X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

1ª etapa - Mundial de Enduro - Valverde del Camino - Espanha
Publicado em: 13/04/2010
Clique e saiba mais

Zanol enfrenta problemas na abertura do Mundial. Pilotos KTM dominam GP Espanhol 
Redação MotoX.com.br - Texto Renato Fernandes - Fotos: Jonty Edmunds


Johnny Aubert


Antoine Meo
Foto: Divulgação Husqvarna
Parece que em 2010 a KTM vai ser o grande "bicho papão" no off road mundial. Depois de estrear no Mundial de Motocross com vitória em todas as categorias, agora foi a vez da marca austríaca repetir o feito na abertura do Mundial de Enduro FIM, realizado nos dias 10 e 11 de abril, em Valverde del Camino, na Espanha.

Após a longa parada de inverno, a temporada 2010 começa prometendo disputas acirradas em todas as categorias. O percurso travado e repleto de rochas, privilegiou as baixas cilindradas, exemplo disto, foi a excelente performance de Antoine Meo, competindo na E1, realizando tempos mais baixos que os vencedores da E2. 

O Moto Clube local - organizador da etapa - caprichou no percurso da prova, com cinco trechos cronometrados diferentes, além de mais dois Enduro Testes diferenciados, um Cross Teste longo e com laços, culminando num Extreme Teste em terreno natural, muito difícil até mesmo para a elite do Mundial. O GP da Espanha foi considerado pela maioria como uma "prova de sobrevivência", os participantes percorreram três voltas no percurso de 56km, totalizando quase oito horas de corrida em cada dia do evento. 



Ivan Cervantes


Mika Ahola
Foto: Honda Racing Europe
Favorito para vencer a E1 Johnny Aubert não teve um bom primeiro dia. Depois de se perder e, consequentemente, perder muito tempo, sofreu ainda uma penalidade, que parecia tirá-lo das primeiras colocações. Mas foi a partir daí que o francês demonstrou toda a sua experiência e, numa brilhante recuperação, finalizou em segundo, 25 segundos atrás do líder Antoine Meo, que sem a pressão de Aubert, não encontrou dificuldades para vencer. Na terceira posição, conhecendo muito bem o terreno, veio o piloto local Cristobal Guerrero, que comemorou muito o bom desempenho em frente à sua torcida.

No segundo dia, o cenário foi o oposto. Aubert, que foi campeão pela classe E2 em 2009, dominou os estágios iniciais e foi a vez dele finalizar na frente, com os mesmos 25 segundos de vantagem sobre Meo. Vítima de uma queda logo no início, o também francês representante da Husqvarna, sofreu com dores no joelho durante toda a etapa, não conseguindo manter o bom desempenho do dia anterior mas, mesmo assim, ainda garantindo o segundo posto. Eero Remes, que ameaçava a segunda colocação de Meo, acabou abandonando a prova por problemas mecânicos, deixando o caminho livre para Guerrero conquistar a terceira posição novamente. 



Pódio categoria E3


Christophe Nambotin
Foto: Divulgação Gas Gas
A classe E2 teve como protagonistas, dois campeões mundiais da temporada passada que mudaram de categoria, o finlandês Mika Ahola, campeão da E1 e o espanhol Ivan Cervantes, detentor do título da E3. Enfrentando problemas de embreagem ainda na primeira volta de sábado, Cervantes não conseguiu brilhar "em casa" como gostaria. Por uma margem de 18 segundos, o "Torito", como é conhecido o espanhol, foi derrotado por Ahola, feliz por iniciar a temporada com vitória nas 450cc. Por muito pouco, Cervantes ainda não perde o segundo posto para outro finlandês, Juha Salminen, que andou forte durante toda a prova cruzando a linha de chegada apenas três segundos atrás.

Já no domingo, Rodrig Thain deu muito trabalho aos líderes, pressionando-os por todo o dia e faturando a terceira posição na última volta. Pela vitória foi a vez da "revanche" de Cervantes, depois de um incrível duelo com Ahola. Menos de um segundo separava os dois pilotos quando abriram o giro final, mas na chegada, ao contrário do que se podia imaginar, o espanhol teve mais sangue frio que o finlandês, levando o primeiro lugar por quase 12 segundos. Neste segundo dia Salminen foi apenas espectador da briga entre os três primeiros colocados, finalizando em quarto, 1 minuto e 47 segundos atrás do líder. 


David Knight


Felipe Zanol
Foto: Idário Araujo
Na difícil E3, David Knight não poderia ter um melhor início de temporada, em seu retorno à equipe KTM. O britânico venceu o primeiro dia da categoria com tranquilidade, abrindo uma vantagem de 31 segundos já na primeira volta. Christophe Nambotin veio em segundo, também sem ser atacado pelo terceiro colocado, o italiano Simone Albergoni. O resultado se repetiu no dia seguinte, com a supremacia de Knight, sobre Nambotin e Albergoni, levando a KTM ao degrau mais alto do pódio novamente, confirmando o domínio da fábrica austríaca, que venceu as três principais categorias.

Para Felipe Zanol, que em sua terceira temporada no Mundial estreou na classe E3, o fim de semana foi de muita dificuldade e problemas. O piloto da equipe Gas Gas Racing Team, terminou apenas com o 15º lugar após enfrentar problemas com o disco de freio dianteiro, que empenou após uma queda no Extreme Teste. "Foi um início bem complicado, a moto que uso aqui é muito diferente da que uso no Brasil e isso dificultou as coisas, pois demorei algum tempo para me acostumar com ela. Como se trata de um campeonato mundial, qualquer detalhe faz diferença e durante o dia acabei fazendo um pouco de força para tentar me encaixar na moto. Como a corrida foi muito dura acabei cansando muito e não tive condições de manter o ritmo. Ainda por cima fiz duas especiais sem o freio dianteiro e isso me atrapalhou ainda mais", declarou o mineiro.

Ainda sentindo um pouco de falta de ritmo devido ao longo período sem corridas na Europa, Zanol finalizou o segundo dia novamente na 15ª colocação, após iniciar a corrida sentindo o cansaço do primeiro dia de corrida. "O motor tinha uma configuração diferente e as suspensões também e demorei uma pouco a me acostumar. No segundo dia já me sentia melhor e consegui melhorar os tempos na última volta evoluindo ao longo do dia, mas um pouco tarde para buscar melhores colocações. Notei que preciso de um pouco mais de treino para chegar as colocações obtidas no ano passado e vou trabalhar duro para chegar lá", completou Zanol ao término da etapa. 


Este é o time a ser batido no Mundial de Enduro 2010

A próxima etapa do Mundial de Enduro acontece já no próximo final de semana em Portugal e o brasileiro passará a semana por lá treinando para se adaptar à motocicleta e reconhecendo o terreno onde serão realizadas as especiais da segundo rodada da competição.

Resultados
Pos E1 GP Dia1 Dia2
1 Aubert Johnny 47 22 25
2 Meo Antoine 47 25 22
3 Guerrero Cristobal 40 20 20
4 Deparrois Nicolas 36 18 18
5 Seistola Matti 31 16 15
6 Gauthier Julien 30 14 16
7 Mattila Jari 24 10 14
8 Curvalle Jordan 23 11 12
9 Micheluz Maurizio 22 12 10
10 Perez Juan 21 8 13
Pos E2 GP Dia1 Dia2
1 Cervantes Ivan 47 22 25
2 Ahola Mika 47 25 22
3 Thain Rodrig 38 18 20
4 Salminen Juha 38 20 18
5 Oldrati Tomas 32 16 16
6 Ljunggren Joakim 29 15 14
7 Renet Pierre Alexandre 26 14 12
8 Dini Fabrizio 26 13 13
9 Paganon Nicolas 22 11 11
10 Sagar Tom 18 9 9
Pos E3 GP Dia1 Dia2
1 Knight David 50 25 25
2 Nambotin Christophe 44 22 22
3 Albergoni Simone 40 20 20
4 Oblucki Bartosz 33 15 18
5 Mena Oriol 30 18 12
6 Botturi Alessandro 28 12 16
7 Guillaume Sebastien 27 16 11
8 Kehr Marcus 27 13 14
9 Bernardez Aaron 24 14 10
10 Kadlecek Michal 24 11 13
16 Zanol Felipe 12 6 6
Pos E1 Júnior Dia1 Dia2
1 Guerrero Victor 47 25 22
2 Joly Jérémy 42 22 20
3 Roman Mario 31 16 15
4 Pallut Pierre 27 18 9
5 Pares Guillem 26 14 12
6 Santolino Lorenzo 25 --- 25
7 Dumontier Romain 24 6 18
8 Vecchi Elie 22 12 10
9 Fortunato Benoit 20 20 ---
10 Monleon Armand 20 13 7






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet