X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Paulista

1ª etapa - Circuito Paulista de Motocross - Tarumã - SP
Publicado em: 12/05/2010
Clique e saiba mais

Federação Paulista de Motociclismo retoma Estadual de Motocross após três anos
Redação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Luiz C. Garcia - Foto Aérea: Piloto GE


Tarumã sediou abertura do Circuito Paulista de Motocross organizado pela FPM


Eliseu Machado
Há três anos sem promover uma competição de motocross, a Federação Paulista de Motociclismo voltou a atuar na modalidade, nos dias 8 e 9 de maio, com a abertura do Circuito Paulista de Motocross, na cidade de Tarumã. A competição, que já foi uma das mais fortes e mais prestigiadas do país, conta neste retorno com apoio do Governo Federal, através do Ministério dos Esportes. Seis etapas estão programadas para esta temporada e a próxima está agendada para São Sebastião, no litoral paulista, em 12 e 13 de junho, seguindo depois para Jarinu, Pindamonhangaba e Ribeirão Preto. Apenas a etapa final, programada para o mês de outubro, ainda terá sua sede definida.

Nesta abertura de campeonato foi preparada uma boa estrutura de arquibancada e área VIP, semelhante a do Campeonato Brasileiro de Motocross, com um bom público acompanhando o evento mesmo com o dia nublado. As atividades começaram no sábado com uma clínica de pilotagem voltada aos pilotos amadores inscritos no evento, além dos treinos livres. A data escolhida, com a comemoração do dia das mães e a realização de outras competições regionais no mesmo dia, não contribuiu para atrair competidores. Além disso a distância elevada para a capital foi outro fator para que poucos pilotos participassem do evento. 


Ismael Costa


Vagner Lachi
A pista de 1200 metros, de traçado travado, foi montada dentro do recinto da festa de peão boiadeiro dentro da cidade, fator que facilitou bastante o acesso do público ao local. Como Tarumã fica próxima a divisa com o Paraná, o evento atraiu bons pilotos do estado vizinho e foram justamente eles que dominaram as principais categorias da competição paulista. Willian Guimarães e Vagner Lachi, pilotos que hoje destacam-se na categoria MX3 do Campeonato Brasileiro de Motocross, determinaram o ritmo nas classes MX Gold, MX2 e MX3. Entre as motos nacionais Ismael Costa, jovem piloto de Assis que também vem despontando em grandes competições, foi o nome principal.

A primeira bateria reuniu as categorias Nacional A, para motos até 230cc, Nacional B, acima de 230cc e Intermediária. A vitória na Intermediária ficou com Eliseu Machado, seguido por Valter Muller em segundo. Para a Nacional A e a Nacional B o vencedor foi o mesmo. Apesar da pouca idade Ismael Costa se aproveitou de sua experiência em provas com motos nacionais, para vencer de ponta a ponta, mesmo com Felipe Valverde tentando uma aproximação. Valverde ficou com a segunda posição da corrida e da classe Nacional A. Rony Gouveia ficou na terceira posição da categoria Nacional A e segundo na Nacional B. Vitor Pariz assumiu a quarta posição da prova e Fábio Luiz ficou em quinto. 


Willian Guimarães


Monique Camargo
Logo em seguida, foi realizada a prova para as categorias MX2 e MX3. Na classificação geral da bateria, a vitória ficou com Willian Guimarães que abriu uma boa vantagem durante a prova em relação a Vagner Lachi. Com os paranaenses abrindo vantagem na frente a disputa da bateria ficou pela terceira posição entre Alessandri Dias, Bruno Trindade e Tiago Santos, que após ultrapassar Trindade, partiu para cima de Alessandri, o Lê da MRP Racing, mas mesmo insistindo muito, não conseguiu alcançar a terceira colocação. 

No resultado por categorias, a vitória da MX2 ficou com Vagner Lachi, Tiago Santos ficou com a segunda posição e Bruno Trindade em terceiro. Pela quarta colocação, após algumas trocas na posição, João Paulo Monteiro finalizou à frente de Felipe Valverde.

Na MX3, a vitória foi de Willian Guimarães e Vagner Lachi repetiu uma boa colocação, ficando em segundo. Alessandri Dias terminou em terceiro, com Franco Fraccaroli na quarta colocação deixando Aílton Alves em quinto. 


Felipe Camacho


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 218 Fotos!
Felipe Camacho dominou a bateria que reuniu as categorias 85cc e 65cc. Com isto, a conquista da 85cc ficou para Felipe, com Igor Morales em segundo. Monique Camargo terminou em terceiro na classificação da bateria, garantindo a vitória na 65cc, seguida por Renan Santos, que segue para a segunda etapa do campeonato com a segunda posição na classificação geral.

A última bateria do dia foi a MX Gold. Novamente Willian Guimarães dominou, largou na ponta e durante a prova foi abrindo distância dos demais competidores. Vagner Lachi, mesmo assumindo a segunda posição ainda na primeira volta, não conseguiu diminuir a distancia em relação ao líder. Pelo terceiro lugar, Tiago Santos teve muito trabalho para segurar as investidas de Ismael Costa, mas conseguiu ficar a frente, assegurando a posição. Felipe Valverde andou sempre próximo a esta briga, mas sem conseguir encostar para um ataque mais efetivo, finalizou em quinto. 


Bom público acompanhou as provas

Mais informações sobre o Circuito Paulista de Motocross, assim como classificação, datas e inscrições, poderão ser obtidas no site oficial da Federação Paulista de Motociclismo.

Resultados
P. Nacional A Voltas Equipe
1 127 Ismael Da Costa Rojas 22 Freire Motos/Nutralim/Conti Beer/Grupo Tcm/Aero Mo
2 89 Felipe Valverde 22 Yamaha Valgreen/Bicunidos Da Odonto
3 46 Rony Peterson Gouveia 22 Shape Company, Mersul Malhas, Usso Motors
4 4 Vitor Pariz 21 Ms Motos
5 95 Fabio Luiz 20 Estância (95)
6 717 Leandro Barbosa 20 -
7 123 Matheus Santos Almeida 20 Aero Motos Assis
8 90 Eliseu Muller Machado 20 -
9 7 Caio Augusto Zanoni Souza 19 Aero Motos/Mecanica Paulistão
10 21 Vagao 19 -
P. Nacional B Voltas Equipe
1 127 Ismael Da Costa Rojas 22 Freire Motos/Nutralim/Conti Beer/Grupo Tcm/Aero Mo
2 46 Rony Peterson Gouveia 22 Shape Company, Mersul Malhas, Usso Motors
P. Intermediaria Voltas Equipe
1 90 Eliseu Muller Machado 20 -
2 78 Valter Leonardo Muller 18 -
P. 85cc Voltas Equipe
1 11 Felipe Henrique Camacho De Souza 12 Alpinia Veiculos/Breno Preparações
2 167 Igor Alves Morales 12 Baterias Houte .gvs Sport.melc
P. 65cc Voltas Equipe
1 136 Monique Kathlen Soares De Camargo 12 Lansofnet/Big Mercado/Dudu Auto Peças/Stok Motos/F
2 5 Renan Goto Dos Santos 10 Baterias Houte, Melc, Gvs Sport
P. MX2 Voltas Equipe
1 19 Vagner Lachi 18 Freeway/Ims/Belparts/Enzosusp/Dash
2 321 Tiago Garcia Santos 18 Garcia Moto Center
3 38 Bruno Cardoso Trindade 17 Casa Da Construçao
4 372 Joao Paulo Segantin Monteiro 17 grandeletro.com.br
5 89 Felipe Valverde 17 Yamaha Valgreen/Bicunidos Da Odonto
P. MX3 Voltas Equipe
1 31 Willian Aparecido Alves Guimaraes 18 Pro Tork Promotos Valvoline Plastivisa Dash
2 19 Vagner Lachi 18 Freeway/Ims/Belparts/Enzosusp/Dash
3 62 Alessandri Pereira Dias 18 Mrp Racing/Asw/Slin Graficos
4 421 Franco Fraccaroli 16 -
5 500 Josias Benasse Grijota 16 Box.500 Motopeças
6 72 Ailton Avelino Alves 16 Breno Preparações / Visecar /crossnaveia.com.
P. MX Gold Voltas Equipe
1 31 Willian Aparecido Alves Guimaraes 23 Pro Tork Promotos Valvoline Plastivisa Dash
2 19 Vagner Lachi 23 Freeway/Ims/Belparts/Enzosusp/Dash
3 321 Tiago Garcia Santos 23 Garcia Moto Center
4 127 Ismael Da Costa Rojas 23 Freire Motos/Nutralim/Conti Beer/Grupo Tcm/Aero Mo
5 89 Felipe Valverde 22 Yamaha Valgreen/Bicunidos Da Odonto
6 38 Bruno Cardoso Trindade 22 Casa Da Construçao
7 500 Josias Benassi 20 -






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet