Toni Bou confirma superioridade na briga pelo título da TrialGP, mas Adam Raga não facilita para o veterano
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: Future7Media
Toni Bou
Capacete, bota... e máscara! Foi assim que o Mundial de Trial retornou à ativa para completar a temporada 2020. A segunda etapa da competição foi realizada em Pobladura de Las Regueras, na Espanha, neste último final de semana (12 e 13/09). Toni Bou, que pretende quebrar o recorde de 14 títulos consecutivos na modalidade, retornou ao topo do pódio, após perder a vitória durante a abertura na França. Detalhe: foi a primeira derrota do espanhol desde junho de 2018.
Adam Raga
Confortável em casa, Bou venceu tanto a disputa no sábado, quanto no domingo. No primeiro dia de disputa, o circuito se revelou mais tranquilo que no dia seguinte, com seções impossíveis de superar ao primeiro olhar. Ponto positivo para a competição que foi mais equilibrada e decidida ponto a ponto.
Por conta disso, Bou - com problemas físicos decorrentes de uma lesão no braço - passou por altos e baixos na primeira volta, mas nas voltas seguintes conseguiu assumir o comando da prova e reivindicar mais uma vitória.
"Hoje fechamos com saldo positivo porque foi muito difícil e cometi alguns erros. Foi um dia difícil, não só por causa do desconforto no braço, mas também porque não me senti muito bem na moto. A prova foi muito acirrada, mas lutamos para conseguir uma vitória muito importante no campeonato", declarou Bou, que defende a Honda.
Com o resultado, o defensor do título amplia a lacuna na liderança do campeonato, com uma vantagem de dez pontos sobre o rival Adam Raga. Por sua vez, Raga fez um terceiro lugar durante o sábado, subindo uma posição no domingo e permanece na missão de desbancar Bou.
Jaime Busto
Outro candidato a brigar pelo título é Jaime Busto. No primeiro dia de prova, o piloto cumpriu três voltas sólidas com poucos erros, encerrando com o segundo lugar, mas no domingo não manteve o desempenho e caiu para a sexta colocação. No ranking pelo título, Busto está a dois pontos de alcançar Raga e com um respiro de 13 pontos sobre o quinto colocado Miquel Gelabert, da GasGas.
Para cumprir com o calendário, o Mundial de Trial segue uma maratona de etapas pela Europa, a próxima é neste final de semana (19 e 20) em Andorra, país situado entre a França e Espanha. A final acontece na Itália, nos dias 10 e 11 de outubro.
Resultados: FIM Trial World Championship 2020, 2ª etapa
TrialGP - 1º dia
1. Toni Bou (Honda) 28;
2. Jaime Busto (Vertigo) 49;
3. Adam raga (TRRS) 57;
4. Gabriel Marcelli (RG Team) 68;
5. Miquel Gelabert (GASGAS) 69;
6. Jeroni Fajardo (Sherco) 69;
7. Jamess Dabill (Beta) 70;
8. Takahisa Fujinami (Honda) 86;
9. Dan Peace (Sherco) 93
10. Jorge Casales (GASGAS) 115
TrialGP - 2º dia
1. Toni Bou (Honda) 48;
2. Adam Raga (TRRS) 56;
3. Gabriel Marcelli (RG Team) 62;
4. Benoit Bincaz (Beta) 66;
5. Miquel Gelabert (GASGAS) 68;
6. Jaime Busto (Vertigo) 69;
7. James Dabill (Beta) 69;
8. Jorge Casales (GASGAS) 75;
9. Takahisa Fujinami (Honda) 77;
10. Dan Peace (Sherco) 78
Ranking FIM Trial World Championship 2020 (após 2ª etapa)
TrialGP
1. Toni Bou (Honda) 75 pontos;
2. Adam Raga (TRRS) 65;
3. Jaime Busto (Vertigo) 61;
4. Miquel Gelabert (GASGAS) 39;
5. Jeroni Fajardo (Sherco) 38;
6. Gabriel Marcelli (RG Team) 38;
7. Jorge Casales (GASGAS) 36
8. Takahisa Fujinami (Honda) 35;
9. Benoit Bincaz (Beta) 34;
10 James Dabill (Beta) 30