X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

6ª etapa - Copa São Paulo de Motocross - Capivari - SP
Publicado em: 03/10/2009
Clique e saiba mais

Circuito de Capivari proporcionou um verdadeira desafio aos competidores
Redação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Ronaldo Sampaio 


Largada 250 4T


Alexandre Dal Coleto
Em uma temporada pra lá de equilibrada, a Copa São Paulo de Motocross teve sua 6ª etapa realizada nos dias 26 e 27 de setembro, no tradicional circuito de Capivari. Nada menos do que dez categorias irão para a etapa final com o campeão ainda indefinido, entre elas a 250 4T que terminou o dia com pontuação empatada entre primeiro e segundo colocados. Apenas na 85cc o campeão foi revelado, Élio Félix conquistou o título, realizando uma campanha vitoriosa e com resultados constantes.

Capivari tem uma das pistas mais extensas da temporada e sua topologia acidentada, a torna difícil e técnica, um verdadeiro desafio aos competidores. Somou-se a esta dificuldade, um domingo de muito sol, com temperatura elevada que testou o preparo físico dos pilotos. A organização disponibilizou tendas, que serviram de abrigo para o grande público que prestigiou o evento. Aliás, falando um pouco mais sobre a organização, mesmo com o forte calor a poeira não teve vez, já que três caminhões pipas deram conta de irrigar adequadamente todo o circuito. Confira abaixo como foram as provas, e quem são os principais candidatos aos títulos ainda em jogo, no maior campeonato regional do país. 


Edvaldo Rosa


Patrick Abreu
Na primeira prova do dia, a MX30, Alexandre Dal Coleto assumiu a liderança desde a largada e foi perseguido por William Salmaso. Conseguindo manter um bom ritmo o tempo todo, o líder não permitiu que ameaçassem sua liderança. Mais atrás Dayan Lopes, Nei Broto e Maurício Gerlach, formaram o pelotão intermediário, que mais tarde foi integrado também por Emerson Toledo. 

Dos quatro pilotos, Maurício e Emerson se saíram melhor e, depois de muita disputa, conquistaram a terceira e quarta posições, respectivamente. Dayan Lopes garantiu a quinta colocação. O líder na classificação geral, Ney Marcolin, não participou desta etapa, com isto, Emerson Toledo diminuiu a diferença, indo para a etapa final com chance de conquistar o título.

Luciano Panhozzi liderou grande parte da prova na MX40, mas no final foi surpreendido e não ficou com a vitória. Enquanto Panhozzi liderava, Edvaldo Rosa era o terceiro colocado, atrás de João Carlos Nunes. As primeiras posições não sofreram alteração na primeira metade da prova, o tempo foi passando e João, demonstrando cansaço, cedeu a vice-liderança para Edvaldo, que a partir daí aumentou o ritmo, encostou no líder e pressionou, arrancando-lhe a vitória a apenas três voltas do final da bateria. Nas demais posições vieram João Carlos Nunes, Ranulfo Barriga e Emerson Toledo. Edvaldo descontou mais 5 pontos do líder João Carlos, que vai para a etapa final com 13 pontos de vantagem sobre seu adversário. 


Élio Félix conquistou o título antecipado na categoria 85cc


Paulino Mergulhão
Na bateria seguinte, 85cc e 230F largaram juntas. Valdemyr Ricardo largou na ponta, mas Patrick Abreu também largou bem e pressionou o líder desde a primeira volta, conseguindo a ultrapassagem pouco depois. Assumindo a ponta, Patrick não teve adversários e recebeu a bandeirada quadriculada na primeira posição. A disputa pela segunda colocação entre Valdemyr e Paulino Mergulhão definiu também o vencedor da 230F. Paulino perseguiu Valdemyr até superá-lo, na metade da prova. 

Nélson Moraes ocupou a terceira posição a prova toda, e na última volta foi ultrapassado por Élio Félix, que ficou com a quarta posição geral, e segunda na 85cc, resultado que lhe deu o título de campeão antecipado da categoria. Na 85cc o pódio foi formado por Patrick Abreu, Élio Félix, Lucas Benati e Ana Lúcia Vizioni. Já na 230F, Paulino Mergulhão, Valdemyr Ricardo, Nelson Moraes, Hedy Carlos e Vitor Pariz, foram os cinco primeiros. Agora a briga pelo título na 230F esquentou ainda mais e Nelson Moraes vai para a etapa final, com apenas um ponto de vantagem sobre Valdemyr Ricardo. 


Thallis Cirilo


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 522 Fotos!
A prova seguinte teve três líderes durante os quinze minutos de bateria, dois deles perderam a liderança depois de cair. Isto demonstra o quanto a pista de Capivari é difícil para aqueles que aceleram no limite, como é o caso dos pilotos da 250 4T. Bruno Lima contornou a primeira curva muito rápido e assumiu a liderança, escolhendo o traçado de fora. Os primeiros colocados estavam próximos e acelerando muito, Bruno conseguiu abrir um pouco, mas uma queda o tirou da disputa. 

Giannetti assumiu a liderança, perseguido por Thalis Cirilo e Thiago Piolli era o terceiro colocado, não tão perto dos ponteiros. Giannetti dava pinta de que iria segurar a liderança, mas também cometeu um erro e caiu, perdendo algumas posições. A partir daí, Thalis assumiu a ponta e nas duas voltas finais foi muito pressionado por William Freitas, que por pouco não assume a ponta. Após a bandeirada, a suada vitória foi de Thalis Cirilo, William Freitas foi o segundo, com Thiago Piolli, Chico Giannetti e Gabriel Marques completando o pódio nas demais posições. Piolli conquistou 20 pontos e com o resultado ruim de Bruno Lima, eles empataram em número de pontos. Na etapa final, esta disputa promete muita emoção. 


Person Pauletto


Willian Freitas
Com sua YZ 250cc, Nei Broto rasgou a reta de largada assumindo a ponta na bateria das motos 2 Tempos mas, logo depois, seria ultrapassado por Person Pauletto e algumas voltas depois, por Éder Gonçalves, deixando Broto com a terceira colocação. Os dois líderes seguiram se distanciando na ponta até o final da prova, Person manteve a liderança até receber a bandeirada quadriculada e Éder finalizou isolado dos demais competidores, na segunda posição. Alexandre Griebeler e Rick Paes foram quarto e quinto, respectivamente. Com 5 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Éder é o favorito ao título na categoria.

Com o terreno arenoso bem acidentado e seco, a organização fez uma pausa para uma manutenção caprichada, que deixou o traçado novamente em ótimas condições, e com menos buracos. Desta forma largou a MX2, Bruno Lima assumiu a ponta mais uma vez, só que o dia não era dele e uma forte queda lhe tirou todas as possibilidades de vitória, aos sete minutos de prova. William Freitas que vinha próximo, assumiu a liderança definitivamente. Chico Giannetti, Thiago Piolli e Bruno Lima chegaram na sequência. Piolli ampliou sua vantagem em mais dois pontos sobre Bruno Lima e vai para a final, com seis pontos de vantagem, dependendo apenas de si mesmo para ser campeão da categoria. 


Valdemyr Ricardo


Person conquistou sua segunda vitória do dia na MX2 Amador
Com uma vitória de ponta a ponta, Valdemyr Ricardo segue como favorito ao título na MX-N. Seu principal adversário, Nelson Moraes, foi terceiro colocado e agora, sete pontos os separam na disputa pelo título. Thiago Risso foi o segundo colocado, e Sandro Bueno o quarto.

Na MX2 Amador, o público viu Éder Gonçalves e Person Pauletto mais uma vez brigarem pela vitória. Éder largou na ponta e conseguiu manter a posição até os quatro minutos de prova, momento em que Person o superou. Éder não deixou o líder escapar, porém não teve chance para tentar recuperar a liderança. Dener Alves acompanhou o ritmo dos líderes boa parte da prova, mas nos instantes finais perdeu contato e terminou a prova isolado na terceira posição. 

Gabriel Marques e Thiago Dorini completaram o pódio. Éder se mantém firme como líder na classificação geral e, com a ausência de seu principal rival na categoria, Diego Marcolin, ele desponta como favorito ao título de campeão. 


Tiago Risso


Thiago Piolli
Tiago Risso brilhou na Nacional Amador e depois de liderar de ponta a ponta, conquistou sua quarta vitória consecutiva. Para a última etapa “Rissinho” é o grande favorito, o único com chances de tirar-lhe o título, é Hedy Carlos, que em Capivari conquistou a segunda colocação. Sandro Bueno, Vitor Pariz e Gilmar dos Santos completaram os cinco primeiros colocados da prova.

A última prova do dia foi a MX Open. Ao cair o gate, Felippe Simões acelera forte assumindo a ponta, Luis Saron é o segundo e parte pra cima de Felippe, até que na terceira volta consegue realizar a ultrapassagem. Um grande pelotão com seis pilotos se forma, Saron continua a liderar, Felippe é superado por Thiago Piolli e logo depois cai feio abandonando a prova, Thalis Cirilo toma seu lugar na terceira posição. 

Aos dez minutos de prova os três primeiros disputam cada curva, Saron continua rápido, mas o cansaço bate e ele é obrigado a diminuir o ritmo, Piolli assumiu a liderança sem permitir que Thalis chegasse mais próximo. Fim de prova, Piolli venceu uma das provas mais disputadas do dia, Thalis foi o segundo, Saron o terceiro, William Freitas o quarto e Rodrigo Marty o quinto colocado.

A 6ª etapa da Copa São Paulo de Motocross 2009, teve o patrocínio da Pro Tork e da Prefeitura de Capivari, co-patrocínio de ASW, General Motos, A.F. Frigeri e Alemão Pneus. O apoio de Dash Industries, Steel Joint, RM Racing, Dablio, América Sports, MRP Racing e MotoX, colaboração das revistas Dirt Action, Tribo Off Road e Pró-Moto, A organização foi da Extreme Racing Competições e a Supervisão da LIVRE BRASIL.

Resultados
P. 85cc Equipe
1 170 Patrick Moreira de Abreu Bio Clean Energy
2 32 Elio Molero Felix Moto Italia Yam/FAET/Brasil Maxi/Viação Jundiaiense
3 118 Lucas Benati Barba Preparações/Benati Contabilidade
4 11 Ana Lucia Carneiro Vizioni Isolamentos Térmicos/Dabru Moto Bike/MXR Graficos
P. Nac Amador Equipe
1 49 Tiago Risso (Rissinho) MXR Graficos/Auto Presidente/Inocampus/Gibim-Indio Prep./Scott/Nipon Serv/Kalango Cego/Brilho Car
2 68 Hedy Carlos Centrolfer/Basico Indaiá/Celso Construções/Japa Motos
3 321 Sandro Bueno de Camargo (Japa) IMS Protoper Polisport/Martine Motos/Pezão Bar/Japa Motos
4 4 Vitor Pariz MS Motos/BJ Preparações
5 141 Gilmar dos Santos Mergulhão Guga Motos
6 34 Hofman Scarpin Guga Motos
7 5 Felipe S. Toledo MS Motos/BJ Preparações
8 11 Renato Stenico Pira Doces
P. CRF 230 Equipe
1 43 Paulino Lucio Mergulhão -
2 360 Valdemyr R. da Silva (Beto) Dablio Performace / Alex Preparações
3 215 Nelson Moraes NC Motores/ Sabugo Moto/Usi Bike/Galango Sego/J. Escap/Pesqueiro Anzol de Ouro
4 68 Hedy Carlos Centrolfer/Basico Indaiá/Celso Construções/Japa Motos
5 4 Vitor Pariz MS Motos/BJ Preparações
6 321 Sandro Bueno de Camargo (Japa) IMS Protoper Polisport/Martine Motos/Pezão Bar/Japa Motos
7 36 Reginaldo Rogério Bortolim MR Motos/Rocket Escapamentos
8 5 Felipe S. Toledo MS Motos/BJ Preparações
9 74 Mauricio Cavichiolli Barba Preparações/220 Energy Drink
10 31 Sidnei Campos MR Motos
P. MX-N Equipe
1 29 Valdemyr R. da Silva (Beto) Dablio Performace / Alex Preparações
2 49 Tiago Risso (Rissinho) MXR Graficos/Auto Presidente/Inocampus/Gibim-Indio Prep./Scott/Nipon Serv/Kalango Cego/Brilho Car
3 215 Nelson Moraes NC Motores/ Sabugo Moto/Usi Bike/Galango Sego/J. Escap/Pesqueiro Anzol de Ouro
4 321 Sandro Bueno de Camargo (Japa) IMS Protoper Polisport/Martine Motos/Pezão Bar/Japa Motos
5 74 Thallis Cirilo Pereira -
6 43 Paulino Lucio Mergulhão -
P. 2 Tempos Equipe
1 360 Person Pauletto Box 18 Preparações
2 51 Eder Gonçalves Pizzolato Imóveis / Mult Racing / RM Racing / Refrigeração Rodrigues
3 39 Nei Broto Fred Preparações / Xexa Training
4 104 Alexandre Griebeler -
5 841 Rick Paes All Sign/Red Bull/Nadiggi/Longa Racing
6 6 Thiago Augusto C. Macedo FMMT/New Back/Lotus Tatoo/Braseg/Juninho Jiu-Jitsu/Corpo e Equilibrio Jundiai
7 24 Ranulfo Barriga Barrigas Motos / RM Racing / RS Racing
8 212 Wagner Roberto Kubiac (Rato) Formula Etapa Farmacia
9 165 Luiz Muller Serralheria Muller Inocampus
10 123 Thiago Henrique Santaniello MXR Gráficos/Gaivota Academia/Indio Preparações/Perfect Clean
P. 250cc 4 Tempos Equipe
1 305 Thallis Cirilo Pereira 3P Transportes/MotoPort/Brasil Racing/Barba Preparações
2 726 William Freitas (Pirapora) -
3 920 Thiago Piolli MX Personal / Opera Fitness/Opera AcademiaMarco Negretti/Extreme Racing
4 182 Francisco Gianetti Neto RF Racing / fagi
5 939 Gabriel Marques BMCD/Plaster/American Cross Kaw
6 715 Bruno Lopes Boka Postos Petromar/All Sign/Grupo Bom Pastor/Siatec
7 934 Caio Lopes Fernandes -
8 104 Bruno Lima Barney Motos/All Sign Grafics
9 338 Emerson Cesar Toledo Castor Exclusive Store / Toyomatic / L Car
10 57 Florindo Zani Neto (Furel) Sorodiesel/Essey Tec/Salto Vacuo/Zati Auto Mecanica
P. MX Amador Equipe
1 360 Person Pauletto Box 18 Preparações
2 51 Eder Gonçalves Pizzolato Imóveis / Mult Racing / RM Racing / RBS
3 188 Denner Daniel Alves MX Park / Colégio Tobias de Aguiar/Vort-x / Barros Supermercado
4 939 Gabriel Marques BMCD/Plaster/American Cross Kaw
5 759 Thiago Dorini Thiago Motos
6 177 Bruno Spagnol DGVitec Caldeiraria/ABC Spazzio Café/Longa Racing
7 30 Jean Marino Ferreira Kalaf -
8 57 Florindo Zani Neto (Furel) Sorodiesel/Essey Tec/Salto Vacuo/Zati Auto Mecanica
9 133 Guilherme C. Baggi Inocampus
10 765 Bruno Varela -
P. MX30 Equipe
1 1 Alexandre Dal Coleto Lulo Reciclagem
2 920 William Salmaso Piolli / Expresso Itatiba
3 26 Mauricio Gerlach -
4 338 Emerson Cesar Toledo Castor Exclusive Store / Toyomatic / L Car
5 199 Dayan Lopes Mori Moto Guia Hon/THD/Farinilla/Padaria São João
6 4 Rafael Scatena Baggio Via Mainone
7 17 Fabio faria de Oliveira Stroke/RM Racing
8 56 Luiz Fernando Garpelli Hotel Vale Verde
9 39 Nei Broto Fred Preparações / Xexa Training
P. MX 40 Equipe
1 480 Edvaldo Antonio Rosa Toyo Matic
2 251 Luciano Panhozzi Sistema Peres
3 5 João Carlos Nunes (Pezão) -
4 24 Ranulfo Barriga Barrigas Motos / RM Racing / RS Racing
5 338 Ricardo Bicalho RC Racing/Genuina
6 57 Alfredo Muller Inocampus Isolamento Térmicos
7 357 Paulo Henrique Bianchini Persiman
8 91 Dener daniel Alves Colégio Tobias de Aguiar/Vortx/Supermercado Barros
9 504 Edivaldo Rene de Oliveira (Rene) Dental Rene
10 25 Adilson José de Moura Thiago Motos
P. MX2 Equipe
1 726 William Freitas (Pirapora) -
2 182 Francisco Gianetti Neto RF Racing / fagi
3 920 Thiago Piolli MX Personal / Opera Fitness/Opera AcademiaMarco Negretti/Extreme Racing
4 104 Bruno Lima Barney Motos/All Sign Grafics
5 8 Caio Bataglini Tubinho / Golden Oil
6 1 Luiggi Roggeri -
P. MX Open Equipe
1 920 Thiago Piolli MX Personal/Opera Fitness/Opera Academia/Marco Negretti/Extreme Racing
2 305 Thallis Cirilo Pereira 3P Transportes/MotoPort/Brasil Racing/Barba Preparações
3 99 Luis Saron Saron Motos
4 726 William Freitas (Pirapora) -
5 341 Rodrigo P. Marty Auto Peças Presidente/MXR Graficos/IMS/W3
6 765 Bruno Varela -
7 27 Everton João de Campos JJ Campos
8 480 Edvaldo Antonio Rosa Toyo Matic
9 515 Felippe A. Fávaro Simões Barba Preparações/Leite Fazenda Bela Vista/Postos RVM/Unimed Guaxupé/Dash
10 182 Francisco Gianetti Neto RF Racing / fagi






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet