X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

13ª etapa - Copa Neno Racing de Motocross - Muzambinho - MG
Publicado em: 06/12/2009
Clique e saiba mais

Tunico Miranda e Massoud Nassar duelam sob chuva na etapa final
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda 


Largada Nacional Estreante


Massoud Nassar
Um evento com tradição de uma década foi escolhido para encerrar a temporada 2009 da Copa Neno Racing de Motocross, competição mais extensa da modalidade no eixo São Paulo - Minas Gerais. A 13ª e última etapa do campeonato foi na cidade de Muzambinho, no sudoeste mineiro, nos dias 28 e 29 de novembro. Foi o 11º evento de motocross realizado no município e o palco foi o mesmo do ano passado, a Pista do Pesqueiro Harmonia.

A expectativa era de superar o grande público de 2008 - estimado em 8 mil pessoas - e por isso a organização preparou o local com uma grande estrutura, mas a insistente chuva que teimou em cair ao longo do dia atrapalhou os planos dos promotores. Apesar disto a população compareceu e prestigiou o evento, assim como pilotos vindos de várias regiões dos dois estados.

Mesmo com o imprevisto do mau tempo a organização trabalhou duro e conseguiu deixar o circuito em boas condições permitindo a realização de todas as baterias programadas. E nas provas os destaques foram Tunico Miranda e Massoud Nassar que protagonizaram os principais duelos desta final da Copa Neno Racing de Motocross. 


Tunico Miranda


Everton Bastianini
A classe MX1 teve o gate liberado também para motos da MX2 afim de atingir o número de participantes para validar a corrida, uma das poucas baterias que contou com pequeno número de inscritos. Assim abriu-se a possibilidade para que Massoud Nassar andasse nesta corrida com sua 250F, encarando o primeiro embate com Tunico Miranda, nesta bateria com uma Kawasaki 450. Desta forma os protagonistas das principais provas e daquelas que foram as disputas mais emocionantes do evento começaram a mostrar ao público o que estava por vir.

Nesta primeira prova o duelo durou pouco. Ainda no início Tunico Miranda enfrentou problemas deixando o caminho livre para o domínio de Massoud Nassar. "Acabei deslocando o ombro na queda por isso demorei para retornar à corrida", explicou Tunico, que ainda assim completou a prova na segunda colocação.

Tunico aproveitou-se do desentendimento de Heinz Crispim e Felippe Simões que acabaram se chocando durante disputa pela vice-liderança e discutiram. Massoud venceu, Crispim em quarto na prova ficou com o título da temporada, enquanto Simões abandonou. O terceiro lugar ficou com Nei Carneirinho e Amadeu Júnior foi o quinto colocado. 


Orlando Neto


Marcelo Souza
Massoud e Tunico voltaram para um bom duelo na corrida da MX2. Desta vez ambos competiram com motos 250cc e a briga foi bastante equilibrada. Tunico liderou as primeiras voltas, mas cedeu a pressão de Massoud que foi perseguido de perto após conseguir a ultrapassagem.

Tunico não desistiu e a insistência teve resultado, ele deu o troco em Massoud e partiu para sua primeira vitória no dia. Massoud conquistou a segunda colocação e Joseph Alves levou o troféu do terceiro lugar. Daniel Mendes, campeão da competição nas classes bronze, também marcou presença neste pódio com a quarta colocação. Everton Bastianini brigou bastante para recuperar-se e concluir a bateria entre os cinco mais rápidos.

A dupla mineira voltou à pista mais uma vez para a categoria Força Livre Pró, a principal do evento. O público acompanhou atento Tunico e Massoud novamente no comando do show. Mas desta vez Tunico Miranda era só concentração e foco, não permitiu nenhuma tentativa do oponente e venceu de ponta a ponta. Massoud insistiu, insistiu, mas teve de se contentar com a segunda colocação. 


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 496 Fotos!


Jonathan Alves
Heinz Crispim e Felippe Simões também voltaram a se encontrar. Crispim tinha boa vantagem no início da prova, quando ocupava a terceira colocação. Já Simões estava apenas em sexto no começo, quando partiu para uma ótima recuperação. No final tirou toda diferença para o rival e completou a corrida na terceira colocação enquanto Crispim abandonava. Marcelo Souza levou a melhor na disputa com Ivan Lima pela quarta colocação.

Na MX3 o título do campeonato ficou com Marco Mugão Paz, que não compareceu nesta etapa. Quem brilhou na corrida de Muzambinho foi Everton Bastianini, o "Feio", que venceu de ponta a ponta. No início Lê Dias perseguiu o ponteiro de perto, mas não manteve o ritmo até o final, com a chuva apertando perdeu terreno e acabou superado por Joseph Alves, que veio de trás ganhando posições até finalizar em segundo. Sérgio Barbosa fechou na quarta colocação.

A Força Livre Bronze teve uma prova disputadíssima. Quatro pilotos formaram um pelotão compacto que brigou por cada espaço do circuito. Sérgio Barbosa liderou por grande parte da prova, sempre muito pressionado por Ivan Lima e Gabriel Marques. Mas quem acabou surpreendendo foi Orlando Neto que demorou um pouco para se aproximar da disputa e quando chegou passou um por um os adversários. Final: vitória de Orlando Neto seguido por Ivan Lima, Gabriel Marques, Sérgio Barbosa e Régis Rodrigues. 


Muzambinho tem tradição de mais de uma década no motocross


Régis Rodrigues
Na principal corrida para motos nacionais, a Nacional Força Livre, a briga pela vitória durou até os momentos finais. Jonathan Alves comandou a corrida enquanto pôde, sempre com Marcelo Souza colocando pressão. O piloto de Bragança Paulista já era campeão antecipado e não queria ninguém carimbando sua faixa.

Faltando três voltas para o final Souza atingiu o objetivo conseguindo a ultrapassagem e a vitória na etapa final. Jonathan terminou na segunda colocação e as demais posições do pódio, que definiram-se ainda na primeira metade de prova, foram ocupadas por Felipe Arantes, Jorge Ferriani e André Mazeto.

Jonathan Alves teve nova chance na categoria Nacional Estreante e não desperdiçou a oportunidade: liderou da largada até a bandeirada garantindo o título da temporada. Omar Rosa não sustentou a segunda colocação, acabou superado por Aloísio Santini. Ericsson Carlos fez o suficiente para garantir o vice-campeonato da categoria terminando a prova na sexta posição.

A garotada da 85cc também enfrentou a pista pesada e a chuva em Muzambinho. As posições nesta bateria logo estavam marcadas: Régis Rodrigues escapou na frente e Fabinho Santos consolidou a segunda posição apesar da perseguição de Abrão Zenum. Estes foram os três primeiros da prova, mas o quarto, Guilherme Ribeiro, também teve motivos para comemorar, afinal ele foi o campeão da temporada. Matheus Alves completou o pódio da etapa. 


Nacional 230


65cc
Também rolaram provas das categorias Nacional 230, 65cc e 125 Bronze, classes que tiveram seus resultados divulgados incompletos. Confira abaixo a tabela com a classificação das onze categorias na etapa final. A classificação do campeonato em breve será divulgada no site oficial da competição.

O promotor Neno Souza comemorou mais um ano de sucesso da copa: "Agradeço os patrocinadores e os pilotos que mais uma vez prestigiaram a competição. Foi um ano com muita chuva, mas superamos as dificuldades", afirmou lembrando que cinco provas foram disputadas com mau tempo. "Já temos onze etapas fechadas para 2010", contou o promotor.

A Copa Neno Racing de Motocross tem como patrocinadores oficiais a MRP, Dablio Performance, América Sports e NS Graphics. A 13ª etapa contou com apoio Thyda Motorcycles, Tuka Motos, Curuja Graphics, Sant´Color, Auto Socorro Danivan, Café Café e Master Sound. 


125 Bronze

Resultado

Força Livre Pró
1. Tunico Miranda
2. Massoud Nassar
3. Felippe Simões
4. Marcelo Souza
5. Ivan Lima

MX1
1. Massoud Nassar
2. Tunico Miranda
3. Nei Carneirinho
4. Heinz Crispim
5. Amadeu Júnior

MX2
1. Tunico Miranda
2. Massoud Nassar
3. Joseph Alves
4. Daniel Mendes
5. Everton Bastianini

MX3
1. Everton Bastianini
2. Joseph Alves
3. Lê Dias
4. Sérgio Barbosa
5. ND

Força Livre Bronze
1. Orlando Neto
2. Ivan Lima
3. Gabriel Marques
4. Sérgio Barbosa
5. Régis Rodrigues

Nacional Força Livre
1. Marcelo Souza
2. Jonathan Alves
3. Felipe Arantes
4. Jorge Ferriani
5. André Mazeto

85cc
1. Régis Rodrigues
2. Fabinho Santos
3. Abrão Zenum
4. Guilherme Ribeiro
5. Matheus Alves

Nacional Estreante
1. Jonathan Alves
2. Aloísio Santini
3. Omar Rosa
4. ND
5. Ivan Lima

Nacional 230
1. ND
2. Felipe Arantes
3. ND
4. Jonathan Alves
5. Ericsson Carlos

65cc
1. ND
2. André Santos
3. Michel Fidélis
4. ND
5. Gabriel Golçalves

125 Bronze
1. ND
2. Wesley Leal
3. Fernando Rodrigues
4. ND
5. ND






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet