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>Competição > Motocross Regional

5ª etapa - Brasil Nordeste de Motocross - Recife - PE
Publicado em: 13/12/2009
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Pernambuco recebeu final da competição
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda 


Unidade do Centro Educacional de Trânsito Honda em Recife, PE


Local possui modernas instalações...
Palco da abertura do Campeonato Brasil Nordeste de Motocross o Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) de Recife, PE, sediou também, no primeiro final de semana de dezembro, a etapa final da competição. O MotoX esteve lá, não apenas para acompanhar a corrida, mas também para conhecer toda estrutura do local e o trabalho desenvolvido pela Honda na capital pernambucana.

Há anos conhecemos o CETH de Indaiatuba, SP, local que iniciou no interior paulista de forma pioneira, um trabalho de concientização e preparação de motociclistas. Seu braço no nordeste brasileiro foi inaugurado em Recife em novembro de 2006, desde então milhares de pessoas passam por lá anualmente em busca de treinamento e aperfeiçoamento com os instrutores do centro. 


...Que totalizam mais de 800 m2


Milhares de motociclistas recebem treinamento anualmente no CETH
Assim como a unidade paulista, conhecida por tradicionalmente receber a abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross, em Recife também há um circuito de motocross que sedia competições regionais da modalidade numa pista caracterizada pelo piso arenoso. Mas o foco principal de ambos os centros não é a competição, mas um trabalho esclarecedor, de concientização e orientação voltado ao motociclistas comuns.

A infra-estrutura do CETH de Recife é composta por três áreas que totalizam mais de 800 m2. A principal delas é direcionada, entre outras atividades, a realização de aulas teóricas. Outro espaço é destinado a parte prática do curso, onde está localizada uma pista pavimentada e os instrutores passam noções de como pilotar com segurança. O terceiro setor é onde fica a pista de terra, reservada à prática de pilotagem em vias não pavimentadas e também ao motocross.

"Mais de 100 mil pessoas já passaram pelo nosso treinamento no interior de São Paulo, um número bastante expressivo", destacou Wilson Yasuda, gerente de competições da Honda e responsável pelo CETH de Indaiatuba desde sua inauguração (ocorrida em março de 1998). O trabalho sem dúvida colabora para que tenhamos nas ruas motociclistas mais conscientes, resultando em um trânsito mais seguro. 


Infra-estrutura é composta por três áreas


Honda disponibiliza motos e instrutores nos treinamentos
A fórmula de sucesso foi reproduzida nos mesmos moldes na capital pernambucana, conforme nos demonstrou Marcelo Torres, supervisor do centro de pilotagem local, durante nossa visita: "Trabalhamos também na formação de motociclistas da Polícia Militar, Bombeiros e Instrutores de moto escolas", explicou. Desta forma o trabalho não fica restrito apenas aos usúarios comuns, mas também aqueles que formam outros motociclistas. Como sabemos os chamados Centro de Formação de Condutores do nosso país deixam muito a desejar e, na maioria das vezes, apenas instruem as pessoas a como agir no teste de habilitação, sem passar ao menos as noções básicas de uma pilotagem segura. Com o trabalho realizado em seus CETs a Honda contribui para mudar este cenário, uma iniciativa que serve de exemplo para outras empresas do segmento.

Diferente da unidade paulista o CETH de Recife agrega também o CST, Centro de Treinamento de Serviço, onde são instruídos funcionários da rede de concessiónarios Honda, tanto de motocicletas quanto de carros (em São Paulo este treinamento é realizado na unidade de Sumaré). E cada revendedor, atráves deste trabalho, também pode formar seus próprios instrutores, fazendo com que este serviço chege aos mais diversos pontos do Brasil. Um compromisso social assumido pela Honda digno de elogios e que, pode também, servir como fonte de inspiração.

Corridas 


Thales Vilardi encerrou a competição com mais uma dupla vitória


Veja também: Galeria de Imagens com 449 Fotos!
O Brasil Nordeste de Motocross terminou como começou a temporada: com vitória de Thales Vilardi, a quinta na categoria MX1. Desta forma o paulista encerrou o campeonato invicto na classe principal, o título já havia sido conquistado na etapa anterior. Na MX2, onde também foi campeão, Thales repetiu o domínio na corrida final sem dificuldades. "Estou muito satisfeito com o resultado. Consegui cumprir meu objetivo que era ficar invicto na MX1", afirmou o piloto. "Gosto de pista de areia e isso me ajudou", completou o campeão.

Nas duas baterias Alan Lucena foi um competitor que se destacou, mesmo sem conseguir ameaçar a posição de Thales. Tanto na MX1 quanto na MX2 Alan escapou do pelotão isolando-se na segunda colocação. Na MX1 subiram ao pódio além de Thales e Alan, Júlio César Xavier (3º), Eduardo Costa (4º) e Fristilanyo (5º). Os cinco primeiros da MX2 foram Thales Vilardi, Alan Lucena, Eduardo Costa, Vítor Zoolo e Niltinho. 


Júlio César Xavier


Alex Lucena
Na MX3 o domínio foi de Júlio César Xavier, que venceu com ampla vantagem, mas quem comemorou mesmo foi Tui Montenegro que, com a quarta posição na prova, garantiu o título de campeão. Robson Luis fez uma prova de recuperação finalizando em segundo, seguido por Wânio Dantas, outro que veio de trás. Daniel Moura fechou o pódio da categoria.

Alex Lucena partiu para uma bela vitória de ponta a ponta na Força Livre Nacional. Eduardo Maia superou Átila Júnior finalizando em segundo. Wagner Tailo também ultrapassou Átila ficando com o terceiro lugar. Felipe Augusto saiu do final do pelotão para completar o pódio, na quinta posição. Já na CRF 230 Alex Lucena não teve sorte, começou na frente, mas enfrentou problemas e ficou longe da briga pelas primeiras colocações. Átila Júnior fez uma prova consciente, terminou na quarta coloção e comemorou o título da categoria enquanto seu principal concorrente, Márcio Júnior, abandonava. A vitória na etapa foi de Fristo seguido por Felipe Augusto. 


Pódio Nacional Força Livre


Gustavo Marcos
Uma prova repleta de mudanças na liderança. Assim foi a categoria 85cc onde Gustavo Marcos partiu na frente, mas depois viu Gustavo Pessoa e Stefany Serrão passarem pela ponta. Com várias quedas e mudanças Gustavo Marcos voltou ao primeiro lugar e abriu vantagem suficiente para respirar. Depois disso controlou a vantagem até a bandeirada terminando com o título da competição. Rico Araújo finalizou em segundo, com Stefany Serrão e Gustavo Pessoa na sequência.

Na categoria 65cc Gustavo Sogominha levou sua primeira vitória na competição. Ele aproveitou o vacilo de Lucas Almeida no início da prova para "carimbar a faixa do campeão". Lucas ficou com o título finalizando a prova a quatro segundos do vencedor. Jean Santiago, Leonardo Feitosa e Reginaldo Victor foram respectivamente terceiro, quarto e quinto colocados.

O saldo da temporada da competição foi positivo com o aumento do número de inscritos e o público prestigiando as provas. Mas o que era para terminar em festa acabou de forma melancólica, já que a empresa promotora do evento anunciou após o encerramento da competição que não teria como pagar a premiação aos pilotos, afirmando que havia sido vítima de um assalto. Pronto, com isso deu-se início uma grande discussão e o clima no local ficou pesado. Após algumas horas de impasse os patrocinadores da competição conseguiram arrecadar o dinheiro necessário para honrar o compromisso. 


Marcelo Torres e Wilson Yasuda estão a frente do trabalho desenvolvido nos CETHs

O Campeonato Brasil Nordeste de Motocross é realizado pela Beilstrein Eventos com patrocínio Honda e Mobil. Mais informações estão disponíveis no site oficial do evento.

Resultados

Pos No. MX1 Laps Total Tm Diff Speed
1 1 Thales Vilardi 16 30:31.875 50,309
2 234 Alan Lucena 15 30:39.437 1 Lap 46,971
3 20 Julio Cesar 15 31:36.998 1 Lap 45,546
4 18 Eduardo Costa 15 31:38.851 1 Lap 45,501
5 314 Fristilanyo 15 32:06.290 1 Lap 44,853
6 816 Vitor Zoolo 15 32:18.095 1 Lap 44,580
7 8 Niltinho 14 30:36.172 2 Laps 43,917
8 301 Eduardo Araujo 14 30:44.530 2 Laps 43,718
9 13 Vanio Dantas 14 32:39.357 2 Laps 41,156
10 233 Ricardo Mi 13 30:52.489 3 Laps 40,421
Pos No. MX2 Laps Total Tm Diff Speed
1 1 Thales Vilardi 16 30:28.352 50,406
2 580 Alan Lucena 15 31:46.727 1 Lap 45,313
3 18 Eduardo Costa 15 32:04.180 1 Lap 44,902
4 816 Vitor Zoolo 15 32:14.488 1 Lap 44,663
5 8 Niltinho 15 32:24.453 1 Lap 44,434
6 301 Eduardo Araujo 15 32:39.778 1 Lap 44,087
7 113 Francivânio Dantas 14 31:59.428 2 Laps 42,013
8 4 Fabricio Freire 14 32:10.186 2 Laps 41,778
9 15 Lucas Maia 11 25:15.287 5 Laps 41,814
Pos No. Nacional Força Livre Laps Total Tm Diff Speed
1 314 Fristo 11 24:36.050 42,925
2 151 Felipe Augusto 11 24:48.652 12.602 42,562
3 207 Atila Junior 11 24:57.307 21.257 42,316
4 269 Andre Henrique 11 25:28.931 52.881 41,441
5 334 Eduardo Maia 11 25:39.400 1:03.350 41,159
6 28 Julio Cesar 11 25:47.621 1:11.571 40,940
7 62 Ednaldo Ferreira 11 25:51.403 1:15.353 40,840
8 388 Luciano Goma 11 25:52.228 1:16.178 40,819
9 75 Isaias Araujo 11 25:57.804 1:21.754 40,673
10 114 Jamenson Santiago 11 26:24.117 1:48.067 39,997
11 133 José Ricardo 11 26:30.560 1:54.510 39,835
12 37 Luiz Borges 11 26:43.801 2:07.751 39,506
13 423 Alex Lucena 10 24:46.505 1 Lap 38,749
14 69 Joseilton Ferreira 10 24:56.142 1 Lap 38,499
15 20 Alexandre Andrey 10 24:59.302 1 Lap 38,418
Pos No. CRF 230 Laps Total Tm Diff Speed
1 423 Alex Costa De Lucena 11 24:42.997 42,724
2 334 Eduardo Maia 11 24:47.801 4.804 42,586
3 30 Wagner Taylo 11 24:50.804 7.807 42,501
4 207 Atila Junior 11 24:58.594 15.597 42,280
5 151 Felipe Augusto 11 25:07.078 24.081 42,042
6 62 Everaldo Ferreira 11 25:28.020 45.023 41,465
7 3 Isaias Araujo 11 25:58.342 1:15.345 40,659
8 75 Bielson Cabeção 11 25:59.654 1:16.657 40,624
9 118 Januario Olinda 10 24:44.187 1 Lap 38,809
10 9 Reynaldo Renan 10 25:02.839 1 Lap 38,327
11 269 Andre Henrique 10 25:08.662 1 Lap 38,180
12 24 Luiz Leite 9 25:45.238 2 Laps 33,548
13 97 Alberto Jose 7 19:09.389 4 Laps 35,079
14 64 Emanuel Evandro 7 22:05.797 4 Laps 30,412
15 202 Ablo Almeida 5 17:18.612 6 Laps 27,729
Pos No. 85cc Laps Total Tm Diff Speed
1 62 Gustavo Marcos 11 24:39.008 42,840
2 32 Rico Araujo 11 24:45.132 6.124 42,663
3 026 Stefany Ferrão 11 24:54.685 15.677 42,390
4 536 Gustavo Pessoa 11 25:17.457 38.449 41,754
5 100 Glauve 11 25:47.805 1:08.797 40,935
6 016 Jeferson 11 25:48.379 1:09.371 40,920
7 388 Sogominha 10 25:26.504 1 Lap 37,733
8 65 Rafael Feitosa 10 27:00.912 1 Lap 35,536
9 199 Igor Roberto 9 25:22.059 2 Laps 34,059
10 26 Hugo Neto 9 25:57.205 2 Laps 33,290
Pos No. 65cc Laps Total Tm Diff Speed
1 388 Sogominha 8 19:22.590 39,636
2 115 Lucas Almeida 8 19:27.358 4.768 39,474
3 47 Jean Santiago 8 21:44.086 2:21.496 35,335
4 64 Leonardo Feitosa 7 20:40.677 1 Lap 32,498
5 18 Reginaldo Victor 7 21:06.603 1 Lap 31,833
6 183 Thales Ratan 7 21:53.691 1 Lap 30,692
7 8 João Victor 6 21:12.517 2 Laps 27,159
Pos No. MX3 Laps Total Tm Diff Speed
1 20 Julio Cesar 12 26:33.723 43,370
2 29 Robson Luis 12 26:45.273 11.550 43,058
3 13 Wânio Dantas 12 26:55.531 21.808 42,785
4 14 Tui Montenegro 12 27:17.396 43.673 42,213
5 1 Daniel Moura 12 27:35.816 1:02.093 41,744
6 76 Luciano Chaves 12 27:38.001 1:04.278 41,689
7 233 Ricardo Mi 12 28:17.322 1:43.599 40,723
8 177 Ricardo Boquinha 12 29:00.843 2:27.120 39,705
9 122 Violange Tavares 11 27:31.174 1 Lap 38,373
10 8 Renne Vieira 11 28:28.528 1 Lap 37,085






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