X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Arenafama

Clique e saiba mais

> Competição > Paulista de Motocross

1ª etapa - Bragança Paulista - SP
Publicado em: 07/04

Campeonato 2005 tem início em Bragança Paulista
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Massoud Nassar recuperou sua boa forma e venceu de modo convincente


Bragança Paulista mais uma vez foi palco da etapa de abertura do Campeonato Paulista de Motocross. O evento aconteceu no último fim de semana, dias 2 e 3, e como anunciado anteriormente, contou com mudanças em relação ao ano passado. A principal mudança foi a retirada das categorias amadoras, que terão um campeonato separado, e a volta dos treinos de sábado, com as provas acontecendo no domingo. As únicas categorias a correr no Sábado são a “50cc A”, “50cc B” e “65cc”.

Leia abaixo tudo o que aconteceu no final de semana em Bragança.


Artur Rodrigues Lima
Os pilotos da categoria “50cc A” deram início ao campeonato depois de uma rápida sessão de treinos. Matheus Mendonça largou na ponta, mas uma queda na primeira curva atrapalhou o início de sua prova. Enzo Lopes assumiu a ponta desde então, seguido por Arthur Rodrigues Lima. Depois de pressionar o líder por um bom tempo, faltando duas voltas para o final, Arthur superou Enzo e venceu a bateria. Matheus acelerou forte sua KTM e conseguiu uma boa recuperação mesmo depois de duas quedas, finalizando na terceira colocação depois de ultrapassar Raul Salmazo nos minutos finais da bateria. Em quinto chegou João Pedro Rezende.

A “50cc” B alinhou em seguida e a estrela da categoria continuou sendo a simpática Stefany Serrão que, sem a presença de seu principal rival, o campeão da temporada passada Caio Miranda, venceu de ponta a ponta com boa vantagem para o segundo colocado, João Narezzi. Tallis Vinício Gontijo foi o terceiro, Plínio Resch o quarto, e Ricardo Tadeu Jurca o quinto colocado. 


Stefany Serrão


Everaldo Lima
A última bateria a ser disputada no sábado reuniu os pilotos da categoria 65cc, e Everaldo Rodrigues Lima venceu de ponta a ponta, mesmo cometendo um erro durante a bateria e permitindo a aproximação do então segundo colocado Hector de Freitas Assunção. Os dois receberam a bandeiradas bem próximos um do outro, mas a vitória ficou mesmo com Everaldo. Gustavo Takahashi, Felipe Rejes de Simoni e Luiz Henrique Noal foram respectivamente terceiro, quarto e quinto colocados.

No sábado à tarde rolaram os treinos livres e a primeira classificatória da categoria Intermediária. Nessa classificatória um sério acidente envolveu o piloto Marcel Furlan de São José do Rio Preto. Até o início da semana o piloto ainda estava internado na Santa Casa de Bragança e seu estado era grave. O acidente gerou mudanças no cronograma e também um grande atraso, obrigando a organização a cancelar a continuação das classificatórias que ficaram para o Domingo.

Provas de Domingo


Fábio Aleixo
No Domingo pela manhã continuaram os treinos classificatórios e às 12:10hs, logo depois da abertura oficial, a categoria Over 40 foi a primeira a largar. Fábio Aleixo largou na ponta e no início chegou a abrir alguma vantagem para Edu Pinheiro que vinha na segunda posição. Passados 10 minutos de prova, Edu começou a descontar a distância que o separava do líder até que, a uma volta para o final, ele conseguiu a ultrapassagem sobre Aleixo. Um vacilo de Edu na ultrapassagem de um retardatário na última curva devolveu a liderança para Aleixo. Dalmir “Catarina” Zenni foi constante durante toda a bateria e terminou na terceira posição. Guilherme Prata chegou a assumir a liderança no início, mas perdeu posições e finalizou em quarto. Wilson Sato teve problemas durante a bateria, deixando sua moto morrer duas vezes, mas mesmo assim conseguiu finalizar na quinta colocação.


Leandro Caniato
As categorias “Tornado A” e “Tornado B” largaram juntas e Paulo Giovani contornou a primeira curva na frente. O nível estava alto nessa bateria, Leandro Caniato, Fernandes Lemos, Chiquinho Velasco, Antônio “Tunico” Eustáquio de Miranda aceleraram muito durante toda a bateria. Ao final da primeira volta Tunico ocupava a ponta e Paulinho acompanhava o forte ritmo, os dois se tocaram e perderam algumas posições. Os pilotos foram trocando posições durante a bateria e aos cinco minutos o campeão da temporada passada, Leandro Caniato aparecia como líder, Fernandes Lemos era segundo e Chiquinho Velasco que largou na sétima posição ocupava o terceiro posto. 

Caniato venceu com grande vantagem, Tunico chegou na segunda posição, mas recusou-se a abrir o motor de sua moto na vistoria e foi desclassificado.  Chiquinho Velasco (cuja equipe protestou as duas primeiras motos), mesmo sentindo fortes dores no ombro conseguiu superar Fernandes Lemos e ficou com a segunda posição. Em quarto chegou Paulo Giovani e em quinto Nivaldo Viana, que com esse resultado voltou para casa como vencedor da Tornado B. Resultado Tornado A: Leandro Caniato, Chiquinho Velasco, Fernandes Lemos, Paulo Giovani, Francisco Marino. Resultado Tornado A: Nivaldo Viana, Diego Schaberle, Helpio Nogueira, Ivan de Oliveira, João Henrique de Barros


Rogério Nogueira
Os experientes pilotos da Over 34 alinharam, ao cair o gate Guilherme Lima assumiu a ponta durante a primeira volta até ser ultrapassado por Ricardo Raspa. Evaristo Lemos veio de trás e, quando atingiu a terceira posição, começou a perseguir os líderes até conseguir a liderança com aproximadamente 10 minutos de prova. Na segunda metade da bateria Gui Lima caiu para quarto colocado e começou a perder contato com os três primeiros enquanto Rogério Nogueira, que este ano voltou para as provas e mostrou que não está para brincadeira, se recuperava de um péssimo início de prova, fazendo uma impressionante prova de recuperação, se aproximando a cada volta dos líderes. Faltando poucos minutos para o final da bateria, Evaristo Lemos tem problemas e agora aparecia fora das cinco primeiras posições. Rogério conseguiu superar Ricardo Raspa, vencendo a bateria. Final: Rogério Nogueira, Ricardo Raspa, Guilherme Lima, Luciano Manganaro e José Gazzetta.


André Stocovich
Antes da próxima bateria a organização irrigou a pista tentando conter a forte poeira que já aparecia em praticamente toda a pista. Em função da pista molhada a categoria Intermediária largou e seu começo foi como uma loteria, vários pilotos lideraram as duas primeiras voltas, mas caíram por causa da pista muito lisa. André Stocovich fez uma ótima largada, mas caiu logo na primeira curva, depois Guilherme Piva também na ponta, caiu e abandonou, cedendo a liderança para Heinz Crispim que ao final da primeira volta era o líder, mas também não conseguiu controlar sua moto no chão liso, sofrendo uma pequena queda, e perdendo algumas posições.

Depois das primeiras voltas as condições da pista melhoraram e as posições começaram a se definir, William Salmaso assumiu a ponta por algumas voltas mas abandonou a prova logo depois, quando já havia perdido a liderança para Leandro Mattos. Leandro liderou até a última volta quando sofreu uma queda depois de um toque com o piloto Pedrinho Ramos. Leandro abandonou, Stocovich já havia se recuperado até a segunda posição e se aproveitou da situação, assumindo a liderança e vencendo a prova na última volta. Pedrinho Ramos chegou logo atrás, na segunda posição. Fred Rondanini chegou a ocupar a vice-liderança, mas cometeu um erro e terminou em terceiro. Beto Santos fez um bom quarto lugar já que na largada sofreu uma queda e depois mais uma durante a bateria. Fechando os cinco primeiros chegou o pequeno Dudu “Camundongo” Lima que fez uma prova de recuperação depois de uma largada ruim. 


Thales Vilardi


A categoria 85cc largou. Thales Villardi e Lucas Cattoni disputaram a liderança nos cinco primeiros minutos de prova. Aos poucos Thales tomou conta da situação e começou a abrir vantagem, vencendo com tranqüilidade. Lucas foi o segundo, Gustavo do Amaral foi o terceiro, depois de suportar a pressão de Anderson Cidade que foi o quarto colocado. Em quinto chegou Rafael Rejes de Simoni.


Leandro Silva
A antiga 125cc largou, agora denominada MX2, e Felipe Grimberg mostrou velocidade assumindo a liderança na primeira curva e começando um difícil prova, onde vários pilotos de alto nível se enfrentaram para alcançar a vitória. Leandro Silva assumiu a ponta ao final da primeira volta e acelerou forte durante toda a bateria, abrindo boa vantagem para os demais. Rafael Zenni largou mal e foi passando seus oponentes até assumir a segunda posição, ainda na primeira metade da prova. Leandro estava isolado na liderança, e Zenni não conseguiu tirar a diferença que o separava do líder. 

Mais atrás a briga pela terceira posição envolvia Grimberg, Cristiano Lopes, Rafael Helal, Marcelo “Ratinho” Lima e Rogério Nogueira. Melhor para Helal que foi o mais rápido desse pelotão e conseguiu assumir a terceira posição com Ratinho em quarto e o veterano Cristiano Lopes em quinto. Final da bateria, vitória folgada para Leandro Silva, Zenni em segundo, Helal em terceiro com Ratinho logo em seguida na quarta posição, e fechando os cinco primeiros Cristiano Lopes.


Kristofer florenzano
A última bateria do dia alinhou reunindo os pilotos das categorias MX1 e PróX. Durante todo o dia muito se especulou sobre quem venceria na MX1. Ao cair o gate Roosevelt Assunção pulou na frente, fechando a primeira volta na liderança, mas na segunda volta um escorregão em uma curva tirou a prova perfeita das suas mãos. Massoud Nassar vinha em segundo, assumiu a ponta e trouxe com ele Kristofer Florenzano e Rodrigo Siqueira. Roosevelt perdeu várias posições e fazia uma prova de recuperação enquanto os três primeiros se distanciavam dos demais, com Massoud mantendo uma distância cada vez mais segura de Florenzano. Rodrigo Siqueira abandonou a prova faltando cinco minutos para o final.

Término da bateria, Massoud recebeu a bandeirada com boa vantagem. Foi um domingo especial para o piloto de Itajubá que voltou a vencer depois da difícil temporada de 2004. Florenzano foi segundo, Roosevelt conseguiu boa recuperação e terminou com a terceira posição. Cristiano Lopes largou na segunda bateria seguida e foi o quarto na geral, conquistando a vitória da categoria PróX. O quinto colocado geral foi Sérgio Cury que correu pela MX1. Resultado MX1: Em primeiro Massoud Nassar, segundo Kris Florenzano, terceiro, Roosevelt Assunção, quarto Sérgio Monteiro, quinto Danilo Toríbio. Resultado PróX: primeiro Cristiano Lopes, segundo Ricardo Raspa, tercerio Luciano Manganaro, quarto José Gazzetta e em quinto Jean Anwandter.


Cristiano Lopes
A última informação que tivemos através da FPM sobre o piloto Marcel Furlan dá conta de que ele saiu da UTI da Santa Casa em Bragança Paulista e que ele está reagindo bem e as lesões sofridas no último sábado estão diminuindo e seu quadro caminha para um resultado positivo. A equipe do MotoX e temos certeza de que toda a família do motocross torce e reza por uma breve e total recuperação de Marcel.

Assim foi concluída a primeira etapa do Campeonato Paulista, a próxima etapa acontecerá no circuito Serra Azul e as disputas estarão cada vez mais fortes, aqueles que não tiveram uma boa primeira etapa vão fazer de tudo para se recuperar, os que já estão um passo à frente estarão prontos para defender a liderança. Mais uma vez o MotoX estará presente trazendo para a tela de seu computador todas as informações desse que é o campeonato estadual mais importante do país. Um abraço e até lá!

O Campeonato Paulista de Motocross tem o patrocínio de Honda e Mobil com o apoio de Red Bull. A abertura contou com o total apoio da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista. A promoção é da Beilstrein Eventos e a supervisão da Federeção Paulista de Motociclismo.


Veja também as Imagens da Prova


Resultados:

P.MX1Equipe
16Massoud Nassar NetoHon, did, mobil, ngk, intermec, zelao, scott
212Kristofer FlorenzanoProtork, yamaha, asw, motul, mx Tech
38Roosevelt De Freitas Assuncao Jr.Hon, mobil, circuit, pirelli, pro Performance, oakley
453Sergio Cury MonteiroCripaul Academia, race Tech, sinisalo, motorex, iris
5145Danilo Toribio-
623Mauricio Arruda
752*max BalbiHon, asw, recreio, moto Bh, moto Parts
87Theo Pioli Trevisani-
9614Joao Paulo De CamargoJp Motos
1090Alessandri Pereira DiasMrp Racing
P.Pró XEquipe
132Cristiano Vecchi De Castro LopesBm Motos, prensa Jundiai, olimpus, wv Racing
229Ricardo RaspaHon, mobil, pirelli, fox, ric Raspa Mx, sx Scholl
363Luciano ManganaroPruden Sport
4191Jose Gazzetta Neto-
5211Jean Alexander Anwandter Braun-
6504Marcelo SilverioAgua Mineral Ouro Fino
793*alexandre Vieira-
8238Luciano Justino Ramos Da Silva-
P.MX2Equipe
114Leandro Nunes Da SilvaHon, motonda, karekas Motos, fox, pirelli, mobil, did, ngk
21Rafael ZenniHon, mobil, wv, ims, alpinestar, scoot, pirelli
397Rafael Helal-
45Marcello Ferreira LimaVaz, yamaha, kaerre, toyomatic, motul, zelao, pro Circuit
532Cristiano Vecchi De Castro LopesBm Motos, prensa Jundiai, olimpus, wv Racing
6359Felipe Miranda GrimbergFile Preparacoes, frigeri, ultragrip, vaz, mr Pro, carbrink, gravity
7212Rogerio Nogueira-
8257Antonio Eustaquio De Miranda Junior-
9880*riderson CarlosRondoterra, rodao Motos, color Press
1027Renan Perini BuniyDunas Racing, mrp, acerbis, academia Corpo Saude
P.85Equipe
17Thales Villard Felix Da SilvaHon, fox, mx Tech, zoolo, orbital, mobil, wiseco
29Lucas Stein CattoniHon, mobil, pirelli, did, ngk, asw, oceano, mr Pro
35Gustavo Pereira Do AmaralHonultra Gripe, ciclostar, carbox
410Anderson CidadeHon, mobil, pirelli, did, ngk, exp.juacaba, acerbis, moto Shop
56Raphael Rejes De SimoniAcerbis, rexon, general
647Gabriel Ferreira MontenegroFox,  Motohobby,  Ratopete
74Kaian Teixeira-
823Rodrigo RanieriPlena Saude, previma, ceam, apaben
98Eduardo Ferreira LimaVaz, kaerre, pro Circuit, zelao
1051Kaique Arranz PolimenoX Racing
P.IntermediáriaEquipe
127Andre Stocovich NetoMoto Snob, duboy, monaco, master
213Pedro H. Ramos-
391Frederico Rondanini De OliveiraClip Academia
4162Jose Roberto Van Cleef De Almeida-
538Eduardo Ferreira Lima-
6711Fabricio SchincariolCervejaria Belco, tracao Nordeste
74Bruno Francisco De Lima-
845Jose Eduardo MantovaniZanetti Motosdc Race Wear
9917Murilo Tomazelli ScisciColegio Objetivo
10226Victor Eidi TsujiZracinggps Centerall Clean
P.Tornado AEquipe
11Leandro Carlos Caniato-
29Francisco VelascoClinic Pilates Semes Plasmoto
32Fernandes Lemos-
415Paulo Giovani De OliveiraSkf, acr, rr Veiculos, pico Rodas
525Francico Jose MarinoMila Motos, reebok, asw
649Romeu Vialli NettoRota Bois, sky, romoplast
74Valmir Targino "Polaco"
83Willian Poiani Vicente Ferreira-
97Rubens Curti Tassinari-
1035Amauri Correa Da SilvaRoquete Escap, rs Pro, fisiocenter
P Tornado BEquipe
153Nivaldo Jose Viana-
294Diego Da Silva Schaberle-
371Helpio Nogueira Junior-
498Ivan De OliveiraMila Moto De Itatiba
599Joao Henrique De BarrosMoto Garra Consecionaria Hon
677Ralph Carlos Francoso Junior-
754Valdecir MingottiMila Motos, kr, a.f.frigeri, teoria E Aplicacao
863Armando MartensenGraxas Dinamicas, ramos Motos
989Felipe Vieira Bonaventura TakahashiShelter, tech 2
1047Paulo Rogerio Da SilvaWacs, prea Motos
P.Over 40Equipe
185Fabio Aleixo Dos SantosDirectlink, cm Racing
2400Eduardo De AndradeMadeiras Pinheiro
354Dalmir Zenni-
4339Guilherme Coimbra Prata-
580Wilson Massaki SatoTampinha, china In Box
6134Antonio Lincoln Beffocal-
721Claudio Paiva TeixeiraBoke Brothersultra Gripmr Pro rans.1040 ronic Audio
8111Paulo Roberto Pereira MonteiroCripaul Academia, sinisalo, race Tech, motorex, iris
9480Edvaldo RosaToyo Matic
10333Giorgio Menegon-
P.Over 34Equipe
1212Rogerio Nogueira-
229Ricardo Raspa-
3144Guilherme Cury De Cardoso LimaMotoaction, twinxy, honda
463Luciano ManganaroPruden Sport
5191Jose Gazzetta NetoDuboy Racing, fitex Fios Texteis, double X
648Ricardo SebbeEmg Suspension, raid Lubrificantes
7504Marcelo Rodrigo SilverioAgua Mineral Ouro Fino
8217Evaristo Jose Lemos FilhoFlash Been Ind. Fm, x Racing
9216Joao Batista FilhoNew Trips Jeans
1093*dario De Oliveira Junior-
P.65Equipe
15Everaldo Rodrigues Lima Filho-
21Hector Freitas AssuncaoAsw, fox, pro Racing, mika
397gustavo takahashi
47Felipe Rejes De SimoniAcerbis, rexon, general
518Luiz Henrique Noal FigueiredoEquipe Whoops
633Francisco Martins De Araujo NetoVital Lube
721Ricardo Antonio Accioln Junior-
86Guilherme Guarnieri-
941Gustavo Rodrigues Lima-
108*rafael Matos-
P.50BEquipe
17Stefany Goncalves SerraoGeneral Motos, ktm
233Joao Marcos Milani Narezzi-
32*tallis Vinicio Duarte Gontijo-
412Plinio Resch
599Ricardo Tadeu K. Jurca-
614gabriels cattoni
73Gustavo pessoa
889Lucas Schmicheck Cardoso-
950lucas gomes santos
1034Luan de Moraes
P.50AEquipe
17Arthur Rodrigues Lima-
238*enzo Lazaro Pedo Lopes-
397Mateus Domingues Mendonca-
420Raul Rodrigues Salmazo-
519*joao pedro rezende
6221Enzo Rodrigues Barbosa-
718Djalma Carvalho De Brito-
8278Dennis Martins Aurafi-
933Guilherme Torres Da Costa-
1088Gilberto De Sa Cavalcanti Filho-



Curso MotoX
JPS Racing

© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet