X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Acreano de Enduro - 1ª e 2ª etapas - Rio Branco
Publicado em: 16/03
Clique e saiba mais

Américo Gaia vence duas etapas na categoria B do Enduro do Rio 
Texto: Cassiano Marques - Fotos: Ramiro Marcelo


O Enduro do Rio, válido como 1ª e 2ª etapas do campeonato acreano de enduro, aconteceu em Rio Branco neste final de semana. O evento é promovido pela Federação de Motociclismo do Estado do Acre (FEMAC) e realizado pelo Trilhas do Acre Moto Clube (TAMC). As provas foram disputadas no sábado a tarde e domingo pela manhã, com largadas e chegadas no balneário Praia do Amapá.

Os pilotos, incluído dois de Rondônia, percorreram ao todo mais de 225 km, em cinco voltas no percurso que margeou o rio Acre, passando por trilhas em floresta e fazendas e ramais das regiões do Benfica e Amapá. Destaque para trilha que refaz a última caminhada de Plácido de Castro, onde hoje existe um memorial às margens do iguarapé Distração e do rio Acre, onde o mártir libertador do Acre foi alvejado por um tiro de um desafeto, vindo a falecer dias depois na sede do seu seringal Benfica.

A Campeonato Acreano de Enduro é disputado em três categorias, conforme a potência dos motores (A - motos 4T até 200 cc e motos 2T até 180 cc; B - motos 4T acima de 200 cc e motos 2T acima de 180 cc; C - motos 4T acima de 340cc, de enduro e especiais de competição) e tem como parceiros a Honda Star Motos, Normed - Divisão de Limpeza e Conservação, Varig Brasil, Barriga Verde Materiais de Construção, Governo do Estado do Acre e Prefeitura Municipal de Rio Branco.

As provas foram bastante prestigiadas pelo público que acompanhou a adrenalina dos pilotos a cada volta e as disputas pelo melhor tempo nos trechos cronometrados, as chamadas especiais de cross teste (trecho em circuito) e de enduro teste (trecho e linha). Na Praia do Amapá foi marcada uma pista de cross teste onde os pilotos mostraram suas habilidades e técnica, passando por água, lama e rampas naturais.

No primeiro dia do evento, válido como 1ª etapa, os destaques foram os pilotos Ernisio Araujo, Americo Gaya e Sandoval Queiroz , campeões respectivamente nas categorias A, B e C. Já no domingo,
o percurso teve uma volta a mais do que o dia anterior e houve mudança no trecho cronometrado de enduro teste, passando a ser numa parte de trilha mais difícil, onde a velocidade média baixou, destacando-se mais a boa técnica dos pilotos do que a potência das motos. Os campeões foram Aldo de Souza , Americo Gaya e Joao Tagino, respectivamente nas categorias A, B e C. 

Mais detalhes e os resultados completos podem ser acessados nos sites www.femac.zip.net e www.mancini.esp.br






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet