X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

3ª etapa - Mundial de Enduro - Lovere - Itália
Publicado em: 25/05/2010
Clique e saiba mais

Zanol sofre duas quedas e não completa a etapa
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Jonty Edmunds 


O fanático público italiano acompanha a prova de perto
Foto: Divulgação EWC


Eero Remes
Conhecida como a "Monte Carlo do Enduro", a etapa italiana é a mais tradicional prova no calendário do Campeonato Mundial de Enduro. Em sua 41ª edição, a cidade de Lovere, na montanhosa região da Lombardia, recebeu a terceira etapa da competição inovando mais uma vez com a estreia da categoria Feminina, vencida pela francesa Dufrene Blandine, que herdou a ponta, depois da penalização de 4 minutos sofrida pela campeã mundial de Trial, Laia Sanz, que foi a mais rápida entre as onze participantes.

Infelizmente para nós brasileiros, as notícias não são animadoras. O azar rondou o fim de semana de nosso representante, Felipe Zanol, que acabou perdendo algumas posições na classificação geral de sua categoria, a E3. Mas os problemas não aconteceram apenas com o piloto mineiro, os pilotos KTM, que até então vinham dominando a competição, tiveram uma etapa difícil, com apenas uma vitória no domingo. O maior prejudicado foi sem dúvida, o multi campeão Johnny Aubert, que abandonou a prova de sábado e nem chegou a largar no dia seguinte. 


Antoine Meo
Foto: Divulgação EWC


Mika Ahola
Foto: Divulgação EWC
A prova italiana seria a oportunidade para Johnny Aubert retomar a liderança da classe E1, depois de ficar à sombra de Antoine Meo nas duas primeiras etapas. Entretanto, o francês da KTM, enfrentou problemas físicos que acabaram com sua prova. Sofrendo de distúrbios na visão, tremores e fortes dores de cabeça, Aubert se viu forçado a abandonar o primeiro dia de provas, depois de três voltas no circuito, deixando o caminho livre para seu conterrâneo Meo.

A probabilidade de um título nesta categoria para a KTM parece se distanciar, uma vez que a Husqvarna se consolida cada vez mais na liderança, mas Antoine Meo é cauteloso sobre este assunto. "O caminho para o título ainda é longo e não estou imune à problemas como este que Johnny teve hoje. Quando soube que ele abandonou a prova, me concentrei na classificação geral. Estou feliz com a vitória", declarou o vencedor do primeiro dia da E1. Eero Remes, outro piloto da marca austríaca que ficou mais longe na briga pelo título após abandonar a etapa da Espanha, conseguiu a segunda colocação da categoria, à frente do espanhol Cristobal Guerrero, que enfrentou muita dificuldade com as pedras do Cross Teste. 


Ivan Cervantes


Simone Albergoni
Pouco antes da largada para o segundo dia de competição, Johnny Aubert recebeu dos médicos, um veredicto desfavorável. Vetado para continuar na prova, ele teve ainda a recomendação de três semanas de repouso para se recuperar. Na próxima semana o piloto passará por exames mais detalhados, já que algumas semanas atrás passou pelos mesmos problemas, durante etapa do campeonato francês.

Mesmo assim o líder da E1 não está sem oponentes. Na ausência de seu rival mais direto
Meo enfrentou Eero Remes, companheiro de equipe de Aubert, que se encarregou de manter a pressão sobre ele, que cometeu vários pequenos erros no início do domingo. Retomando a concentração, o francês venceu novamente, repetindo o pódio do dia anterior, com Remes em segundo e Guerrero em terceiro.

A categoria E2 contou com o retorno de Rodrig Thain, que depois de protagonizar uma incrível queda na abertura do campeonato, ficou de fora da segunda etapa, se recuperando de uma lesão. Mas o representante da marca italiana TM, pareceu não estar ainda totalmente recuperado, e finalizou a prova de sábado na quinta colocação. Por outro lado Thomas Oldrati se mostrou bastante motivado andando em casa, mas mesmo assim sua vontade não foi suficiente para chegar a frente da nova sensação da categoria, Pierre Renet. A cada etapa o campeão de Motocross na classe MX3, e novato no Mundial de Enduro, vem subindo na classificação da categoria. Nesta etapa conquistou a terceira posição. 


Christophe Nambotin
Foto: Divulgação Gas Gas


Teste de concentração antes da largada na prova italiana
Foto: Divulgação EWC
A briga das duas primeiras etapas continua. Desta vez Mika Ahola conseguiu ser o mais rápido, completando o primeiro dia com 27 segundos de vantagem sobre Ivan Cervantes. Mas nada estava garantido, como declarou o próprio Ahola, "Foi um dia perfeito, mas o Ivan tem o hábito de vencer o segundo dia, então tudo estará em jogo amanhã".

Como previsto pelo finlandês, Cervantes partiu com tudo no segundo dia, mas depois de um dia inteiro de suspense, Ahola conseguiu resistir aos ataques do espanhol, quebrando a escrita e vencendo por uma diferença inacreditável de apenas 17 centésimos de segundo. Pela terceira posição, a briga também se repetiu, com Oldrati levando vantagem durante quase todo o tempo, até que nos dois últimos estágios Renet reagiu, conquistando o pódio novamente.

Depois de enfrentar problemas com uma mão quebrada no início da temporada, Sébastien Guillaume retornou à E3 apresentando um alto nível. O francês da Husqvarna liderou por quase toda a prova, até cometer um erro no Enduro Teste, caindo para a segunda posição e abrindo caminho para seu compatriota, Christophe Nambotin, levar sua Gas Gas à vitória. David Knight sofreu seu segundo revés na temporada, finalizando na terceira posição, seguido por Simone Albergoni, que bem que tentou brindar seus fãs com um pódio, mas a etapa não foi generosa com os pilotos da casa. 


David Knight


Felipe Zanol não teve um bom fim de semana durante a etapa italiana
Foto: Divulgação Gas Gas
No domingo a E3 se mostrou a categoria mais rápida do dia e na briga com Knight, Nambotin acabou cometendo alguns erros que o prejudicaram no final. O britânico levou sua KTM a única vitória da marca no fim de semana, quase 10 segundos à frente de Nambotin, enquanto finalmente Albergoni conseguia a terceira colocação e o único pódio de um piloto italiano do fim de semana.

Para Felipe Zanol, pode se dizer que este foi um fim de semana para se esquecer. Após uma forte queda na especial noturna do prólogo de sexta-feira, seu desempenho ficou prejudicado durante a prova de sábado, finalizando apenas na 16ª colocação. "Estava bem confiante para corrida, mas acabei caindo na sexta a noite e no sábado não fiz uma boa corrida, mesmo assim finalizei em 16º lugar bem próximo dos adversários a minha frente. Acho que faltou confiança e concentração para atacar com mais força nas especiais. Preciso aumentar ainda mais a carga de treinos para voltar a fazer melhores resultados", declarou o mineiro.

O piloto da equipe Gas Gas Racing Team acabou desistindo do último dia de corrida, após sofrer uma nova queda no deslocamento final, entre o Extreme Teste e o Enduro Teste. "Entrei na última volta do percurso e de repente a frente da moto saiu. Coloquei a mão ao chão e senti um pouco o pulso. Não finalizei a corrida e fui logo ao médico para dar uma olhada, mas graças a Deus não foi nada grave. Não me senti bem durante o dia e estava longe do resultado que posso alcançar. Apesar da corrida não ter grandes dificuldades, me senti cansado durante o dia e acho que o tombo foi por isso. Não sei se foi o calor ou o desgaste da viagem, mas preciso rever isso para não voltar a acontecer nas próximas etapas", afirmou. Zanol, que ocupava a 13ª colocação antes da Itália, acabou caindo para o 16ª lugar com 33 pontos conquistados. 

Resultados
Resultados de sábado - E1
1. Antoine Meo, França, Husqvarna
2. Eero Remes, Finlândia, KTM
3. Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha
4. Matti Seistola, Finlândia, Husqvarna
5. Maurizio Micheluz, Itália, TM
Resultados de domingo - E1
1. Antoine Meo, França, Husqvarna
2. Eero Remes, Finlândia, KTM
3. Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha
4. Matti Seistola, Finlândia, Husqvarna
5. Nicholas Deparrois, França, Kawasaki
Classificação do Campeonato - E1
1. Antoine Meo, 147
2. Cristobal Guerrero, 118
3. Eero Remes, 97
4. Matti Seistola, 95
5. Nicolas Deparrois, 94
Resultados de sábado - E2
1. Mika Ahola, Finlândia, Honda
2. Ivan Cervantes, Espanha, KTM
3. Pierre Renet, França, KTM
4. Thomas Oldrati, Itália, KTM
5. Rodrig Thain, França, TM
Resultados de domingo - E2
1. Mika Ahola, Finlândia, Honda
2. Ivan Cervantes, Espanha, KTM
3. Pierre Renet, França, KTM
4. Thomas Oldrati, Itália, KTM
5. Rodrig Thain, França, TM
Classificação do Campeonato - E2
1. Mika Ahola, 144
2. Ivan Cervantes, 138
3. Thomas Oldrati, 104
4. Pierre Renet, 94
5. Joakim Ljunggren, 86
Resultados de sábado - E3
1. Christophe Nambotin, França, Gas Gas
2. Sebastien Guillaume, França, Husqvarna
3. David Knight, Inglaterra, KTM
4. Simone Albergoni, Itália KTM
5. Alessandro Botturi, Itália, Husaberg
Resultados de domingo - E3
1. David Knight, Inglaterra, KTM
2. Christophe Nambotin, França, Gas Gas
3. Simone Albergoni, Itália, KTM
4. Oriol Mena, Espanha, Husaberg
5. Sebastien Guillaume, França, Husqvarna
Classificação do Campeonato - E3
1. David Knight, 142
2. Christophe Nambotin, 136
3. Simone Albergoni, 120
4. Sebastien Guillaume, 98
5. Alessandro Botturi, 86






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet