X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

5ª etapa - Mundial de Enduro - Puchov - Eslováquia
Publicado em: 21/06/2010
Clique e saiba mais

Chuva e lama marcaram a quinta rodada da competição, trazendo surpresas nos resultados
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Jonty Edmunds


Johnny Aubert


Cristobal Guerrero
Foto: Team O. Pons Yamaha
Já está virando tradição e parece que a Eslováquia é sinônimo de chuva, toda a vez que uma etapa do Mundial de Enduro passa pelo país, as dificuldades da prova são ampliadas pelas condições climáticas. Apesar da competição se encerrar no seco, muitas surpresas aconteceram nesta etapa, principalmente no Extreme Teste e no Enduro Teste, com seu percurso quase todo gramado e muito escorregadio.

Outra surpresa foi a participação de Cristobal Guerrero, que depois de ser desclassificado da etapa passada, na Polônia, onde foi anunciado que não participaria mais do Mundial na classe E1, o piloto espanhol da Yamaha não só alinhou para a largada, como também se redimiu, vencendo o primeiro dia. Conquistando seu primeiro triunfo na temporada 2010, Guerrero nem figurava entre os favoritos, já que as condições encharcadas do terreno não eram sua especialidade, mas sendo um dos poucos pilotos que não perderam tempo nas poças de lama do Enduro Teste, conseguiu superar os favoritos. 



Antoine Meo
Foto: Husqvarna Racing


Eero Remes
Já Eero Remes, que liderou boa parte da prova de sábado, parecia estar no caminho de repetir a vitória da etapa passada. Entretanto, no final do dia o finlandês perdeu tempo e finalizou em terceiro, superado por Guerrero e também por seu companheiro de equipe, Johnny Aubert, que parece ter recuperado a velha forma. O azar rondou também o líder da categoria, Antoine Meo, que sofreu uma queda no Enduro Teste, danificando sua embreagem. Perdendo mais de um minuto com o incidente, o francês não conseguiu ir além de um decepcionante quarto lugar.

Na manhã de domingo, a chuva continuou caindo dificultando ainda mais a vida dos pilotos, já exaustos do dia anterior. Uma das vítimas foi o herói de sábado, Cristobal Guerrero, que se viu forçado a abandonar a prova, depois de deslocar o ombro em uma queda no Enduro Teste. Antoine Meo teve mais uma etapa difícil, com muitas quedas e problemas mecânicos, mas mesmo assim conseguiu uma excelente terceira colocação, vencendo a disputa domestica com seu companheiro de Husqvarna, Matti Seistola. 



Mika Ahola
Foto: Honda Racing Europe


Ivan Cervantes
Com um bom desempenho durante a manhã, Eero Remes garantiu a segunda posição, atrás apenas de Johnny Aubert, que definitivamente provou estar de volta à sua melhor performance. Com um desempenho muito bom nestas condições técnicas do percurso, o francês reencontrou o caminho da vitória. Prova disto foi a margem de 36 segundos sobre o segundo colocado, além do melhor tempo de prova entre todas as categorias.

Na E2, o estilo de pilotagem de Mika Ahola, mostrava o quanto estava liso o percurso. "Temos que tentar andar o mais suave possível, distribuindo o peso sobre a motocicleta para encontrar a melhor aderência", declarou o finlandês. E sua técnica deu resultado, com a vitória na primeira rodada eslovaca, se mantendo à frente do segundo colocado, o francês Rodrig Thain, desde o início do dia. Mesmo assim, a diferença foi apertada, com apenas 8,4 segundos, o que deixou Thain feliz, já que teve um início de temporada difícil. 



Thomas Oldrati


David Knight
Para Ivan Cervantes, o outro candidato ao título da categoria, o dia não foi nada bom. Vítima de um erro durante o Enduro Teste, onde se chocou com uma árvore, o espanhol finalizou em quarto e ainda viu seu companheiro de KTM, Thomas Oldrati, chegar em terceiro. A categoria contou ainda com a participação especial do campeão japonês de Enduro, Koikeda Takeshi, também a bordo de uma KTM.

Thomas Oldrati mostrou que o resultado do dia anterior não foi apenas sorte, se tornando no destaque de domingo, com sua primeira vitória nas classes profissionais. Campeão da categoria Junior em 2008, o italiano deu à seu país a tão aguardada conquista na temporada. "Foi um dia magnífica para mim. Tentei atacar desde o início para conseguir alcançar este resultado e deu certo", declarou o feliz vencedor.

Quase dezoito segundos atrás, vieram Ahola e Cervantes, na segunda e terceira colocações, respectivamente. Frustrado pelas condições de muita lama, que não é sua especialidade, o espanhol deixou Ahola escapar um pouco mais na liderança da tabela, agora com 21 pontos à frente. O incidente mais tragicômico da rodada envolveu o francês Pierre Alexandre Renet. Um espectador do Enduro Teste, que chegou ao circuito de motocicleta, deixou cair seu capacete que rolou para a trilha e acertou em cheio o freio dianteiro da KTM de Renet. Com o disco avariado, conseguiu ainda finalizar em quarto. 


Christophe Nambotin
Foto: Divulgação EWC


Simone Albergoni
Mais previsível das categorias, com o domínio de David Knight e Christophe Nambotin, a E3 quebrou esta regra no primeiro dia em Puchov. A lama tornou tudo mais emocionante e dos quatro candidatos à vitória, Nambotin disparou na frente depois dos dois primeiros estágios. Vencedor deste mesmo percurso no ano passado, o piloto Gas Gas não tem outra opção a não ser vencer as próximas provas, para retomar a liderança da categoria e impressionou com uma liderança de 42,55 segundos sobre Knight que fechou o sábado em segundo.

Para o tipo de terreno pesado como nesta etapa, as motos de quatro tempos, usada por Knight, levam desvantagem pois com o acúmulo de lama, sofrem com o peso extra em relação as 2 tempos, como a Gas Gas de Nambotin, que são mais leves. Sébastien Guillaume provou que sua lesão na mão já é coisa do passado, completando o pódio do primeiro dia na E3.

Inconformado com a derrota na primeira rodada eslovaca, David Knight parece ter encontrado um melhor acerto no domingo, conquistando uma esmagadora vitória, com mais de 52 segundos de vantagem sobre Guillaume. Por sua vez, para conquistar a segunda colocação, o francês teve de brigar muito com Simone Albergoni, que acabou ficando em terceiro. Mais uma vítima do Enduro Teste, Nambotin enfrentou problemas em sua motocicleta, depois de um choque com uma árvore. Amargando a quarta colocação, viu suas chances de brigar pelo título, ficarem ainda mais difíceis.

Resultados:

E1 - sábado
1. Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha
2. Johnny Aubert, França, KTM
3. Eero Remes, Finlândia, KTM
4. Antoine Meo, França, Husqvarna
5. Julien Gauthier, França, Honda

E1 - domingo
1. Johnny Aubert, França, KTM
2. Eero Remes, Finlândia, KTM
3. Antoine Meo, França, Husqvarna
4. Matti Seistola, Finlândia, Husqvarna
5. Julien Gautier, França, Honda

Classificação E1 - após 5 etapas
1. Antoine Meo, França, Husqvarna, 228
2. Eero Remes, Finlândia, KTM, 186
3. Johnny Aubert, França, KTM, 178
4. Nicolas Deparrois, França, Kawasaki, 151
5. Matti Seistola, Finlândia, Husqvarna, 150

E2 - sábado
1. Mika Ahola, Finlândia, Honda
2. Rodrig Thain, França, TM
3. Thomas Oldrati, Itália, KTM
4. Ivan Cervantes, Espanha, KTM
5. Fabien Planet, França, Sherco

E2 - domingo
1. Thomas Oldrati, Itália, KTM
2. Mika Ahola, Finlândia, Honda
3. Ivan Cervantes, Espanha, KTM
4. Pierre Alexandre Renet, França, KTM
5. Joakim Ljunggren, Suécia, Husaberg

Classificação E2 - após 5 etapas
1. Mika Ahola, Finlândia, Honda, 241
2. Ivan Cervantes, Espanha, KTM, 220
3. Thomas Oldrati, Itália, KTM, 187
4. Pierre Alexandre, Renet, França, KTM, 169
5. Joakim Ljunggren, Suécia, Husaberg, 145

E3 - sábado
1. Christophe Nambotin, França, Gas Gas
2. David Knight, Inglaterra, KTM
3. Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
4. Bartosz Oblucki, Polônia, Husqvarna
5. Simone Albergoni, Itália, KTM

E3 - domingo
1. David Knight, Inglaterra, KTM
2. Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
3. Simone Albergoni, Itália, KTM
4. Christophe Nambotin, França, Gas Gas
5. Marcus Kehr, Alemanha, KTM

Classificação E3 - após 5 etapas
1 David Knight, Inglaterra, KTM, 234
2. Christophe Nambotin, França, Gas Gas, 204
3. Simone Albergoni, Itália, KTM, 200
4. Sébastien Guillaume, França, Husqvarna, 176
5. Marcus Kehr, Alemanha, KTM, 151
16. Felipe Zanol, Brasil, Gas Gas, 33






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet