X Fechar
foto
Salvar nos Favoritos

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

América Sports

Capacete Companhia

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

Pro Tech

JPS Racing

MotoX Pneus

JP Motos

Clique e saiba mais

> Competição > Trial

Campeonato Brasileiro - 1ª etapa - Barão de Cocais - MG
Publicado em: 05/04

Walter Fernandes vence Indoor. Sérgio Almeida fatura o Natural
Texto: Rafael Bomtempo/Divulgação - Foto: Leonardo Lima


Caio Salerno
O Campeonato Brasileiro de Trial começou no último final de semana com a disputa do Trial Indoor (artificial) no Sábado à noite e do Trial tradicional (natural) no Domingo.

Na noite de Sábado, a pequena cidade do interior mineiro reuniu algumas centenas de pessoas na praça principal para assistir uma disputada prova entre os melhores pilotos de Trial do país. 

A pedido do representante da Confederação Brasileira de Motociclismo, Sr. Geraldo Coelho, os pilotos paulistas Caio Salerno (Equipe Sundown), Valter Fernandes (GAS GAS) e Fredy Tejada (GAS GAS), se dispuseram a participar da abertura do campeonato, dando um brilho especial ao evento. 

Fugindo do habitual no Trial, a abertura do evento se deu com a execução do hino nacional e apresentação dos pilotos. Manilhas, carretéis, caçambas, tambores e degraus da própria praça serviram de obstáculos e compunham as 6 seções que estavam relativamente simples. Fazia parte da prova uma disputa contra o relógio no qual pilotos, dois a dois, tinham que passar por um circuito formado por seqüência de manilhas em paralelo (“dual”) valendo, além do tempo, as regras do trial. 

Na primeira volta os pilotos tinham um tempo máximo para percorrer as 6 seções. Nessa etapa da competição foram desclassificados os mineiros Thiago Vermelho, Mércio Dias e Henrique da Matta, ficando para a final, C. Salerno, F. Tejada, Sérgio Almeida e V. Fernandes. 

O veterano Fredy Tejada que seguia com pontuação próxima a de Sergio Almeida, atual campeão brasileiro de trial outdoor, ficou fora da disputa do pódio no momento da passagem pela seção 5 pois um dos tambores girou fazendo a moto perder velocidade e sair do obstáculo. Por isso recebeu a penalização máxima na seção, 5 pontos. “Preferi não pedir a anulação dessa passagem, conforme autoriza o regulamento, para que a prova seguisse seu ritmo normal. Estou sem treinar regularmente e procurei mais prestigiar o evento e orientar nosso piloto Valter Fernandes do que buscar resultados na competição”. Mesmo assim, Fredy ficou em quarto lugar no Campeonato. Sergio ficou em terceiro distante da pontuação dos dois grandes protagonistas da noite. 

Salerno e Fernandes foram para a final numa disputa super acirrada. Escolhidas pelos próprios pilotos as seções foram sendo realizadas e zeradas por ambos. A decisão foi na seção das caçambas, razoavelmente dificultada para a disputa final, onde a técnica de Fernandes superou a experiência de Salerno. 

Esses pilotos já haviam se defrontado um mês antes no Ostrascycle, encontro anual de motos em Rio das Ostras-RJ ficando naquela ocasião empatados. Valter Fernandes que vem se preparando forte para a disputa de provas nacionais e internacionais comentou: “A prova estava fácil; não tive dificuldades para superar os obstáculos com minha GAS GAS TXT280. O único contratempo que tive foi ter que apertar os parafusos do guidom que estavam um pouco soltos o que fez sair da posição. Estou num ótimo momento em termos físicos com a assessoria esportiva do José Rubens D’Elia e técnico com o Fredy Tejada, diretor da Gas Gas do Brasil. Acho que com a experiência nas provas vou poder melhorar ainda mais meu nível”. 

O público presente, na sua totalidade morador da cidade, vibrou e aplaudiu com entusiasmo as manobras dos pilotos. A excitação com o evento foi tanta que alguns mais exaltados cruzavam o circuito, precariamente isolado, e outros subiam na estrutura da iluminação da praça para conseguir o melhor ângulo de visão. 

Ao final, o evento elogiado pelos pilotos, atendeu também a expectativa da Prefeitura local que fez a entrega dos troféus criados pelo artista plástico Gilberto Antonio de Paula e confirmou o interesse na realização de outro evento em 2006. 

Resultados:

1. Valter Fernandes, SP, Gas Gas, (Equipe Gas Gas) 10 p
2. Caio Salerno, SP, Gas Gas, (Sundown) 8 p
3. Sérgio Almeida, MG, Gas Gas, (Jair Óleos/Osmar Tintas) 6 p
4. Fredy Tejada, SP, Gas Gas, (Equipe Gas Gas) 5 p 

Estão previstas mais duas etapas do Campeonato Brasileiro de Trial Indoor mas ainda não estão com locais e datas definidas. 

Trial Natural

Na manhã do domingo, os pilotos tiveram um novo encontro, desta vez na serra de Cocais, onde foi disputado o Trial Natural. Ainda sobre uma leve camada de neblina, os pilotos, que foram divididos em duas categorias, A e B, iniciaram suas atividades.

Na categoria A, para os pilotos mais experientes, o mineiro Sergio Almeida mostrou muita técnica para cruzar as oito seções de obstáculos e conquistar a vitória. O segundo lugar ficou com o paulista Fred Tejada. Valter Fernandes, que era favorito ao título, foi desclassificado por trocar de moto durante a prova.

Já na categoria B, o mineiro Henrique da Matta foi grande vencedor, com o capixaba Moacir Duarte na segunda posição e Juventino Braga em terceiro lugar. O paulista Paulo Martins, de apenas 15 anos, que tinha a opção de competir na categoria Infantil, preferiu se arriscar na B e terminou a etapa em quarto lugar.

“Não tivemos quantidade, mas a qualidade da competição foi excelente. O público pôde acompanhar tudo e ver como funciona o Trial. Estamos muito satisfeitos com a grande festa que a prova nos proporcionou”, disse Geraldo Coelho, comissário da CBM presente na competição.

A próxima etapa do Brasileiro de Trial está agendada para os dias 14 e 15 de maio, em local a ser definido pela CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo.

Resultados:

Trial Natural 

Categoria A
1. Sérgio Almeida
2. Fred Tejada (Gás Gas)
3. Caio Salermo (Sundown)

Categoria B
1. Henrique Da Matta (MaqFer)
2. Moacir Duarte (Yamashow)
3. Juventino Braga (Petrobras)
4. Paulo Martins






Curso MotoX
JPS Racing

© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet