X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Final Brasileiro de Enduro FIM - Suzano - SP
Publicado em: 04/12/2008
Clique e saiba mais

Final do Brasileiro e Paulista de Enduro foi um verdadeiro Desafio dos Campeões 
Redação MotoX - Fotos: JB Carvalho e Divulgação G. Caselani


Principais pilotos do país competiram no Desafio dos Campeões


Felipe Zanol venceu a prova em sua única participação no Campeonato Brasileiro desta temporada
Organizadas pelo Adrenatrilha Trail Club, as etapas finais dos Campeonatos Brasileiro e Paulista de Enduro FIM foram disputadas no último final de semana e não faltaram campeões enfrentando o percurso desafiador preparado para esta prova decisiva realizada nos dias 29 e 30 de novembro.

O evento batizado de Desafio dos Campeões foi disputado na região de Suzano, SP, com a presença dos principais atletas de enduro com moto do país e válido pelas etapas finais dos campeonatos Brasileiro e Paulista da modalidade. Encabeçando a lista dos melhores pilotos brasileiro, estiveram presentes Nielsen Bueno, campeão brasileiro de enduro 2008 antecipado; André Spacca Di Paolo, vencedor do Two Days Enduro 2008; Gregório Caselani, campeão brasileiro 2008 na categoria E2; Felipe Zanol, piloto penta-campeão brasileiro e campeão português de Enduro 2008; e Márcio Joanita, tri-campeão do Two Days Enduro, entre outros.

Durante os dois dias da competição, além do percurso técnico e exigente, muito bem levantado e sinalizado pelo Adrenatrilha, um dos maiores desafios enfrentados pelos participantes foi o Sol escaldante, que dificultou a pilotagem e judiou inclusive dos equipamentos. Ao todo, contando as 3 voltas dadas no sábado (apenas 2 válidas para o resultado), mais as 2 no domingo, foram percorridos 200 km de puro desafio. Dentro do percurso, foram montados 3 CHs (posto de controle de horário de passagem do piloto), 1 Extreme Teste (XT - trecho cronometrado com obstáculos artificiais) no Parque Aquático Magic City, mesmo local de concentração do evento, e 3 Enduro Testes (ET - trecho cronometrado com obstáculos naturais), que com o auxílio da equipe Alto Giro Na Trilha, puderam ser percorridos com toda segurança.


Evento foi realizado no Magic City em Suzano, SP 
 

Nielsen Bueno tornou-se campeão brasileiro geral, entre todas categorias, antecipadamente em 2008
O grande vencedor do Desafio dos Campeões foi o piloto Felipe Zanol, que aproveitou suas férias, já que atualmente compete na Europa, para participar de uma prova bem organizada, estruturada e, acima de tudo segura. O mineiro ainda teve a oportunidade de rever os velhos amigos e ter contato com as novas promessas do esporte. A segunda colocação ficou com Nielsen Bueno, piloto da equipe IMOCX / Husqvarna, que foi para Suzano já com o título de Campeão Brasileiro garantido, além de uma medalha de ouro no Six Days 2008, disputado na Grécia. O terceiro colocado na geral foi Ripi Galileu Ferreira (a classificação separada pro categoria você confere abaixo, no final da matéria). 

Durante os dois dias de competição Zanol abriu uma grande diferença de Nielsen Bueno. No primeiro dia foi de 1m57s e 1m34s no segundo dia. "Voltar para o país com vitória é maravilhoso. Foi importante vencer no Brasil, volto para casa tranqüilo", declarou Zanol que disputou este ano a temporada européia de enduro.

Essa foi a primeira prova disputada no Brasil pelo piloto desde o ano passado. "É muito bom rever os amigos e voltar a correr no país. Tem muita gente acompanhando meu desempenho lá fora e isso cria uma grande expectativa", afirmou o mineiro que percebeu novos talentos na competição "Senti que surgiram novos pilotos. Isso é importante para renovação do esporte", completou. 


Na classe Enduro 1 o título ficou com Nielsen enquanto Felipe Limonta foi o vice-campeão


Gregório Caselani andou de moto emprestada nesta final, mas confirmou o bi-campeonato da Enduro 2
A prova contou com um percurso onde cada volta contava com cerca de 40 quilômetros de muitas trilhas. O tempo foi um forte aliado para Zanol nesta vitória. "Choveu a semana inteira, mas no final de semana fez muito Sol o que me ajudou. O terreno ficou muito bom de andar, se tivesse chovido seria uma prova complicada e bastante difícil".

Na categoria Enduro 2 Gregório Caselani, correndo com uma moto emprestada, chegou na quarta posição tornando-se bi-campeão brasileiro. "Preferi pensar no campeonato e não na corrida. Não arrisquei nada e consegui os pontos que precisava para conquistar os títulos. Este foi um ano bem positivo, que também conquistei o tri-campeonato Gaúcho de Cross Country invicto", afirmou o piloto de Caxias do Sul, RS. 

O título da Enduro 3 foi extremamente disputado e a definição só ocorreu na última etapa por apenas um ponto de diferença. Francisco Marino fez sua parte vencendo os dois dias de prova, mas não foi o suficiente para bater Rafael Gaertner que com o segundo lugar tornou-se campeão brasileiro desta temporada.


Chuva que caiu durante a semana deu lugar ao Sol nos dias de prova


O Desafio dos Campeões foi organizado pelo Adrenatrilha Trail Club
A Enduro 4 não foi diferente e a vitória de Martinho Roussenq na última etapa foi decisiva para que o catarinense ficasse com o título da categoria. O vice-campeão foi Deividy de Zorzi, terceiro colocado em Suzano.

Segundo os organizadores para 2009 os campeonatos Brasileiro e Paulista de Enduro prometem ser dos melhores dos últimos tempos. Os futuros calendários já foram divulgados, permitindo aos pilotos e empresas uma programação antecipada para a próxima temporada. Ainda segundo os promotores outro fator positivo é a inclusão no calendário de competições de alto nível organizacional, com grande poder de divulgação e alto comprometimento com o esporte.

O Enduro Desafio dos Campeões foi realizado pelo Adrenatrilha Trail Club, com o patrocínio de Mult Racing, FAMESP - Faculdade Método de São Paulo e Pakato Moto Peças; Apoio de Dust Off Road e Magic City. A supervisão foi da Confederação Brasileira de Motociclismo e da Federação Paulista de Motociclismo.

Resultados por categoria (soma dos dois dias de evento)

Enduro 1
001 102 Nielsen Paraiso Bueno - Imocx Racing Husqvarna
002 013 André Spaca Di Paolo - Mult Racing-preparações /Link Invest/Hp Ret
003 610 Marcio Nascimento - Estopa Joanita/Zelão/Frigeri/Asw/M3/Jet Fio/Duboy 
004 009 Felipe Limonta - Suzuki/Petrobrás-freelight-mult Racing-estância Da
005 117 Stefano Pereira Martins -
006 514 Thiago Carnio - Supermercado Nova /Capacete E Companhia/Power Esca
007 120 Rômulo Bottrel - Husqvarna, Bridgestone, Shark, Vortx Mrpro,motostr
008 501 Marcio Leandro Spaca Di Paolo - Mult Racing/Link Investimentos /Hp ret
009 114 Rafael Braga Pinho - Mpr / Brasil-racing / Motel Charme
010 503 Roberto Blas Marinho -
Enduro 2
001 001 Felipe Augusto Miranda Zanol - Asw-mr Pró Agua Mineral Ingá- Print Press
002 222 Ripi Galileu Oliveira - Posto H7/ Unimed/ Bc Pneus/ 3r Motos
003 221 Rígor Rico Ferreira De Oliveira - Posto H7/ Unimed/ Bc Pneus/ 3r Motos
004 007 Gregório Caselani - Www.gregoriocaselani.com / Impacto Motos / Acerbis
005 510 Júlio César Zavatti - Preciso De Patrocinio
006 292 Vitor Pinheiro Siqueira - J.piaget/Dust Off Road/Vort.x/Mx.tech
007 233 Carlo Monaco - Scott/Motul/Frigeri/969/Vort-x/Riffel/Orbital/Mrpr
008 522 Marcio Tazzinazzo - Alex Preparações/Dablio/Oxxy
009 525 Renato Hagio - Moto
010 507 Henry Horita - Horita
Enduro 3
001 325 Francisco José Marino - Mila Moto/Reebok/Asw/Via Brasi
002 369 Rafael Gaertner - Hparts, Durag, Motos Charles
003 524 George Francisco Parik - Top Café
004 323 Marcos Robertto Bettoni - Cobra Gesso Marmoresracing
005 511 Adalberto Gerez -
006 399 Alvaro Guerra - Grafica Guerra/ Renzi / Cotincon
007 506 Jean Pierre Buttazzi Junior - Dunlop,artoch Solda,rex Racing
008 304 Clodoaldo Shoji Uemura - Sigvisual, Bikebox
009 526 Carlos Alexandre Gerola - Micro Assist Informática
010 508 Manuel Evaristo Barbosa Neto - Corona Racing
Enduro 4
001 414 Martinho Duarte Roussenq - Valmorzinho Motos/Cb Racing Preparações/
002 489 Mitchell Simões - Scott - Pakato - Mult Racing
003 423 Deividy De Zorzi - Nitrogenio Produtos Quimicos
004 502 Mauro Marques Figueira Filho -
005 521 Pablo Fernandes Pessanha Da Silva - Baterias Cral
006 528 Luiz Felipe Lopes Machado -






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet