X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

7ª etapa - Mundial de Enduro - Serres - Grécia
Publicado em: 04/09/2009
Clique e saiba mais

Johnny Aubert conquista o título antecipado da E2 e Salminen leva a BMW à sua primeira vitória
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Jonty Edmunds 


Johnny Aubert


Aubert comemora o título antecipado 
da E2 com sua equipe
Devido as altas temperaturas no norte da Grécia, marcando um duro reinício de temporada depois de mais de um mês de "férias", de 5 a 6 litros de água por dia, foi o que a maioria dos pilotos tiveram de consumir durante as provas deste último final de semana de Agosto, onde aconteceu a sétima e penúltima etapa do Mundial de Enduro.

Com exceção do título antecipado do agora bicampeão, Johnny Aubert na E2, muitas surpresas aconteceram durante o primeiro dia. O público pôde acompanhar de perto o Cross Teste e o Extreme Teste, montados dentro do autódromo da cidade de Serres, para depois, o circuito com quatro voltas e doze trechos cronometrados de alta velocidade, seguir pelas empoeiradas montanhas da região.

Já no segundo dia, o corte de uma volta deu uma mãozinha aos pilotos que sofriam com o forte calor. Entretanto, com uma das melhores especiais de 2009, que misturava todos os ingredientes técnicos do enduro, os melhores pilotos tiveram que assumir o máximo de risco para vencer. 


Juha Salminen


David Knight retorna ao Mundial, 
agora com a Kawasaki
Graças a sua invencibilidade nas seis etapas anteriores, bastava para Aubert terminar na frente de seu rival na briga pelo título, Juha Salminen, para se tornar o campeão da classe E2 novamente já no primeiro dia de provas. E foi o que aconteceu, depois de um início tenso e marcado por alguns erros, o francês se acalmou e no longo Enduro Teste, a qualidade de sua pilotagem prevaleceu. Vencendo o dia com pouco mais de 27 segundos de vantagem sobre Salminen, garantiu sua segunda coroa no mundial, a primeira defendendo as cores da KTM.

"Estou muito feliz pela KTM, porque trabalhamos muito para vencer o campeonato. No início do ano, poucas pessoas acreditavam que eu poderia defender meu título. Estou feliz em poder provar para aqueles que não acreditavam em mim. O que vivi este ano foi maravilhoso, venci todas as provas, estou realizando uma incrível temporada, e me tornarei pai pela segunda vez. É realmente um ano de muita alegria" comemorou o bicampeão. 


Mika Ahola


Antoine Meo
Outro rosto sorridente nesta primeira rodada em Serres, era o de David Knight. Depois de sair da BMW no meio da temporada (veja notícia do desligamento de Knight), o britânico retornou ao cenário, com sua estrutura privada. Pontuando em sua primeira aparição como piloto da Kawasaki Superbike Racing Team, numa encorajadora quarta colocação, mesmo com uma
pedaleira quebrada.

Cristobal Guerrero foi rápido no terreno que recebeu o Six Days 2008, retomando confiança no campeonato e finalizando a etapa em terceiro. Já Bartosz Oblucki, por ter machucado o tornozelo, abandonou a prova, comprometendo sua participação na última etapa e a terceira colocação na geral.

Com a ausência de Oblucki e Rodrig Thain, com o pulso machucado, a "enfermaria" da E2, recebeu um astro convidado, no segundo dia de provas. Com o título assegurado no dia anterior, Johnny Aubert teve que desistir de largar em virtude de fortes dores na mão, por uma queda no sábado. 


Eero Remes


Simone Albergoni
Com sua ausência, o caminho ficou livre para Salminen vencer uma etapa pela primeira vez na temporada. Resistindo aos ataques de Guerrero e Knight, segundo e terceiro respectivamente, fez história levando a BMW à sua primeira vitória no Mundial de Enduro. Sem dúvida, este foi um pódio surpreendente e fora do comum.

Na E1, Antoine Meo brilhou mais uma vez. Ele assumiu a vantagem desde o prólogo, onde sua pilotagem agressiva e com a sorte a seu lado, fez a diferença sobre Mika Ahola. O finlandês líder do campeonato, chegou um mês antes à Grécia, na intenção de se preparar para o evento e se aclimatar ao forte calor. Mas a vontade de vencer do francês, recentemente confirmado pela Husqvarna por mais dois anos, foi mais forte. Meo venceu sua terceira prova consecutiva, com 1 minuto e 6 segundos de vantagem sobre Ahola. Seu companheiro de equipe, o francês Julien Gauthier, superou os pilotos KTM Eero Remes e Simone Albergoni, terminando o primeiro dia com a terceira posição. 

Mantendo sua pilotagem agressiva, Meo foi novamente o mais rápido, vencendo também a segunda rodada grega. Andando de igual para igual coma Ahola no Cross e Extreme Testes, sua velocidade no Enduro Teste, levou a Husqvarna à sua quarta conquista consecutiva no Mundial. Com 40 segundos de vantagem sobre Ahola, que foi o segundo, o francês passa a colocar pressão no líder da categoria, que agora está 27 pontos a frente e segue para a final na França, sem margens para erros. Gauthier foi terceiro novamente, depois de mais uma forte disputa pela posição com os pilotos da KTM, Remes, Oldrati e Albergoni. 


Ivan Cervantes


Felipe Zanol - foto: Idário Café
O brasileiro Felipe Zanol terminou o primeiro dia na 9º colocação da E1, depois de travar forte duelo pelo 7º lugar. "Fiz boas especiais e estive sempre na luta, infelizmente falhei no último Enduro Teste e não consegui segurar a posição, mas foi um bom resultado e agradeço a equipe por me dar as melhores condições para estar aqui", declarou.

No segundo dia o piloto mineiro, não teve a mesma sorte. "Cai no Extreme e fiquei sem freio dianteiro, fiz mais uma especial sem o freio e isso comprometeu meu resultado, depois conseguimos solucionar o problema e tentei correr atrás do prejuízo, mas acabei caindo no Enduro Teste e lutei para terminar, pois a dores eram fortes". 

O piloto terminou o dia em 11º e manteve o oitavo lugar, ficando a apenas dois pontos do sétimo lugar. 



Samuli Aro
O final do campeonato se aproxima e a categoria E3 continua apertada. A verdadeira batalha travada entre Christophe Nambotin, Sebastien Guillaume, Samuli Aro e Ivan Cervantes, no primeiro dia, foi digna dos melhores filmes de suspense. Mas por outro lado, no final a cena é praticamente a mesma. Cervantes aumentou seu empenho, enquanto seus adversários sofriam com o forte calor. O espanhol venceu mais uma, a frente de Guillaume e Aro. Depois de uma queda, Nambotin superou Fabio Mossini, finalizando em quarto.

Ainda mais confiante no dia seguinte, Cervantes se mostrou determinado a conquistar o título na E3, assegurando pontos importantes com a dupla vitória na Grécia. Quase 3 segundos atrás veio Nambotin, seguido por Guillaume em terceiro. a exemplo de Johnny Aubert, seu companheiro de equipe, Samuli Aro machucou o dedo no dia anterior e não largou na etapa de domingo. Radiografias tiradas no hospital de Serres, revelaram uma fratura no polegar, o que lhe tira as chances de continuar brigando pelo campeonato na etapa final, que acontece na França, já nos próximos dias 12 e 13 de Setembro.

Classificação Geral

Pos. E1 Nat. Machine Total
1 AHOLA Mika FIN HONDA 335
2 MEO Antoine FRA HUSQVARNA 308
3 ALBERGONI Simone ITA KTM 271
4 OLDRATI Thomas ITA KTM 237
5 REMES Eero FIN KTM 219
6 GAUTHIER Julien FRA HONDA 217
7 PLANET Fabien FRA KTM 134
8 ZANOL Felipe BRA YAMAHA 132
9 BOURGEOIS Marc FRA HUSQVARNA 107
10 GERINI Maurizio ITA KTM 95
11 HORAK Jakub CZE KTM 81
12 CURVALLE Jordan FRA SHERCO 78
13 GERMAIN Marc FRA YAMAHA 75
14 GALINDO Xavier ESP KTM 64
15 PAGANON Nicolas FRA KAWASAKI 53
16 MATTILA Jari FIN SUZUKI 39
17 MICHELUZ Maurizio ITA TM 30
18 WAHN ARBIZU Luis Fernando SLV YAMAHA 26
19 RUBIO GALINDO Jose Luis MEX YAMAHA 25
20 SIAFARIKAS Vasillios GR HONDA 22
Pos. E2 Nat. Machine Total
1 AUBERT Jonny FRA KTM 325
2 SALMINEN Juha FIN BMW 272
3 LJUNGGREN Joakim SWE HUSABERG 233
4 OBLUCKI Bartosz POL HUSQVARNA 219
5 GUERRERO Cristobal ESP YAMAHA 213
6 BELOMETTI Alessandro ITA KTM 185
7 THAIN Rodrig FRA TM 180
8 SALONEN Valtteri FIN HUSABERG 155
9 KIRSSI Simo FIN BMW 131
10 DINI Fabrizio ITA BETA 119
11 DEPARROIS Nicolas FRA GAS GAS 109
12 BALLETTI Oscar ITA HONDA 92
13 HARTMANN Mike GER HUSABERG 79
14 CHERUBINI Luca ITA TM 67
15 VOGELS Hans NED YAMAHA 67
16 SEISTOLA Matti FIN HUSQVARNA 65
17 PLEKKENPOL Erwin NED HONDA 64
18 WAKELY Simon GBR HUSQVARNA 44
19 LETELLIER Antoine FRA APRILIA 40
20 BERNARDEZ Aaron ESP BMW 33
Pos. E3 Nat. Machine Total
1 CERVANTES Ivan ESP KTM 324
2 NAMBOTIN Christophe FRA GAS GAS 292
3 GUILLAUME Sebastien FRA HUSQVARNA 283
4 ARO Samuli FIN KTM 258
5 KEHR Marcus GER KTM 197
6 MOSSINI Fabio SMR HONDA 181
7 TARKKALA Marko FIN BMW 166
8 COTTON Rudy FRA BETA 105
9 CARLSSON Bjorne SWE HUSABERG 92
10 BOTTURI Alessandro ITA KTM 89
11 FIGUERAS Jordi ESP GAS GAS 58
12 KNIGHT David GBR BMW 45
13 KADLECEK Michal CZE TM 42
14 SAGAR Tom GBR HUSABERG 35
15 RISSE Mark GER GAS GAS 32
16 KANNEY Nathan USA KTM 30
17 NOVOSAD Ziatko SVK GAS GAS 28
18 QUIJANO DE CAMPO Alberto MEX KTM 26
19 CLARKE Gordon IRL TM 25
20 CABALLEROS Rayner GTM KTM 24
Pos. EJ Nat. Machine Total
1 MENA Oriol ESP HUSABERG 294
2 JOLY Jeremy FRA HONDA 216
3 FORTUNATO Benoit FRA YAMAHA 212
4 GUERRERO Victor ESP YAMAHA 208
5 GRITTI Mirko ITA BETA 190
6 SJOO Carl SWE HUSABERG 147
7 SANTOLINO Lorenzo ESP KTM 146
8 D'AMBROSIO Edoardo ITA KTM 114
9 DUMONTIER Romain FRA HUSQVARNA 104
10 MANZI Jonathan ITA HUSQVARNA 99
11 METGE Adrien FRA HUSQVARNA 97
12 McLAUGHLIN Phillip IRL TM 95
13 BOZZO Sebastien FRA HUSQVARNA 94
14 BASSET Antoine FRA HUSQVARNA 84
15 COMINOTTO Vanni ITA KTM 74
16 MONLEON Armand ESP GAS GAS 62
17 VECCHI Elie FRA GAS GAS 56
18 SOLA Marc ESP GAS GAS 49
19 REIS Goncalo POR KTM 46
20 PALLUT Pierre FRA HUSQVARNA 41
Pos. Youth Cup Nat. Machine Total
1 DUMONTIER Romain FRA HUSQVARNA 254
2 MANZI Jonathan ITA HUSQVARNA 252
3 PARES CAMPS Guillem ESP GAS GAS 150
4 CARRACEDO Daniel ESP GAS GAS 111
5 ADAM Guillaume FRA HUSQVARNA 82
6 SOLA Arnau ESP GAS GAS 82
7 RALLO GENOVER Josep ESP YAMAHA 79
8 BOUCARDEY Romain FRA KTM 61
9 GUSTAVSSON Emil SWE KTM 46
10 POHJONEN Lori FIN HUSQVARNA 42
11 MARCOTULLI Luca ITA KTM 40
12 MELLIN Miko FIN KTM 36
13 HUMBLOT Maxime FRA YAMAHA 30
14 DUSSUELLE Thibaut FRA YAMAHA 30
15 MORI Nicolo ITA KTM 27
16 RISSANEN Henri FIN KTM 26
17 LEANDER Joonas FIN KTM 25
18 MONTANARI Tommaso ITA KTM 24
19 MIETTINEN Mikael FIN SUZUKI 21
20 LARSSON Martin SWE YAMAHA 18






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet