X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

1ª etapa - Copa Pró Moto de Motocross - Atibaia - SP
Publicado em: 11/03/2010
Clique e saiba mais

Campeonato abre temporada 2010 com muitas novidades
Redação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Ronaldo Sampaio 


Largada MX Intermediária


Cristiano Bueno
Com novidades no formato das provas, a Copa Pró Moto de Motocross teve seu evento de abertura realizado no último final de semana, dias 6 e 7 de março, em Atibaia (SP). Depois de um sábado de muita chuva, o sol brilhou forte no domingo, que teve como sensação, mais uma inovação apresentada pela Extreme Racing, o Mano a Mano América Sports. Nas corridas tradicionais Thiago Tsuji e Caio Fernandes foram os destaques do dia, vencendo a MX2 e MX 4 Tempos, respectivamente.

Cristiano Bueno pulou na frente dos adversários na largada da MX30 e ficou com o primeiro holeshot General Motos da etapa. Depois, foi abrindo do pelotão que brigava pelas demais posições de destaque, garantindo a vitória. Juliano Cruz tinha Maurício Gerlach e Mario Casalinho colados nele e depois de defender a vice-liderança quase que a prova toda, Juliano se perdeu na mesa, resultando em uma forte queda. Apesar de abandonar a prova, nada de mais grave aconteceu ao piloto, assim Casalinho pôde comemorar a segunda posição. Maurício Gerlach cansou no final da prova e teve que se contentar com a quarta colocação, Sérgio Barbosa foi o terceiro colocado e Emerson Toledo completou o pódio. 


Paulinho Cruz


Renato Messias
Filemon Vareda e João Carlos Nunes dividiram a primeira curva na prova da MX40, Filé se deu melhor e ficou com a liderança, enquanto João ainda perdia a segunda posição para Paulinho Cruz. Os três formaram o pelotão de ponta e rapidamente abriram grande vantagem sobre os demais. A prova de Filé foi interrompida pela bandeira preta, punição imposta pela queima da largada. Com isto, Paulinho assumiu a ponta e não teve mais adversários, conquistando a vitória. Cansado, João ainda perdeu posições, ficando fora dos cinco primeiros. Alejandro Gerlach finalizou na segunda posição, Edvaldo Rosa, depois de iniciar a prova fora dos dez primeiros, foi o terceiro colocado. Luiz Henrique Torres e Flávio Loffreddo foram quarto e quinto colocados, respectivamente.

Muita emoção e adrenalina rolou na prova da 230F. Robertinho Alves, João Paulo Messias e Renato Messias se alternaram nas primeiras posições durante toda a prova. Na volta final eles ainda estavam juntos, Robertinho deu o bote e assumiu a liderança, levando o troco na última curva com um belo “X” de Renato. No pódio os irmãos Renato e João Paulo Messias comemoraram a primeira e terceira posições, respectivamente, Robertinho foi o segundo, Gentil dos Santos o quarto e Rafael Expedito o quinto colocado. 


Caio Lopes


Diego Dedel
A MX 4 Tempos foi talvez a prova mais forte do dia, com o encontro dos mais rápidos pilotos da competição disputando a vitória. Caio Lopes assumiu a ponta e abriu vantagem já na primeira volta, enquanto Bruno Lima segurava Thiago Piolli e Thiago Tsuji que o pressionavam a cada curva. Bruno segurou a posição durante toda a primeira metade da bateria, e quando Piolli e Tsuji o superaram, Caio já tinha uma grande vantagem. Piolli ainda conseguiu descontar alguma distância, mas longe de incomodar o líder.

Agora é a hora da tão esperada novidade, o Mano a Mano América Sports, prova onde o favoritismo recaia sobre Caio Lopes, Thiago Tsuji e Thiago Piolli, mas foram sumariamente desbancados pelo oportunismo de Deninho Alves, que aproveitou bem as poucas oportunidades nas rápidas disputas, dando o bote na hora certa, e depois de vencer quatro duelos, sagrou-se o primeiro vencedor da novíssima categoria. Deninho teve que superar nada menos que Claudinei Juninho, Thiago Tsuji, Thiago Piolli e por fim Bruno Lima, antes de colocar as mãos no cobiçado troféu, e no belo capacete e óculos oferecidos por Rochinha da América Sports, como prêmios pela inédita vitória. Acompanhe abaixo a matéria completa com os principais destaques desta emocionante disputa. 


Claudinei Roma


Sérgio Barbosa
Valdemyr Ricardo mais uma vez pulou na frente, desta vez na largada da MX-N. E sua liderança só foi subjugada por um problema mecânico, que o tirou da disputa no finalzinho da prova. Diego Dedel, que chegou a perseguir o líder no início da prova, vinha isolado e assumiu a liderança para comemorar a vitória. Hélio Turella, Pedro Araújo, Rafael do Prado e Robertinho Alves completaram os cinco primeiros.

Na MX 2 Tempos, a liderança trocou de mãos nas primeiras voltas. Neto Tostes ficou com o holeshot e aproveitou a fama por duas voltas, depois Wesley Jonathan Leal, que vem se destacando em provas da categoria, assumiu a liderança. Um erro o deixou no chão, e em seu lugar Claudinei Roma ficou com a primeira posição. Wesley demorou para voltar, porém conseguiu rapidamente retomar a vice-liderança de Neto e apesar de conseguir se aproximar de Claudinei, não conseguiu ameaçar o líder, tendo de se contentar com a segunda posição. Neto foi o terceiro, Cléber Barbosa o quarto e Fabio Sabino o quinto colocado.

Na largada da MX Intermediária, um “strike” deixou alguns pilotos no chão logo na primeira curva. Sérgio Barbosa saiu ileso do acidente e venceu a prova depois de liderar de ponta a ponta. Dener Alves ocupou a segunda posição praticamente a prova toda, mas nas duas últimas voltas acabou cedendo a pressão de Victor Almeida. Edson Straus e Bruno Calais completaram os cinco primeiros colocados. 


Thiago Tsuji


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 482 Fotos!
A prova de encerramento reservou mais adrenalina aos espectadores. Thiago Piolli largou na ponta da MX2, trazendo com ele Thiago Tsuji. Os dois se destacaram do segundo pelotão rapidamente, passando a andar juntos. O líder parecia ter a prova sob controle quando cometeu um erro e caiu sozinho, deixando a liderança para Tsuji que não desperdiçou a oportunidade, acelerou forte e ainda deu um espetáculo de manobras para o público na mesa de chegada. Piolli não teve dificuldades para garantir a segunda posição e Deninho Alves, depois de um início de prova tímido, superou Éder Gonçalves, que trocou as 2 tempos por uma CRF 250cc zerada, e já na estreia ficou com a quarta posição em uma das baterias mais fortes do dia. Wesley Leal foi o quinto colocado.

A Copa Pró Moto de MX tem a organização da Extreme Racing Competições, o patrocínio da IMS / Pro Taper / Polisport / O’neal / Vertex / EVS / Hot Rods, o Apoio da General Motos / América Sports / Dablio Alta Performance / MRP Racing / MXR Gráficos / Stocovich Design / Dash Industries / M. Negretti / Turella Motos / Cross Racing / MotoX.

Mano a Mano América Sports 


A prova Mano a Mano América Sports foi a grande novidade da abertura da Copa Pró Moto


Grandes duelos empolgaram o público
A prova funciona assim, largam dois pilotos e ao passarem pela linha de chegada já recebem placa de uma volta, tudo muito rápido, o que vale aqui é acelerar no limite e qualquer erro é fatal. São oito classificatórias, duelos dos quais saem os oito pilotos que disputarão as quartas de final. Destes, apenas quatro vão para as semifinais que definirão a dupla finalista. A escolha das duplas é feita através de sorteio, alguns dão sorte, e outros, bem, já alinham com mínimas chances, dependendo do oponente. 

O duelo entre Caio Lopes e Thiago Tsuji, o mais emocionante entre as classificatórias, despejou adrenalina extra no público, durante os poucos dois ou três minutos de prova. Acelerando no mesmo nível, os dois trocaram posições já na largada, Tsuji assumiu a ponta e abriu a volta final na frente de Caio, que forçou a passagem com um forte "block pass" na metade da volta. Caio liderou um pequeno trecho e logo depois errou, dando a vitória e a vaga para as quartas de final, para Tsuji. Os demais classificados foram Maurício Gerlach, João Paulo Fuentes, Dener Alves, seu filho Deninho Alves, Bruno Lima, Thiago Piolli e Leonardo Silva.

Sem pausa, passamos para a próxima etapa, as quartas de final. João Paulo Fuentes, Bruno Lima e Thiago Piolli não tiveram dificuldades para passar para a próxima etapa, e as expectativas se voltaram para a dupla Deninho e Tsuji, que largou na ponta e, mesmo imprimindo um forte ritmo, foi superado pelo adversário. Tsuji tentou a todo custo retomar a liderança, atacando até a última curva, mas Deninho manteve a concentração e não permitiu o revide.


Bruno Lima e Deninho Alves largam para a final do Mano a Mano


Primeiro vencedor da nova categoria, Deninho recebe os prêmios oferecidos pela América Sports
Na semifinal já não havia mais sortudo e sim piloto bom de braço. João Paulo Fuentes duelou com Bruno Lima, correu no mesmo ritmo de seu adversário que havia largado na ponta, mas errou e deixou a moto morrer, perdendo a vaga para a final. Deninho e Piolli, que até aqui havia trilhado um caminho fácil, protagonizaram o duelo que definiu o segundo finalista. Piolli é rápido e assume a liderança na largada, Deninho estudou seu adversário na primeira volta e na derradeira, agiu rápido levando a melhor mais uma vez.

No “bico do funil” sobraram apenas Deninho e Bruno, os finalistas. Bruno largou com moto emprestada por causa de um pneu furado, mas mesmo assim assumiu a ponta, mostrando que estava disposto a ficar com a vitória na primeira edição do Mano a Mano América Sports. Deninho usou a mesma tática que tirou Piolli do jogo, a palavra certa é oportunismo. Deninho foi perfeito mais uma vez e ultrapassou Bruno no mesmo ponto da pista, não deixando tempo para reações.

O mano a mano é assim, um tiro, uma prova de explosão, onde não há tempo para pensar muito, é preciso acelerar tudo, é preciso ser oportunista e qualquer vacilo é fatal. O resultado é até mais imprevisível do que em uma bateria normal de motocross, desta vez Deninho errou menos e desbancou alguns dos pilotos mais rápidos da região, que eram favoritos, merecendo a primeira vitória do Mano a Mano América Sports. Nosso amigo Rochinha, proprietário da loja que patrocinou a prova, premiou Deninho com um lindo capacete LS2 e um "google" Oakley.

Resultados

P. MX2 Equipe
1 74 Thiago Tsuji Tsuji Motos/Marina Confiança/GPS Centes
2 920 Thiago Piolli Expresso Itatiba/Brasil Racing/Fly/Dragon/MX Personal
3 188 Denner Daniel Alves(Deninho) PHO/Vortx/Marcato/Vortx/Supermercado Barros/Nety Racing/Cross Racing/MX Park/RBS
4 51 Eder Gonçalves Mult Racing / Moto Field
5 41 Wesley Jonathan Leal Prefeitura Municipal de Varzea Paulista
6 965 Claudinei Roma Jr (Juninho) Claus Hotel/Neco Racing/Barrigas Motos
7 8 Edvaldo Rosa Toyo Matic
8 338 Emerson Cesar Toledo Castor Exclusive Store / Toyomatic / L Car/ Andrea's Colchões
9 413 Gabriel Almeida -
P. MX30 Equipe
1 987 Cristiano Bueno de Souza Cristais Confecções
2 440 Mario Casalinho Neck Shake
3 7 Sergio Lucio Barbosa Radical Racing/Patoka SM
4 26 Mauri Gerlack Discos Master
5 338 Emerson Cesar Toledo Castor Exclusive Store / Toyomatic / L Car/ Andrea's Colchões
6 175 Edson Straub Moto Penha
7 194 Fabio Sabino Borracharia Estilo/Dedel Motos/Drogario
8 300 Leandro de Andrade (Gesso) Art Gesso/Neck Shake/Stil Grafix/Filé Preparações
9 11 Leonardo Silva Santos -
10 333 Fernando Di Giorgio AG Pickups
P. MX40 Equipe
1 100 Paulinho Cruz -
2 109 Alejandro Gerlack Master & Cia/Água VivaPiscinas/SOB Racing
3 8 Edvaldo Rosa Toyo Matic
4 31 Luis Henrique Torres Center Peças
5 357 Flavio Loffredo RX Graphics
6 91 Dener Daniel Alves PHO/Vortx/Marcato/Vortx/Supermercado Barros/Nety Racing/Cross Racing/MX Park/RBS
7 7 Sergio Marreta MS Racing
8 5 João carlos Nunes (Pezão) -
9 112 Fabio Nougalli Laskani Importadora
10 87 Reinaldo Lobo Coelho (Lobinho) Lobinho Racing
P. MX Amador Equipe
1 7 Sergio Lucio Barbosa Radical Racing/Patoka SM
2 15 Victor M. Almeida Pira Diesel
3 91 Dener Daniel Alves PHO/Vortx/Marcato/Vortx/Supermercado Barros/Nety Racing/Cross Racing/MX Park/RBS
4 175 Edson Straub Moto Penha
5 0 Bruno Calais Cristians -
6 134 Italo Bonkowski Carlão Racing
7 46 Idaian Correa S&C Locação
8 747 Valter Bonifacio Neto Contabil Bonifacio
9 19 Alex Jazadi Bio Plastic Embalagens
10 357 Flavio Louffredo RX Graphics
P. MX 4 Tempos Equipe
1 934 Caio Lopes Fernandes -
2 920 Thiago Piolli Expresso Itatiba/Brasil Racing/Fly/Dragon/MX Personal
3 74 Thiago Tsuji Tsuji Motos/Marina Confiança/GPS Centes
4 122 João Paulo F. Fuentes Nextel/Toyomatic/Castor/Marcos Negrette
5 104 Bruno Lima Barney Motos/All Sign Graffics
6 51 Eder Gonçalves Mult Racing / Moto Field
7 47 File Vareda -
8 26 Mauri Gerlack Discos Master
9 834 Gustavo Pagliacci GPS Center
10 987 Cristiano Bueno de Souza Cristais Confecções
P. MX 2 Tempos Equipe
1 965 Claudinei Roma Jr (Juninho) Claus Hotel/Neco Racing/Barrigas Motos
2 41 Wesley Jonathan Leal Prefeitura Municipal de Varzea Paulista
3 293 Neto Tostes -
4 2 Cleber Barbosa Bugno Casa do Pneu
5 194 Fabio Sabino Borracharia Estilo/Dedel Motos/Drogario
6 26 Lucas Sanches Slin Grafx
7 324 Ivan Sanches Slin Grafx
8 393 Neto Sanches Slin Grafx
9 4 Fabio R.Vieira Avani Motos
10 11 Leonardo Silva Santos -
P. MX-N Equipe
1 19 Diego Dedel Dedel Motos/Casa Pneu/Alvez Mag
2 14 Helio Ap. Turrella Turrella
3 26 Pedro Henrique Araújo Império Motos
4 89 Rafael Expedito do Prado Restaurante Chapada Paulista/Dedel Motos/SP Diesel/Global School
5 39 Robertinho Alvesmaq Alvesmaq / Avenida Motos/Academia Rush/Estilo Borracharia
6 95 José Donizete Farias -
7 3 Rodolfo Vieirada Silva (carioca) MG Plast/Global MX School/Dedel Motos/Chapada Paulista Restauramte
8 18 Dan Gonçalves Loti -
9 83 Fabio Luiz Guimarães Avenida Motos Atibaia
10 8 Valdemir R.Silva(Beto) DABLIO Alta Performanse/JR Auto Peças/Alex Preparações
P. 230F Equipe
1 444 Renato Messias Radical Racing
2 39 Robertinho Alvesmaq Alvesmaq / Avenida Motos/Academia Rush/Estilo Borracharia
3 312 João Paulo Messias Radical Racing/Kapricho Lanches
4 21 Gentil Paulo dos Santos JR Juninho Presentes/Radical Racing
5 89 Rafael Expedito do Prado Restaurante Chapada Paulista/Dedel Motos/SP Diesel/Global School
6 139 Divanir Rozzont(Baxinho) DR Car
7 266 Rodrigo Jovelli -
8 8 Dan Gonçalves Loti -

P. Mano a Mano América Sports Equipe
 Primeira rodada
1ª bateria 109 Alejandro Gerlack Master & Cia/Água VivaPiscinas/SOB Racing
26 Mauri Gerlack Discos Master
2ª bateria 338 Emerson Cesar Toledo Castor Exclusive Store / Toyomatic / L Car/ Andrea's Colchões
122 João Paulo F. Fuentes Nextel/Toyomatic/Castor/Marcos Negretti

bateria
333 Fernando Di Giorgio AG Pickups
91 Dener Daniel Alves PHO/Vortx/Marcato/Vortx/Supermercado Barros/Nety Racing/Cross Racing/MX Park/RBS

bateria
104 Bruno Lima Barney Motos/All Sign Graffics
834 Gustavo Pagliacci GPS Center

bateria
965 Claudinei Roma Jr (Juninho) Claus Hotel/Neco Racing/Barrigas Motos
188 Denner Daniel Alves(Deninho) PHO/Vortx/Marcato/Vortx/Supermercado Barros/Nety Racing/Cross Racing/MX Park/RBS

bateria
74 Thiago Tsuji Tsuji Motos/Marina Confiança/GPS Centes
934 Caio Lopes Fernandes

bateria
920 Thiago Piolli Expresso Itatiba/Brasil Racing/Fly/Dragon/MX Personal
399 Marcelo J. Silva MSY Pinturas Metalizadas

bateria
11 Leonardo Silva Santos
800 Leonardo M. Nicolete
Segunda rodada
1ª bateria 26 Mauri Gerlack Discos Master
122 João Paulo F. Fuentes Nextel/Toyomatic/Castor/Marcos Negretti

bateria
91 Dener Daniel Alves PHO/Vortx/Marcato/Vortx/Supermercado Barros/Nety Racing/Cross Racing/MX Park/RBS
104 Bruno Lima Barney Motos/All Sign Graffics

bateria
188 Denner Daniel Alves(Deninho) PHO/Vortx/Marcato/Vortx/Supermercado Barros/Nety Racing/Cross Racing/MX Park/RBS
74 Thiago Tsuji Tsuji Motos/Marina Confiança/GPS Centes

bateria
920 Thiago Piolli Expresso Itatiba/Brasil Racing/Fly/Dragon/MX Personal
11 Leonardo Silva Santos
Terceira rodada

bateria
122 João Paulo F. Fuentes Nextel/Toyomatic/Castor/Marcos Negretti
104 Bruno Lima Barney Motos/All Sign Graffics

bateria
188 Denner Daniel Alves(Deninho) PHO/Vortx/Marcato/Vortx/Supermercado Barros/Nety Racing/Cross Racing/MX Park/RBS
920 Thiago Piolli Expresso Itatiba/Brasil Racing/Fly/Dragon/MX Personal
4ª rodada - Final Vermelho - vencedor
Final 104 Bruno Lima Barney Motos/All Sign Graffics
188 Denner Daniel Alves(Deninho) PHO/Vortx/Marcato/Vortx/Supermercado Barros/Nety Racing/Cross Racing/MX Park/RBS
Vencedor do "Mano a Mano" América Sports
Campeão 188 Denner Daniel Alves (Deninho) PHO/Vortx/Marcato/Vortx/Supermercado Barros/Nety Racing/Cross Racing/MX Park/RBS






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet