X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Hard Enduro - The Erzbergrodeo - Áustria
Publicado em: 11/06/2010
Clique e saiba mais

Taddy Blazusiak conquista quarta vitória consecutiva no evento
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes 


Vista geral da largada da 16ª edição do Erzbergrodeo
Foto: GEPA Pictures


O alemão Andreas Lettenbichler foi o segundo colocado, depois de se recuperar de um mal início de prova
Foto: Samo Vidic
Mais de quinhentos pilotos de vários países e continentes, juntos com os 30.000 espectadores do evento, transformaram a 16ª edição do Erzbergrodeo, na Áustria, na maior já realizada em sua história. Em 2010, apenas dois fatos se repetiram neste que é um dos mais difíceis Hard Enduros do mundo: 
- Poucos pilotos conseguiram completar os percurso dentro do limite de 4 horas.
- O vencedor, Taddy Blazusiak. 

Encabeçando os dezesseis participantes que finalizaram a prova dentro do tempo permitido, Taddy Blazusiak, um dos maiores especialistas neste tipo de prova, conquistou sua quarta vitória consecutiva em Erzberg.

O piloto KTM teve muito trabalho para escrever mais uma vez seu nome na história da prova. Após garantir o segundo lugar no prologo, fato que lhe
deu uma posição na primeira fila da tradicional largada em linha, o polonês acabou cometendo alguns pequenos erros e foi ultrapassado por vários oponentes no início da competição.

Passado este início turbulento, o campeão pôs em prática toda a sua habilidade para assumir a ponta em definitivo, ainda na metade da corrida. Com passagens impecáveis nos famosos e dificílimos "Carl´s Diner" e "Dynamite", considerados intransponíveis por muitos pilotos experientes, Taddy fechou seu quarto triunfo em 1 hora, 45 minutos e 43 segundos, com quase 11 minutos de vantagem sobre o segundo colocado, Andreas Lettenbichler. 


O vencedor Taddy Blazusiak é observado pela grande público que acompanhou a prova e viu o plonês conquistar seu quarto título consecutivo
Foto: Jonty Edmunds


A partir da esquerda: Lettenbichler (2º), Blazusiak (1º) e Lampkin (3º)
Foto: Flo Hagena
"Nem passava pela minha cabeça vencer aqui quatro vezes. O "Carl´s Diner" foi fisicamente mais difícil do que qualquer coisa que já havia experimentado antes. Depois de passá-lo, consegui controlar a vantagem que tinha e conservar minhas energias para chegar ao final", declarou Taddy Blazusiak.

Assim como o vencedor, o alemão Lettenbichler, não teve um bom início de prova com sua BMW, mas foi se recuperando aos poucos, para alcançar a segunda posição da prova, também por volta de sua metade. Sabendo que não teria mais chances de alcançar Blazusiak, o segundo colocado tratou de segurar seu ritmo para garantir a posição e a diferença de 6 minutos à frente do 12 vezes campeão mundial de Trial, Dougie Lampkin, que fechou o pódio na terceira colocação. 


Especialista neste tipo de terreno, o multi-campeão mundial de Trial, Dougie Lampkin foi o terceiro colocado
Foto: Philip Platzer


Foto: GEPA Pictures
"Me compliquei bastante no início, que foi realmente difícil para mim. Os pilotos que estavam na frente estavam muito rápidos, mas tive de ser cauteloso no começo. Depois disto, pude acelerar o máximo possível. Fiz minha corrida tentando errar o mínimo possível. Para mim, a prova foi mais difícil que no ano passado, pois contou com novas trilhas. A segunda parte do percurso foi dura, como em todo ano. Mesmo se tivesse tido um início melhor, não haveria como vencer, Taddy foi incrivelmente rápido. Estou mais do que feliz com a segunda colocação. Pilotei bem e minha moto esteve ótima, me diverti muito", comentou Lettenbichler após a prova.

Entre os 16 classificados, alguns estreantes em Erzberg surpreenderam, chegando à frente de muitos veteranos. O norte-americano Kurt Caselli finalizou na oitava posição em sua estreia, assim como o piloto de Trial japonês, Taichi Tanaka que largou apenas na 226ª posição e superou mais de duzentos pilotos para finalizar numa brilhante 13ª colocação.

Resultado
Classificação Final
1. Taddy Blazusiak, Polônia, KTM
2. Andreas Lettenbichler, Alemanha, BMW
3. Dougie Lampkin, Inglaterra, Beta
4. Paul Bolton, Inglaterra, KTM
5. Ben Hemingway, Inglaterra, KTM
6. Cory Graffunder, Canadá, Husqvarna
7. Jade Gutzeir, África do Sul, Yamaha
8. Kurt Caselli, EUA, KTM
9. Gerhard Forster, Alemanha, BMW
10. Darryl Curtis, África do Sul, KTM
11. Andrew Cripps, Inglaterra, Kawasaki
12. Lee Simpson, Inglaterra, Gas Gas
13. Taichi Tanaka, Japão, KTM
14. Piero Sembenini, Itália, Gas Gas
15. Andrew Reeves, Irlanda, KTM
16. Michael Vukcevic, Bélgica, Sherco






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet