X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

International Six Days Enduro - Figueira da Foz - Portugal
Publicado em: 20/10/2009
Clique e saiba mais

França conquista o Six Days pelo segundo ano consecutivo
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: J. Franca/J. Edmunds/FMP 


Pódio da edição 2009, Itália (2º), França (1º) e Finlândia (3º)


Christophe Nambotin foi o principal nome na vitória francesa
Com uma diferença de tempos sempre muito próxima, França e Finlândia confirmaram o favoritismo, mantendo-se na disputa pelas primeiras colocações durante os seis dias de prova em Figueira da Foz, Portugal. Mas, mesmo com todo o esforço, Eero Remes e Samuli Aro - os pilotos finlandeses de maior evidência ao longo de toda a competição - não conseguiram evitar a ascensão da equipe italiana, que os ultrapassou no penúltimo dia. 

Com uma equipe consistente e mesmo sem figurar nas colocações de destaque, os italianos se mantiveram sempre perto dos líderes e se aproveitaram os problemas do time finlandês para assumir o segundo degrau do pódio, chegando a obrigar os franceses a defender a liderança na rodada final da competição.

Principal destaque do time francês, Christophe Nambotin liderou sua equipe, levando o país à segunda conquista consecutiva no "International Six Days Enduro". Mesmo com o abandono de Julien Gauthier no penúltimo dia, o time francês se manteve focado na conquista do título e, resistindo à pressão italiana, conquistou a vitória com pouco mais de quatro minutos de vantagem no tempo acumulado. 


Parque fechado na bela região de Figueira da Foz


Eero Remes ficou em segundo na classificação geral individual e...
"Tentei ser o mais regular possível e apenas administrei minha vantagem. (Samuli) Aro pilotou forte e obviamente estava tentando uma vitória individual no último dia, mas para mim, a coisa mais importante era ajudar a França a se manter na liderança. O último dia foi muito difícil, depois da perda de Julien Gauthier, com problemas mecânicos. Não pudemos cometer nenhum erro e o teste especial de motocross foi muito importante", declarou Nambotin.

Vencendo quatro dos seis dias, Nambotin conquistou o melhor resultado geral, com seus compatriotas Antoine Meo e Rodrig Thain em quarto e quinto, respectivamente. 

Os finlandeses Remes e Aro, foram segundo e terceiro, enquanto o principal destaque da equipe da casa, Luis Correia, ficou com a sexta posição na classificação individual. Com o resultado, contribuiu para levar a seleção portuguesa à sexta posição, a apenas 23s dos norteamericanos, que terminaram em quinto.

Enquanto os franceses se consolidavam na liderança e os italianos ganhavam terreno, o time finlandês sofreu uma série de revezes durante toda a semana. 


...Antoine Meo foi o quarto, consolidando a França na liderança


Juha Salminen abandonou no segundo dia com problemas mecânicos
Ao contrario das ótimas performances de Remes e Aro, Juha Salminen começou bem na competição, mas logo no segundo dia, problemas mecânicos o derrubaram na classificação. No dia seguinte quando tudo parecia resolvido, mais uma vez sua motocicleta o deixou na mão, desta vez tirando-o da competição.

"Nunca tive muita sorte no Six Days e este ano não foi diferente. Não sei ao certo qual foi o problema, mas algo aconteceu com o motor, o que me forçou a abandonar. Eu estava apreciando o evento até ter este problema. As condições de areia foram boas para o time finlandês, então quem sabe qual seria nosso resultado se conseguisse terminar a semana. É frustrante, mas todos sabem que qualquer coisa pode acontecer no Six Days e geralmente acontece comigo", declarou o desapontado Salminen.

A primeira participação de Simo Kirssi no "Six Days" também ficou comprometida, depois de uma forte queda logo no primeiro dia. Com um dedo da mão esquerda quebrado e o pulso machucado, o finlandês resistiu bravamente até o final dos cinco dias restantes. Determinado a não abandonar seus colegas de seleção, pilotou com a mão imobilizada enfrentando fortes dores e sua permanência na competição foi fundamental na conquista da terceira colocação. 


Simo Kirssi reforçou a pontuação da Finlândia, mesmo tendo quebrado um dedo da mão ainda no primeiro dia


Kurt Caselli foi o destaque entre os norteamericanos
Após o termino da prova, o estreante Kirssi afirmou: "Uma coisa é certa, o Six Days não é igual ao Mundial de Enduro. É uma prova dura e vai ficando mais difícil a cada dia. Principalmente quando você se machuca. Após minha queda no Enduro Teste do primeiro dia, lutei muito. O evento todo é tão difícil que não pude relaxar em nenhum momento. Quebrei um dedo da mão esquerda quando cai e depois disto, apenas segurar o guidão já era difícil. Fora minha lesão, o resto foi ok, minha BMW esteve perfeita e tive uma boa participação na especial final de motocross."

Mesmo com todos os problemas enfrentados por seus compatriotas, Eero Remes comemorou bastante este que foi seu melhor resultado em provas de enduro defendendo as cores da KTM. "Antes do início da competição, tinha como objetivo terminar entre os dez primeiros na classificação geral", comentou o finlandês logo após o fim do último dia de provas. "Finalizar em segundo no geral, vencer a classe E1 e fazer parte da seleção finlandesa que conquistou a terceira colocação, fez com que tivesse uma semana incrível. Sofri algumas quedas, mas minha motocicleta esteve perfeita durante toda a semana. Estou encantado por ter vencido a E1", finalizou. 


Time italiano trabalha em suas motocicletas


Mesmo com a terceira colocação, o finlandes Samuli Aro não conseguiu deter o avanço italiano
Com um time também forte, os australianos fecharam os seis dias de competição na quarta colocação com menos de doze segundos de desvantagem em relação aos finlandeses. Completando os dez primeiros entre as 24 seleções participantes, vieram Inglaterra, Holanda, Polônia e Alemanha.

Nesta 84ª edição do "Six Days", a comemoração francesa não foi um privilégio masculino. Na categoria feminina, o país também conquistou o título, nove minutos à frente das Suecas. Austrália, Estados Unidos e Finlândia, completaram os cinco primeiros da categoria. 

Na Junior, a Espanha levou a melhor, compensando o fraco desempenho da equipe principal, que foi apenas a 16ª colocada. A França foi segunda colocada, seguida por Estados Unidos, Itália e Suécia. 

Lamentavelmente o Brasil não contou com time oficial na competição deste ano. Apesar do interesse dos principais atletas do país em competir no evento, foi a falta de apoio que prevaleceu.

Resultados 

Taça das Nações
1º - França - 15h 44m 24,56s
2º - Itália - 15h 48m 47,25s
3º - Finlândia - 16h 08m 00,18s
4º - Austrália - 16h 08m 12,78s
5º - Estados Unidos - 16h 15m 00,62s
6º - Portugal - 16h 15m 24,05s
7º - Inglaterra - 16h 32m 31,18s
8º - Holanda - 16h 34m 11,10s
9º - Polônia - 16h 49m 14,35s
10º - Alemanha - 17h 04m 51,96s
Júnior
1º - Espanha - 9h 48m 13,77s
2º - França - 9h 49m 00,18s
3º - Estados Unidos - 9h 52m 58,64s
4º - Itália - 9h 56m 44,59s
5º - Suécia - 10h 09m 53,34s
Feminino
1º - França - 7h 44m 06,96s
2º - Suécia - 7h 52m 54,10s
3º - Austrália - 7h 58m 50,44s
4º - Estados Unidos - 8h 10m 34,67s
5º - Finlândia - 12h 14m 22,42s






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet