quase toda a etapa. Jarvis abriu o dia, seguido por Birch e Lettenbichler, mas, como no ano passado, ele encontrou problemas de super aquecimento, tendo que parar várias vezes durante o percurso. Esta era a motivação a mais que Birch precisava para assumir a ponta, mas sua liderança não durou muito. Depois de cruzar vários rios, Birch começou a enfrentar problemas, sendo obrigado a trocar a vela de sua moto, perdendo tempo precioso.

Neste meio tempo, Lettenbichler passou e assumiu a ponta. "Depois que passei Chris, pude encontrar um ritmo perfeito e me manter veloz até a linha de chegada. Tive alguns problemas de navegação na floresta, mas no geral estou muito satisfeito com meu desempenho", comentou o alemão, que com o resultado assumiu a segunda colocação geral, 50 minutos atrás de Birch. 


Vencedor de 2009, o alemão Andreas Lettenbichler foi o terceiro colocado, mesmo sofrendo com as dores de algumas costelas quebradas em uma queda no segundo dia


Terceiro dia foi o único relativamente seco e sem chuva em 2010
A chuva voltou a cair no quarto estagio da competição, se tornando um fator determinante no desempenho e resultados dos pilotos. Dos 21 participantes da classe Pró, apenas 11 alinharam para o penúltimo dia da competição que já é muito difícil no seco. Com chuva e lama, até mesmo a elite da categoria foi levada ao limite. A chuva incessante obrigou a organização a cancelar um dos trechos mais famosos da competição, o "Long Walk Up", afinal, os competidores ainda encontrariam muitos desafios cruéis pela frente.

Mesmo com os problemas do dia anterior, Jarvis mostrou mais uma vez que era o nome a ser batido nesta edição do Romaniacs, finalizando o estágio com 30 minutos de vantagem sobre os demais. O líder Chris Birch, mais uma vez perdeu tempo por problemas elétricos. "Uso as KTMs há seis anos, o que dá aproximadamente 5.000 horas de pilotagem e nunca tive um problema elétrico. Pena ter perdido tanto tempo nesta etapa, por um simples problema", lamentou o neozelandês, que finalizou o dia uma hora atrás do vencedor da etapa, mas mesmo assim ainda manteve a liderança geral.

Paul Bolton (KTM) e Andreas Lettenbichler (BMW), demonstraram neste estágio o espírito do Extreme Enduro. Mesmo competindo um contra o outro, há momentos que não se pode transpor os obstáculos sozinhos e os dois se juntaram como uma equipe, para com a ajuda mútua, terem um melhor desempenho. Na linha de chegada, apenas 4 segundos separaram Bolton, o segundo colocado, de Lettenbichler, que com mais uma excelente performance, reduziu ainda mais sua desvantagem para o líder. 


Com as fortes chuvas que caíram por quase todo o evento, alguns trechos se tornaram impossíveis de transpôr sem ajuda externa


Nesta edição, os rios foram uma constante durante o percurso
A etapa final do Red Bull Romaniacs 2010 ofereceu mais uma vez, emoção desde seu início. Graham Jarvis acelerou tudo que pôde nestes últimos 126 km da competição, na tentativa de descontar a diferença que o separava da liderança. Junto com ele, vinham Lettenbichler e Bolton, ambos ainda com chances de vitória, mas, Chris Birch teve um dia perfeito, não deixando os três oponentes se aproximarem. 

O líder da classificação começou o dia com 23 minutos de vantagem sobre Jarvis, mas não se acomodou e andou forte, aumentando em mais seis minutos a diferença no tempo acumulado. O talentoso piloto de 29 anos de idade, demonstrou toda sua técnica em provas de Hard Enduro e era só sorrisos na linha de chegada, depois de conquistar sua primeira vitória na competição: "Considerando todos os problemas que tive nestes dias, imaginava que nem conseguiria terminar a prova, estou realmente muito feliz", declarou o simpático neozelandês.

Graham Jarvis conseguiu um heróico segundo lugar, depois de enfrentar problemas mecânicos no terceiro dia da competição. Perdendo muitas posições, seguiu sua filosofia, de "nunca desistir", e se recuperou nos dias seguintes, finalizando a apenas 29 minutos do vencedor. O mesmo pode se dizer do terceiro colocado, Andreas Lettenbichler, que trazendo a vitória na edição 2009 da competição, não perdeu a motivação mesmo depois de uma forte queda na segunda rodada, aguentando as fortes dores de algumas costelas quebradas, para alcançar o pódio. 


Os obstáculos artificiais, pesadelo dos pilotos no Prólogo Urbano

Esses fatos provaram mais uma vez a determinação dos competidores em terminar esta que é considerada a mais dura prova dentre os Hard Enduros do mundo, com cinco intermináveis dias de competição. Menos da metade dos pilotos conseguiu chegar até o fim, até mesmo na classe Pró onde apenas 10, dos 21 que largaram no primeiro dia, receberam a bandeirada final na mais difícil edição já realizada do Red Bull Romaniacs. 


Assista aos vídeos do evento na MotoX TV


Resultados - Classe Pró:

1. Chris Birch (NZL), KTM, 28:17:31 hs
2. Graham Jarvis (GBR), Sherco, 28:46:12
3. Andreas Lettenbichler (GER), BMW, 29:18:29
4. Paul Bolton (GBR), KTM, 29:52:12
5. Jade Gutzeit (RSA), KTM, 30:21:32
6. Lionel Seydoux (SUI), KTM, 33:21:58
7. Gerhard Forster (GER), BMW, 35:47:18
8. Darryl Curtis (RSA), KTM, 40:06:41
9. Emanuel Gyenes (ROM), KTM, 42:10:59
10. Erich Brandauer (AUT), Husaberg, 42:36:54






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet