Campeonato 2005 tem início em Bragança Paulista
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio
 Massoud Nassar recuperou sua boa forma e venceu de modo convincente |
Bragança Paulista mais uma vez foi palco da etapa de abertura do Campeonato Paulista de Motocross. O evento aconteceu no último fim de semana, dias 2 e 3, e como anunciado anteriormente, contou com mudanças em relação ao ano passado. A principal mudança foi a retirada das categorias amadoras, que terão um campeonato separado, e a volta dos treinos de sábado, com as provas acontecendo no domingo. As únicas categorias a correr no Sábado são a "50cc A", "50cc B" e "65cc".
Leia abaixo tudo o que aconteceu no final de semana em Bragança.
 Artur Rodrigues Lima |
Os pilotos da
categoria "50cc A" deram início ao campeonato depois de uma rápida sessão de treinos. Matheus Mendonça largou na ponta, mas uma queda na primeira curva atrapalhou o início de sua prova. Enzo Lopes assumiu a ponta desde então, seguido por Arthur Rodrigues Lima. Depois de pressionar o líder por um bom tempo, faltando duas voltas para o final, Arthur superou Enzo e venceu a bateria. Matheus acelerou forte sua KTM e conseguiu uma boa recuperação mesmo depois de duas quedas, finalizando na terceira colocação depois de ultrapassar Raul Salmazo nos minutos finais da bateria. Em quinto chegou João Pedro Rezende.
A "50cc" B alinhou em seguida e a estrela da categoria continuou sendo a simpática Stefany Serrão que, sem a presença de seu principal rival, o campeão da temporada passada Caio Miranda, venceu de ponta a ponta com boa vantagem para o segundo colocado, João Narezzi. Tallis Vinício Gontijo foi o terceiro, Plínio Resch o quarto, e Ricardo Tadeu Jurca o quinto colocado.
 Stefany Serrão |
 Everaldo Lima |
A última bateria a ser disputada no sábado reuniu os pilotos da categoria 65cc, e Everaldo Rodrigues Lima venceu de ponta a ponta, mesmo cometendo um erro durante a bateria e permitindo a aproximação do então segundo colocado Hector de Freitas Assunção. Os dois receberam a bandeiradas bem próximos um do outro, mas a vitória ficou mesmo com Everaldo. Gustavo Takahashi, Felipe Rejes de Simoni e Luiz Henrique Noal foram respectivamente terceiro, quarto e quinto colocados.
No sábado à tarde rolaram os treinos livres e a primeira classificatória da categoria Intermediária. Nessa classificatória um sério acidente envolveu o piloto Marcel Furlan de São José do Rio Preto. Até o início da semana o piloto ainda estava internado na Santa Casa de Bragança e seu estado era grave. O acidente gerou mudanças no cronograma e também um grande atraso, obrigando a organização a cancelar a continuação das classificatórias que ficaram para o Domingo.
Provas de Domingo  Fábio Aleixo |
No Domingo pela manhã continuaram os treinos classificatórios e às 12:10hs, logo depois da abertura oficial, a categoria
Over 40 foi a primeira a largar. Fábio Aleixo largou na ponta e no início chegou a abrir alguma vantagem para Edu Pinheiro que vinha na segunda posição. Passados 10 minutos de prova, Edu começou a descontar a distância que o separava do líder até que, a uma volta para o final, ele conseguiu a ultrapassagem sobre Aleixo. Um vacilo de Edu na ultrapassagem de um retardatário na última curva devolveu a liderança para Aleixo. Dalmir "Catarina" Zenni foi constante durante toda a bateria e terminou na terceira posição. Guilherme Prata chegou a assumir a liderança no início, mas perdeu posições e finalizou em quarto. Wilson Sato teve problemas durante a bateria, deixando sua moto morrer duas vezes, mas mesmo assim conseguiu finalizar na quinta colocação.
 Leandro Caniato |
As categorias
"Tornado A" e
"Tornado B" largaram juntas e Paulo Giovani contornou a primeira curva na frente. O nível estava alto nessa bateria, Leandro Caniato, Fernandes Lemos, Chiquinho Velasco, Antônio "Tunico" Eustáquio de Miranda aceleraram muito durante toda a bateria. Ao final da primeira volta Tunico ocupava a ponta e Paulinho acompanhava o forte ritmo, os dois se tocaram e perderam algumas posições. Os pilotos foram trocando posições durante a bateria e aos cinco minutos o campeão da temporada passada, Leandro Caniato aparecia como líder, Fernandes Lemos era segundo e Chiquinho Velasco que largou na sétima posição ocupava o terceiro posto.
Caniato venceu com grande vantagem, Tunico chegou na segunda posição, mas recusou-se a abrir o motor de sua moto na vistoria e foi desclassificado. Chiquinho Velasco (cuja equipe protestou as duas primeiras motos), mesmo sentindo fortes dores no ombro conseguiu superar Fernandes Lemos e ficou com a segunda posição. Em quarto chegou Paulo Giovani e em quinto Nivaldo Viana, que com esse resultado voltou para casa como vencedor da Tornado B. Resultado Tornado A: Leandro Caniato, Chiquinho Velasco, Fernandes Lemos, Paulo Giovani, Francisco Marino. Resultado Tornado A: Nivaldo Viana, Diego Schaberle, Helpio Nogueira, Ivan de Oliveira, João Henrique de Barros
 Rogério Nogueira |
Os experientes pilotos da
Over 34 alinharam, ao cair o gate Guilherme Lima assumiu a ponta durante a primeira volta até ser ultrapassado por Ricardo Raspa. Evaristo Lemos veio de trás e, quando atingiu a terceira posição, começou a perseguir os líderes até conseguir a liderança com aproximadamente 10 minutos de prova. Na segunda metade da bateria Gui Lima caiu para quarto colocado e começou a perder contato com os três primeiros enquanto Rogério Nogueira, que este ano voltou para as provas e mostrou que não está para brincadeira, se recuperava de um péssimo início de prova, fazendo uma impressionante prova de recuperação, se aproximando a cada volta dos líderes. Faltando poucos minutos para o final da bateria, Evaristo Lemos tem problemas e agora aparecia fora das cinco primeiras posições. Rogério conseguiu superar Ricardo Raspa, vencendo a bateria. Final: Rogério Nogueira, Ricardo Raspa, Guilherme Lima, Luciano Manganaro e José Gazzetta.
 André Stocovich |
Antes da próxima bateria a organização irrigou a pista tentando conter a forte poeira que já aparecia em praticamente toda a pista. Em função da pista molhada a
categoria Intermediária largou e seu começo foi como uma loteria, vários pilotos lideraram as duas primeiras voltas, mas caíram por causa da pista muito lisa. André Stocovich fez uma ótima largada, mas caiu logo na primeira curva, depois Guilherme Piva também na ponta, caiu e abandonou, cedendo a liderança para Heinz Crispim que ao final da primeira volta era o líder, mas também não conseguiu controlar sua moto no chão liso, sofrendo uma pequena queda, e perdendo algumas posições.
Depois das primeiras voltas as condições da pista melhoraram e as posições começaram a se definir, William Salmaso assumiu a ponta por algumas voltas mas abandonou a prova logo depois, quando já havia perdido a liderança para Leandro Mattos. Leandro liderou até a última volta quando sofreu uma queda depois de um toque com o piloto Pedrinho Ramos. Leandro abandonou, Stocovich já havia se recuperado até a segunda posição e se aproveitou da situação, assumindo a liderança e vencendo a prova na última volta. Pedrinho Ramos chegou logo atrás, na segunda posição. Fred Rondanini chegou a ocupar a vice-liderança, mas cometeu um erro e terminou em terceiro. Beto Santos fez um bom quarto lugar já que na largada sofreu uma queda e depois mais uma durante a bateria. Fechando os cinco primeiros chegou o pequeno Dudu "Camundongo" Lima que fez uma prova de recuperação depois de uma largada ruim.
 Thales Vilardi |
A categoria 85cc largou. Thales Villardi e Lucas Cattoni disputaram a liderança nos cinco primeiros minutos de prova. Aos poucos Thales tomou conta da situação e começou a abrir vantagem, vencendo com tranqüilidade. Lucas foi o segundo, Gustavo do Amaral foi o terceiro, depois de suportar a pressão de Anderson Cidade que foi o quarto colocado. Em quinto chegou Rafael Rejes de Simoni.
 Leandro Silva |
A antiga 125cc largou, agora denominada MX2, e Felipe Grimberg mostrou velocidade assumindo a liderança na primeira curva e começando um difícil prova, onde vários pilotos de alto nível se enfrentaram para alcançar a vitória. Leandro Silva assumiu a ponta ao final da primeira volta e acelerou forte durante toda a bateria, abrindo boa vantagem para os demais. Rafael Zenni largou mal e foi passando seus oponentes até assumir a segunda posição, ainda na primeira metade da prova. Leandro estava isolado na liderança, e Zenni não conseguiu tirar a diferença que o separava do líder.
Mais atrás a briga pela terceira posição envolvia Grimberg, Cristiano Lopes, Rafael Helal, Marcelo "Ratinho" Lima e Rogério Nogueira. Melhor para Helal que foi o mais rápido desse pelotão e conseguiu assumir a terceira posição com Ratinho em quarto e o veterano Cristiano Lopes em quinto. Final da bateria, vitória folgada para Leandro Silva, Zenni em segundo, Helal em terceiro com Ratinho logo em seguida na quarta posição, e fechando os cinco primeiros Cristiano Lopes.
 Kristofer florenzano |
A última bateria do dia alinhou reunindo os pilotos das categorias
MX1 e PróX. Durante todo o dia muito se especulou sobre quem venceria na MX1. Ao cair o gate Roosevelt Assunção pulou na frente, fechando a primeira volta na liderança, mas na segunda volta um escorregão em uma curva tirou a prova perfeita das suas mãos. Massoud Nassar vinha em segundo, assumiu a ponta e trouxe com ele Kristofer Florenzano e Rodrigo Siqueira. Roosevelt perdeu várias posições e fazia uma prova de recuperação enquanto os três primeiros se distanciavam dos demais, com Massoud mantendo uma distância cada vez mais segura de Florenzano. Rodrigo Siqueira abandonou a prova faltando cinco minutos para o final.
Término da bateria, Massoud recebeu a bandeirada com boa vantagem. Foi um domingo especial para o piloto de Itajubá que voltou a vencer depois da difícil temporada de 2004. Florenzano foi segundo, Roosevelt conseguiu boa recuperação e terminou com a terceira posição. Cristiano Lopes largou na segunda bateria seguida e foi o quarto na geral, conquistando a vitória da categoria PróX. O quinto colocado geral foi Sérgio Cury que correu pela MX1. Resultado MX1: Em primeiro Massoud Nassar, segundo Kris Florenzano, terceiro, Roosevelt Assunção, quarto Sérgio Monteiro, quinto Danilo Toríbio. Resultado PróX: primeiro Cristiano Lopes, segundo Ricardo Raspa, tercerio Luciano Manganaro, quarto José Gazzetta e em quinto Jean Anwandter.
 Cristiano Lopes |
A última informação que tivemos através da FPM sobre o piloto Marcel Furlan dá conta de que ele saiu da UTI da Santa Casa em Bragança Paulista e que ele está reagindo bem e as lesões sofridas no último sábado estão diminuindo e seu quadro caminha para um resultado positivo. A equipe do MotoX e temos certeza de que toda a família do motocross torce e reza por uma breve e total recuperação de Marcel.
Assim foi concluída a primeira etapa do Campeonato Paulista, a próxima etapa acontecerá no circuito Serra Azul e as disputas estarão cada vez mais fortes, aqueles que não tiveram uma boa primeira etapa vão fazer de tudo para se recuperar, os que já estão um passo à frente estarão prontos para defender a liderança. Mais uma vez o MotoX estará presente trazendo para a tela de seu computador todas as informações desse que é o campeonato estadual mais importante do país. Um abraço e até lá!
O Campeonato Paulista de Motocross tem o patrocínio de Honda e Mobil com o apoio de Red Bull. A abertura contou com o total apoio da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista. A promoção é da Beilstrein Eventos e a supervisão da Federeção Paulista de Motociclismo.
Resultados:1 | 6 | Massoud Nassar Neto | Hon, did, mobil, ngk, intermec, zelao, scott |
2 | 12 | Kristofer Florenzano | Protork, yamaha, asw, motul, mx Tech |
3 | 8 | Roosevelt De Freitas Assuncao Jr. | Hon, mobil, circuit, pirelli, pro Performance, oakley |
4 | 53 | Sergio Cury Monteiro | Cripaul Academia, race Tech, sinisalo, motorex, iris |
5 | 145 | Danilo Toribio | - |
6 | 23 | Mauricio Arruda | |
7 | 52 | *max Balbi | Hon, asw, recreio, moto Bh, moto Parts |
8 | 7 | Theo Pioli Trevisani | - |
9 | 614 | Joao Paulo De Camargo | Jp Motos |
10 | 90 | Alessandri Pereira Dias | Mrp Racing |
1 | 32 | Cristiano Vecchi De Castro Lopes | Bm Motos, prensa Jundiai, olimpus, wv Racing |
2 | 29 | Ricardo Raspa | Hon, mobil, pirelli, fox, ric Raspa Mx, sx Scholl |
3 | 63 | Luciano Manganaro | Pruden Sport |
4 | 191 | Jose Gazzetta Neto | - |
5 | 211 | Jean Alexander Anwandter Braun | - |
6 | 504 | Marcelo Silverio | Agua Mineral Ouro Fino |
7 | 93 | *alexandre Vieira | - |
8 | 238 | Luciano Justino Ramos Da Silva | - |
1 | 14 | Leandro Nunes Da Silva | Hon, motonda, karekas Motos, fox, pirelli, mobil, did, ngk |
2 | 1 | Rafael Zenni | Hon, mobil, wv, ims, alpinestar, scoot, pirelli |
3 | 97 | Rafael Helal | - |
4 | 5 | Marcello Ferreira Lima | Vaz, yamaha, kaerre, toyomatic, motul, zelao, pro Circuit |
5 | 32 | Cristiano Vecchi De Castro Lopes | Bm Motos, prensa Jundiai, olimpus, wv Racing |
6 | 359 | Felipe Miranda Grimberg | File Preparacoes, frigeri, ultragrip, vaz, mr Pro, carbrink, gravity |
7 | 212 | Rogerio Nogueira | - |
8 | 257 | Antonio Eustaquio De Miranda Junior | - |
9 | 880 | *riderson Carlos | Rondoterra, rodao Motos, color Press |
10 | 27 | Renan Perini Buniy | Dunas Racing, mrp, acerbis, academia Corpo Saude |
1 | 7 | Thales Villard Felix Da Silva | Hon, fox, mx Tech, zoolo, orbital, mobil, wiseco |
2 | 9 | Lucas Stein Cattoni | Hon, mobil, pirelli, did, ngk, asw, oceano, mr Pro |
3 | 5 | Gustavo Pereira Do Amaral | Honultra Gripe, ciclostar, carbox |
4 | 10 | Anderson Cidade | Hon, mobil, pirelli, did, ngk, exp.juacaba, acerbis, moto Shop |
5 | 6 | Raphael Rejes De Simoni | Acerbis, rexon, general |
6 | 47 | Gabriel Ferreira Montenegro | Fox, Motohobby, Ratopete |
7 | 4 | Kaian Teixeira | - |
8 | 23 | Rodrigo Ranieri | Plena Saude, previma, ceam, apaben |
9 | 8 | Eduardo Ferreira Lima | Vaz, kaerre, pro Circuit, zelao |
10 | 51 | Kaique Arranz Polimeno | X Racing |
1 | 27 | Andre Stocovich Neto | Moto Snob, duboy, monaco, master |
2 | 13 | Pedro H. Ramos | - |
3 | 91 | Frederico Rondanini De Oliveira | Clip Academia |
4 | 162 | Jose Roberto Van Cleef De Almeida | - |
5 | 38 | Eduardo Ferreira Lima | - |
6 | 711 | Fabricio Schincariol | Cervejaria Belco, tracao Nordeste |
7 | 4 | Bruno Francisco De Lima | - |
8 | 45 | Jose Eduardo Mantovani | Zanetti Motosdc Race Wear |
9 | 917 | Murilo Tomazelli Scisci | Colegio Objetivo |
10 | 226 | Victor Eidi Tsuji | Zracinggps Centerall Clean |
1 | 1 | Leandro Carlos Caniato | - |
2 | 9 | Francisco Velasco | Clinic Pilates Semes Plasmoto |
3 | 2 | Fernandes Lemos | - |
4 | 15 | Paulo Giovani De Oliveira | Skf, acr, rr Veiculos, pico Rodas |
5 | 25 | Francico Jose Marino | Mila Motos, reebok, asw |
6 | 49 | Romeu Vialli Netto | Rota Bois, sky, romoplast |
7 | 4 | Valmir Targino "Polaco" | |
8 | 3 | Willian Poiani Vicente Ferreira | - |
9 | 7 | Rubens Curti Tassinari | - |
10 | 35 | Amauri Correa Da Silva | Roquete Escap, rs Pro, fisiocenter |
1 | 53 | Nivaldo Jose Viana | - |
2 | 94 | Diego Da Silva Schaberle | - |
3 | 71 | Helpio Nogueira Junior | - |
4 | 98 | Ivan De Oliveira | Mila Moto De Itatiba |
5 | 99 | Joao Henrique De Barros | Moto Garra Consecionaria Hon |
6 | 77 | Ralph Carlos Francoso Junior | - |
7 | 54 | Valdecir Mingotti | Mila Motos, kr, a.f.frigeri, teoria E Aplicacao |
8 | 63 | Armando Martensen | Graxas Dinamicas, ramos Motos |
9 | 89 | Felipe Vieira Bonaventura Takahashi | Shelter, tech 2 |
10 | 47 | Paulo Rogerio Da Silva | Wacs, prea Motos |
1 | 85 | Fabio Aleixo Dos Santos | Directlink, cm Racing |
2 | 400 | Eduardo De Andrade | Madeiras Pinheiro |
3 | 54 | Dalmir Zenni | - |
4 | 339 | Guilherme Coimbra Prata | - |
5 | 80 | Wilson Massaki Sato | Tampinha, china In Box |
6 | 134 | Antonio Lincoln Beffocal | - |
7 | 21 | Claudio Paiva Teixeira | Boke Brothersultra Gripmr Pro rans.1040 ronic Audio |
8 | 111 | Paulo Roberto Pereira Monteiro | Cripaul Academia, sinisalo, race Tech, motorex, iris |
9 | 480 | Edvaldo Rosa | Toyo Matic |
10 | 333 | Giorgio Menegon | - |
1 | 212 | Rogerio Nogueira | - |
2 | 29 | Ricardo Raspa | - |
3 | 144 | Guilherme Cury De Cardoso Lima | Motoaction, twinxy, honda |
4 | 63 | Luciano Manganaro | Pruden Sport |
5 | 191 | Jose Gazzetta Neto | Duboy Racing, fitex Fios Texteis, double X |
6 | 48 | Ricardo Sebbe | Emg Suspension, raid Lubrificantes |
7 | 504 | Marcelo Rodrigo Silverio | Agua Mineral Ouro Fino |
8 | 217 | Evaristo Jose Lemos Filho | Flash Been Ind. Fm, x Racing |
9 | 216 | Joao Batista Filho | New Trips Jeans |
10 | 93 | *dario De Oliveira Junior | - |
1 | 5 | Everaldo Rodrigues Lima Filho | - |
2 | 1 | Hector Freitas Assuncao | Asw, fox, pro Racing, mika |
3 | 97 | gustavo takahashi | |
4 | 7 | Felipe Rejes De Simoni | Acerbis, rexon, general |
5 | 18 | Luiz Henrique Noal Figueiredo | Equipe Whoops |
6 | 33 | Francisco Martins De Araujo Neto | Vital Lube |
7 | 21 | Ricardo Antonio Accioln Junior | - |
8 | 6 | Guilherme Guarnieri | - |
9 | 41 | Gustavo Rodrigues Lima | - |
10 | 8 | *rafael Matos | - |
1 | 7 | Stefany Goncalves Serrao | General Motos, ktm |
2 | 33 | Joao Marcos Milani Narezzi | - |
3 | 2 | *tallis Vinicio Duarte Gontijo | - |
4 | 12 | Plinio Resch | |
5 | 99 | Ricardo Tadeu K. Jurca | - |
6 | 14 | gabriels cattoni | |
7 | 3 | Gustavo pessoa | |
8 | 89 | Lucas Schmicheck Cardoso | - |
9 | 50 | lucas gomes santos | |
10 | 34 | Luan de Moraes | |
1 | 7 | Arthur Rodrigues Lima | - |
2 | 38 | *enzo Lazaro Pedo Lopes | - |
3 | 97 | Mateus Domingues Mendonca | - |
4 | 20 | Raul Rodrigues Salmazo | - |
5 | 19 | *joao pedro rezende | |
6 | 221 | Enzo Rodrigues Barbosa | - |
7 | 18 | Djalma Carvalho De Brito | - |
8 | 278 | Dennis Martins Aurafi | - |
9 | 33 | Guilherme Torres Da Costa | - |
10 | 88 | Gilberto De Sa Cavalcanti Filho | - |