X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

Copa Verão MX Extreme Racing - Final - Pirapora do Bom Jesus - SP
Publicado em: 07/03/2009
Clique e saiba mais

Etapa dupla encerrou a edição 2009 da competição
MotoX.com.br - Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Largada MX 30 e MX 35


Chiquinho Velasco
Depois de ter a segunda etapa cancelada em função de fortes chuvas, a Copa Verão de Motocross 2009 teve o encerramento realizado com uma etapa dupla, em Pirapora do Bom Jesus, município colado a capital paulista. Se em um final de semana a chuva estragou a festa, nos dias 28 de Fevereiro e 1º de março foi o Sol quem castigou pilotos, equipes, público e, é claro, e sem dó, esse que voz escreve. E que calor! O domingo foi o dia mais quente dos últimos 43 anos para o mês de março! Foi duro agüentar! Mas, deixando o chororô de lado, e esquecendo um pouco o calorão, o evento foi lindo, um grande espetáculo. A pista não era grande, e construída em terreno plano, mas tinha obstáculos de sobra. Como havia chovido bastante durante os dias anteriores, a poeira não foi problema e o solo estava em condições muito boas. 


João Oliveira


Dalmir Zenni
O público lotou as três grandes arquibancadas montadas ao redor da pista, de onde todo o traçado podia ser visto. No gate, entre as estrelas do esporte estava o jovem Gustavo Takahashi, que mais uma vez foi o destaque da competição vencendo duas das onze provas do dia. Na 250cc 4t a preferência da torcida ficou com o piloto local William Freitas, que travou uma emocionante batalha com Danilo Fumes pela vitória da bateria. Abaixo detalhamos como foram as provas que definiram os campeões da edição 2009 da Copa Verão.

MX 30 e MX 35 largaram juntas já proporcionando muita adrenalina aos espectadores. Chiquinho Velasco e Eduardo Tanimoto trocaram posições nas primeiras voltas enquanto eram perseguidos de perto por João Oliveira e Júlio Bethke. Durante a disputa Tanimoto perdeu posições. João superou Júlio assumindo a segunda posição na metade da prova, e mesmo correndo próximo ao ponteiro não conseguiu ameaçar sua posição. Tanimoto recuperou a terceira colocação nas voltas finais da bateria ao superar Júlio Bethke. Com a ultrapassagem sobre Júlio, Tanimoto conquistou pontos suficientes para garantir o título na Over 35 com apenas 3 pontos de vantagem sobre João Oliveira. Chiquinho foi absoluto na MX 30, conquistando o campeonato com 100% de aproveitamento. Resultado MX 30: Chiquinho Velasco, Rogério Louro, Jean Kalaf, Odair Silva e Thiago Assis. MX 35: João Oliveira, Eduardo Tanimoto, Valdiney Marcolin, Julio Bethke e Rafael Arruda. 


Danilo Fumes


Danilo Fumes
Os pilotos da MX 40 formaram o gate para a bateria seguinte. Dalmir Zenni não largou em primeiro, mas ao final da primeira volta estava na frente, e assim permaneceu até o final da prova, sem ser ameaçado por nenhum adversário. A segunda posição foi disputada entre Reinaldo Pinheiro e Fernando Pousada, o Biriba. Reinaldo largou na segunda posição e foi alcançado por Biriba, que havia largado entre os cinco primeiros, ainda nas primeiras voltas. Reinaldo não conseguiu oferecer resistência e perdeu a vice-liderança, mas com a terceira posição como resultado ele acumulou pontos suficientes para garantir o título da categoria. Edvaldo Rosa, vice-campeão, e Claudio Amaral completaram o pódio.

Na categoria 230F Valdemir Ricardo e Danilo Fumes levantaram as arquibancadas com uma disputa quente (em todos os sentidos, que calor!) pela primeira posição. Na largada os dois justificaram o favoritismo e assumiram as duas primeiras posições, com Valdemir na frente. Desde a primeira curva Danilo pressionou, e os dois começaram a se alternar na liderança, A cada volta um deles era o líder, até que, passada mais da metade do tempo de prova, Valdemir é obrigado a diminuir e abandonar por causa de um pneu furado. Danilo venceu a prova e foi merecidamente ovacionado pelo público. Luis Gustavo Beazim, Marcos Santos, Nelson Moraes e Alcides Beazim completaram os cinco primeiros. Marcos Santos foi o campeão da categoria, ficando apenas um ponto a frente de Luis Beazim. 


Felippe Simões 


Wilgner Francisco
Na largada seguinte, 250 4T, o queridinho de Pirapora estava alinhado, William Freitas, e quando o gate caiu ele avançou rápido até a primeira curva, conquistando o holeshot. William fechou a primeira volta já com uma pequena vantagem sobre Danilo Fumes, que acabara de vencer a 230f. Danilo não demorou a se adaptar ao outro equipamento, e na segunda volta grudou em William, começando mais uma bela batalha. Os dois estavam muito rápidos, e não estavam sozinhos, atrás deles e bem perto, Gabriel Zenni e Thiago Piolli decidiam quem ficaria com a terceira colocação. Danilo cai, mas não perde tempo e volta logo atrás de Piolli, que agora ocupa a segunda posição. Não demora muito e Danilo, mostrando a garra de um leão, está novamente brigando com William pela liderança, arrancando mais gritos do público. Danilo passou William e abriu vantagem enquanto o adversário, com problemas no freio traseiro, perdeu ainda posição para Piolli, que ficou com a segunda colocação. Gabriel Zenni foi o quarto e o quinto posto ficou com Thiago Tsuji, que caiu na largada mas voou na pista para realizar uma fantástica recuperação e garantir o quinto degrau do pódio. O título da categoria ficou com Danilo que havia vencido também a etapa de Itupeva. 


Gustavo Takahashi


Valdemir Ricardo
Na categoria 2 Tempos mais um piloto conquistando o campeonato com 100% de aproveitamento. Fellipe Simões venceu mais uma vez, e bonito, o único piloto mais rápido do que Fellipe foi Ranulfo Barriga, que largou na ponta, mas foi ultrapassado já na primeira volta, dando espaço para o jovem piloto mineiro acelerar tudo o que sabe e vencer com grande facilidade. Outra figura carismática, e cheia de fãs, que alinhou nessa prova foi o piloto de Freestyle Tatá Mello, que ficou com a segunda posição depois de sofrer com o calor e com os buracos da pista, já que seu preparo é totalmente voltado para a outra modalidade, tornando os 15 minutos de uma bateria de motocross, ainda mais sob Sol forte, uma eternidade. Ranulfo Barriga ficou com a terceira posição, Maurício Bertola foi o quarto e Kaique Teschi o quinto colocado.

A 85cc alinhou com um desfalque, Caio Fernandes. O piloto era um dos favoritos e já havia vencido a prova em Itupeva, mas durante os treinos da manhã ele, que também pilota nas categorias para motos de 250cc 4t, sofreu uma queda e machucou o ombro, ficando impossibilitado de correr. Quem brilhou na ponta foi Wilgner Francisco, o Guigão, que superou o holeshot Fábio Sampaio ainda na primeira volta, e depois disso seguiu tranqüilo na liderança, abrindo grande vantagem até receber a bandeirada quadriculada. Na segunda posição chegou Victor Almeida, acumulando pontos suficientes para sagrar-se campeão da categoria. Patrick Abreu, Lucas Benati e Roberto Araújo completaram os cinco primeiros. 


Thiago Salvioni


Flávio Ferreira
Antes da bateria seguinte uma pausa para a premiação das provas que já haviam acontecido, e para a manutenção da pista. Depois disso, a MX2 retomou a competição com os pilotos mais rápidos da modalidade. Gustavo Takahashi e Thiago Piolli dividiram a primeira curva, Piolli ficou com o holeshot, mas logo depois Takahashi já ocupava a primeira posição. Atrás dos ponteiros estavam William Freitas e Murilo Bertate que também brigavam por posições. Takahashi consolidou sua liderança, mas na metade da bateria caiu, perdendo posições para Piolli e William, que assumiram a primeira e segunda posições respectivamente. Takahashi voltou na terceira posição, logo a frente de Murilo, e bem atrás dos ponteiros, mas mesmo assim recuperou todo o tempo perdido, retomando a liderança para si, vencendo, e ficando com o título. Piolli, Willian, Murilo e Gabriel Zenni completaram os cinco primeiros. 


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 510 Fotos!


Galeria do Jorge Negretti Motocross Show com 80 Fotos!
Valdemir Ricardo voltou para a pista, agora pilotando uma Tornado, para participar da MX-N, e dessa vez a falta de sorte não o atrapalhou. Ele largou em primeiro, foi superado por Rafael Oliveira, mas algumas voltas depois do início de prova reassumiu a liderança definitivamente. Rafael abandonou a prova e Nelson Moraes ficou com a segunda colocação. Alcides Beazim foi o terceiro, Sandro Bueno o quarto e Sidnei Campos o quinto colocado. Com a vitória Valdemir foi mais um campeão anunciado com 100% de aproveitamento.

MX Amador alinhada, cai o gate e Geovani Pineschi assume a ponta. Durante grande parte da prova ele liderou, sempre seguido de perto por Thiago Salvioni, mas a poucas voltas do final um pneu furado tirou a vitória de Geovani. Thiago comemorou muito a vitória, e os cinqüenta pontos acumulados lhe renderam também o vice-campeonato. Geovani conseguiu ainda chegar em segundo. Diego Marcolin abandonou a 85cc e esse ano passou a acelerar uma CRF 250cc. O jovem piloto brigou de igual para igual com Bruno Rubini e levou a melhor, terminando na terceira posição. Bruno foi o quarto colocado, e campeão da categoria. Em quinto chegou Florindo Zatti.

Antes da última prova do dia, a MX Open, a categoria Taça Cidade largou e foi vencida por Flávio Ferreira, com direito a uma pequena queda depois da bandeirada quadriculada. Paulo Cesar, Marcos Melo, Julio Cesar e Eleandro Leite completaram o pódio.


Gustavo Takahashi
Agora sim, a prova derradeira, a MX Open, está alinhada para fechar a Copa Verão com chave de ouro. Cai o gate e os pilotos são impulsionados pelo grande público que, apesar do calor, não arreda o pé das arquibancadas enquanto um só ronco de motor é ouvido. Gustavo Takahashi mais uma vez impressiona com sua velocidade e vence com certa facilidade. Felippe Simões surpreende com sua 250cc 2t, deixa para trás pilotos com motos 4 tempos e comemora a segunda posição. Gabriel Zenni, Thiago Piolli e Thalis Cirilo completam os cinco primeiros. Takahashi foi o campeão da MX Open, também com pontuação máxima consquistada.

A Copa Verão não poderia ter terminado de forma melhor, com uma prova com Gates cheios, estrutura de primeira com arquibancadas e um grande e animado público. Fica o desejo de que as demais provas do ano tenham esse evento como exemplo, e que as prefeituras possam contribuir com o mesmo empenho que a prefeitura e secretarias de Pirapora do Bom Jesus o fizeram. Além da competição na pista o final de semana na cidade teve também apresentações do Jorge Negretti Motocross Show. Logo logo tem mais provas de primeira por aí pessoal: Atibaia, Praia Grande, fiquem ligados no MotoX, e prestigie. Até lá!

Resultados

P. MX Open Equipe
1 501 Gustavo V.B. Takahashi Hon / Mobil / Pirelli / Oakley
2 515 Felippe Simões Leite Faz. Bela Vista/Postos RVM/Unimed/Dash
3 116 Gabriel Zenni Zeni Preparações/Suz/Brasil Racing
4 920 Thiago Piolli ASW/Smith/Fox/Opera Fitness
5 380 Thalis Cirilo Pereira 3P Transportes / Barba Preparações
6 282 Murilo Bertate Luis Racing
P. MX2 Equipe
1 501 Gustavo V.B. Takahashi Hon / Mobil / Pirelli / Oakley
2 920 Thiago Piolli ASW/Smith/Fox/Opera Fitness
3 126 Willian "Pirapora" Freitas Auto Posto Cascais / moto Freitas
4 282 Murilo Bertate Luis Racing
5 116 Gabriel Zenni Zenni Preparações/Suz/Brasil Racing
6 4 Daniel Mendes Drogarias São Vicente
7 24 Dave Willian DW motos
8 2 Messias Honorato Padaria da Terra
9 305 Leo Lino -
10 167 Roberto Buono Junior -
P. MX 40 Equipe
1 54 Dalmir Zeni Zeni Preparações/Suz/Brasil Racing
2 40 Fernando Pousada Trifer/Poá/Deltalar
3 121 Reinaldo"Piu"Pinheiro -
4 480 Edvaldo Rosa -
5 321 Claudio J. do Amaral Phoenix Locação Veículos
6 24 Ramulfo Barriga RM Racing / Barrigas Moto / RS Racing
7 666 Messias A Moraes Eco Caçambas
8 399 Marcelo J Silva MSY Pinturas e cromo
9 69 Antonio Vieira Moraes "Nino" Nino's Bar/ Edsom Loc de Compressores
10 25 Luis Antonio Nascimento Bertão Preparações / JB Balanças
P. MX 35 Equipe
1 412 João Batista Oliveira JPS Racing/MotoX
2 22 Eduardo Tanimoto Dash/DC/ Tanimoto Luminarias
3 14 Valdiney Marcolim Nadiggi Veiculos
4 691 Julio ZR (Julião) Dust Off Road/Filé Preparações
5 25 Rafael Arruda Mega Veiculos
6 36 Sandro Silva Monterey Tintas
7 988 Wagner Sousa Tintas São Vicente
8 338 Emerson Toledo Castor Exclusive Store
P. MX 30 Equipe
1 6 Chiquinho Velasco GT Nutrition/ocaenave/tanimoto luminarias
2 120 Rogerio Louro Viagens Visual
3 30 Jean Kalaf -
4 335 Odair Silva José (Boy) -
5 910 Thiago Assis -
6 72 Adriano Borin Tapeçaria Irene / ARB Encomendas Rapidas
7 167 Thiago Fonseca L. Car Auto Parts/Slin Grafix
8 17 Fabio Faria de Oliveira Stroke/ RM Motos
9 24 Dave Willian DW motos
P. MX Amador Equipe
1 992 Thiago Rubio Slvioni Imput Grafica
2 31 Geovani Pineschi -
3 641 Diego Marcolim Nadiggi Veiculos
4 9 Bruno Rubini -
5 57 Florindo Zati Sorodiesel/ Essey / Zati Auto Mecanica / Duo Motos
6 480 Edvaldo Rosa -
7 338 Emerson Toledo Castor Exclusive Store
8 335 Odair Silva José (Boy) -
9 8 Julio Costa (Quejinho) Laticinio Santa Nata
10 937 Renan Banco -
P. 250 4T Equipe
1 17 Danilo Fumes Shandor Racing
2 920 Thiago Piolli ASW/Smith/Fox/Opera Fitness
3 126 Willian "Pirapora" Freitas Auto Posto Cascais / moto Freitas
4 116 Gabriel Zenni Zeni Preparações/Suz/Brasil Racing
5 74 Thiago Tsuji Tsuji Motos/Marina Confiança/GPS Center
6 4 Daniel Mendes Drogarias São Vicente
7 992 Thiago Rubio Slvioni Imput Grafica
8 641 Diego Marcolim Nadiggi Veiculos
9 57 Florindo Zati Sorodiesel/ Essey / Zati Auto Mecanica / Duo Motos
10 988 Wagner Sousa Tintas São Vicente
P. 2 Tempos Equipe
1 515 Felippe Simões Leite Faz. Bela Vista/Postos RVM/Unimed/Dash
2 X Otavio Mello ( Tata) Yam/Vrot-X/Hhark/Circuit
3 24 Ranulfo Barriga RM Racing / Barrigas Moto / RS Racing
4 89 Mauricio Bertola -
5 13 Kaique Teschi Mafia da Banana
6 6 Thiago Augusto C. Macedo MfF.Telecom/Braseg/lotus tatoo/Borrach.do Duda/NC Motores
7 555 Vinicius Santini Bomfim Dablio
8 125 Anderson Sabino -
9 20 Roberto Paes RM Motos
10 841 Ricardo Paes (Ryck) All Sings
P. 230F Equipe
1 177 Danilo Fumes Shandor Racing
2 27 Luis Gustavo Beazim BeM Materiais p/ construção
3 48 Marcos Santos Silva(cabelo) Betão Preparações / DABLIO
4 215 Nelson Moraes NC Motores/Sabugo Motos/Usibike
5 817 Alcides Beazim Neto BeM Materiais p/ construção
6 31 Sidnei Campos -
7 3 Ericssom Carlos -
8 68 Hedy Carlos Japa Motos
9 49 Thiago Risso MXR graficos/Gibim/Auto Presidente/IMS/Explosão/Borr. Itaici
10 20 Caio Cesar Maia Prea Motos / Pro Racing
P. MX-N Equipe
1 29 Valdemir Ricardo Silva " Beto" Dablio Alta Performance/ Alex Preparações
2 215 Nelson Moraes NC Motores/Sabugo Motos/Usibike
3 817 Alcides Beazim Neto BeM Materiais p/ construção
4 32 Sandro Bueno de Camargo Japa Motos/Ney Parts/IMS/ Polisports
5 31 Sidnei Campos -
6 19 Elizandro A. Cortez Farminas Motos
7 68 Hedy Carlos Japa Motos
8 3 Ericssom Carlos -
9 179 Rodigo Gomes Pro racing/Prea motos
10 7 Rubens de Paula Jr. (Juninho) MXR Grafics/Borr. Itaiaci/Explosão/Indio Motos
P. 85cc Equipe
1 33 Wilgner Francisco (Guigão) -
2 15 Victor M Almeida --
3 170 Patrick M. Abreu Orbi Quimica/Biofer/Longa Racing
4 118 Lucas Benati Benati Contabil
5 397 Roberto Araujo Jr. -
6 30 Fabio Sampaio GR Cruzeiro
P. Taça Cidade Equipe
1 5 Flavio Ferreira -
2 30 Paulo Cesar Mimoto -
3 46 Marcos Melo -
4 22 Julio Cesar -
5 180 Eleandro Leite -
6 90 Diego Barbosa -
7 6 Marcio Barbosa -
8 12 José Benedito -
9 4 Pedro Silva -






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet