X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Red Bull Romaniacs 2009 - Sibiu - Romênia
Publicado em: 24/08/2009
Clique e saiba mais

Piloto e‭ ‬motocicleta estreantes vencem a‭ ‬6ª edição do Red Bull Romaniacs
MotoX.com.br‭ ‬-‭ ‬Texto:‭ ‬Renato Fernandes‭ ‬-‭ ‬Fotos: Predrag Vuckovic, Samo Vidic Divulgação Red Bull


O alemão Andreas Lettenbichler veio, viu e venceu em sua primeira participação no Romaniacs


Assista aos 5 vídeos do evento
Neste último dia‭ ‬15‭ ‬de Agosto,‭ ‬foi dada a largada para a‭ ‬6ª edição do Red Bull Romaniacs,‭ ‬o mais tradicional e difícil Extreme Enduro do mundo.‭ ‬O primeiro dia de prova contou com a realização do prólogo,‭ ‬na região central da cidade de Sibiu‭ ‬-‭ ‬Romênia.‭ ‬Os resultados definiram a ordem de largada para o primeiro estágio de montanha,‭ ‬no dia seguinte‭ (‬16/8‭)‬.‭ ‬No terceiro dia‭ (‬17/8‭)‬,‭ ‬os pilotos saíram de Sibiu com destino à Petrosani,‭ ‬num percurso de‭ ‬150‭ ‬km.‭

Retornando à Sibiu na etapa seguinte‭ (‬18/8‭)‬,‭ ‬os pilotos‭ “‬sobreviventes‭” ‬encararam o último dia‭ (‬19/8‭)‬,‭ ‬num trajeto que passou por várias montanhas da região,‭ ‬com altitudes superiores a‭ ‬1.500‭ ‬metros acima do nível do mar.‭ ‬Em cada dia,‭ ‬os estágios tiveram de‭ ‬100‭ ‬à‭ ‬200‭ ‬km de extensão,‭ ‬variando conforme a categoria,‭ ‬que este ano foram quatro,‭ ‬a Pro‭ (‬mais difícil de todas‭)‬,‭ ‬Expert Individual,‭ ‬Expert por Equipes e a Hobby.

Prólogo 


Todo ano o centro da pacata cidade de Sibiu torna-se uma praça de guerra entre homens, máquinas e obstáculos artificiais.


A participação do público no Prólogo é pra lá de intensa.
Para a edição‭ ‬2009,‭ ‬um novo formato foi adotado para o prólogo,‭ ‬com tomadas de tempo classificatórias,‭ ‬onde os‭ ‬16‭ ‬melhores pilotos de cada categoria,‭ ‬largavam juntos para uma bateria final.‭ ‬O percurso estava mais para uma prova de Trial do que Enduro e coincidentemente,‭ ‬10‭ ‬dos‭ ‬19‭ ‬pilotos da categoria Pro,‭ ‬estavam utilizando pneus de Trial em suas motocicletas,‭ ‬procurando um melhor desempenho nos difíceis obstáculos construídos pela organização do evento.‭

Um acidente com o piloto George Kinonas,‭ ‬provocou um inusitado show pirotécnico.‭ ‬Após a queda em um obstáculo,‭ ‬sua moto se incendiou e,‭ ‬graças ao ágil trabalho da equipe de segurança,‭ ‬o fogo foi apagado rapidamente sem maiores consequências ao piloto.‭ ‬Já sua moto‭ ‬precisou de algumas horas e uma intensa reforma‭ ‬para ficar apta a largar no dia seguinte.

Quem venceu a batalha para definir o primeiro piloto a largar no primeiro dia provas nas montanhas,‭ ‬diante de‭ ‬9.000‭ ‬fanáticos espectadores,‭ ‬foi o espanhol Xavier Galindo,‭ ‬finalizando à frente de Gaham Jarvis e Gerhard Forster.‭ “‬Ter estes dois experientes pilotos atrás de mim,‭ ‬não é o cenário perfeito,‭ ‬mas farei o melhor para mantê-los atrás‭”‬,‭ ‬comentou,‭ ‬com um enorme sorriso no rosto,‭ ‬o vencedor do prólogo. 


Xavier Galindo venceu o primeiro desafio da edição 2009

1º Dia


O primeiro dia nas trilhas trouxe foi repleto de paisagens maravilhosas.
Antes mesmo do sol nascer,‭ ‬os primeiros pilotos da classe Pro estavam largando para o primeiro dia de off-road,‭ ‬propriamente dito.‭ ‬Com as dificuldades do percurso,‭ ‬principal característica da prova,‭ ‬os novatos que dominaram o prólogo deram lugar aos pilotos mais experientes.‭ ‬O‭ ‬neozelandês,‭ ‬Chris Birch‭ ‬-‭ ‬terceiro em‭ ‬2007‭ ‬e segundo em‭ ‬2008‭ ‬na categoria Pro‭ ‬-‭ ‬venceu este primeiro dia,‭ ‬com uma vantagem mínima sobre o segundo colocado,‭ ‬ninguém menos que Cyril Despres.‭ ‬Atrás das duas KTMs,‭ ‬o alemão Andreas Lettenbichler levou sua BMW à terceira colocação,‭ ‬já dando mostras de que seria um dos candidatos ao título deste ano.

O vencedor da primeira rodada,‭ ‬Chris‭ ‬Birch,‭ ‬ficou satisfeito com sua pilotagem,‭ “‬Até agora,‭ ‬tudo correu muito bem,‭ ‬não precisei consultar meu GPS muitas vezes e pude pilotar num bom ritmo.‭ ‬Me diverti muito hoje‭”‬.‭ ‬O mesmo pôde dizer o terceiro colocado,‭ ‬Lettenbichler.‭ “‬É simplesmente ótimo pilotar aqui,‭ ‬e mesmo me perdendo algumas vezes,‭ ‬me diverti muito.‭ ‬E diversão é do que isto tudo se trata,‭ ‬para mim no momento,‭ ‬os resultados são secundários‭”‬,‭ ‬comentou.

Já Despres,‭ ‬não ficou tão satisfeito assim.‭ “‬Tive problemas com o‭ ‘‬Mousse‭’ ‬do pneu traseiro,‭ ‬que estava muito duro,‭ ‬não consegui muita aderência e gastei muita energia.‭ ‬No Neutro,‭ ‬conseguimos resolver o problema e,‭ ‬a partir dai‭ ‬melhorei.‭ ‬Não tenho participado de nenhum‭ ‘‬Hard Enduro‭’ ‬nos últimos dois anos,‭ ‬por isso o dia de hoje foi muito desgastante para mim‭”‬.‭ 


Chris Birch enfrenta um dos muitos riachos do percurso


2º Dia


O alemão Gerhard Foster
Mais de‭ ‬270‭ ‬quilômetros de trilhas estreitas e seções de velocidade,‭ ‬marcaram o dia.‭ ‬Alguns trechos muito íngremes,‭ ‬subidas em ziguezague e‭ pirambeiras ‬intermináveis,‭ ‬que acabaram com muitos freios,‭ ‬complementaram o percurso,‭ ‬que trouxe o vencedor do prólogo e estreante‭ ‬Xavier Galindo novamente‭ ‬ao lugar mais alto do pódio.

Demonstrando muita regularidade,‭ ‬o também estreante Andreas Lettenbichler,‭ ‬foi o segundo,‭ ‬à frente de dois motivados veteranos no Romaniacs,‭ ‬Cyril Despres e Chris Birch,‭ ‬que andaram forte para se manter entre os líderes.‭ ‬Birch perdeu um pouco de contato com os demais,‭ ‬após um pequeno erro na última grande subida,‭ ‬já no final da etapa.‭ “‬As estradas de cascalho no final da etapa foram muito divertidas,‭ ‬com a traseira escorregando,‭ ‬mas em uma delas acertei uma cerca e me machuquei um pouco.‭ ‬Felizmente,‭ ‬nada sério aconteceu e pude me manter no pelotão da frente‭”‬,‭ ‬comentou.‭

O piloto BMW,‭ ‬Andreas Lettenbichler também gostou do dia,‭ “‬Alcancei Galindo no Neutro e,‭ ‬a partir dai,‭ ‬passamos a andar juntos.‭ ‬Nos alternamos na liderança por algumas vezes,‭ ‬mas nenhum dos dois ameaçou se distanciar um do outro‭”‬,‭ ‬avaliou.‭ ‬Com os resultados do dia,‭ ‬Galindo,‭ ‬Lettenbichler e Despres,‭ ‬ocupam respectivamente,‭ ‬as três primeiras colocações no geral,‭ ‬separados apenas por alguns segundos. 


Apesar de toda a competição, as paradas obrigatórias se tornam momentos de descontração para os pilotos.


3º Dia


Cyril Despres assumiu a liderança geral no terceiro dia


O inglês Paul Bolton, 5º colocado.
O dia foi agitado no quente verão dos Montes Cárpatos,‭ ‬onde nada menos do que‭ ‬300‭ ‬quilômetros do melhor off-road‭ ‬esperavam pelos participantes que continuavam na prova.‭ ‬Enquanto o novo favorito‭ ‬Xavier Galindo‭ ‬abandonava a prova com uma perna quebrada,‭ ‬o atual campeão‭ ‬Gaham Jarvis teve problemas mecânicos e se viu obrigado a também abandonar.‭ ‬Com isto,‭ ‬a terceira posição de Cyril Despres‭ ‬o leva a liderança na classificação geral ‬trinta segundos a frente de Lettenbichler.‭ ‬A vitória do dia‭ ‬veio de mais um piloto surpresa,‭ ‬o britânico Paul Bolton‭ ‬que a bordo de sua KTM‭ ‬250‭ ‬privada,‭ ‬mostrou suas habilidades no‭ “‬Hard Enduro‭”‬.

‭“‬Acredito que este evento,‭ ‬é o que de melhor aconteceu ao nosso Enduro nos últimos anos‭”‬,‭ ‬constatou Xavier Galindo enquanto retornava a seu hotel.‭ “‬Meu tombo não foi tão mal,‭ ‬apenas um acidente de corrida.‭ ‬Fiz uma curva,‭ ‬não vi uma pedra na grama e bati nela.‭ ‬Quando tentei me levantar,‭ ‬percebi que havia algo de errado com minha perna direita,‭ ‬e foi assim‭”‬,‭ ‬descreveu seu acidente o carismático piloto catalão.‭

‬Pelo visto,‭ ‬ele estará de volta nas edições futuras do evento.‭ ‬Neste caso,‭ ‬vale destacar toda a preocupação da organização com a segurança dos pilotos.‭ ‬Em menos de dez minutos,‭ ‬não só a equipe de resgate da montanha estava presente,‭ ‬como também um médico e um helicóptero,‭ ‬já estavam no local. 

Outro tipo de azar,‭ ‬teve o defensor do título,‭ ‬Graham Jarvis.‭ ‬Um simples defeito no sistema elétrico da bateria de sua Sherco,‭ ‬o forçou a abandonar,‭ ‬bem no momento em que vinha se aproximando dos líderes.‭ “‬Tentarei consertar minha moto para amanhã,‭ ‬pois‭ ‬definitivamente quero estar na largada e pilotar por esta incrível paisagem novamente‭”‬,‭ ‬comentou o frustrado campeão de‭ ‬2008.

Na classificação geral Cyril Despres vai para o dia decisivo com a liderança, mas apenas com pouco mais de 20 segundos de vantagem sobre Lettenbichler. Birch, 7 minutos atrás do líder, é o terceiro e ainda na briga pela vitória.


Um problema elétrico enterrou as chances do bicampeonato de Graham Jarvis

4º Dia


Quem disse que só os homens encaram o Romaniacs. Na foto Sorina Sandu mostra que as mulheres não temem os desafios.


Johan Leitner escala o edifício da chegada.
Quando às oito horas da manhã,‭ ‬o vencedor do dia anterior,‭ ‬Paul Bolton,‭ ‬abriu a etapa final,‭ ‬podia se sentir no ar o cansaço dos pilotos que ainda permaneciam em pé para a disputa.‭ ‬Com mais um dia quente e seco,‭ ‬a rodada exigiu‭ ‬110%‭ ‬dos participantes e Andreas Lettenbichler e sua BMW,‭ ‬conseguiram driblar as adversidades,‭ ‬conquistando o título de‭ ‬2009‭ ‬logo em sua estréia no Red Bull Romaniacs.‭ “‬Vocês não podem imaginar o quanto estou feliz com este troféu em minhas mãos‭! ‬Minha primeira vitória em minha primeira participação,‭ ‬o que mais posso querer‭?” ‬comentou o extasiado vencedor.‭ “‬Lamento apenas pelo acidente com meu companheiro de equipe Gerhard Forster‭”‬,‭ ‬completou.

Forster vinha em terceiro,‭ ‬brigando pela segunda colocação,‭ ‬quando sofreu uma forte queda em uma das seções mais rápidas do dia,‭ ‬abandonando a prova.‭ ‬Alguns pilotos,‭ ‬como Chris Birch,‭ ‬simplesmente sofreram com a exaustão e tiveram que parar várias vezes para recuperar o fôlego,‭ ‬perdendo tempo precioso.‭ ‬Mesmo assim,‭ ‬como nos anos anteriores,‭ ‬Birch subiu ao pódio novamente,‭ ‬com a segunda colocação no geral.

Outros competidores,‭ ‬como Despres,‭ ‬cometeram erros estratégicos,‭ ‬tirando suas chances de vitória.‭ ‬No trecho chamado de‭ “‬Long Walk‭”‬,‭ ‬o tri-campeão do Romaniacs,‭ ‬preferiu não arriscar e seguiu pela linha mais fácil conhecida como‭ “‬chicken line‭”‬,‭ ‬o que acarretou em uma punição de duas horas e quarenta minutos.‭ ‬Como Lettenbichler fez o‭ “‬Long Walk‭”‬,‭ ‬abriu uma vantagem enorme,‭ ‬garantindo a vitória.‭ ‬Restou a Despres,‭ ‬se contentar com a terceira colocação geral.


Não deixe de assistir aos vídeos da prova.


Resultado Final

P. N. Name Nat Moto Day - 1 Day - 2 Day 3 Day 4 Total 
1 10 LETTENBICHLER Andreas DEU BMW 5:15:32 6:30:14 4:28:29 4:14:56 20:29:11
2 3 BIRCH Chris NZ KTM300 5:11:57 6:40:04 4:29:09 4:48:51 21:10:01
3 6 DESPRES Cyril FRA KTM300 5:12:41 6:33:06 4:28:04 5:57:34 22:11:25
4 4 SEYDOUX Lionel SUI  KTM250 5:21:44 6:55:48 4:29:14 6:08:32 22:55:18
5 16 BOLTON Paul GBR KTM250 5:40:43 6:53:44 4:27:56 6:35:42 23:38:05
6 8 CURTIS Darryl RSA KTM300 5:56:20 7:04:31 4:28:48 6:11:57 23:41:36
7 19 FAJA BELTRAN Melcior ESP GG300 6:14:26 7:10:37 5:48:57 4:41:51 23:55:51
8 9 BRANDAUER Erich AUT Hus570 6:31:16 7:39:02 5:01:05 5:53:01 25:04:24
9 5 CUTHBERTSON Shane CAN Hus570 6:30:50 7:32:53 4:47:11 6:30:01 25:20:55
10 7 HAPP Dieter AUT Hus570 6:26:58 7:47:07 4:47:36 6:41:14 25:42:55
11 14 LEITNER Johann AUT GG  8:39:33 7:35:23 5:02:24 5:51:25 27:08:45
12 2 FORSTER Gerhard DEU BMW 5:22:59 6:40:05 4:28:57 11:17:2 27:49:30
13 15 ZAVALA Jesus MEX KTM250 8:09:23 8:23:32 5:51:15 7:48:52 30:13:02
14 13 RESALAND WIIK Joar NOR BMW 11:37:17 11:11:38 6:16:28 8:34:02 37:39:25
15 17 BERGLUND Thomas SWE KTM200 14:50:42 16:31:33 7:07:51 7:35:47 46:05:53
16 1 JARVIS Graham GBR Sherco 5:20:24 6:42:07 6:45:05 18:47:36
17 18 GALINDO ARBONES Xavier ESP KTM250 5:18:20 6:27:03 9:17:10 21:02:33







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet