X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

7ª etapa - Amador de Motocross Dirt Action - Campos do Jordão - SP
Publicado em: 13/11/2009
Clique e saiba mais

Campeonato termina em grande estilo em templo do motocross
Redação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Ronaldo Sampaio 


Largada MX30


Djalminha Brito
Considerado um templo sagrado do motocross, o Motódromo Sobre as Nuvens em Campos do Jordão, que já recebeu em seus tempos áureos, grandes provas do circuito nacional e até o Mundial da categoria. Pois bem, no último final de semana, dias 7 e 8 de Novembro, os motores voltaram a roncar na bela paisagem montanhosa com a realização da etapa final do Amador Dirt Action de Motocross, maior campeonato amador do país. Juntamente com o Amador, aconteceu a terceira e última etapa da Copa Kawasaki de Motocross.

O clima foi, digamos, temperado. Pela manhã o friozinho típico da região esteve presente, no decorrer do dia, Sol e muito calor, até a chegada da chuva, que também assinou o livro de presença durante algumas provas. Dentro de toda esta adversidade do clima, vários campeões foram coroados, e o público lotou o recinto, torcendo efusivamente nas várias disputas que aconteceram durante o Domingo. Thiago Piolli e Murilo Bertate voltaram a se enfrentar nas categorias principais e fizeram bonito, proporcionando grandes emoções à quem acompanhou o evento. 


Élio Félix


João Pedro Assunção
Os pilotos mirins das categorias 65cc, 85cc e 50cc, deram início à competição. Nas categorias 65cc e 50cc, Carlinhos Evangelista já havia garantido o título, enquanto na 85cc, Élio Félix tinha uma mão na taça e dificilmente seria batido. Nas primeiras voltas da 65cc três pilotinhos se revezaram na liderança. Djalminha Brito garantiu o holeshot e logo depois, foi superado por Tiago Azevedo e Carlinhos Evangelista, os três estavam bem próximos, Tiago caiu e perdeu várias posições, deixando Carlinhos com a liderança interina. Isto porque Djalminha vinha colado nele, tomando a liderança logo depois. 

O novo líder não errou mais e com uma tocada forte, abriu grande vantagem sobre seus oponentes. Carlinhos controlava bem a vice-liderança quando também caiu, beneficiando Renato Muguinho que vinha logo atrás. Carlinhos voltou para a prova atrás de Eustáquio da Silva e passou a pressioná-lo durante a segunda metade da bateria, até superá-lo quando faltavam poucas voltas para o final. Assim, o pódio foi formado por Djalminha Brito, Renato Muguinho, Carlinhos Evangelista, Eustáquio da Silva e Mateus Mendonça. 


Marco "Mugão" Paz


Ricardo Miranda
Na 85cc, Élio Félix confirmou o favoritismo e venceu de ponta a ponta. Seu principal adversário na temporada, Patrick Abreu, não participou da prova em função de um problema mecânico. Felipe Zambrini foi o único piloto a andar no mesmo ritmo do líder, correndo próximo por grande parte da prova, mas no final caiu e perdeu contato. Élio fechou o ano com mais uma bela vitória e com o título em um dos principais campeonatos regionais do país. Felipe perdeu a segunda posição para Fábio Santos, Rodolpho Moraes foi o quarto e Guilherme Lima, o quinto colocado.

O pequenino Mateus Dedel conquistou seu minuto de fama na 50cc, com uma largada perfeita e garantindo o holeshot. Logo depois, João Pedro Assunção assumiu a liderança de forma definitiva e venceu. Vinícius Ribeiro ficou com a segunda posição, Diogo Nascimento, depois de enroscar no gate foi o terceiro colocado, à frente de Mateus Dedel. O campeão antecipado da categoria, Carlinhos Evangelista, não participou da prova. 

As provas dos adultos foram iniciadas depois de uma rápida manutenção, a MX30 foi a primeira a largar. Com os principais candidatos ao título, Renato Hanser e Ariel Silva, separados por apenas um ponto, nada estava definido. Cai o gate e Ariel Silva aponta em direção ao título, garante o holeshot e tem Marcos Pereira e Ricardo Miranda o separando de seu rival, Renato Hanser. Ainda na primeira volta o ponteiro é superado pode Marcos, que assume a liderança e começa a abrir, enquanto Ariel em segundo, mantém uma posição defensiva contra os ataques de Márcio, com Renato está logo atrás. 


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 624 Fotos!


Valdemyr Ricardo
O cenário muda na metade da prova, quando Ariel é ultrapassado, ao mesmo tempo em que Renato erra e cai, perdendo várias posições e qualquer possibilidade de conquista do título. Ariel administra a vantagem, terminando a prova isolado na terceira colocação, com o título garantido. Brigando pela quarta posição vieram Renê Rodrigues e Eduardo Tanimoto, que se deu melhor e terminou na frente. Marcos venceu, mas com idade inferior a mínima permitida para sua participação na MX30 foi punido com a desclassificação, desta forma o pódio ficou assim, Ricardo Miranda, Ariel Silva, Eduardo Tanimoto, Renê Rodrigues e Daniel Mendes. 

Na MX40, três conhecidos nomes do meio voltaram a brigar pela vitória. João Oliveira, Filemon Vareda e Marco Mugão já disputaram muito por vitórias em provas da antiga categoria 250cc. Agora, mais grisalhos, voltam a proporcionar emoção ao público com uma intensa disputa pela primeira posição. 

João Oliveira largou na ponta e foi pressionado no início por Filemon, que chegou a tomar-lhe a liderança, mas logo depois errou, caiu e devolveu a liderança a João, que passa agora a se preocupar com Mugão, que vem mais atrás, recuperando terreno depois de passar João Carlos Nunes. Na primeira metade da prova, Mugão perseguia o líder a uma certa distância, mas finalmente encostou e obrigou João a buscar traçados defensivos. 


Caio Lopes


Murilo Bertate
O líder resistiu bem à pressão, mas nas voltas finais Mugão finalmente conseguiu superar seu adversário de longa data. Ricardo Kaphê era o líder na classificação geral, iniciou a prova, uma das mais cheias do dia, na última posição, e teve que acelerar forte para conseguir se recuperar. Volta a volta galgou melhores posições e na metade da bateria, já era o sexto colocado. Duas voltas depois, alcançou João Carlos Nunes e passou a pressioná-lo, conseguindo a ultrapassagem para terminar a prova na terceira posição, encerrando a temporada como campeão da categoria. João Carlos ainda foi ultrapassado na última volta por Oscar Herbert, ficando com a quinta colocação. 

Valdemyr Ricardo assumiu a ponta da Nacional, com Eliandro Consorte em sua cola, mas este errou e deixou o líder em uma posição mais confortável rumo à vitória. Mais atrás, Gabriel Montagner era o segundo colocado, enquanto Murilo Bertate, que havia iniciado a prova no pelotão da frente, errou uma curva, reiniciou a prova perto da última colocação, mas rapidamente já ocupava o terceiro posto. Valdemyr foi perseguido por Gabriel, que não conseguiu aproximação suficiente para tentar a ultrapassagem e com isto, até a metade da prova o pódio já estaria definido. Valdemyr venceu, com Gabriel em segundo, Bertate foi terceiro, Nelson Moraes foi o quarto e Eliandro Consorte quinto colocado. Com a terceira colocação, Murilo Bertate foi o campeão da categoria 


Gabriel Montagner


Claudiney Juninho
Caio Fernandes e Diego Marcolin dividiram a primeira curva, por uma pequena vantagem, Caio ficou com o holeshot da MX2 Intermediária e consequentemente com a primeira posição. Orlando Neto assumiu a vice-liderança, mas perdeu posições logo depois em função de um erro. Já Diego não teve sossego e perdeu a vice-liderança numa queda enquanto era perseguido por Dener Alves. 

Enquanto os ponteiros se isolavam, mais atrás quatro pilotos disputavam os três degraus restantes do pódio, eram eles Daniel dos Reis, Claudiney Juninho, Gabriel Marques e Orlando Neto. Os quatro andaram muito próximos boa parte da prova, para depois de algumas trocas de posições, Gabriel levar a melhor, garantindo a terceira colocação. Daniel dos Reis ficou em quarto e Claudiney Juninho foi o quinto colocado. Dener Alves, depois de uma temporada constante, levou o título de campeão para casa.

A MX2 e MX Open largaram juntas e novamente, Thiago Piolli e Murilo Bertate disputaram a liderança, mas desta vez com mais um adversário engrossando o caldo, Marcos Pereira. Piolli largou na ponta, com Marcos e Bertate em sua perseguição. Marcos pressionou nas primeiras voltas, mas não suportou o ritmo e errou, perdendo contato com os ponteiros, Bertate por sua vez, apertou o ritmo e colou em Piolli, que se defendeu muito bem, mas não o suficiente para evitar a ultrapassagem, aos dez minutos de prova. Uma chuva repentina começa a cair e deixou a pista lisa, mas mesmo assim os ponteiros não aliviaram a mão do acelerador e Piolli segue próximo de Bertate, mas sem conseguir dar o troco. Com a vitória na bateria dupla, Bertate encerra sua participação como o maior vencedor do Amador Dirt Action 2009, levando nada mais nada menos, do que três títulos para casa. Resultado final da prova teve Bertate em primeiro, seguido por Piolli, Marcos, Rafael Arruda e Omar Abrão. 


Ricardo Silveira

Na 230F, Valdemyr Ricardo e Gabriel Montagner brigaram não só pela vitória da prova, mas também pelo título de campeão, que seria definido entre os dois. Valdemyr tinha uma pequena vantagem de dois pontos na classificação, o que não era uma garantia das maiores e para ambos nada além da vitória interessava. Murilo Bertate largou na ponta, ficou com o holeshot e logo depois cometeu um erro, dando a primeira e segunda posições para Montagner e Valdemyr, respectivamente e a briga estava declarada, com o título em aberto. Nas primeiras voltas Valdemyr pressionou Gabriel, que manteve a concentração e não permitiu a ultrapassagem, Bertate começou a pressionar Valdemyr, que entregou a vice-liderança ainda na primeira metade da bateria. Depois disto as primeiras posições seguiram inalteradas até o final da prova e o jovem Gabriel venceu, conquistando o título de campeão da 230F. Bertate foi o segundo, Valdemyr o terceiro, Elizandro Corte o quarto e Nelson Moraes o quinto colocado.

Debaixo de mais chuva, largaram os pilotos da motos 2 Tempos. Ranulfo Barriga contornou a primeira curva usando a parede, e desta forma garantiu o último holeshot do ano. Logo depois, Claudiney Juninho superou Barriga e, numa pista muito lisa e deteriorada pela chuva, manteve um ótimo ritmo até receber a bandeirada quadriculada em primeiro, com grande vantagem sobre os demais competidores. Barriga manteve a segunda posição, até ser atrapalhado por um retardatário, permitindo assim que Leandro Gonçalves roubasse sua posição. A briga pelo campeonato estava entre Barriga e Éder Gonçalves, que fez uma prova muito aquém de suas possibilidades, depois de lutar com a lama da pista e conseguir apenas uma quinta colocação. O resultado foi insuficiente para evitar que o título fosse para as mãos de Barriga, que comemorou muito a conquista. O pódio da prova foi formado por Claudiney Juninho, Leandro Gonçalves, Ranulfo Barriga, Nei Carneirinho e Éder Gonçalves. 


Largada MX2 Intermediária

Depois da chuva que caiu no final da prova anterior, a pista estava bem lisa, exigindo atenção redobrada dos competidores e foi desta forma que largaram os pilotos da Copa Kawasaki. Ricardo Silveira mostrou que entende muito de pista molhada, e levou sua verdinha na liderança desde a primeira curva, até receber a bandeirada quadriculada, mesmo muito pressionado por Ricardo Kaphê, que tentou por todos os lados roubar-lhe a liderança. Gabriel Marques não conseguiu segurar Christian de Sousa, na briga pela terceira posição, permitindo a ultrapassagem, enquanto Felipe Ribeiro garantia a quinta colocação. Kaphê foi o campeão da Copa Kawasaki, terminando o dia com mais dois títulos somados à sua carreira.

Fim de etapa e mais dois campeonatos se encerram. Ainda há algumas provas até dezembro, porém mais um ano está acabando, e aproveito para agradecer a Extreme Racing, e todos os pilotos que prestigiam meu trabalho. Registrei momentos de muita adrenalina, vitórias e emoções durante o ano, que em 2010 todos tenham muito sucesso e muita saúde para acelerar forte, com conquistas dentro das pistas, mas também fora delas. Um grande abraço a todos! 


Geral do Circuito Sobre as Nuvens

O Campeonato Amador de Motocross tem o patrocínio de Pro Tork, co-patrocínio de ASW, General Motos, Alemão Pneus, Dash Industries, apoio Dablio Alta Performance, RM Motos, A.F Frigeri, Steel Joint, América Sports, MRP Racing, MotoX e Betão Preparações. A organização é da Extreme Racing Competições e a supervisão de Livre Brasil.

Resultados da etapa

P. MX Open Equipe
1 282 Murilo Bertate Luiz Racing Preparações.
2 920 Thiago Piolli
3 36 Marcos Pereira Betencorte RochaPar / Ficap Cred
4 262 Rafael Batista Arruda
5 474 Omar Abrão Jorge
P. Kaw Equipe
1 337 Ricardo Silveira Miranda
2 67 Ricardo Sebbe "KAPHÊ" Kaw-American Cross / Temper Campos/Speed Up/Thor/Circuit/Mitas/Dash
3 257 Christian Fernandes de sousa Booster /KeikonSports
4 939 Gabriel Marques American Cross Kaw/Plasfer
5 817 Felipe J.Ribeiro Shaloon Frutas e KS Frutas
6 151 Vandesom Maciel WR Racing
7 413 Gabriel Almeida
8 13 Enetir Antonio Tardio Nety Racing
9 881 Sergio Ricardo Marini
10 25 Luiz Antonio Nascimento JB Balanças / Brasmunck Transportes / Betão Preparações
P. MX2 Equipe
1 282 Murilo Bertate Luiz Racing Preparações.
2 920 Thiago Piolli
3 54 Eduardo Stefanni de Magalhaes
4 413 Gabriel Almeida
5 12 Pedro Lopes
P. MX40 Equipe
1 160 Marco Paz "Mugão"
2 412 João Batista Oliveira
3 67 Ricardo Sebbe "KAPHÊ" Kaw-American Cross / Temper Campos/Speed Up/Thor/Circuit/Mitas/Dash
4 707 Oscar Herbert RX Graphics
5 5 João Carlos Nunes
6 47 File Rosa Vareda ASW / Alpnestars /MR Pro/ Filé Preparações
7 91 Dener Daniel Alves Vort-x/Colégio Tobias de Aguiar / Barros Supermercado
8 62 Roque Colman
9 701 Mauro Giordano Falcom RM racing / Motul
10 869 Alfredo Flavio M. Ciaprosso
P. MX30 Equipe
1 337 Ricardo S. Miranda
2 151 Ariel Silva RM Racing
3 111 Eduardo Tanimoto ( Canguru) Tanimoto Luminarias
4 911 Rene Rodrigues Agua Poa/ File Preparações /Trifer / Buster
5 202 Daniel Mendes
6 137 Josef Alves West Informatica/Carvalho Racing
7 262 Rafael Batista Arruda
8 120 Rogerio Loro Viagens Visual / File Preparações
9 233 Ricardo Missato RM Racing /Lawanteam/ Masaka Racing
10 161 José Gazeta Neto
P. Intermediária MX2 Equipe
1 3 Caio Lopes Fernandes
2 188 Denner Daniel Alves Barros Superm./Col. Tobias de Aguiar/Vortx/DGD Usinagem/Marcato Serralheria
3 939 Gabriel Marques American Cross Kaw/Plasfer
4 35 Daniel Dos Reis Auto Eletrica Movel Fumaça
5 965 Claudiney R. Junior
6 161 Orlando Ferreira Neto Jose Orlando Veiculos
7 817 Felipe J.Ribeiro Shaloon Frutas e KS Frutas
8 747 Valter Bonifacio (Neto) Contabil Bonifacio
9 151 Vandesom Maciel WR Racing
10 8 Caio Bataglini
P. 2 Tempos Equipe
1 965 Claudiney R. Junior
2 9 Leandro Gonsalves(Pasteleiro) Peccine Moto show/Mecanica Diamantina
3 24 Ranulfo Barriga Barrigas Motos / RM Racing / RS Racing
4 77 Nei Carneirinho Hebert Motos Speed Motos - Itajubá
5 51 Eder Gonsalves Pizzolato Imoveis/Takaki/MultRacing/RM Racing
6 21 Giuliano Emilio Marquese
7 118 Gerson Aparecido das Santos Pigre
8 419 Jhonny Nunes da Silva SOS Portões/casa de Ração São José
9 194 Fabio Rodrigues Sabino DR Car utomoveis / Academia Rushi/Borracharia Stilo
10 788 Douglas Prado
P. Nacional Equipe
1 29 Valdemyr R. da Silva (Beto) Alex Preparações/ Dablio Alta Performace
2 48 Gabriel Montagner Silva Betão Preparações/Dablio/RS Pró/Steel Joint
3 82 Murilo Bertate Luiz Racing Preparações.
4 215 Nelson Cristovão de Moraes NC motores eletricos/Sabugo motos/kalango cego/
5 119 Eliandro Consorti
6 222 Ricardo Campos Luiz Acampamento dos Pumas
7 11 Andersom Gonçalves Vidraçaria Jarinu
8 39 Robertinho Alves Avenida Motos 0 Dede motos
9 46 Aidam Correa s c locações
10 89 Rafael Expedito do Prado Dedel Motos/Chapado Paulista/Dany Car
P. 230 F Equipe
1 48 Gabriel Montagner Silva Betão Preparações/Dablio/RS Pró/Steel Joint
2 86 Murilo Bertate Luiz Racing Preparações.
3 360 Valdemyr R. da Silva (Beto) Alex Preparações/ Dablio Alta Performace
4 34 Elizandro Aloizio Corte Vermelho Motos
5 215 Nelson Cristovão de Moraes NC motores eletricos/Sabugo motos/kalango cego/
6 88 Ivan Lucio de Lima Peccine moto
7 39 Tiago DEDEL Dedel Motos
8 37 Igor Santos Silva IMS/W3 Racing/Oxxy/PM S.Sebastião
9 709 Pablo Fernandes Pessoa
10 89 Rafael Prado (Rafa) Dedel Motos/Chapado Paulista/Dany Car
P. 85 Equipe
1 32 Elio M. Felix Moto Italia Yam/FAET/Brasil Maxi
2 87 Fabio Santos Japa Motos
3 153 Felipe Zambrini Directlink
4 697 Rodolpho Isart Moraes Equipe MX Kids/JPS Racing
5 912 Guilherme Lima Ribeiro Atacadista de Frutas KS
6 17 José H. Moreira
P. 65 Equipe
1 102 Djalminha Brito General Motos
2 101 Renato Paz (Muguinho) ASW/MR Pró/MG Plast/ Filé Preparações
3 39 Carlinhos Tavares Evangelista Brasil Racing/Thor/Dragon/American Cross/HM Motos
4 98 Eustaquio da Silva
5 72 Mateus Domingues Mendonça Prefeitura Embuguaçú/Carbox/KTM/Ronaldos Team Express
6 172 Lucas Angelo Assunção Distribuidora Marsir/SLT Transportes
7 76 Tiago Azevedo Leca Motos/Steel Joint/Vortex/Oxxy
8 55 Pedro H. S. Silva Dentistas Especializados
9 7 Victor Miguel C.M. Ciaprosso
10 78 Caio Hoffman T.A. Hoffman / eccine Motos
P. 50cc Equipe
1 97 João Pedro Assunção Distribuidora Marsil / SLT Transportes
2 123 Vinicius P. Ribeiro
3 77 Diogo Moreira Nascimento JB Balanças / Brasmunck Transportes / Betão Preparações
4 14 Mateus Dedel (Mateuzinho) Equipe Dedel Racer/MG Pastic






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet