X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

6ª etapa - Amador Dirt Action de Motocross - São Roque - SP
Publicado em: 22/10/2009
Clique e saiba mais

Nove títulos seguem indefinidos após a penúltima etapa 
Redação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Ronaldo Sampaio 


Largada MX Open


Renato "Muguinho" Paz
São Roque recebeu nos dias 17 e 18 de outubro, a 6ª etapa do Campeonato Amador Dirt Action de Motocross, na já tradicional pista do Ski Mountain Park, local que abriga também outros esportes radicais, como mountain bike e esqui, entre diversas outras atrações para toda a família, em um parque muito bem conservado e com muito verde. 

A realização do evento chegou a ser ameaçada devido a previsão de mau tempo para o domingo, pois durante a madrugada anterior uma forte chuva caiu, Na manhã seguinte o céu azul voltou a aparecer e, com uma boa manutenção, a pista ficou perfeita para as grandes disputas que aconteceram durante o dia.

A temporada chega a sua reta final e nove das onze categorias seguem indefinidas. Carlinhos Evangelista já havia conquistado o título da 50cc na etapa anterior, desta vez ele conquistou mais um título de campeão, agora o da categoria 65cc. 

Murilo Bertate que não participou da quinta etapa em função de um acidente sofrido fora das pistas, está de volta ao circuito e se mantém na briga pelo título das principais categorias, tendo como principal adversário Thiago Piolli e não por acaso, os dois pilotos foram os grandes destaques desta etapa. 


Wigner "Guigão" Francisco


Carlinhos Evangelista
A garotada da 50cc, 65cc e 85cc, foi a primeira a largar, aproveitando o bom estado da pista. Na 65cc, Tiago Azevedo largou na ponta e foi ultrapassado na primeira volta por Djalminha Brito, que perdeu várias posições na sequência, depois de uma forte queda. Tiago retomou a liderança, mas pressionado por Renato "Muguinho". 

Enquanto os dois decidiam quem ficaria com a ponta, pouco mais atrás Carlinhos Evangelista ocupava a terceira posição depois de uma largada ruim. Djalminha retornou na última posição, é nitidamente o mais rápido da pista e, na quinta volta, já ocupava a quarta colocação. 

Muguinho supera Tiago, assume a liderança e duas voltas depois está isolado na posição quando o segundo colocado cai, ficando para trás.

Djalminha supera vários adversários, chega à vice-liderança e restando ainda cinco minutos para o final da prova, encosta no ponteiro, que resiste a pressão. Nas voltas finais, quando parecia que Djalminha conseguiria roubar a liderança, comete mais um erro e fica para trás novamente. 

Muguinho garante sua primeira vitória no Amador 2009, Djalminha mantém a segunda posição e Carlinhos, com os 20 pontos ganhos pela terceira posição conquista mais um título. Eustáquio da Silva e Tiago Azevedo completam o pódio. 


Anderson "Magrão" Vaz

Na 85cc enquanto Wilgner Francisco consolida sua liderança, uma grande disputa entre Patrick Abreu e Élio Félix acontece pouco mais atrás, líderes da categoria na classificação, prendem a atenção do público. Patrick vem em segundo e acelera forte mas não consegue escapar. A pista, com poucos pontos de ultrapassagem, valoriza ainda mais a perseguição de Élio. 


Marco "Mugão" Paz
Os dois andaram colados a prova toda e por diversas vezes suas motos chegaram a estar lado a lado, mas Patrick soube defender a posição com competência. Faltando poucos instantes para a bandeirada quadriculada, Élio conseguiu dar o bote definitivo, arrancando a segunda posição de Patrick na raça. O pódio foi formado por Wilgner Francisco que disparou na frente, Élio Félix e Patrick Abreu. Eduardo Leão e Carlos Augusto Lisboa foram quarto e quinto, respectivamente. 

Com o título garantido na etapa anterior, Carlinhos Evangelista alinhou para a prova da 50cc e manteve 100% de aproveitamento na temporada, com mais uma vitória, recebendo a bandeirada isolado dos demais competidores. Rafael Ribeiro ocupou a segunda posição desde a largada até o final da prova, enquanto o pequeno Diogo Nascimento largou em terceiro, foi ultrapassado por João Pedro Assunção no início da prova e a partir daí garantiu a quarta colocação. Rodolfo Bicalho completou os cinco primeiros colocados.

As motos "grandes" começam a alinhar para suas provas, a primeira reuniu os pilotos da MX30, com Anderson Vaz, o Magrão, largando na ponta seguido por Ariel Silva. Na primeira metade da prova os dois primeiros colocados se isolaram na ponta, mas Juca Bala, pilotando em casa, se viu pressionado por Renato Hanser e aumentou o ritmo, chegando em Ariel. Os três seguiram disputando um lugar no pódio até o final da prova. Magrão diminuiu o ritmo nas voltas finais, administrando a distância sobre o pelotão intermediário. 


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 501 Fotos!

Ariel manteve a segunda posição e Hanser chegou a ultrapassar Juca que na volta seguinte deu o troco, garantindo a terceira colocação. Rogério Louro foi o quinto colocado. Com o resultado, Ariel descontou mais dois pontos na classificação geral e, para a etapa final, apenas um ponto o separa de Renato Hanser, líder na corrida pelo título.


Murilo Bertate
Na MX40, João Carlos Nunes largou na ponta e liderou as duas primeiras voltas, até ser ultrapassado por Marco Mugão. Mais atrás, Reinaldo "Piu", pressionado por Ricardo "Kaphê", chega nos ponteiros. João manteve a segunda posição durante boa parte da bateria, mas uma tendinite no ante-braço minou suas forças, obrigando-o a diminuir o ritmo. 

Kaphê se aproveitou da situação, para assumir a vice-liderança e encostar em Mugão, até que durante a disputa, se enroscou em um retardatário e ficou no chão, devolvendo a segunda e terceira posições para Piu e João Carlos, respectivamente. Mauro Faucon venceu uma bela disputa com Emerson Toledo, Ranulfo Barriga e Roque Colman, garantindo a quinta colocação. Nesta etapa Mugão diminuiu vários pontos na briga pelo título sobre Kaphê, que com doze pontos à frente ainda é o favorito ao título. 

Murilo Bertate retorna às competições brigando pela vitória na bateria da Nacional e ficou evidente que este tempo afastado, não lhe tirou o estilo agressivo e a velocidade. Bertate venceu de ponta a ponta e em momento algum teve a liderança ameaçada e com a vitória, se mantém mais líder do que nunca na categoria. Restou aos demais competidores disputar os outros quatro degraus do pódio.

Gabriel Montagner largou na frente de Valdemyr Ricardo, que tentou fazer a ultrapassagem nas primeiras voltas sem sucesso. A partir daí, Gabriel foi abrindo distancia na segunda posição, até receber a bandeirada com boa vantagem sobre Valdemyr. Nelson Moraes e Everton Soares disputaram a quarta colocação como se fosse a primeira. Nelson foi muito pressionado e nas voltas finais chegaram a se alternar na posição, até que na bandeirada, quem cruzou na frente foi Nelson Moraes. 


Caio Lopes

Depois de uma caprichada manutenção de pista e da premiação aos vencedores das categorias que já haviam competido, a MX2 Intermediária reabre as competições. Ao cair o gate, Caio Lopes garante o holeshot e com o caminho livre a sua frente, consegue manter uma boa distância de seus adversários durante a prova toda, conquistando uma tranquila vitória. Gabriel Marques largou em segundo e também não sofreu pressão até finalizar a prova na mesma colocação em que iniciou. 


Gabriel Montagner
Dener Alves, líder na classificação, largou em posições intermediárias e, apenas depois de algumas voltas, alcançou a terceira posição sem conseguir oferecer perigo à Gabriel. Bruno Spagnol e Claudiney Juninho foram quarto e quinto colocados, respectivamente.

A MX2 largou com um número reduzido de pilotos, mas a adrenalina oferecida aos espectadores foi garantida por Thiago Piolli, Murilo Bertate e William Freitas, que aceleraram muito na difícil pista de São Roque, buscando a vitória. Piolli e Bertate chegaram a primeira curva juntos, Piolli cruzou a marca do holeshot na frente, mas na sequência Bertate assume a ponta. William Freitas se juntou aos líderes e os três passaram a andar próximos a prova toda, em uma alucinante perseguição, porém suas posições não sofreram alterações até a bandeirada quadriculada. Pouco mais atrás veio Hermínio Oliveira na quarta colocação, seguido por Alexandre Viana. Com a vitória Murilo encosta em Piolli na classificação geral e apenas 2 pontos os separam na briga pelo título.

Um nova disputa entre Valdemyr Ricardo e Gabriel Montagner marcou a prova da 230F. Desta vez Valdemyr largou na ponta, garantindo também o holeshot, mas Gabriel estava mesmo decidido e, pressionando desde o início, não demorou para assumir a liderança. Valdemyr não desistiu, invertendo a situação e passando a perseguir Gabriel. 


Claudiney Junior

Um pneu furado no final da prova o obrigou a diminuir o ritmo, mas ainda assim, conseguiu garantir a segunda posição, à frente de Marcos Santos, Tiago Dedel e Felipe Magalhães. Com a vitória de Gabriel, a 230F é mais uma categoria que vai para a última etapa, com os dois primeiros colocados em condições de igualdade na disputa do título, apenas dois pontos também os separam. 


Thiago Piolli segue vivo na briga pelo título da MX Open
Nas motos 2 Tempos, Ranulfo Barriga, para não perder o costume, levou mais um troféu holeshot para casa. Ranulfo liderou as primeiras voltas, atá ser ultrapassado por Claudiney Juninho, para depois disto passar a ser pressionado por Gabriel Oliveira. Barriga vendeu caro a segunda posição, resistindo enquanto pôde aos ataques. 

Com as primeiras posições definidas na primeira metade da prova, apenas a quinta colocação ficou em aberto. Éder Gonçalves não estava no seu melhor dia, primeiro enroscou no gate, voltas depois caiu e perdeu muito tempo para retornar e no final, ainda conseguiu marcar importantes pontos que o mantém vivo na briga pelo título. 

Ranulfo Barriga não conquistou nenhuma vitória na temporada, mas com uma campanha consistente, sempre entre os primeiros colocados, vai para a última rodada com grandes chances de se sagrar campeão da categoria.

A última prova do dia reuniu os pilotos da MX Open, válida pelo Amador Dirt Action, e também competidores da Copa Kawasaki, que como o próprio nome já diz, é uma prova voltada à pilotos que utilizam motocicletas da marca. Mais uma vez o encontro de Piolli e Bertate garantiu aquela dose extra de emoção, já que a tocada dos dois foi um show a parte. Piolli mais uma vez largou na ponta, e mais uma vez Bertate lhe fez companhia, buscando a ultrapassagem desde a primeira curva. 


Ricardo "Kaphê"
Desta vez demorou um pouco mais, mas o líder foi novamente superado. Com os dois aumentando o ritmo, logo abriram vantagem sobre os demais e por isto Piolli não perdeu a vice-liderança quando errou, deixando Bertate escapar ainda mais, perdendo a chance de reaver a liderança. Outro destaque da bateria foi Anderson "Magrão", que ficou para traz na largada. Em sua prova de recuperação, acelerou como um alucinado, os pequenos obstáculos eram simplesmente ignorados e com toda esta agressividade, conseguiu chegar em Juca Bala, efetuando a ultrapassagem e assumindo a terceira posição, mas Juca conseguiu retomar a colocação nas duas últimas voltas da prova. 

Ricardo "Kaphê" ficou com a quinta posição no resultado geral da prova e com a vitória na Copa Kawasaki. Na briga pelo título da MX Open, Murilo Bertate ampliou sua vantagem para 10 pontos sobre o segundo colocado, Thiago Piolli. 

Por todas as disputas ocorridas em São Roque, pode-se concluir que a etapa final será ainda mais disputada, já que nove títulos ainda estão em aberto, no maior campeonato amador do país, que conta com o patrocínio da Kawasaki e Pro Tork, co-patrocínio de ASW, General Motos, Alemão Pneus, Dash Industries, o apoio de Dablio Alta Performance, RM Racing, A.F. Frigeri, América Sports, MRP Racing, Steel Joint, MotoX e Betão Preparações. A organização é da Extreme Racing Competições, com supervisão da LIVRE BRASIL.


Murilo Bertate retornou as competições com força total conquistando mais duas vitórias: na MX2 e MX Open

Resultados

P. MX Open Equipe
1 282 Murilo Bertate Luiz Racing Preparações.
2 920 Thiago Piolli Expresso Itatiba/ MX Personal/ Opera Fitness
3 5 Juca Bala Juca Bala Off-Road School/ Bieffe/Banco BVA
4 5 Anderson V. Mendes D+ / Casa Yano / 2DC
5 4 Renan da Costa Rodrigues Juca Bala Off-Road School/ Bieffe/Banco BVA
6 303 Gabriel Montagner Silva Betão Preparações/Dablio/RS Pró/Steel Joint
7 410 Benedito Oliveira Filho"Super" Casa Yano/Tyrolit/Soni Clear/BBR
P. Kawasaki Equipe
1 67 Ricardo Sebbe "KAPHÊ" Kaw-American Cross / Temper Campos/Speed Up/Thor/Circuit/Mitas/Dash
2 221 Paulinho Cruz American Cross
3 259 Gustavo V . De Oliveira Casa Yano/Tyrolit/Soni Clear/BBr
4 939 Gabriel Marques American Cross Kaw/Plasfer
5 9 Hudson Sampaio D´Oliveira Auto Moto Escola Brasil
6 275 Alexandre Viana (Ale) Equipe Epidemia da Terra
7 13 Enetir Antonio Tardio Nety Racing
8 25 Luiz Antonio Nascimento JB Balanças / Brasmunck Transportes / Betão Preparações
P. MX2 Equipe
1 282 Murilo Bertate Luiz Racing Preparações.
2 920 Thiago Piolli Expresso Itatiba/ MX Personal/ Opera Fitness
3 726 William Freitas (Pirapora) MG Tonny e Moto Freitas
4 747 Herminio Marcelino Oliveira JR Maninho Couros
5 275 Alexandre Viana (Ale) Equipe Epidemia da Terra
6 937 Felipe Moreira -
7 504 Edivaldo Renê de Oliveira Dental Rene
8 55 William Pereira Leandro J.J. Faria Veículos/Zenni Preparações
P. MX 40 Equipe
1 160 Marco Paz "Mugão" MG Plast
2 121 Reinaldo P. Pinheiro (Pil) AE Ville/P. São João / Farinilla
3 5 João Carlos Nunes (Pezão) -
4 67 Ricardo Sebbe "KAPHÊ" Kaw-American Cross / Temper Campos/Speed Up/Thor/Circuit/Mitas/Dash
5 701 Mauro Giordano Falcom RM Racing / Motul/OXXY/ Oakley
6 338 Ricardo Bicalho RC Racing
7 62 Roque Colman CRC Racing
8 24 Ranulfo Barriga Barrigas Motos / RM Racing / RS Racing
9 321 Claudio José do Amaral Phoenix Locação de Veículos
10 747 Herminio Marcelino Oliveira JR Marinho Couros
P. MX 30 Equipe
1 5 Anderson V. Mendes D+ / Casa Yano / 2DC
2 151 Ariel Silva -
3 5 Juca Bala BVA
4 450 Renato Hanser Hanser Serviços Automotivos
5 120 Rogerio Loro Viagens Visual / File Preparações
6 221 Paulinho Cruz American Cross
7 412 João Batista Oliveira JPS Racing/Motox
8 111 Eduardo Tanimoto ( Canguru) Tanimoto Luminarias
9 751 Rafael T. Armelin Pitu Fundições
10 19 Alex Jazard -
P. Intermediária MX2 Equipe
1 934 Caio Lopes Fernandes -
2 939 Gabriel Marques American Cross Kaw/Plasfer
3 188 Denner Daniel Alves Barros Superm./Col. Tobias de Aguiar/Vortx/DGD Usinagem/Marcato Serralheria
4 177 Bruno Spagnol DGVitel Caldeiraria/Longa Racing/Bio Clean Energy
5 965 Claudiney R. Junior -
6 161 Orlando Ferreira Neto Jose Orlando Veiculos
7 259 Gustavo V . De Oliveira Casa Yano/Tyrolit/Soni Clear/BBr
8 60 Eduardo Balan -
9 133 Guilherme C. Baggi Inocampus Isolamento Térmico
10 248 Thiago Sewaybricker Fernandes -
P. 2 Tempos Equipe
1 965 Claudiney R. Junior -
2 57 Gabriel S. Oliveira -
3 24 Ranulfo Barriga Barrigas Motos / RM Racing / RS Racing
4 194 Fabio Rodrigues Sabino DR Car utomoveis / Academia Rushi/Borracharia Stilo
5 51 Eder Gonsalves Pizzolato Imoveis/RBS/MultRacing/RM Racing
6 2 Messias Honorato Epdemia da Terra
7 276 Edenilson J. Silva (DiDi) Planet Motos/Chips Auto Escola/Diplomata Auto Escola/Prea Motos/Pró Racing
P. Nacional Equipe
1 82 Murilo Bertate Luiz Racing Preparações.
2 48 Gabriel Montagner Silva Betão Preparações/Dablio/RS Pró/Steel Joint
3 29 Valdemyr R. da Silva (Beto) Alex Preparações/ Dablio Alta Performace
4 215 Nelson Cristovão de Moraes NC motores eletricos/Sabugo motos/kalango cego/
5 61 Everton Soares Funilaria e Pintura Soares/Moto Veloz Preparações
6 179 Rodrigo P. Gomes Préa Motos / Pró Racing / Epidemia da Terra
7 7 Robson Adalberto Juhrs -
8 211 Jadson Luiz da Silva Oticas Visão
9 39 Robertinho Alvesmaq Alvesmaq/Academia Rush/Estilo Borracharia
10 28 Vitor Augusto M. Cabrera Pea/Pro Racing/Epidemia da Terra
P. 230F Equipe
1 48 Gabriel Montagner Silva Betão Preparações/Dablio/RS Pró/Steel Joint
2 360 Valdemyr R. da Silva (Beto) Alex Preparações/ Dablio Alta Performace
3 303 Marcos Santos da Silva Betão Preparações/Dablio
4 39 Tiago Dedel Ddel Motos / Alves Mac
5 22 Felipe Magalhães Marcão Desmanche
6 91 Fernando Saraiva (Sherek) Auto Escola Chips/Epidemia da Terra
7 89 Rafael Prado (Rafa) Dedel Motos/Chapado Paulista/Dany Car
P. 85cc Equipe
1 72 Wilgner Francisco (Guigão) -
2 32 Elio M. Felix Moto Italia Yam/FAET/Brasil Maxi
3 170 Patrik Abreu Longa Racing / Orbi Quimica
4 23 Eduardo Gustavo Leão -
5 341 Carlos Augusto Lisboa RK 5 / VortX /Beco MX/ Color Print
6 697 Rodolpho Isart Moraes Equipe MX Kids/JPS Racing
P. 65cc Equipe
1 101 Renato Paz (Muguinho) ASW/MR Pró/MG Plast/ Filé Preparações
2 102 Djalminha Brito General Motos
3 39 Carlinhos Tavares Evangelista PJ1/RX Graphics/Dirt Action
4 98 Eustaquio da Silva Tiboji
5 76 Tiago Azevedo Leca Motos/Steel Joint/Vortex/Oxxy
6 5 Kelvin Guilherme MX Kids / Mirante Esquadrias
7 72 Lucas Angelo Assunção Distribuidora Marsir/SLT Transportes
8 55 Pedro Henrique Dentistas Especializados
P. 50cc Equipe
1 9 Carlinhos Tavares Evangelista PJ1/RX Graphics/Dirt Action
2 141 Rafael Ribeiro de Araújo -
3 97 João Pedro Assunção Distribuidora Marsil / SLT Transportes
4 77 Diogo Moreira Nascimento JB Balanças / Brasmunck Transportes / Betão Preparações
5 38 Rodolfo Bicalho RC Racing
6 45 Ednilson de O. Freitas (Pirapora) Moto Freitas
7 14 Mateus Dedel (Mateuzinho) Equipe Dedel Racer/MG Pastic
8 4 Kauã J. Costa -






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet