X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

8ª etapa - Mundial de Enduro - Saint Flour - França
Publicado em: 15/09/2009
Clique e saiba mais

Felipe Zanol termina o Mundial de Enduro na 7ª colocação da classe E1
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Jonty Edmunds e Divulgação


Além de belo o circuito francês foi muito técnico e o público compareceu em grande número para a última etapa do Mundial
Foto: Divulgação


Christophe Nambotin
Na prova francesa do Campeonato Mundial de Enduro, realizada nos dias 12 e 13 de setembro e válida pela oitava e última etapa da temporada, as estrelas do Mundial se depararam com uma prova desafiadora, em um circuito tanto técnico, quanto espetacular, nas cercanias da cidade de Saint Flour. 

Trilhas, leitos de rios secos e estradas, ou seja, todos os ingredientes, foram colocados juntos no mais difícil teste da temporada.

Contrariando a fama de ser a região menos povoada da França, uma impressionante multidão cercou toda a extensão do percurso, que viu o domínio dos pilotos da casa no prólogo de sexta-feira. 

Christophe Nambotin foi o autor de uma impressionante marca, mais de 2 segundos mais rápido do que os demais competidores. 




Sebastien Guillaume


Ivan Cervantes comemora o título da E3
Com uma forte representação francesa, a E3 foi de longe a principal categoria do primeiro dia de provas. Dando continuidade a seu excelente prólogo, Nambotin dominou a prova de sábado, vencendo com uma vantagem de mais de 1 minuto sobre o segundo colocado, seu compatriota Sebastien Guillaume. 

Para Ivan Cervantes, líder do campeonato na categoria, bastava um quarto lugar neste primeiro dia, para ser coroado campeão mundial. O espanhol finalizou em terceiro, conquistando mais um título na classe das grandes cilindradas, o quarto em sua carreira.

"Sabia que aqui seria muito difícil vencer Nambotin e Guillaume, então não me arrisquei demais, preferindo fazer minha própria corrida. Perdi alguns segundos pilotando com segurança, mas o resultado entre os quatro primeiros seria suficiente para conquistar o título. Estou muito feliz com este novo título mundial, tivemos uma dura batalha este ano", comentou Cervantes após o primeiro dia de provas. 


Cervantes conquistou o quarto título mundial de sua carreira


Johnny Aubert sentiu uma lesão e abandonou depois de 1 hora de prova
Com a ausência de Samuli Aro, que está machucado, Cervantes deu à KTM o segundo lugar no domingo. Já Guillaume, perdeu uma posição em relação ao dia anterior, finalizando com a terceira colocação do dia, assim como no campeonato. 

A revelação desta última rodada do Mundial foi incontestavelmente Christophe Nambotin. Recentemente confirmado pela Gas Gas para mais duas temporadas, o francês terminou o ano de forma brilhante, com uma dupla vitória na categoria, vencendo no geral a E3.

Infelizmente Johnny Aubert perdeu a etapa de encerramento junto à sua torcida. O já campeão mundial da classe E2, teve de abandonar depois de uma hora de prova no sábado, ainda sentindo a lesão que sofreu na etapa passada, na Grécia. 



Juha Salminen venceu o primeiro dia de provas da E2


David Knight se deu bem com a Kawasaki e venceu no domingo
Com sua ausência, Rodrig Thain agitou a categoria até o meio da prova, resistindo a pressão de David Knight e Juha Salminen. Os antigos companheiros de equipe, são agora adversários e, neste finalzinho de temporada, a determinação de Salminen, superou a garra de Knight por 7,40 segundos, levando a BMW à sua segunda vitória de 2009. Em terceiro, o piloto Yamaha, Cristobal Guerrero completou o pódio da categoria.

Mesmo com as primeiras colocações do campeonato já definidas, o segundo dia da E2 ainda ofereceu um bom espetáculo para os milhares de espectadores presentes. Se Thain mostrou alguns sinais de inconstância no fim da temporada, neste domingo, o francês se mostrou mais regular do que nunca. Mesmo com um punho machucado terminou em segundo, conquistando seu melhor resultado desde sua estréia no Mundial há três anos. Salminen foi o terceiro, provando mais uma vez que a BMW atingiu um ótimo nível de performance, evoluindo bastante na segunda metade da temporada. 



Rodrig Thain


Eero Remes garantiu um pódio para a KTM na classe E1
Já David Knight, mostrou que seu problema era realmente de adaptação com a antiga equipe e a motocicleta, dando a volta por cima de seu péssimo início de temporada. Agora, com a vitória nesta última rodada, tem tudo em suas mãos para convencer a Kawasaki a apoiá-lo no Mundial de 2010.

Mika Ahola poderia ter assegurado o título da E1, ainda no primeiro dia, mas com uma queda no Enduro Teste, perdeu 1 minuto, caindo para a terceiro posição. Enquanto isto, mesmo perdendo a concentração durante a metade da prova, Antoine Meo conquistou a vitória, frente a sua torcida, colocando pressão no líder Ahola, que teria de ter um segundo dia impecável para conseguir ser campeão. 

Retornando ao Mundial, Marc Germain se colocou entre os dois principais pilotos da categoria, finalizando em segundo, mostrando que apesar de sua ausência nas quatro últimas etapas, ainda mantém um alto nível de pilotagem. 


Mika Ahola conquistou o título da E1 apenas no último dia de prova


Antoine Meo venceu os dois dias, conquistando seis vitória na temporada e o vice-campeonato
Único título por ser definido neste último dia em Saint Flour, a E1 se mostrou a mais equilibrada e disputada categoria do campeonato. Garantindo a quarta colocação da rodada, Mika Ahola se tornou o Campeão Mundial da classe E1, o terceiro de sua carreira e segundo nesta categoria. Na briga pela vitória, Marc Germain e Antoine Meo fizeram um bela batalha e Meo levou sua Husqvarna à sexta vitória na temporada, 3,45 segundos à frente de Germain, num excelente final de temporada. Na terceira colocação, sempre garantindo um pódio em todas as categorias, a KTM foi representada pelo finlandês Eero Remes.

"Me sinto muito, muito relaxado agora. O melhor que fiz foi acelerar tudo e não pensar em nada. Neste ano, achei já ser o campeão no meio da temporada. Então relaxei um pouco as coisas. Espero poder melhorar a cada ano, assim como um bom vinho, quanto mais velho melhor. Para a próxima temporada, está tudo em aberto ainda. Não tenho um contrato e ainda não escolhi qual categoria vou andar", declarou o finlandês. 


Team HM Honda comemora mais um título de Ahola
Depois dos dois títulos portugueses, o piloto mineiro Felipe Zanol fez história mais uma vez. Concluindo sua participação no Mundial de Enduro com uma excepcional sétima colocação na classe Enduro 1, logo em seu primeiro ano disputando a competição na categoria. O atleta brasileiro finalizou em décimo lugar no primeiro dia, e não alinhou no domingo devido a uma lesão. 

"Tive uma queda quando rodava devagar, mas como fui com a mão ao chão, acabei por me lesionar num dedo. Fiz o resto da prova assim, mas terminei em décimo", explicou o piloto que já não conseguiu estar no segundo dia. "Quando acordei, tinha o dedo muito inchado, muitas dores e por isso não tinha condições de competir no segundo dia", acrescentou. 


Felipe Zanol terminou o campeonato 
com uma excelente 7ª colocação na E1
Foto: Divulgação

De qualquer maneira, seu objetivo de ficar entre os dez melhores do mundo na categoria E1 foi alcançado e fazendo um balanço da temporada, Zanol concluiu: "Penso que é muito bom, um pouco acima das expectativas, pois queríamos ficar dentro dos dez primeiros. Terminei assim o ano muito bem, depois de ser campeão português, agora este resultado no Campeonato do Mundo, o que é bom para mim e para toda a equipe". Esta foi a melhor colocação de um piloto brasileiro no mundial de Enduro, fruto de muita dedicação do atleta que conta com patrocínio de CRN, Yamaha Motofundador, ASW, MR Pro, Ingá e Ateliê do Gesso. Toda a equipe do MotoX parabeniza Felipe Zanol por, mais uma vez, levar o Brasil à uma posição de destaque no cenário internacional. 

Classificação Final

Pos. Enduro 1 Nat. Machine Total
1 AHOLA Mika FIN HONDA 373
2 MEO Antoine FRA HUSQVARNA 358
3 ALBERGONI Simone ITA KTM 305
4 REMES Eero FIN KTM 253
5 OLDRATI Thomas ITA KTM 237
6 GAUTHIER Julien FRA HONDA 217
7 ZANOL Felipe BRA YAMAHA 143
8 BOURGEOIS Marc FRA HUSQVARNA 137
9 PLANET Fabien FRA KTM 134
10 GERMAIN Marc FRA YAMAHA 119
11 GERINI Maurizio ITA KTM 119
12 CURVALLE Jordan FRA SHERCO 107
13 HORAK Jakub CZE KTM 99
14 MATTILA Jari FIN SUZUKI 66
15 GALINDO Xavier ESP KTM 64
Pos. Enduro2 Nat. Machine Total
1 AUBERT Jonny FRA KTM 325
2 SALMINEN Juha FIN BMW 319
3 LJUNGGREN Joakim SWE HUSABERG 264
4 GUERRERO Cristobal ESP YAMAHA 251
5 THAIN Rodrig FRA TM 225
6 OBLUCKI Bartosz POL HUSQVARNA 219
7 BELOMETTI Alessandro ITA KTM 214
8 SALONEN Valtteri FIN HUSABERG 155
9 KIRSSI Simo FIN BMW 154
10 DINI Fabrizio ITA BETA 144
11 DEPARROIS Nicolas FRA GAS GAS 136
12 BALLETTI Oscar ITA HONDA 130
13 HARTMANN Mike GER HUSABERG 79
14 PLEKKENPOL Erwin NED HONDA 76
15 LETELLIER Antoine FRA APRILIA 69
Pos. Enduro 3 Nat. Machine Total
1 CERVANTES Ivan ESP KTM 366
2 NAMBOTIN Christophe FRA GAS GAS 342
3 GUILLAUME Sebastien FRA HUSQVARNA 325
4 ARO Samuli FIN KTM 258
5 KEHR Marcus GER KTM 226
6 MOSSINI Fabio SMR HONDA 213
7 TARKKALA Marko FIN BMW 197
8 COTTON Rudy FRA BETA 129
9 BOTTURI Alessandro ITA KTM 123
10 CARLSSON Bjorne SWE HUSABERG 92
11 KADLECEK Michal CZE TM 68
12 FIGUERAS Jordi ESP GAS GAS 58
13 RISSE Mark GER GAS GAS 51
14 KNIGHT David GBR BMW 45
15 CLARKE Gordon IRL TM 42
Pos. Enduro Jr Nat. Machine TOTAL
1 MENA Oriol ESP HUSABERG 294
2 FORTUNATO Benoit FRA YAMAHA 246
3 JOLY Jeremy FRA HONDA 216
4 GUERRERO Victor ESP YAMAHA 212
5 GRITTI Mirko ITA BETA 190
6 SANTOLINO Lorenzo ESP KTM 186
7 SJOO Carl SWE HUSABERG 167
8 D'AMBROSIO Edoardo ITA KTM 141
9 BOZZO Sebastien FRA HUSQVARNA 135
10 METGE Adrien FRA HUSQVARNA 131
11 DUMONTIER Romain FRA HUSQVARNA 128
12 McLAUGHLIN Phillip IRL TM 117
13 MANZI Jonathan ITA HUSQVARNA 116
14 BASSET Antoine FRA HUSQVARNA 84
15 VECCHI Elie FRA GAS GAS 76
Pos. Youth Cup 125 Nat. Machine Total
1 DUMONTIER Romain FRA HUSQVARNA 282
2 MANZI Jonathan ITA HUSQVARNA 281
3 PARES CAMPS Guillem ESP GAS GAS 186
4 CARRACEDO Daniel ESP GAS GAS 147
5 SOLA Arnau ESP GAS GAS 97
6 ADAM Guillaume FRA HUSQVARNA 82
7 RALLO GENOVER Josep ESP YAMAHA 79
8 DUSSUELLE Thibaut FRA YAMAHA 66
9 BOUCARDEY Romain FRA KTM 61
10 GUSTAVSSON Emil SWE KTM 46
11 POHJONEN Lori FIN HUSQVARNA 42
12 MARCOTULLI Luca ITA KTM 40
13 MELLIN Miko FIN KTM 36
14 LARSSON Martin SWE YAMAHA 33
15 HUMBLOT Maxime FRA YAMAHA 30






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet