X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Enduro do Ouro ao Diamante - Minas Gerais
Publicado em: 02/06/2010
Clique e saiba mais

Trechos da época da exploração fizeram parte do roteiro vencido por Rodrigo Pedrosa
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Fred Mancini 


Etapa do Mineiro de Regularidade foi recheada de montanhas e história


Dário Júlio
O Enduro do Ouro ao Diamante, válido como 7ª e 8ª etapas do Campeonato Mineiro de Enduro de Regularidade, aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de maio, com largada na cidade de Catas Altas e chegada em Conceição do Mato Dentro. Além do cenário belíssimo com muitas serras, cachoeiras e matas, a região possui diferentes tipos de piso e relevo, permitindo uma grande variedade de condições em uma mesma prova, passando por trechos de três serras: a do Caraça, a Serra do Cipó e do Espinhaço.

Outra característica deste enduro, é que em todas as edições os organizadores montam roteiros que privilegiem trilhas e antigos caminhos, relacionados com a história de Minas Gerais e da exploração do ouro e do diamante. Para esta edição foi utilizado um trecho da Estrada Real e suas diversas ramificações, que há mais de 300 anos serviram para escoar as riquezas minerais do Estado. Idealizado pelos integrantes do Trail Clube de Minas Gerais (TCMG), um dos mais tradicionais moto clubes do país, o evento chega a sua sexta edição já consolidado, despontando como uma prévia do Enduro da Independência e uma das mais técnicas etapas do estadual. 



Rodrigo Pedrosa


Henrique Ribeiro
A competição teve início numa fria manhã de sábado (29/5), com largada automática na praça da igreja matriz. O primeiro trecho a ser percorrido possuía 70 km, em direção à cidade de Bom Jesus do Amparo, local do primeiro neutro. Em seguida os pilotos se dirigiam a Itambé do Mato Dentro e Morro do Pilar, onde acontecerem os dois outros neutros do dia. Após percorrerem 190 quilômetros de muita trilha e cerca de sete horas após a largada, os primeiros desbravadores começaram a chegar a Conceição do Mato Dentro, onde puderam recuperar as energias para a segunda etapa da competição, no domingo.

Já no dia seguinte, os pilotos a enfrentaram mais 115 quilômetros com um neutro na cidade de Tabuleiro (onde está localizada a terceira mais alta cachoeira do país) e outro na cidade de Ouro Fino, de onde os competidores retornavam a Conceição do Mato Dentro. O percurso do segundo dia foi formado por trilhas técnicas com muitas pedras, o que exigiu dos pilotos muito preparo físico e atenção redobrada para andar forte e ao mesmo tempo preservar o equipamento. 



As pedras foram constantes durante todo o percurso...


... que contou também com belos cenários
O resultado foi divulgado por volta das três da tarde, seguido pela entrega de troféus. A soma dos resultados dos dois dias de provas definiu os campeões. Na Máster, Rodrigo Pedrosa, conseguiu a vitória com um segundo lugar no sábado e o primeiro no domingo. O piloto Dário Júlio, atual campeão mineiro, também venceu o primeiro dia, mas uma queda no dia seguinte o fez perder tempo, finalizando em segundo. Como o critério de desempate leva em conta o resultado de domingo, ele ficou com a segunda colocação geral da categoria. Na disputa pelo terceiro lugar, também foi utilizado o desempate e quem ficou com a posição foi Gianino Coscarelli, seguido por Álvaro Almeida em quarto e Noé de Oliveira Junior em quinto.

Mais um empate no resultado da Sênior e o campeão da categoria foi Breno Costa, seguido por Rodrigo Oliveira. O terceiro, quarto e quintos lugares, ficaram respectivamente com Bernardo Paiva, Marcos Resende e Lucas Barbosa. O piloto Noé de Oliveira superou Hugo Morato, na disputa da Over 40, com a vitória no sábado e um terceiro lugar no domingo. Em terceiro lugar ficou o piloto Edson Maciel, seguido por Maurício Brandão e Cléber Sacramento. José Fernandes foi o mais regular na Over 50 e conseguiu a vitória. Atrás dele, Amilar Rodrigues, Ricardo Luchese, Fausio José da Silva e Roberto Schmitt. O vencedor da categoria Júnior foi Waldir Matias que somou um primeiro e um segundo lugares. Completando o pódio vieram Leandro Figueiredo em segundo, João Lopes em terceiro, Ronald Santi em quarto e Cláudio Teixeira em quinto. 


Trilhas técnicas e o frio marcaram a prova

A categoria Feminina não contou com a presença das pilotos Sabrina Katana e Ana Cristina Miranda. Sem as principais concorrentes, Cristiane Torres ficou com o título da prova. Participando de competições a cerca de três anos, Cristiane diz que começou no esporte quando se cansou de ver o marido viajando para os Enduros. Hoje, os dois disputam a categoria de duplas pela copa TCMG e seus dois filhos correm o campeonato mineiro de Motocross nas categorias 65cc e 50cc. Uma verdadeira família off road. Na Novatos, foi preciso utilizar mais uma vez o critério de desempate para definir o campeão. Henrique Ribeiro de Castro, que venceu no domingo, conquistou o primeiro lugar. Na segunda colocação ficou Ronaldo de Souza, com Acácio Cordeiro em terceiro, Marcus Vinícius Rivel em quarto e Aílton Xavier em quinto.

Segundo Juliano Martins, vice-presidente do TCMG, um enduro como o Ouro ao Diamante, por ser disputado em linha, entre cidades diferentes, exige uma logística maior e representa um custo mais elevado para o organizador. Juliano destaca que sua equipe contou com quase 50 pessoas, além de duas duplas formadas por um médico e um paramédico, que percorreram de moto, todo o evento. Uma UTI móvel que se deslocava entre os neutros e um resgate 4x4 para cobrir os trechos mais difíceis.

Além disto, o TCMG distribuiu 100 camisas para os primeiros inscritos, medalhas para todos os participantes e fez uma ação social entregando dois computadores para as escolas da região, além de distribuir quase duas toneladas de roupas para a população carente. Ainda segundo Juliano, a dificuldade maior para realizar um evento deste porte está na necessidade de conciliar trabalho e família, com o tempo gasto para o levantamento do percurso, a conferência da planilha e a realização da prova. Mas segundo ele a dedicação de todos os envolvidos é recompensada com o sucesso da etapa e o reconhecimento dos pilotos.

Resultados

Máster
1º - Rodrigo Pedrosa Amaral
2º - Dario Júlio
3º - Gian Gianino Coscarelli
4º - Álvaro Amarante Almeida
5º - Noé de Oliveira Junior

Sênior
1º - Breno Rezende Martins
2º - Rodrigo Barbosa de Oliveira
3º - Bernardo Paiva Junqueira
4º - Marcos Antônio Resende
5º - Lucas Barbosa Nunes

Over 40
1º - Noé de Oliveira
2º - Hugo Morato
3º - Edson de Castro Maciel
4º - Maurício Paiva Brandão
5º - Cléber Esteves Sacramento

Over 50
1º - José Antônio Fernandes
2º - Amilar José Rodrigues
3º - Ricardo Luchese
4º - Fausio José da Silva
5º - Robert Schmitt

Junior
1º - Waldir Matias
2º - Leandro Rodrigues Figueiredo
3º - João Marcel de Oliveira Lopes
4º - Ronald Santi Filho
5º - Cláudio Roberto Teixeira Ribei

Feminina
1º - Cristiane Torres

Novatos
1º - Henrique Ribeiro de Castro
2º - Ronaldo de Souza Gouvea Junior
3º - Acácio Cordeiro de Morais
4º - Marcus Vinicius da Silva Rivel
5º - Ailton de Oliveira Xavier






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet