X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

8º Motocross de Santa Rita do Sapucaí - MG
Publicado em: 25/12/2009
Clique e saiba mais

Nova pista recebeu a oitava edição do evento
Redação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Ronaldo Sampaio 


Largada Nacional Estreante


Joseph Alves
Nos dias 19 e 20 de dezembro, Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, recebeu uma das últimas provas de motocross do ano. O evento, organizado pelo piloto Egnaldo Rodrigues com total apoio e patrocínio da prefeitura municipal chegou a sua oitava edição. Mesmo com a proximidade das festas de fim de ano, um grande número de pilotos compareceu para prestigiar a corrida e tentar abocanhar uma parte da premiação em dinheiro.

Uma inédita e excelente pista foi preparada por "Quebra Gaio", apelido do responsável pelo circuito, conhecido pelas ótimas pistas preparadas para vários organizadores da região. Como o circuito fica dentro da cidade, não foi difícil para os moradores lotarem os arredores da pista completando o espetáculo. 

Ao lado de casa, Massoud Nassar foi um dos destaques, ele e Heinz Crispim deram um show de pilotagem nas principais provas do dia. Nas categorias nacionais, o organizador Egnaldo fez bonito mesmo não participando dos treinos na parte da manhã. 


Eliandro Consorte


Fabinho Santos
Na largada da MX3, o piloto e doutor, Ricardo, largou na ponta e com uma tocada forte, liderou a primeira parte da bateria. Mais atrás, Sérgio Lúcio era pressionado por Joseph Alves, que depois de assumir a vice-liderança passou a perseguir o líder. Ricardo tentou manter a ponta acelerando no limite e acabou cometendo um pequeno erro, que foi a brecha que Joseph precisava para assumir a primeira posição. Com caminho livre a sua frente, Joseph abriu vantagem ficando longe da disputa entre Sérgio e Ricardo, que conseguiu abrir um pouco no final, garantindo a segunda posição. Jean Dickson, Ney Carneirinho e Pio José, foram os demais pilotos a ocupar o pódio.

A Nacional Estreante largou na sequência com Eduardo Massini e Marcos Paulo brigando muito nas primeiras voltas. Marcos assumiu a ponta aos 4 minutos, mas Eduardo se manteve próximo, tentando recuperar a liderança. Tudo indicava que o vencedor seria um destes dois pilotos, mas os mais atentos podiam ver que Eliandro Consorte, depois de uma largada ruim, vinha num ritmo forte tirando a diferença e galgando posições volta a volta. Na metade da prova Eliandro era o quinto colocado, algumas voltas depois já estava em terceiro e começava a encostar nos ponteiros. Sua primeira vítima foi Eduardo, que se contentou com a terceira posição administrando as últimas voltas. 


Renato Procópio

Mais a frente Eliandro colou no ponteiro, quando o diretor de prova sinalizou duas voltas para a bandeirada quadriculada. Marcos manteve a ponta até as últimas curvas, mas Eliandro usou toda sua experiência para superar o adversário e conquistar uma incrível vitória. O pódio da categoria foi formado por Eliandro Consorte, Marcos Paulo, Eduardo Massini, Roberto Dias e Lúcio Henrique.


Massoud Nassar
Os pilotinhos das categorias 65cc e 85cc alinharam juntos para mais uma largada, formando a categoria Júnior. Fabinho Santos e Matheus Prado aceleraram forte e impressionaram o público pela vontade de vencer. Matheus pressionou Fabinho nos minutos iniciais, mas cometeu alguns erros perdendo contato com o líder, que não desperdiçou a oportunidade e com uma tocada forte, manteve a distância até receber a bandeirada quadriculada com grande vantagem sobre Matheus. Guilherme de Lima acompanhou os ponteiros no início, mas não manteve o ritmo, terminando a prova isolado na terceira posição. Luiz Fernando e Larissa Dallo completaram o pódio. 

Na prova da Nacional 230, um dos protagonistas foi o organizador do evento, Egnaldo Rodrigues, que dividiu o palco com Renato Procópio. Os dois buscaram a vitória em cada curva da prova. Egnaldo largou na ponta seguido de muito perto por Renato, que depois de muita insistência, conseguiu forçar a ultrapassagem assumindo a liderança. 

Tudo isto aconteceu apenas na primeira metade da prova. Egnaldo não se deu por vencido e manteve o ritmo acompanhando o novo líder de perto, realizando algumas tentativas para reaver a primeira posição, mas errou faltando duas voltas para o final da prova e perdeu contato com o líder, tendo que se contentar com a segunda posição. Nas demais colocações, finalizaram Gilberto Castor, Robert Dias e Weber Carlos. 


Egnaldo Rodrigues

Na MX2, alinharam alguns dos mais competitivos pilotos do evento. Massoud Nassar dividiu as primeiras curvas com Joseph Alves, mas se consolidou na liderança ainda na primeira volta acelerando forte como sempre. Joseph estava na segunda posição, quando uma queda o tirou da prova e a vice-liderança ficou então com Heinz Crispim, que correu com uma moto emprestada. Sérgio Lúcio, Eliandro Consorte, Matheus Prado brigaram pelas demais posições do pódio. Sérgio, que veio de trás, superou Matheus e Eliandro para, com o abandono de Joseph, confirmar a terceira posição, Eliandro foi o quarto e Fabinho o quinto colocado. 


Fábio Gurgel
Na prova da Importada Bronze, Fábio Gurgel, Ricardo e Jean Dickson garantiram emoção ao público na disputa pelas primeiras posições. Fábio largou na ponta, mas foi superado por Ricardo ainda no início da bateria. Sem entregar os pontos, Fábio manteve pressão sobre o novo líder, até conseguir reaver a liderança. 

Ricardo teve tempo de sobra para dar o troco, bem que tentou, mas esbarrou na determinação de Fábio que, a bordo de sua 125cc 2 tempos, não deixou seu adversário concluir a ultrapassagem. Jean tentou acompanhar o ritmo dos ponteiros, mas foi ficando para trás até receber a bandeirada isolado na terceira posição. Pio José e Lucas DTO completaram os cinco primeiros.

Egnaldo Rodrigues teve mais uma chance de vitória na prova da Taça Cidade e não a desperdiçou. Largou bem mais uma vez, com Felipe Patta na segunda posição, também acelerando forte. O líder teve sua jornada rumo à vitória facilitada, quando Fellipe se enroscou em outro piloto e caiu, deixando segunda e terceira posições para Gustavo e Gilberto Castor, respectivamente. Os dois passaram a disputar a segunda posição, porém afastados do líder da prova. Gilberto assumiu a vice-liderança na volta seguinte e depois disto, manteve a posição até o final. Fellipe Patta conseguiu finalizar ainda na quarta colocação, seguido por Dimy em quinto. 


Heinz Crispim

MX1
e Força Livre Bronze largaram juntas e o público concentrou suas atenções para Heinz Crispim, que retribuiu o carinho com uma pilotagem impecável e belas entortadas nos vários obstáculos do circuito. Rafael Arruda também não teve adversários, terminando a prova isolado na segunda posição. Sérgio Lúcio foi o terceiro colocado e vencedor da Força Livre Bronze. Ney Carneirinho e Fabinho Santos foram quarto e quintos colocados respectivamente.


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 577 Fotos!
Na Força Livre Nacional, a disputa pela liderança ficou por conta de Eliandro Consorte e Renato Procópio, que largou na ponta, sendo superado por Eliandro na segunda volta. Os dois se mantiveram próximos por grande parte da prova, com o líder conseguindo alguma vantagem na metade da bateria, mas Renato voltou a encostar nas voltas finais, sem contudo conseguir retomar a primeira posição. Gilberto Castor foi o terceiro colocado, Marcos Paulo o quarto e Carlos Xique o quinto.

A derradeira bateria do dia, foi a Força Livre Importada, com Massoud Nassar e Heinz Crispim no gate, vencedores das principais provas do evento até então. Aproveitando-se dos 450cc de sua moto, Heinz pula na frente, mas desde o início sempre muito pressionado por Massoud, que mostrava nitidamente que não estava confortável na vice-liderança e queria mais. Pouco mais atrás Joseph Alves tentava roubar a terceira posição de Rafael Arruda. 

Este cenário se manteve a prova toda, Heinz e Massoud brigando pela liderança e Rafael tentando manter a terceira posição. Por diversas vezes Massoud esteve na iminência de superar o líder, que não entregou os pontos, mostrando ser um competidor de fibra. Heinz manteve-se firme e, sem erros, conquistou uma bela vitória com Massoud tendo que se contentar com a segunda posição. Mais atrás, Rafael havia se afastado de Joseph, mas uma queda na volta final lhe tirou o terceiro posto. Sérgio Lúcio foi o quinto colocado, fechando o último pódio do dia. 


Sérgio Lúcio

O 8º Motocross de Santa Rita do Sapucaí foi realizado pela prefeitura municipal, com organização de Egnaldo Rodrigues.

Fim de prova e fim de mais um ano cheio de emoções em grandes corridas, aproveito mais uma vez para agradecer todo o reconhecimento dos amigos pilotos ao meu trabalho, aos organizadores das provas e todos que fazem parte desse grande universo que é o motocross. 

Desejo a todos um feliz Natal, e um 2010 cheio de alegrias, paz, saúde e muitas vitórias dentro e fora das pistas! Um grande abraço e até a próxima!



Esta foi a 8ª edição do Motocross de Santa Rita do Sapucaí

Resultados
 

MX1
1. Heinz Chispim 40
2. Rafael Arruda 262
3. Sérgio Lúcio 07
4. Ney Carneirinho 77
5. Fabinho Santos 87
MX2
1. Massoud Nassar 05
2. Heinz Chispim 29
3. Sérgio Lúcio 07
4. Eliandro Consorte Tonelada 119
5. Fabinho Santos 87
MX3
1. Joseph Alves 137
2. Dr Ricardo 811
3. Sérgio Lúcio 07
4. Jean Dickson 713
5. Ney Carneirinho 77
Taça Cidade
1. Egnaldo Rodrigues 04
2. Gilberto Castor 27
3. Gustavo 05
4. Fellipe Patta 111
5. Dimy 450
Bronze Força Livre
1. Sérgio Lúcio 07
2. Fabinho Santos 87
3. Denilson Francisco 38
4. Welligton Rodrigues 126
5. Ricardo Salviole 313
Importada Bronze
1. Fábio Gurgel 914
2. Dr Ricardo 811
3. Jean Dickson 713
4. Pio José 95
5 Lucas DTO
Nacional 230
1. Renato Procópio 405
2. Egnaldo Rodrigues 04
3. Gilberto Castor 27
4. Robert Dias 35
5. Weber Carlos 27
Júnior
1. Fabinho Santos 87
2. Matheus Prado 02
3. Guilherme De Lima 912
4. Luiz Fernando 78
5. Larissa Dallo 111
Nacional Estreante
1. Eliandro Consorte Tonelada 119
2. Marcos Paulo 32
3. Eduardo Massini 43
4. Robert Dias 35
5. Lúcio Henrique 11
Força Livre Pró
1. Heinz Chispim 40
2. Massoud Nassar 05
3. Joseph Alves 137
4. Rafael Arruda 262
5. Sérgio Lúcio 07
Força Livre Nacional
1. Eliandro Consorte Tonelada 119
2. Renato Procópio 405
3. Gilberto Castor 27
4. Marcos Paulo 32
5. Carlos Xique 10






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet