X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

2ª etapa - Mundial de Enduro - Fafe - Portugal
Publicado em: 20/04/2010
Clique e saiba mais

Briga segue quente entre Ivan Cervantes e Mika Ahola na E2. Correndo "em casa" Zanol sobe na classificação
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: D. Agrati


Johnny Aubert


Antoine Meo
Foto: Divulgação / enduro-abc.com
Apesar da distância relativamente curta entre a Espanha - onde foi realizada a abertura do Mundial de Enduro no fim de semana anterior - e Portugal, palco da segunda etapa nos dias 17 e 18 de abril, os pilotos que optaram por seguir de avião, tiveram sérios problemas com os cancelamentos dos vôos em função da nuvem de cinza do vulcão em atividade na Islândia. Alguns dos participantes acabaram chegando em cima da hora e ainda se depararam com um clima instável, alternando sol e chuva, tornando ainda mais difícil o percurso formado em grande parte por pedras bastante lisas. Algumas subidas muito técnicas tiveram que ser desviadas ou até mesmo canceladas, para evitar grandes atrasos aos pilotos que vinham encontrando muita dificuldade.

Numa prova que exigiu superação e muita resistência física, o francês Antoine Meo demonstrou estar totalmente recuperado da lesão no joelho sofrida na Espanha. Acompanhando de perto o líder, seu conterrâneo Johnny Aubert, o piloto Husqvarna terminou o último teste cronometrado da classe E1 com cinco segundos de desvantagem, mas ainda restava o Cross Teste. Foi aí que Meo deu o "bote", invertendo as posições e conseguindo encerrar vitorioso o primeiro dia, quase quatro segundos à frente de Aubert. O piloto espanhol da Yamaha, Cristobal Guerrero, repetiu o resultado e o bom desempenho da semana anterior, com mais uma terceira colocação. 


Mika Ahola
Foto: Honda Racing Europe


Ivan Cervantes
No dia seguinte Aubert veio disposta a dar o troco logo no início da prova, andando muito forte já nas primeira especiais, mas uma queda no Enduro Teste o fez perder muito tempo tentando religar sua motocicleta. Conseguindo abrir quase 25 segundos na frente, restou a Meo apenas administrar sua pilotagem para vencer novamente, assumindo a liderança isolada do campeonato na E1. Aubert acabou tendo de se contentar com a segunda posição e ainda se preocupar com seu companheiro de KTM, Eero Remes, que vinha forte na terceira colocação com um tempo muito próximo.

Assim como na primeira etapa da competição, Rodrig Thain vinha figurando entre os líderes da E2 até a última volta, mas novamente sofreu uma forte queda, sendo forçado a abandonar. Sem a pressão de Thain e beneficiado por um mau desempenho de Ivan Cervantes, o finlandês Mika Ahola pôs em prática toda sua experiência para vencer as pedras e a lama, finalizando o dia na primeira colocação. Cervantes conseguiu ainda o segundo posto, à frente de Juha Salminen, que beneficiado pelo bom desempenho da BMW em terrenos técnicos e não muito rápidos, garantiu a terceira colocação. 


David Knight


Christophe Nambotin
Foto: Divulgação / enduro-abc.com
Não foi só para os pilotos da classe E1 que a prova de domingo foi estranha, para os protagonistas da E2 aconteceu o mesmo. Ahola iniciou na liderança e abriu quase trinta segundos dos demais no Extreme Teste, mas seu inferno começou nas fortes subidas da parte montanhosa do percurso. Perdendo muito tempo, o vencedor do primeiro dia acabou amargando a segunda posição e ainda viu a vitória de seu principal oponente. Sem adversários ameaçando sua liderança, Cervantes fez uma prova evitando os erros que os concorrentes cometeram e, mesmo ainda empatado com Ahola na pontuação, pelo critério de desempate o espanhol se mantém líder da categoria. O também piloto KTM, Thomas Oldrati, conquistou seu primeiro pódio na E2, conseguindo superar Salminen que foi o quarto.

A julgar pelo desempenho de David Knight na etapa espanhola, tudo indicava que ele continuaria vencendo sem muitos problemas na categoria E3, mas o piloto francês Christophe Nambotin, representante da Gas Gas, demonstrou que pode competir com o britânico. Nambotin superou Knight no Enduro Teste, conseguindo uma vitória apertada com menos do três segundos à frente. Os dois foram acompanhados por Simone Albergoni, que veio em terceiro, bem próximo aos líderes. 


Simone Albergoni


Felipe Zanol
Foto: Idário Araújo
A briga entre Knight e Nambotin se estendeu ao dia seguinte e desta vez, o britânico levou a melhor. Assumindo a liderança desde o começo, Knight segurou a pressão do francês, mantendo alguns segundos de vantagem. Com os tempos tão apertados, quem errasse estaria fora do degrau mais alto do pódio e foi o que aconteceu com Nambotin. Um simples e pequeno erro, além de lhe tirar a vitória, o derrubou para a terceira colocação, já que Albergoni vinha muito regular durante todo o dia e não teve dificuldades em assumir o segundo posto. Com mais uma vitória, Knight agora se isola na ponta da tabela, assumindo a posição de favorito na classe E3.

Até o fechamento desta matéria, ainda não tínhamos muitos detalhes sobre a prova do brasileiro Felipe Zanol, mas o piloto mineiro segue se adaptando à nova categoria e ao modelo Gas Gas, que tem configurações diferentes da moto que usa aqui no Brasil. Correndo "em casa", depois de duas temporadas muito bem sucedidas em Portugal, já apresentou uma significativa melhora nos resultados em relação à abertura do Mundial, finalizando em 13º a etapa ele subiu três posições na classificação em relação a abertura do campeonato (Clique aqui e saiba mais sobre a participação de Felipe Zanol nesta etapa). 

Vídeo




Resultados:

Categoria E1

Sábado
1. Antoine Meo, França, Husqvarna
2. Johnny Aubert, França, KTM
3. Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha
4. Eero Remes, Finlândia, KTM
5. Julien Gauthier, França, Honda

Domingo
1. Antoine Meo, França, Husqvarna
2. Johnny Aubert, França, KTM
3. Eero Remes, Finlândia, KTM
4. Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha
5. Julien Gauthier, França, Honda

Classificação após duas etapas
1. Antoine Meo, França, KTM, 97
2. Johnny Aubert, França, KTM 91
3. Cristobal Guerrero, Espanha, 78
4. Nicholas Deparrois, França 63
5. Julien Gauthier, França, Honda, 62

Categoria E2

Sábado
1. Mika Ahola. Finlândia, Honda
2. Ivan Cervantes, Espanha, KTM
3. Juha Salminen, Finlândia, BMW
4. Pierre-Alexandre Renet, França, KTM
5. Thomas Oldrati, Itália, KTM

Domingo
1. Ivan Cervantes, Espanha, KTM
2. Mika Ahola. Finlândia, Honda
3. Thomas Oldrati, Itália, KTM
4. Juha Salminen, Finlândia, BMW
5. Thomas Ljunggren, Suécia, Husaberg

Classificação após duas etapas
1. Ivan Cervantes, Espanha, KTM, 94
    Mika Ahola, Finlândia, Honda, 94
3. Juha Salminen, Finlândia, BMW 76
4. Thomas Oldrati, Itália, KTM, 68
5. Pierre-Alexandre Renet, França, KTM, 59

Categoria E3

Sábado
1. Christophe Nambotin, França, Gas Gas
2. David Knight, Inglaterra, KTM
3. Simone Albergoni, Itália, KTM
4. Oriol Mena, Espanha, Husaberg
5. Bartosz Oblucki, Polônia, Husqvarna
13. Felipe Zanol, Brasil, Gas Gas

Domingo
1. David Knight, Inglaterra, KTM
2. Simone Albergoni, Itália, KTM
3. Christophe Nambotin, França, Gas Gas
4. Oriol Mena, Espanha, Husaberg
5. Sebastien Guillaume, França, Husqvarna
13. Felipe Zanol, Brasil, Gas Gas

Classificação após duas etapas
1. David Knight, Inglaterra, KTM, 97 points
2. Christophe Nambotin, França, Gas Gas, 89
3. Simone Albergoni, Itália, KTM, 82
4. Oriol Mena, Espanha, Husaberg, 68
5. Sebastien Guillaume, França, Husqvarna, 58
13. Felipe Zanol, Brasil, Gas Gas, 28






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet