X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

4ª etapa - Mundial de Enduro - Kwidzyn - Polônia
Publicado em: 15/06/2010
Clique e saiba mais

Etapa consolidou lideranças nas classes E1 e E3. Ahola e Cervantes mantém a briga na E2
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Jonty Edmunds / KTM


Polônia recebeu a 4ª etapa do Mundial de Enduro FIM


Simone Albergoni
A quarta rodada do Mundial de Enduro FIM aconteceu na cidade polonesa de Kwidzyn, durante os dias 12 e 13 de junho. A competição começou com um exigente primeiro dia, onde os competidores passaram quase uma hora e meia do tempo total de prova enfrentando difíceis especiais em terreno arenoso. Entre elas, um longo Cross Teste de alta velocidade com enormes obstáculos e duração de aproximadamente 10 minutos. Esta especial tirou da prova o até então segundo colocado na classificação da classe E3, Christophe Nambotin, quando a corrente de trasmissão da sua moto saiu da coroa e se embolou toda na carcaça do motor, impedindo seu retorno à corrida.

Com o francês da Gas Gas fora, David Knight liderou a esquadra laranja da KTM, que ocupou os três degraus do pódio de sábado da E3. O líder do campeonato ditou o ritmo durante todo o dia, sempre seguido de perto por Simone Albergoni, que garantiu a segunda posição, 20 segundos atrás do inglês. Em terceiro Marcus Kehr, do time Farioli KTM, conquistou seu melhor resultado na temporada, apenas dois centésimos à frente de Sébastien Guillaume, que por sua vez, teve um início de prova desastroso, perdendo 53 segundos no primeiro estágio. 


David Knight


Christophe Nambotin
Foto: Divulgação Gas Gas Team
No dia seguinte algumas posições se inverteram, a começar por Knight que, com boa vantagem na tabela, já pode começar a se poupar administrando seus pontos no campeonato, o que ele fez no domingo. Numa tocada tranquila, o inglês andou o suficiente para terminar em terceiro, 20 segundos atrás de seu companheiro Albergoni. A vitória ficou com Nambotin que, prejudicado com o abandono do dia anterior, agora precisa vencer as próximas etapas para se manter na briga pelo título.

Focado no Brasileiro de Enduro FIM onde lidera, o mineiro Felipe Zanol preferiu adiar sua participação no Mundial em virtude de uma lesão no pulso que ainda não está totalmente curada. "Não estou totalmente recuperado, ainda sinto algumas dores e optei por não disputar a etapa. Correr uma prova do mundial e não estar bem fisicamente é muito complicado, então prefiro recuperar e voltar ao mundial somente quando estiver bem novamente", explicou o piloto que deve retornar para as duas últimas etapas, em setembro. Mesmo ausente da prova polonesa, o brasileiro mantém a 16ª colocação da E3, 15 pontos à frente do dinamarquês Mark Risse.

A briga continua acirrada na E2, mas Mika Ahola conseguiu importantes pontos com a dupla vitória na Polônia, em cima de Ivan Cervantes. Mesmo em um tipo de terreno onde o espanhol da KTM é especialista, Ahola conseguiu se impor na guerra de nervos travada entre os dois candidatos ao título, finalizando quase 13 segundos à frente de Cervantes. Pela terceira colocação do dia, o que se viu foi a repetição da disputa na etapa italiana, três semanas atrás, entre Thomas Oldrati e Pierre Alexandre Renet, que enfrentou problemas pela manhã, mas numa excelente recuperação, superou o italiano na volta final, assegurando a terceira posição. 


Ivan Cervantes


Thomas Oldrati
O domingo foi marcado por problemas com vários pilotos de ponta da categoria. Fabien Planet abandonou com falhas mecânicas, enquanto Rodrig Thain não conseguia impor sua melhor performance, enfrentando problemas de suspensão e finalizando apenas em sexto. A disputa entre Oldrati e Renet voltou a se repetir pela terceira posição e desta vez o italiano levou a melhor, com uma vantagem apertada de apenas 72 centésimos sobre Renet.

Lá na frente, Cervantes estava disposto a dar o troco e numa tocada forte, liderou por quase todo o dia. Ciente disto, Ahola também apertou o ritmo, torcendo por uma falha do espanhol e foi exatamente o que aconteceu. Cervantes cometeu um erro e, mesmo perdendo pouco tempo, foi o suficiente para a vitória escapar de suas mãos a favor do finlandês, por menos de um segundo de diferença. Ahola agora possui uma vantagem de 12 pontos na classificação da E2, o que não quer dizer muita coisa nesta que é a mais equilibrada categoria da temporada.



Mika Ahola
Foto: Divulgação Honda Racing Europe


Johnny Aubert
"Foi mais uma prova tensa que deu um sabor especial à conquista. O segundo dia não foi tão bom quanto o primeiro, mas tentei por pressão sobre o Ivan o tempo todo e finalmente o superei no finalzinho. Consegui um pouco mais de vantagem na classificação e espero conseguir o mesmo na próxima etapa", comentou Ahola após a prova. 

A sensação da rodada inicial polonesa veio da E1, onde Eero Remes conquistou sua primeira vitória no Mundial. Favorecido pela sua vasta experiência no Motocross, o finlandês venceu com facilidade num dia onde as estrelas das etapas anteriores estiveram apagadas. Antoine Meo não parecia nada feliz ao final da prova. O líder da tabela fez um atípico quarto lugar, depois de receber uma penalização de um minuto. Em contrapartida, seu companheiro de Husqvarna, Matti Seistola, conseguiu seu melhor resultado, finalizando em segundo. Já Johnny Aubert, mesmo demonstrando uma sensível melhora dos problemas de labirintite que o tiraram da etapa passada, parece não estar ainda em sua melhor forma, finalizando em terceiro. 


Antoine Meo
Foto: Divulgação Husqvarna Racing


Matti Seistola
Foto: Divulgação Husqvarna Racing
O dia ainda foi marcado pela desclassificação do espanhol Cristobal Guerrero, pois as medições de sua Yamaha não estavam compatíveis com as feitas na vistoria antes do início da prova. Mais tarde descobriu-se que o piloto havia trocado de motocicleta e, no dia seguinte, o espanhol pagou um alto preço por infringir o regulamento, sendo banido da categoria E1. Para Antoine Meo o domingo era dia de revanche, recuperando a concentração depois dos erros e a penalização do dia anterior, o francês retomou sua espetacular pilotagem, conquistando uma sólida vitória.

"Ontem cometi alguns erros de principiante, estava um pouco nervoso. Mas hoje quis a revanche e ataquei do primeiro ao último estágio. Estou feliz porque nunca andei tão rápido assim, sem cometer nenhum erro. Estamos no meio do campeonato e o trabalho mais difícil já passou. Quando estava disputando com Johnny, me concentrei muito. Aqui tive de fazer o mesmo com Eero Remes que pilotou muito bem", declarou o líder da categoria, Antoine Meo.

Mesmo estando atrás, o vencedor de sábado não fraquejou e com uma excelente regularidade, Remes demonstrou toda sua experiência no terreno arenoso para assegurar a segunda posição. Assim como Seistola, Remes também é formado na escola do motocross e vinha bem perto de seu conterrâneo, até abandonar no finalzinho da prova. Aubert fechou o dia com mais um terceiro lugar, tentando manter o foco no campeonato enquanto se recupera fisicamente. 


Eero Remes

Resultados

E1 - sábado
1. Eero Remes, Finlândia, KTM
2. Matti Seistola, Finlândia, Husqvarna
3. Johnny Aubert, França, KTM
4. Antoine Meo, França, .Husqvarna
5. Nicolas Deparrois, França, Kawasaki

E1 - domingo
1 Antoine Meo, França, Husqvarna
2. Eero Remes, Finlândia, KTM
3. Johnny Aubert, França, KTM
4. Maurizio Micheluz, Itália, TM
5. Nicolas Deparrois, França, Kawasaki

Classificação E1 - após 4 etapas
1 Antoine Meo, França, Husqvarna, 190
2. Eero Remes, Finlândia, KTM, 144
3. Johnny Aubert, França, KTM, 131
4. Nicolas Deparrois, França, Kawasaki, 126
5. Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha, 118

E2 - sábado
1. Mika Ahola, Finlândia, Honda
2. Ivan Cervantes, Espanha, KTM
3. Pierre Alexandre Renet, França, KTM
4. Thomas Oldrati, Itália, KTM
5. Joakim Ljunggren, Suécia, Husaberg

E2 - domingo
1. Mika Ahola, Finlândia, Honda
2. Ivan Cervantes, Espanha, KTM
3. Thomas Oldrati, Itália, KTM
4. Pierre Alexandre Renet, França, KTM
5. Hans Vogels, Holanda, Husaberg

Classificação E2 - após 4 etapas
1 Mika Ahola, Finlândia, Honda, 194
2. Ivan Cervantes, Espanha, KTM, 182
3. Thomas Oldrati, Itália, KTM 142
4. Pierre Alexandre Renet, França, KTM, 137
5. Joakim Ljunggren, Suécia, Husaberg, 116

E3 - sábado
1. David Knight, Inglaterra, KTM
2. Simone Albergoni, Itália, KTM
3. Marcus Kehr, Alemanha, KTM
4. Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
5. Bartosz Oblucki, Polônia, Husqvarna

E3 - domingo
1. Christophe Nambotin, França, Gas Gas
2. Simone Albergoni, Itália, KTM
3. David Knight, Inglaterra, KTM
4. Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
5. Marcus Kehr, Alemanha, KTM

Classificação E3 - após 4 etapas
1. David Knight, Inglaterra, KTM, 187
2. Simone Albergoni, Itália, KTM, 164
3. Christophe Nambotin, França, Gas Gas, 161
4. Sébastien Guillaume, França, Husqvarna, 134
5. Marcus Kehr, Alemanha, KTM, 121






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet