Chris Birch venceu a prova realizada na África do Sul Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Hubert Stanka e Divulgação
Chris Birch |
Homens e máquinas contra as montanhas de Lesotho, na África do Sul, onde algumas das trilhas foram abertas especialmente para a edição 2009 do "Roof of Africa". Horas intermináveis sobre a motocicleta enfrentando o calor e a desidratação, esta foi a tônica da prova considerada a mais dura edição do evento já realizada. Prova disto foi a declaração de Darryl Curtis, duas vezes vencedor do evento: "Esta foi a corrida mais difícil que fiz em toda a minha vida".
A competição foi aberta pelo tradicional "Round the Houses", prologo de três voltas realizado no centro de Maseru, onde o piloto local Jade Gutzeit fez o melhor tempo com sua BMW, seguido pelas KTMs de Chris Birch e Darryl Curtis. Na divisão por classes, Birch foi o melhor na Open, a principal categoria, seguido pelo piloto oficial BMW Andreas Lettenbichler. Estes dois concorrentes, monopolizaram as atenções durante os três dias de prova.
Andreas Lettenbichler |
No dia seguinte foi realizada a primeira etapa de trilhas da competição. Um percurso mais difícil do que qualquer um podia esperar, formado por terreno rochoso, com quase nenhum tempo de descanso entre as especiais, levando ao limite até mesmo os mais experientes e bem preparados pilotos. A desidratação causou muitos abandonos e vários outros, sem conseguir alcançar a linha de chegada, tiveram de passar a noite nas trilhas.
Chris Birch, que liderou o primeiro dia, levou quase dez horas para completar o percurso, seguido por apenas outros seis pilotos que conseguiram terminar a etapa no tempo estimado. Tanto que a organização resolveu cancelar o último trecho de 52 quilômetros, pois perceberam que este ano seria impossível completar o percurso no tempo ideal de prova.
Lettenbichler não passou por um posto de controle no início da prova e foi penalizado em uma hora. Mas numa recuperação surpreendente, se destacando nos trechos de subida, conseguiu superar mais de cem oponentes para finalizar a primeira etapa em segundo, atrás apenas de Birch. No terceiro e último dia Lettenbichler continuou andando forte, assumindo a liderança, abrindo vantagem sobre os demais, até que uma pedra apareceu no seu caminho.
O azar bateu a porta do piloto alemão novamente, ele colidiu forte em uma pedra, quando subia uma encosta rochosa muito íngreme, rachando o cárter de sua moto. Mesmo com o vazamento de óleo ele prosseguiu na prova, mas faltando apenas oito quilômetros para a linha de chegada, seu motor travou, tirando-o da competição, impedindo uma vitória praticamente certa.
Cárter furado roubou a vitória de Lettenbichler |
Evento fará parte do Mundial de Extreme Enduro em 2011. |
Chris Birch também teve problemas na etapa final. A exemplo do dia anterior, o percurso sofreu alterações e o fiscal de pista não chegou a tempo para sinalizar aos primeiros que passaram. O resultado foi que Birch andou quarenta quilômetros pelo caminho errado, tendo que retornar ao ponto de largada, reabastecer e começar tudo de novo.
A partir daí, o que se viu, foi mais uma recuperação incrível, onde o neo-zelandês não apenas se recuperou e assumiu a ponta, mas também estabeleceu um novo recorde ao vencer com duas horas e treze minutos de vantagem sobre o segundo colocado, seu compatriota Rory Mead. Na sequência vieram dois pilotos locais, Jade Gutzeit e Darryl Curtis, terceiro e quarto respectivamente. Dos 117 pilotos que largaram apenas 4 completaram a prova.
Resultados
1. Chris Birch
2. Rory Mead
3. Jade Gutzeit
4. Darryl Curtis