X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Competição > Motocross Regional

Copa São Paulo de Motocross - 7ª etapa - Atibaia - SP
Publicado em: 30/11/2008

Pista do Alemão sediou final da Copa São Paulo de Motocross
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Largada 250 4T


Thiago Tsuji
Belas disputas marcaram a última etapa da Copa São Paulo de Motocross, evento que aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro na Pista do Alemão, em Atibaia. Na etapa anterior, realizada em Itupeva, seis campeões foram definidos por antecipação e as expectativas no encerramento da temporada foram concentradas em quem seriam os campeões da MX2 Amador, 250cc 4t, MX-N e Nacional Amador. Alguns pilotos se destacaram, surpreendendo pelo resultado, foi o caso de Samantha Trindade, que finalmente bateu Bruno Lima, campeão da Motos 2T, que se despediu da categoria sem uma vitória, mas que compensou com duas excelentes atuações em sua primeira prova com moto 4 tempos. Descubra abaixo quem são os novos campeões de 2008, que conquistaram seus títulos num domingo de Sol, chuva e muitas emoções.

Na 250cc 4t Chico Giannetti, Marcelo Souza e Thiago Tsuji abriram rápida margem sobre os demais competidores enquanto brigavam pela liderança. Giannetti segurou o que deu, mas cedeu a posição aos cinco minutos não só para Marcelo, como também para Thiago, que não demorou para assumir a liderança. Enquanto Thiago garantia o título outro piloto chega aos ponteiros, Bruno Lima, em sua prova de estréia. Bruno não largou bem, na primeira metade da bateria ele não tinha um bom ritmo, mas achou seu caminho e aumentou a velocidade, chegando no primeiro pelotão aos oito minutos de prova sem demorar para superar Giannetti e Marcelo, assumindo assim a vice-liderança da prova. 


Takeo Taniguchi


Tiago Risso
Thiago já tinha uma boa vantagem na frente e soube administrá-la, não permitindo a aproximação de seu adversário, e com este resultado conquistou o título de campeão, fechando o ano com a vitória em uma das mais competitivas categorias da Copa São Paulo. Bruno foi o segundo colocado e mostrou que com a moto quatro tempos será tão forte quanto foi com a dois tempos. Marcelo Souza foi o terceiro, Thiago Piolli, retornando às pistas depois de um tempo parado, mostrou que ainda precisa treinar para voltar a antiga forma, chegou na quarta colocação, depois de superar Giannetti nas voltas finais. Giannetti ainda perdeu outras posições, finalizando fora dos cinco primeiros. Clayton Grassi duelou a prova toda com William Freitas, levou a melhor e ficou com o quinto degrau do pódio.

Rafael Arruda contornou a primeira curva na liderança da MX3 e imprimiu um ritmo forte, liderando a primeira metade da bateria. Eduardo Andrade largou em segundo mas não conseguiu manter a tocada, e aos poucos foi ficando para trás. Na segunda metade da prova muita movimentação pelas primeiras posições, que trocam de mãos várias vezes. Takeo Taniguchi e Paulinho Cruz não haviam largado bem e começam a encostar em Rafael, que não oferece muita resistência. Takeo assume a ponta, mas Paulinho ainda está colado a ele tentando a todo momento realizar a ultrapassagem. A disputa dura até a bandeirada de chegada, que os dois receberam juntos, mas com pequena vantagem para Takeo. Em terceiro chegou Fernando Longuim, Rinaldo Spagnol foi o quarto e Eduardo Andrade o quinto colocado. 


Samantha Trindade


Caio Fernandes
Pilotos alinhados para mais uma prova de onde sairá o novo campeão da categoria Nacional Amador. No gate Nelson Moraes dividia chances com Rafael de Oliveira, que saiu na frente conquistando o holeshot e a liderança, enquanto Nelson, em quarto, vê o título escapar por entre seus dedos, já que naquele cenário Raphael, que era o segundo colocado depois de ser ultrapassado por Tiago Risso, o superaria na pontuação e ficaria com o caneco. Como um campeão também conta com a sorte, ela veio na hora certa para Nelson, com o abandono de Raphael por um problema mecânico. Tiago manteve a liderança da prova até receber a bandeirada quadriculada, e não perdeu o foco mesmo tendo Paulino Lúcio em seu encalço. Paulino abandonou a prova a duas voltas do final, Nelson herdou a vice-liderança e comemorou o campeonato que acabara de conquistar. Valmir Antones, Divanir Rozzanti e Caio Crescente completaram os cinco primeiros.

Estava difícil acontecer, Bruno Lima praticamente não tinha adversários na categoria Motos 2T, mas na sua prova de despedida o piloto esbarrou na persistência feminina de Samantha Trindade. A garotinha dessa vez não deu chance aos marmanjos, e venceu a prova de ponta a ponta. Bruno largou em quarto e na primeira volta já era segundo colocado, tentou de tudo para chegar em Samantha, mas a duas voltas do final ele escorregou em uma curva e sua adversária garantiu a vitória. Alexandre Griebeler, Gustavo Costa e Alexandre Gonçalves chegaram na sequência. 


Alessandro Patelli


Paulo Giovani
Na prova da 85cc Diego Marcolin fez o holeshot, mas em seguida o campeão antecipado, Caio Fernandes, realizou a ultrapassagem para vencer mais uma prova. Diego manteve a segunda posição na primeira metade da bateria, mas depois abandonou por causa de um pneu furado. Claudiney Juninho ocupou a segunda posição no momento do abandono de Diego, e mesmo perseguido por Élio Félix não cedeu a posição. Gustavo Marcolin e Fernando Longuim Neto completaram o pódio.

O domingo amanheceu com Sol, e o céu azul das primeiras baterias deram lugar a nuvens escuras, que aumentaram a tarde. Durante a manutenção que aconteceu depois da prova da 85cc uma forte chuva caiu, mas não durou muito, contribuindo inclusive com o trabalho do Alemão, que não teve que irrigar a pista dessa vez. Com alguns pontos lisos, e um pouco pesada, a pista foi liberada para a Senior MX2, e Alessandro Patelli não deixou a oportunidade escapar, ficando com a vitória depois de largar na ponta e liderar todas as voltas da bateria. O segundo colocado foi Alessandro Beck, Edvaldo Rosa chegou a ocupar a terceira posição no início da prova, mas foi superado por Emerson Toledo na metade da bateria e André Luiz Abreu foi o quinto colocado. 


Largada MX Open


Felippe Simões
A chuva voltou, mais insistente, quando o gate caiu para a prova da MX-N. Mesmo com a pista lisa Paulo Giovani acelerou forte sua CRF 230cc e nem se preocupou com quem vinha atrás, vencendo com grande facilidade. A difícil condição da pista deixou a briga pelo campeonato ainda mais emocionante. Valmir Polaco e Nelson Moraes eram os favoritos ao título. Polaco tinha dois pontos de vantagem sobre Nelson, começou a prova em segundo, enquanto seu adversário fechou a primeira volta apenas na sétima colocação. Polaco foi superado por Nivaldo Viana, e ainda cometeu um erro que lhe custou mais uma posição, cedida a Alcides Cruz, mas retomada a duas voltas do final da prova. Final: Paulo Giovani, Nivaldo Viana, Valmir Polaco, Alcides Cruz e Tiago Risso. O título da categoria ficou com Valmir Polaco. 


Edvaldo Rosa


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 502 Fotos!
A chuva ainda caia no momento em que os pilotos da MX Open alinhavam para mais uma prova difícil, com o traçado bem prejudicado e pesado. William Freitas ficou com o holeshot, foi ultrapassado na segunda volta por Mateus Lima, mas quem surpreendeu foi o jovem Felippe Simões, que largou bem e imprimiu um ritmo forte superando William aos 7 minutos e voltas depois arrancando a liderança de Mateus. William abandonou a prova e Takeo Taniguchi ficou com a terceira colocação, à frente de Chico Giannetti e Tiago Benevides. 

Paulinho Giovani, ele de novo, dominando agora a 230F. Paulinho largou na frente mais uma vez, e como na MX-N não quis saber da concorrência, que ficou bem para trás. Nivaldo Viana foi mais uma vez segundo colocado, Luis Marcos Rosa foi o terceiro, Fernando Saraiva o quarto e Danilo Fumes, num dia onde as coisas não foram bem para ele, na quinta colocação.

MX2 Amador, mais um título em jogo. Cristiano Bueno pulou bem quando o gate caiu, mas na primeira curva, metros antes da marca do holeshot, sua moto saiu de traseira e o deixou no chão. A briga pela liderança passou a ser a briga pelo título. Ranulfo Barriga e Edvaldo Rosa, primeiro e segundo colocados, quem vencesse, levaria também o título. Barriga começou bem, e no início abriu boa vantagem sobre Edvaldo, mas nos minutos finais parecia cansado, e o barro grudado em sua 125cc deixava a moto mais lenta. Percebendo isso Edvaldo aumentou o ritmo e chegou no ponteiro faltando pouco tempo para o final da prova, os dois iniciaram uma das melhores disputas do dia. Barriga resistiu e dava pinta de que não seria superado, mas foi surpreendido a duas voltas, quando Edvaldo forçou em uma das descidas do circuito, assumindo definitivamente a liderança e garantindo o título de campeão da categoria. Barriga foi o segundo, Emerson Toledo o terceiro, Vitor Zandom o quarto e Tiago Fonseca o quinto colocado. 


Largada MX2


Bruno Lima
Categoria MX2 na pista para a última bateria da temporada 2008 da Copa São Paulo, a chuva parou, depois de algumas corridas a pista melhorou um pouco, mas ainda está bem lisa e pesada. A prova tem início, e uma rivalidade antiga retorna. William Freitas era o adversário mais duro de Bruno Lima na Motos 2t, e agora os dois se reencontram pilotando máquinas de 250cc 4t, ambas da Yamaha. William largou na frente e ficou com o holeshot, e repentindo suas boas atuações da outra categoria Bruno Lima fechou a primeira volta na ponta, com William seguindo-o de perto, e logo atrás Mateus Lima vinha buscando melhores posições. William perseguiu Bruno por seis voltas e depois abandonou a prova, Mateus, que tomou seu lugar, estava bem atrás, o que deu tranquilidade para Bruno seguir na liderança, e vencer já em sua prova de estréia nesta classe com a nova moto. Mateus confirmou a segunda posição, Thiago Tsuji foi o terceiro, Thiago Piolli o quarto e Samantha Trindade a quinta colocada.

Bem, o ano está acabando e eu gostaria de aproveitar para agradecer a todos os amigos pilotos e a seus familiares, que constantemente reconhecem meu trabalho, dando-me forças para buscar as melhores imagens sempre, e cada vez com maior qualidade, e à Extreme Racing, pelo respeito e profissionalismo demonstrado não só a mim, mas principalmente aos pilotos, que são os personagens mais importantes desse esporte. Gostaria também de antecipar meu desejo de boas festas a todos, e que em 2009 possamos nos reencontrar muitas vezes, e comemorar muitas vitórias. Um grande abraço pessoal! 

Resultados

P. MX Open Equipe
1 777 Felippe Augusto F. Simões LeiteFazenda Bela Vista/Sup. Pierim/Unimed Guaxupé/Posto RVM/Candupasqua/Encaixe
2 105 Mateus Lima Santa Fé Dise Clube
3 797 Takeo Taniguchi -
4 182 Francisco Gianetti Neto RF Racing/FAGI
5 25 Tiago Benevides Bertato Benevides
6 126 William Freitas (Pirapora) Auto Posto Cascais/Moto Freitas
7 458 Diego Mortari Longa Racing/Mecanica 2 Irmãos/Unitech Racing
P. MX2 Equipe
1 104 Bruno Lima Barney Motos/All Sign
2 105 Mateus Lima Santa Fé Dise Clube
3 74 Thiago Tsuji Tsuji Flores/Z Racing/Alcrin
4 920 Thiago Piolli LM Preparações/ASW/Smith/Opera Fitnes
5 7 Samantha Trindade Z Racing/Marina Estancia Confiança/Tsuji Flores
6 377 Clayton Grassi Malharia Alvorada/Olhos Azuis Conf. Infan./American Cross/Jacutinga Turismo
7 413 Gabriel Almeida -
8 126 William Freitas (Pirapora) Auto Posto Cascais/Moto Freitas
9 182 Francisco Gianetti Neto RF Racing/FAGI
10 777 Felippe Augusto F. Simões LeiteFazenda Bela Vista/Sup. Pierim/Unimed Guaxupé/Posto RVM/Candupasqua/Encaixe
P. MX3 Equipe
1 797 Takeo Taniguchi -
2 311 Paulinho Cruz American Cross
3 4 Fernando Longuim Longa Racing
4 61 Rinaldo Spagnol (Duracell) -
5 400 Eduardo de Andrade Madeiras Pinheiro
6 14 Valdinei Marcolin Nadiggi Veículos
7 316 Flavio Luiz B. Machado MX Connection/ Academia Fortius/Radiex
8 255 Alessandro Patelli -
9 22 Eduardo Tanimoto(Canguru) Tanimoto Luminarias
10 987 Cristiano Bueno de Souza -
P. Sênior MX2 Equipe
1 255 Alessandro Patelli -
2 19 Alessandro C. Beck Rede de Postos Petromar
3 238 Emerson Toledo Castor Exclusive Store/Toyomatic
4 480 Edvaldo Rosa Toyo Matic
5 988 Andre Luiz Abreu Fransue Supermercados/Tintas São Vicente
6 112 Fabio Nougalli Z Motocross Racing School
7 24 Neto Ferraz Slin Grafx
8 55 Marco Garcez Art Quadro
P. MX2 Amador Equipe
1 480 Edvaldo Rosa Toyo Matic
2 24 Ranulfo Barriga RM Motos/RS Racing/Barrigas Motos
3 238 Emerson Toledo Castor Exclusive Store/Toyomatic
4 515 Vitor C. Zandom -
5 167 Tiago Fonseca L. Car Auto Partes/American Cross/Toyo Matic
6 211 Lucas Garcez Art Quadro
7 987 Cristiano Bueno de Souza -
8 24 Ivan Ferraz Slin Grafx
9 276 Edenilson J. Silva (Didi) Planet Motos/Equipe Epidemia da Terra
10 3 Vitor Nova -
P. 250cc 4T Equipe
1 74 Thiago Tsuji Tsuji Flores/Z Racing/Alcrin
2 104 Bruno Lima Barney Motos/All Sign
3 94 Marcelo Henrique Souza Papa Léguas/Dablio/Madeireira Santa Luzia
4 920 Thiago Piolli LM Preparações/ASW/Smith/Opera Fitnes
5 377 Clayton Grassi Malharia Alvorada/Olhos Azuis Conf. Infan./American Cross/Jacutinga Turismo
6 126 William Freitas (Pirapora) Auto Posto Cascais/Moto Freitas
7 715 Bruno Lopes (Boka) Limerpo/Siatec/Balaio dos Anjos/Postos Petromar/Grupo Bom Pastor
8 182 Francisco Gianetti Neto RF Racing/FAGI
9 644 Danilo de Souza castro -
10 934 Caio Lopes Fernandes Crosseguros/Zamba Parts/Maxx Funn
P. Motos 2T Equipe
1 7 Samantha Trindade Z Racing/Marina Estancia Confiança/Tsuji Flores
2 104 Bruno Lima Barney Motos/All Sign
3 189 Alexandre Griebeler (Alemão) -
4 77 Gustavo Ferreira Costa (Goiano) Atlantica Injet Work
5 280 Alexandre Costa LEM Motor/Trilha & Cia
6 841 Rick Paes All Sign
7 31 Orivelton M. M. Silva Dakar Motos/Engebras
8 24 Ranulfo Barriga RM Motos/RS Racing/Barrigas Motos
9 182 Fabio Koji -
P. MX-N Equipe
1 5 Paulo Giovani Papaleguas Racing/Vip Munck/Rota Báus/IMS/MRP
2 53 Nivaldo J. Viana Sanmell/Hon Moto Mesquita/Skatena
3 4 Valmir Polaco Yam/Polaco Preparações/Motox/Show Racing
4 959 Alcides Souza Cruz (Juninho) Vortx/Oakley/Fred Preparações
5 49 Tiago Risso (Rissinho) MXR Grafics/Auto Peças Presidente/Gibim/Ludaseg
6 400 Nelson C. Moraes NC Motores/ Sabugo Motos
7 48 Luis Marcos Rosa (Mequita) Papaleguas Racing/Décio bombas Injetoras/Pró Motos/Slin
8 177 Danilo Milton Fumes Shandor Racing/GT Rodas/Viper Aros/WACS/Cetemo
9 76 Caio Cesar Crescente Posto do Edinho
10 58 Ricardo Campos Acampamento dos Pumas
P. Nacional Amador Equipe
1 49 Tiago Risso (Rissinho) MXR Grafics/Auto Peças Presidente/Gibim/Ludaseg
2 215 Nelson C. Moraes NC Motores/ Sabugo Motos
3 98 Valmir Antunesda Silva (Dedé) -
4 139 Divanir Rozzanti (Baixinho) DR Car
5 76 Caio Cesar Crescente Posto do Edinho
6 14 Helio Turella Turella Motos
7 310 Fabricio R. Brandão -
8 67 Gilson Rizzardi (Pingaiada) Degão do Pingaiada
9 99 Luciano D. de Oliveira NC Construções e Serviços/MXR Graficos
10 71 Marcelo L. M. Spanazzi -
P. 230F Equipe
1 5 Paulo Giovani Papaleguas Racing/Vip Munck/Rota Báus/IMS/MRP
2 53 Nivaldo J. Viana Sanmell/Hon Moto Mesquita/Skatena
3 48 Luis Marcos Rosa (Mequita) Papaleguas Racing/Décio bombas Injetoras/Pró Motos/Slin
4 129 Fernando Saraiva (Sherek) Auto Moto Escola Chips/Planet Motos/Academia da Terra
5 177 Danilo Milton Fumes Shandor Racing/GT Rodas/Viper Aros/WACS/Cetemo
6 105 Adilson José Fubá Reciclagem
7 76 Caio Cesar Crescente Posto do Edinho
P. 85cc Equipe
1 934 Caio Lopes Fernandes Crosseguros/Zamba Parts/RK5
2 965 Claudinei R. Paulo Jr. (Juninho) Total Moto/Neco Racer/Klaus Hotel/Boutique Cabeleireiros
3 99 Elio Molero Félix Moto Italia Yam/Viação Jundiaiense
4 10 Gustavo H. Marcolin Nadiggi Veículos
5 111 Fernando José Longim Neto Longa Racing
6 641 Diego Gabriel marcolin Nadiggi Veículos
7 51 Eder Gonçalves Prefeitura Suzano/Pizzolato Imóveis/Pablo Motos/Top Moto Center

Confira a Classificação Final do Campeonato no Site da Extreme Racing






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet