X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

1º Eco Enduro Internacional - Copenhague - Dinamarca
Publicado em: 15/12/2009
Clique e saiba mais

Fabien Planet é o primeiro campeão de Enduro para motos elétricas
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes
Fotos: Cédric Poulmaire / ecoenduro.com


Pilotos que entraram para a história, participando da primeira prova de enduro exclusiva para motos elétricas


Fabien Planet
O Eco Enduro 2009, realizado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo), aconteceu entre os dias 11 e 13 de dezembro, junto a COP15 - Conferência Climática da ONU - em Copenhague, Dinamarca. 

A prova exclusiva para motos elétricas, teve o intuito de mostrar ao mundo, que os esportes a motor podem ser ambientalmente responsáveis, procurando inovadoras soluções para reduzir o impacto negativo ao clima mundial.

Os dois primeiros dias de prova foram de enduro tradicional, encarando vários tipos de terreno e no dia de encerramento, a competição se transformou numa mistura de Supermoto com Motocross, realizada em um pequeno circuito construído no centro de Copenhagen. 

O evento foi dividido em quatro categorias: a Pro I, para motocicletas modificadas Track Evo 1 da marca Quantya; a Pro II, para motocicletas originais Track Evo 1; a Pro III, para motocicletas da marca Zero MX e a categoria Proto, composta por outras marcas ou protótipos. 



Joel Smets


Amel Advocaat
Além do vencedor Fabien Planet, que disputa o Mundial de Enduro FIM, a prova contou com muitos pilotos convidados, como Joel Smets, cinco vezes campeão mundial de motocross, Pedro Bianchi Prata - que participou da última edição do Rally dos Sertões - entre muitos outros. E como a maioria destes pilotos nunca havia andado em uma moto elétrica, o dia anterior ao início das provas, foi dedicado às instruções técnicas sobre as particularidades da motocicletas e treinos livres.

O primeiro dia de provas foi dividido em três etapas, sendo uma na floresta, a segunda com trechos muito técnicos e a última noturna, com o devido intervalo entre elas para a recarga das baterias das motocicletas.

Fabien Planet venceu três das cinco especiais deste primeiro trecho, incluindo a especial noturna, que acabou sendo cancelada, pois muitos pilotos se perderam. O vencedor do dia se surpreendeu com a performance do modelo elétrico, "Nas especiais curtas, que eram muito técnicas dentro da floresta, acredito que não conseguiria ser tão rápido como fui, nem com minha moto de enduro. Eu realmente me diverti hoje e com uma moto que não faz barulho e não polui, é inacreditável!", disse. 


Última etapa da competição foi no estilo supermoto


Nos dois primeiros dias, os competidores enfrentaram obstáculos de uma prova tradicional de enduro e...
No dia seguinte, mais dois estágios passando por terrenos variados, além de outra noturna. Só que desta vez, os pilotos não sabiam a distância do percurso e largavam com apenas meia carga nas baterias, forçando-os a diminuir a velocidade e economizar "combustível" durante toda a especial. A etapa foi vencida pelo jovem dinamarquês Kasper Lynggard, seguido por Amel Advocaat e Fabien Planet, em terceiro.

A etapa de encerramento foi totalmente diferente dos dias anteriores, com uma prova de supermoto realizada em uma base de treinamento militar em Copenhague, com a presença de um grande público. Stefan Olsen venceu a prova, com Joel Smets em segundo e Mikkel Caprani em terceiro.

"Este é um momento histórico e foi aberta uma nova página na história do motociclismo", comemorou ao final do evento Anders Minken, vice presidente da comissão de trial da Federação Internacional de Motociclismo.

Depois de três dias intensos de provas, a opinião entre os pilotos participantes parecia ser unânime, as motocicletas elétricas podem ser o futuro das categorias off-road. Sem barulho, além de não poluir, as motocicletas são leves, ágeis e divertidas de se pilotar, com potência suficiente para vencer os obstáculos. Esta foi a análise de grandes nomes do esporte, que participaram da prova e aprovaram a nova categoria. 


... segundo os próprios pilotos, o modelo elétrico se saiu muito bem

Resultado geral do Eco Enduro 2009

1. Fabien Planet (FRA) - 175 pontos
2. Amel Advocaat (HOL) - 170 pontos
3. Kasper Lynggaard (DIN) - 161 pontos
4. Joel Smets (BEL) - 161 pontos
5. Pal Anders Ullevalseter (NOR) - 132 pontos







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet