Copa Neno começa a todo vapor em Albertina (MG), cidade que recebeu a primeira de 15 etapas programadas para 2010
Redação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Idário Café Araújo
 Largada categoria 230cc |
 Telo |
Começou no último final de semana, 6 e 7 de março, a temporada 2010 da Copa Neno Racing de Motocross. Sua primeira etapa foi realizada na pequena e aconchegante cidade mineira de Albertina, muito próxima à divisa do Estado de São Paulo. Num final de semana quente e ensolarado, cerca de 120 pilotos se reuniram para disputar a prova de abertura. E, diferente dos grandes campeonatos nacionais, a Copa Neno não esperou chegarmos quase na metade do ano para iniciar suas atividades e colocou a mão na massa, ou melhor, na terra. Com sua pequena mas organizada equipe, Neno fez o final de semana da pacata Albertina se transformar num evento histórico.
Depois de muitas horas de trator para deixar a pista perfeita, por volta das 13h do domingo os pilotos começaram a acelerar em busca dos primeiros e importantes pontos deste ano. A categoria que abriu as provas foi a
MX3 onde o piloto Telo, partiu na frente e tratou de ditar o ritmo da competição. O sol ia alto e, para o restante dos "senhores" na prova, acompanhar o ritmo do líder foi um verdadeiro sufoco. Mesmo com todas as dificuldades, Fernando Longuim conseguiu se aproximar e trouxe consigo Marcos Mugão. O ritmo foi cadenciado, mas não agressivo o bastante para tirar das mãos de Telo a primeira vitoria do ano.
 Marcelo Souza |
 Renato Muguinho |
Em seguida foi à vez da garotada das baixas cilindradas mostrar seus potenciais. Primeiro na categoria
65cc, onde Renato Muguinho, o filho do Mugão que havia sido terceiro na MX3, mostrou ao pai como realmente se vence uma prova. Ele saiu na frente e não deixou qualquer um de seus adversários se aproximar, vencendo de ponta a ponta.
Na categoria
85cc, foi a vez de Matheus Luiz Prado repetir o mesmo desempenho de Muguinho na 65cc e saiu em disparada para vencer com uma tremenda folga, seguido de longe por Plínio Martinez em segundo e Fábio Santos em terceiro. Antes de uma rápida manutenção na pista pudemos ainda assistir a categoria
CRF 230, vencida pelo piloto de Bragança Paulista, Marcelo Souza, com Renato Procópio e Gilberto Júnior em segundo e terceiro, respectivamente.
O segundo bloco de corridas foi aberto pela
Intermediária, liderada de ponta a ponta por Renato Hanser que, ao ser atacado por Clayton Grassi, resistiu bravamente até a bandeira quadriculada. Fernando Longuim, que vinha na disputa por um lugar ao pódio, acabou ficando pra trás depois de sofrer uma queda e abandonar a competição.
 Matheus Prado |
 Renato Hanser |
Logo após, foi a vez dos pilotos da categoria
Nacional mostrarem a força e a resistência dos produtos feitos por aqui. Lúcio Inocêncio acelerou forte e não se deixou ser ultrapassado por Marcos Paulo e Diego Gabriel Moxira que vinham respectivamente em segundo e terceiro, onde completaram a prova.
Na categoria
125 Bronze, Ricardo Paes largou e andou com muita folga na primeira parte da prova. Isto acabou deixando o piloto bem à vontade, e surpreendentemente ele acabou sendo alcançado por Diego Marcolin na última volta e, por muito pouco, não teve a primeira posição roubada pelo destemido piloto. Luiz Beagin completou pouco mais atrás, na terceira colocação.
A próxima categoria a ir para a pista foi a
MX2, com domínio total do experiente Massoud Nassar. Sem a menor possibilidade de ser alcançado, o piloto andou rápido e com bastante tranquilidade. Matheus Lima, de Itapira (SP), ficou na segunda posição e Daniel Mendes foi o terceiro colocado.
 Lúcio Inocêncio |
 Ricardo Paes |
Quase no final do dia mais uma parada para manutenção precisou ser realizada para que as três últimas baterias do evento pudessem ser realizadas. Ao total foram 11 corridas em apenas cinco horas de evento... Ufa, bem corrido e desgastante! Faltava ainda a
Força Livre Nacional, onde o melhor desempenho foi de Marcelo Souza que por muito pouco, não teve a sua vitoria ameaçada por Eliandro Consorti que ficou em segundo lugar.
Na
Força Livre Bronze, Diego Marcolin voltou à pista, depois de ter sido segundo na 125cc Bronze e confirmou que estava mesmo rápido. Daniel Vergueiro ficou com o segundo posto e Alberto Neto finalizou na terceira posição. Sem o horário de verão, que permitia largadas até perto das 18h30 a programação da prova teve de ser acelerada e exatamente as 17h30, largou a última prova do dia, a categoria
Força Livre Pro. Nem precisa dizer que a vitoria foi mais uma vez de Massoud Nassar, que andou forte de ponta a ponta novamente. Felippe Simões ficou com o segundo lugar e Renato Hanser com o terceiro.
 Massoud Nassar |
Antes que tenham tempo para ficar parados, os pilotos que disputam a competição regularmente, já tem compromisso marcado para o próximo final de semana, dias 13 e 14 de março.
Em Itajuba, cidade natal de Massoud Nassar, acontece a segunda etapa da temporada 2010, onde é aguardado um público de aproximadamente oito mil pessoas que contará com arquibancadas e camarote VIP.
No ano passado, a cidade recebeu duas etapas muito prestigiadas da competição, com média de 150 pilotos. O ritmo segue assim intenso durante o ano inteiro, já que estão programadas 15 etapas para o campeonato.
A Copa Neno Racing de Motocross 2010 tem o patrocínio de NS Graphics, MRP Racing, Dablio Alta Performance, América Sports e Speed Moto Peças. A etapa de abertura teve a realização da Prefeitura Municipal de Albertina e Supervisão da LIVRE Brasil.
 Diego Marcolin |
Resultados
1 |
34 |
Telo |
2 |
913 |
Fernando Longuin |
3 |
160 |
Marcão Mugão |
4 |
14 |
Valdinei Marcolin |
5 |
61 |
Rinaldo Spagnol |
6 |
91 |
Flavio Claudiano |
7 |
119 |
Eliandro Consorti |
8 |
719 |
Kazuhiro |
9 |
990 |
Guilherme Castanho |
10 |
268 |
José Melo Franco |
1 |
94 |
Marcelo Souza |
2 |
405 |
Renato Procópio |
3 |
27 |
Gilberto Junior |
4 |
757 |
Jorge Ferriane |
5 |
97 |
Raniere |
6 |
666 |
Rodrigo Vilela |
7 |
87 |
Fabio Santos |
8 |
11 |
Sebastião Augusto Santos |
9 |
35 |
Robert Dias Ferreira |
10 |
98 |
Heberti Rebeldi |
1 |
101 |
Renato Muguinho |
2 |
72 |
Mateus Mendonça |
3 |
61 |
Victor Gonçalvez |
4 |
7 |
Matheus Emilio |
5 |
61 |
Frederico Spagnol |
6 |
772 |
Daniel Matério |
7 |
136 |
Monique Camargo |
8 |
8 |
Caio Hoffman |
9 |
99 |
Marcio Henrique Silva |
10 |
78 |
Luis Masini |
1 |
715 |
Matheus Luiz Prado |
2 |
74 |
Plinio Martinez |
3 |
87 |
Fabio Santos |
4 |
10 |
Gustavo Azzia |
5 |
13 |
Julio Chehouan |
6 |
14 |
Abrão Zenum |
7 |
912 |
Guilherme Ribeiro |
8 |
22 |
Lucas Musseli |
9 |
61 |
Frederico Spagnol |
10 |
17 |
Clodoaldo Costa |
1 |
450 |
Renato Hanser |
2 |
17 |
Ivan Carlos Lima |
3 |
913 |
Fernando Longuim |
4 |
377 |
Clayton Grassi |
5 |
96 |
Felipe Arantes |
6 |
990 |
Guilherme Castanho |
7 |
157 |
Marcio Pinheiro |
8 |
817 |
Alcides Beagin |
9 |
46 |
Luiz Gustavo Beagin |
10 |
262 |
Rafael Arruda |
1 |
11 |
Lucio Inocencio |
2 |
32 |
Marcos Paulo |
3 |
4 |
Diego Gabriel Moxira |
4 |
79 |
Eduardo Costa |
5 |
96 |
Edinaldo Pereira |
6 |
56 |
Carlos Gustavo Oliveira |
7 |
13 |
Frantiery Lago |
8 |
232 |
Guto Camargo |
9 |
666 |
Rodrigo Vilela |
10 |
450 |
Marco Souza |
1 |
841 |
Ricardo Paes |
2 |
641 |
Diego Marcolin |
3 |
46 |
Luiz Gustavo Beagin |
4 |
71 |
Beto Peres |
5 |
29 |
Lucas DTO |
6 |
44 |
Deigles Brandão |
7 |
18 |
Paulo Bittencourt |
8 |
197 |
Alberto Passos |
9 |
45 |
Vicente Nunes |
10 |
122 |
Renato Sato |
1 |
5 |
Massoud Nassar |
2 |
5 |
Matheus Lima |
3 |
202 |
Daniel Mendes |
4 |
94 |
Marcelo Souza |
5 |
817 |
Beagin |
6 |
360 |
Person Pauletto |
7 |
96 |
Felipe Arantes |
8 |
61 |
Rinaldo Spagnol |
9 |
774 |
Lucas Costa |
10 |
97 |
Raniere |
1 |
94 |
Marcelo Souza |
2 |
119 |
Eliandro Consorti |
3 |
757 |
Jorge Ferriane |
4 |
405 |
Renato Procópio |
5 |
27 |
Gilberto Junior |
6 |
666 |
Rodrigo Vilela |
7 |
11 |
Lúcio Inocencio |
8 |
35 |
Robert Ferreira |
9 |
282 |
Rodrigo Macena |
10 |
100 |
Edicarlos Pereira |
1 |
641 |
Diego Marcolin |
2 |
275 |
Daniel Vergueiro |
3 |
197 |
Alberto P. Neto |
4 |
71 |
Beto Peres |
5 |
74 |
Plinio Martinez |
6 |
38 |
Denilson |
7 |
5 |
- |
8 |
5x |
Rinaldo Batista |
9 |
11 |
Sebastião Santos |
10 |
268 |
José Melo Franco |
1 |
5 |
Massoud Nassar |
2 |
515 |
Felipe Simões |
3 |
450 |
Renato Hanser |
4 |
262 |
Rafael Arruda |
5 |
202 |
Daniel Mendes |
6 |
96 |
Felipe Arantes |
7 |
94 |
Marcelo Souza |
8 |
97 |
Raniere |
9 |
17 |
Ivan Carlos |
10 |
817 |
Alcides Beagin |