Pernambuco recebeu final da competição Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda
 Unidade do Centro Educacional de Trânsito Honda em Recife, PE |
 Local possui modernas instalações... |
Palco da abertura do Campeonato Brasil Nordeste de Motocross o Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) de Recife, PE, sediou também, no primeiro final de semana de dezembro, a etapa final da competição. O MotoX esteve lá, não apenas para acompanhar a corrida, mas também para conhecer toda estrutura do local e o trabalho desenvolvido pela Honda na capital pernambucana.
Há anos conhecemos o CETH de Indaiatuba, SP, local que iniciou no interior paulista de forma pioneira, um trabalho de concientização e preparação de motociclistas. Seu braço no nordeste brasileiro foi inaugurado em Recife em novembro de 2006, desde então milhares de pessoas passam por lá anualmente em busca de treinamento e aperfeiçoamento com os instrutores do centro.
 ...Que totalizam mais de 800 m2 |
 Milhares de motociclistas recebem treinamento anualmente no CETH |
Assim como a unidade paulista, conhecida por tradicionalmente receber a abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross, em Recife também há um circuito de motocross que sedia competições regionais da modalidade numa pista caracterizada pelo piso arenoso. Mas o foco principal de ambos os centros não é a competição, mas um trabalho esclarecedor, de concientização e orientação voltado ao motociclistas comuns.
A infra-estrutura do CETH de Recife é composta por três áreas que totalizam mais de 800 m2. A principal delas é direcionada, entre outras atividades, a realização de aulas teóricas. Outro espaço é destinado a parte prática do curso, onde está localizada uma pista pavimentada e os instrutores passam noções de como pilotar com segurança. O terceiro setor é onde fica a pista de terra, reservada à prática de pilotagem em vias não pavimentadas e também ao motocross.
"Mais de 100 mil pessoas já passaram pelo nosso treinamento no interior de São Paulo, um número bastante expressivo", destacou Wilson Yasuda, gerente de competições da Honda e responsável pelo CETH de Indaiatuba desde sua inauguração (ocorrida em março de 1998). O trabalho sem dúvida colabora para que tenhamos nas ruas motociclistas mais conscientes, resultando em um trânsito mais seguro.
 Infra-estrutura é composta por três áreas |
 Honda disponibiliza motos e instrutores nos treinamentos |
A fórmula de sucesso foi reproduzida nos mesmos moldes na capital pernambucana, conforme nos demonstrou Marcelo Torres, supervisor do centro de pilotagem local, durante nossa visita: "Trabalhamos também na formação de motociclistas da Polícia Militar, Bombeiros e Instrutores de moto escolas", explicou. Desta forma o trabalho não fica restrito apenas aos usúarios comuns, mas também aqueles que formam outros motociclistas. Como sabemos os chamados Centro de Formação de Condutores do nosso país deixam muito a desejar e, na maioria das vezes, apenas instruem as pessoas a como agir no teste de habilitação, sem passar ao menos as noções básicas de uma pilotagem segura. Com o trabalho realizado em seus CETs a Honda contribui para mudar este cenário, uma iniciativa que serve de exemplo para outras empresas do segmento.
Diferente da unidade paulista o CETH de Recife agrega também o CST, Centro de Treinamento de Serviço, onde são instruídos funcionários da rede de concessiónarios Honda, tanto de motocicletas quanto de carros (em São Paulo este treinamento é realizado na unidade de Sumaré). E cada revendedor, atráves deste trabalho, também pode formar seus próprios instrutores, fazendo com que este serviço chege aos mais diversos pontos do Brasil. Um compromisso social assumido pela Honda digno de elogios e que, pode também, servir como fonte de inspiração.
Corridas
 Thales Vilardi encerrou a competição com mais uma dupla vitória |
O Brasil Nordeste de Motocross terminou como começou a temporada: com vitória de Thales Vilardi, a quinta na categoria MX1. Desta forma o paulista encerrou o campeonato invicto na classe principal, o título já havia sido conquistado na etapa anterior. Na MX2, onde também foi campeão, Thales repetiu o domínio na corrida final sem dificuldades. "Estou muito satisfeito com o resultado. Consegui cumprir meu objetivo que era ficar invicto na MX1", afirmou o piloto. "Gosto de pista de areia e isso me ajudou", completou o campeão.
Nas duas baterias Alan Lucena foi um competitor que se destacou, mesmo sem conseguir ameaçar a posição de Thales. Tanto na MX1 quanto na MX2 Alan escapou do pelotão isolando-se na segunda colocação. Na MX1 subiram ao pódio além de Thales e Alan, Júlio César Xavier (3º), Eduardo Costa (4º) e Fristilanyo (5º). Os cinco primeiros da MX2 foram Thales Vilardi, Alan Lucena, Eduardo Costa, Vítor Zoolo e Niltinho.
 Júlio César Xavier |
 Alex Lucena |
Na MX3 o domínio foi de Júlio César Xavier, que venceu com ampla vantagem, mas quem comemorou mesmo foi Tui Montenegro que, com a quarta posição na prova, garantiu o título de campeão. Robson Luis fez uma prova de recuperação finalizando em segundo, seguido por Wânio Dantas, outro que veio de trás. Daniel Moura fechou o pódio da categoria.
Alex Lucena partiu para uma bela vitória de ponta a ponta na Força Livre Nacional. Eduardo Maia superou Átila Júnior finalizando em segundo. Wagner Tailo também ultrapassou Átila ficando com o terceiro lugar. Felipe Augusto saiu do final do pelotão para completar o pódio, na quinta posição. Já na CRF 230 Alex Lucena não teve sorte, começou na frente, mas enfrentou problemas e ficou longe da briga pelas primeiras colocações. Átila Júnior fez uma prova consciente, terminou na quarta coloção e comemorou o título da categoria enquanto seu principal concorrente, Márcio Júnior, abandonava. A vitória na etapa foi de Fristo seguido por Felipe Augusto.
 Pódio Nacional Força Livre |
 Gustavo Marcos |
Uma prova repleta de mudanças na liderança. Assim foi a categoria 85cc onde Gustavo Marcos partiu na frente, mas depois viu Gustavo Pessoa e Stefany Serrão passarem pela ponta. Com várias quedas e mudanças Gustavo Marcos voltou ao primeiro lugar e abriu vantagem suficiente para respirar. Depois disso controlou a vantagem até a bandeirada terminando com o título da competição. Rico Araújo finalizou em segundo, com Stefany Serrão e Gustavo Pessoa na sequência.
Na categoria 65cc Gustavo Sogominha levou sua primeira vitória na competição. Ele aproveitou o vacilo de Lucas Almeida no início da prova para "carimbar a faixa do campeão". Lucas ficou com o título finalizando a prova a quatro segundos do vencedor. Jean Santiago, Leonardo Feitosa e Reginaldo Victor foram respectivamente terceiro, quarto e quinto colocados.
O saldo da temporada da competição foi positivo com o aumento do número de inscritos e o público prestigiando as provas. Mas o que era para terminar em festa acabou de forma melancólica, já que a empresa promotora do evento anunciou após o encerramento da competição que não teria como pagar a premiação aos pilotos, afirmando que havia sido vítima de um assalto. Pronto, com isso deu-se início uma grande discussão e o clima no local ficou pesado. Após algumas horas de impasse os patrocinadores da competição conseguiram arrecadar o dinheiro necessário para honrar o compromisso.
 Marcelo Torres e Wilson Yasuda estão a frente do trabalho desenvolvido nos CETHs |
O Campeonato Brasil Nordeste de Motocross é realizado pela Beilstrein Eventos com patrocínio Honda e Mobil. Mais informações estão disponíveis no
site oficial do evento.
Resultados
1 |
1 |
Thales Vilardi |
16 |
30:31.875 |
| 50,309 |
2 |
234 |
Alan Lucena |
15 |
30:39.437 |
1 Lap |
46,971 |
3 |
20 |
Julio Cesar |
15 |
31:36.998 |
1 Lap |
45,546 |
4 |
18 |
Eduardo Costa |
15 |
31:38.851 |
1 Lap |
45,501 |
5 |
314 |
Fristilanyo |
15 |
32:06.290 |
1 Lap |
44,853 |
6 |
816 |
Vitor Zoolo |
15 |
32:18.095 |
1 Lap |
44,580 |
7 |
8 |
Niltinho |
14 |
30:36.172 |
2 Laps |
43,917 |
8 |
301 |
Eduardo Araujo |
14 |
30:44.530 |
2 Laps |
43,718 |
9 |
13 |
Vanio Dantas |
14 |
32:39.357 |
2 Laps |
41,156 |
10 |
233 |
Ricardo Mi |
13 |
30:52.489 |
3 Laps |
40,421 |
1 |
1 |
Thales Vilardi |
16 |
30:28.352 |
| 50,406 |
2 |
580 |
Alan Lucena |
15 |
31:46.727 |
1 Lap |
45,313 |
3 |
18 |
Eduardo Costa |
15 |
32:04.180 |
1 Lap |
44,902 |
4 |
816 |
Vitor Zoolo |
15 |
32:14.488 |
1 Lap |
44,663 |
5 |
8 |
Niltinho |
15 |
32:24.453 |
1 Lap |
44,434 |
6 |
301 |
Eduardo Araujo |
15 |
32:39.778 |
1 Lap |
44,087 |
7 |
113 |
Francivânio Dantas |
14 |
31:59.428 |
2 Laps |
42,013 |
8 |
4 |
Fabricio Freire |
14 |
32:10.186 |
2 Laps |
41,778 |
9 |
15 |
Lucas Maia |
11 |
25:15.287 |
5 Laps |
41,814 |
1 |
314 |
Fristo |
11 |
24:36.050 |
| 42,925 |
2 |
151 |
Felipe Augusto |
11 |
24:48.652 |
12.602 |
42,562 |
3 |
207 |
Atila Junior |
11 |
24:57.307 |
21.257 |
42,316 |
4 |
269 |
Andre Henrique |
11 |
25:28.931 |
52.881 |
41,441 |
5 |
334 |
Eduardo Maia |
11 |
25:39.400 |
1:03.350 |
41,159 |
6 |
28 |
Julio Cesar |
11 |
25:47.621 |
1:11.571 |
40,940 |
7 |
62 |
Ednaldo Ferreira |
11 |
25:51.403 |
1:15.353 |
40,840 |
8 |
388 |
Luciano Goma |
11 |
25:52.228 |
1:16.178 |
40,819 |
9 |
75 |
Isaias Araujo |
11 |
25:57.804 |
1:21.754 |
40,673 |
10 |
114 |
Jamenson Santiago |
11 |
26:24.117 |
1:48.067 |
39,997 |
11 |
133 |
José Ricardo |
11 |
26:30.560 |
1:54.510 |
39,835 |
12 |
37 |
Luiz Borges |
11 |
26:43.801 |
2:07.751 |
39,506 |
13 |
423 |
Alex Lucena |
10 |
24:46.505 |
1 Lap |
38,749 |
14 |
69 |
Joseilton Ferreira |
10 |
24:56.142 |
1 Lap |
38,499 |
15 |
20 |
Alexandre Andrey |
10 |
24:59.302 |
1 Lap |
38,418 |
1 |
423 |
Alex Costa De Lucena |
11 |
24:42.997 |
| 42,724 |
2 |
334 |
Eduardo Maia |
11 |
24:47.801 |
4.804 |
42,586 |
3 |
30 |
Wagner Taylo |
11 |
24:50.804 |
7.807 |
42,501 |
4 |
207 |
Atila Junior |
11 |
24:58.594 |
15.597 |
42,280 |
5 |
151 |
Felipe Augusto |
11 |
25:07.078 |
24.081 |
42,042 |
6 |
62 |
Everaldo Ferreira |
11 |
25:28.020 |
45.023 |
41,465 |
7 |
3 |
Isaias Araujo |
11 |
25:58.342 |
1:15.345 |
40,659 |
8 |
75 |
Bielson Cabeção |
11 |
25:59.654 |
1:16.657 |
40,624 |
9 |
118 |
Januario Olinda |
10 |
24:44.187 |
1 Lap |
38,809 |
10 |
9 |
Reynaldo Renan |
10 |
25:02.839 |
1 Lap |
38,327 |
11 |
269 |
Andre Henrique |
10 |
25:08.662 |
1 Lap |
38,180 |
12 |
24 |
Luiz Leite |
9 |
25:45.238 |
2 Laps |
33,548 |
13 |
97 |
Alberto Jose |
7 |
19:09.389 |
4 Laps |
35,079 |
14 |
64 |
Emanuel Evandro |
7 |
22:05.797 |
4 Laps |
30,412 |
15 |
202 |
Ablo Almeida |
5 |
17:18.612 |
6 Laps |
27,729 |
1 |
62 |
Gustavo Marcos |
11 |
24:39.008 |
| 42,840 |
2 |
32 |
Rico Araujo |
11 |
24:45.132 |
6.124 |
42,663 |
3 |
026 |
Stefany Ferrão |
11 |
24:54.685 |
15.677 |
42,390 |
4 |
536 |
Gustavo Pessoa |
11 |
25:17.457 |
38.449 |
41,754 |
5 |
100 |
Glauve |
11 |
25:47.805 |
1:08.797 |
40,935 |
6 |
016 |
Jeferson |
11 |
25:48.379 |
1:09.371 |
40,920 |
7 |
388 |
Sogominha |
10 |
25:26.504 |
1 Lap |
37,733 |
8 |
65 |
Rafael Feitosa |
10 |
27:00.912 |
1 Lap |
35,536 |
9 |
199 |
Igor Roberto |
9 |
25:22.059 |
2 Laps |
34,059 |
10 |
26 |
Hugo Neto |
9 |
25:57.205 |
2 Laps |
33,290 |
1 |
388 |
Sogominha |
8 |
19:22.590 |
| 39,636 |
2 |
115 |
Lucas Almeida |
8 |
19:27.358 |
4.768 |
39,474 |
3 |
47 |
Jean Santiago |
8 |
21:44.086 |
2:21.496 |
35,335 |
4 |
64 |
Leonardo Feitosa |
7 |
20:40.677 |
1 Lap |
32,498 |
5 |
18 |
Reginaldo Victor |
7 |
21:06.603 |
1 Lap |
31,833 |
6 |
183 |
Thales Ratan |
7 |
21:53.691 |
1 Lap |
30,692 |
7 |
8 |
João Victor |
6 |
21:12.517 |
2 Laps |
27,159 |
1 |
20 |
Julio Cesar |
12 |
26:33.723 |
| 43,370 |
2 |
29 |
Robson Luis |
12 |
26:45.273 |
11.550 |
43,058 |
3 |
13 |
Wânio Dantas |
12 |
26:55.531 |
21.808 |
42,785 |
4 |
14 |
Tui Montenegro |
12 |
27:17.396 |
43.673 |
42,213 |
5 |
1 |
Daniel Moura |
12 |
27:35.816 |
1:02.093 |
41,744 |
6 |
76 |
Luciano Chaves |
12 |
27:38.001 |
1:04.278 |
41,689 |
7 |
233 |
Ricardo Mi |
12 |
28:17.322 |
1:43.599 |
40,723 |
8 |
177 |
Ricardo Boquinha |
12 |
29:00.843 |
2:27.120 |
39,705 |
9 |
122 |
Violange Tavares |
11 |
27:31.174 |
1 Lap |
38,373 |
10 |
8 |
Renne Vieira |
11 |
28:28.528 |
1 Lap |
37,085 |