Calor marca décima etapa do campeonatoTexto e fotos: Luiz C. Garcia
 Largada Força Livre Bronze |
 Juliano Lima |
A Copa Neno Racing de Motocross entrou em sua fase final na cidade mineira de Andradas, próxima a Poços de Caldas, no pé da Serra da Mantiqueira. Em contraste total com a etapa anterior, quando foi realizada sob forte chuva, a décima etapa da Copa Neno Racing aconteceu com forte calor, o que obrigou a organização atrasar a largada da primeira bateria em uma hora.
Com tempo propício e grande quantidade de pilotos não poderia faltar emoção, fazendo a alegria do locutor Rick Vieira, o Ximboca. A ausência para essa etapa foi de Massoud Nassar que se recupera de uma lesão ocorrida na primeira etapa do Brasileiro de Supercross, mas a corrida contou com a presença de outros atletas e a tarde brilhou ainda mais com a importante participação de Rodrigo Siqueira, Heinz Crispim e Ramon Sacilotti.
Juliano Lima foi o primeiro na largada da categoria
MX3 seguido de Fernando Longuim, Valdinei Marcolin, Sérgio Barbosa e Claudinei Ribeiro. Márcio Joanita largou em sétimo e Rinaldo Spagnol ainda mais para trás. Juliano Lima foi abrindo terreno e não chegou a ser incomodado durante a prova. Vitória para ele com certa facilidade.
 Paulo Oliveira |
 Gustavo Marcolin |
Na metade da prova Márcio Joanita ocupou a terceira posição pressionando Fernando Longuim pelo segundo lugar. Quando conseguiu ultrapassar Longuim e com pista livre Joanita conseguiu tirar uma boa diferença do líder, mas não o suficiente. Joanita terminou em segundo. Rinaldo Spagnol se recuperou da péssima largada e pressionou Fernando Longuim pelo terceiro lugar conseguindo a posição no final da prova. Pelo quinto lugar a disputa envolveu três pilotos: Sérgio Barbosa, Valdinei Marcolin e Pio José. Sérgio Barbosa foi perdendo rendimento e terminou em oitavo. Valdinei Marcolin conseguiu o quinto lugar mesmo pressionado por Pio José.
Marcelinho Souza foi o ponteiro na largada da
Nacional CRF230 com Paulinho Oliveira em segundo, Luis Rosa e Kennedy Alves logo em seguida. Paulinho conseguiu superar Marcelinho, e Kennedy Alves assumiu o terceiro lugar após ultrapassar Luis Rosa nas primeiras voltas. Lefontene Oliveira conseguiu a quarta colocação após ter largado em décimo. Briga intensa pela quinta colocação entre Diego Parmira, Renato Procópio e Fabio Melo. Parmira se defendeu como pôde das investidas de Procópio e Melo. Na ponta, Marcelinho Souza viu sua chance de vencer a prova praticamente sumir quando uma queda fez com que perdesse o segundo lugar para Kennedy Alves.
 Gabriel Marques |
 Heinz Crispim |
Com isso Paulinho Oliveira conseguiu abrir muito do segundo colocado. Marcelinho encostou no segundo, mas não conseguiu recuperar a posição que ficou mesmo com Kenedy Alves. Na quarta colocação Lefontene Oliveira andou tranqüilo sem ser incomodado. A quinta colocação foi definida apenas na última volta, na verdade no último salto quando Renato Procópio conseguiu superar Diego Parmira.
Gustavo Marcolin não teve dificuldades em vencer a
65cc. Frederico Spagnol andou no segundo lugar boa parte da prova, mas uma queda fez com que terminasse a aprova na quarta colocação. Com isso quem chegou em segundo foi Fernando Longuim. Matheus Emílio foi o terceiro e Luis Massini o quinto.
Gabriel Marques venceu de ponta a ponta a categoria
85cc. Diego Marcolin ficou em segundo e Gustavo Henrique em terceiro. Abraão Muniz, na quarta posição, e Lucas Oliveira, em quinto, completaram os mais rápidos da prova.
A categoria
MX1 foi uma das baterias que mais emocionantes do dia. A bateria começou com Márcio Joanita na ponta seguido de Rodrigo Siqueira e Heinz Crispim. Os três logo abriram boa diferença do quarto colocado Valdinei Marcolin. Já no começo da prova, Siqueira e Crispim conseguiram ultrapassar Joanita. Os dois protagonizaram um duelo emocionante pela ponta. Joanita caiu, mas não perdeu muito tempo para recuperar a terceira posição.
 Fabricio Bianch |
 Pio José |
Siqueira, então líder da prova, errou na saída de uma curva e foi ultrapassado por Crispim. Com as posições invertidas Crispim seguiu pressionado por Rodrigo Siqueira nas voltas seguintes até os dois se tocaram. Pior para Crispim que caiu perdendo a ponta para Siqueira. Com uma boa vantagem tudo levava a crer que Siqueira seria o vencedor da prova. Crispim tentava tirar a diferença em relação ao líder e Joanita se mantinha como terceiro colocado da prova. Luis Zeola conseguiu o quarto lugar e Sebastião "Cenoura" era o quinto.
De repente, Rodrigo Siqueira entrou forte numa curva no meio do circuito e não conseguiu segurar a moto. A queda fez com que ele perdesse duas posições: para Heinz Crispim e para Márcio Joanita. Siqueira bem que tentou se recuperar rápido da queda, mas sua moto demorou a ligar o que fez com que perdesse qualquer chance de se aproximar dos ponteiros. Vitória de Heinz Crispim com Márcio Joanita em segundo. Rodrigo Siqueira foi o terceiro e Luis Zeola o quarto. Cenoura fechou o pódio.
Gate cheio para a categoria
Nacional Estreante. Diego Parmira largou na frente, mas na volta seguinte sua moto apresentou problemas que fizeram com que ele abandonasse a bateria. Com isso quem assumiu a ponta foi Eder Vasconcelos e a partir daí começaram a cair os líderes da bateria. Primeiro Vasconcelos, que após a queda voltou em terceiro, mas cedeu a liderança para Juninho Delalana com Fabrício Bianch logo atrás. Raphael Matheus e Mateus Coimbra fechavam os cinco primeiros na metade da prova. Chegou a vez de Juninho Delalana comprar um terreno o que também lhe custou a liderança da prova. Bom para Fabrício Bianch que assumiu a ponta com Eder Vasconcelos de volta a briga pressionando muito para recuperar a liderança. Juninho Delalana conseguiu a segunda posição após Vasconcelos cair novamente. A esta altura Fabrício Bianch tinha ótima vantagem em relação a Juninho Delalana. Vasconcelos em terceiro não teve poder de reação para se aproximar de Delalana e nem foi incomodado por Raphael Matheus que se preocupou em defender sua posição de Mateus Coimbra e Daniel Siqueira. A vitória desta bateria foi confirmada por Bianch.
 Público prestigiou a prova de Andradas |
 Rodrigo Siqueira |
Emoções também não faltaram para a categoria
125 Bronze. Renato Sato, Pio José, Thiago Salvioni, Bruno Spagnol, Diego Gabriel e Alexandre Costa foram os seis primeiros na primeira volta. Renato Sato não suportou a pressão e foi perdendo posições terminando a prova em quarto lugar. A briga pela liderança ficou entre Pio José, Thiago Salvioni e Diego Gabriel. Gabriel conseguiu ultrapassar Salvioni e partiu com tudo para cima de Pio José. Os dois primeiros chegam a trocar de posição, mas Pio José viu a vitória nas mãos quando Diego Gabriel caiu e voltou bem atrás, ainda na segunda posição. Na terceira posição, Thiago Salvioni não chegou a ser incomodado por Renato Sato. Bruno Spagnol bem que tentou se aproximar de Sato, mas ficou na quinta colocação.
Ramon Saciolotti saiu na ponta na
MX2, Rodrigo Siqueira veio logo atrás e junto com ele um pelotão formado por Mateus Lima, Marcelinho Souza, Felipe Simões e Heinz Crispim. Marcelinho e Crispim se enroscaram com este último indo parar fora da pista
abandonando a prova. Ramon Sacilotti perdeu a liderança para Rodrigo Siqueira e a segunda posição para Mateus Lima. Porém não demorou muito para Sacilotti recuperar-se e voltar para a segunda posição. Com Rodrigo Siqueira tranqüilo na frente e Ramon Sacilotti sossegado na segunda posição, restou a briga pelo terceiro lugar, entre Mateus Lima e Felipe Simões, e outra pelo quinto lugar, entre Marcelinho Souza, Rinaldo Spagnol e Guilherme Rabelo. Marcelinho Souza conseguiu se sustentar bem na quinta colocação. Já pela terceira posição Felipe Simões conseguiu ultrapassar Mateus Lima na última volta conquistando o posto.
 Thiago Salvioni |
Paulinho Oliveira voltou a vencer com certa tranqüilidade na categoria
Nacional Força Livre. A segunda posição ficou com Valdemir Silva. Marcelinho Souza foi o terceiro após ter largado na sexta colocação. Uma disputa ocorreu pela quarta posição entre Lefontene Oliveira e Denis Schiavetti que conseguiu superar o adversário no final da prova terminando em quarto.
Fernando Rodrigues saiu na ponta na
Força Livre Bronze. Claudinei "Nei Carneirinho" Ribeiro, Caio Darioli, Thiago Salvioni, Sérgio Barbosa e Marcelo Morais vinham logo em seguida. Nei Carneirinho caiu na primeira volta e foi recuperando posições durante a prova. Na terceira volta Thiago Salvioni assumiu a ponta e não largou mais da posição até a bandeirada final. Na metade final da prova quem assumiu a segunda posição foi Nei Carneirinho, mas foi atacado por Caio Dariolli que chegou a assumir a segunda posição, mas logo em seguida caiu, deixando caminho livre para o concorrente. Sérgio Barbosa aroveitou e assumiu a terceira posição, mas sem chance para tentar algum ataque pela segunda posição. Caio Darioli voltou na quarta posição, logo atrás de Barbosa, e Luis Zeola ficou na quinta colocação.
Os principais pilotos do dia retornaram para a pista na disputa da
Força Livre Pró. E quem dominou desde a largada foi Rodrigo Siqueira, que abriu diferença em relação ao segundo colocado da bateria até a bandeirada final. Felipe Simões também largou bem e se firmou na segunda posição sem ser atrapalhado pela interessante briga pelo terceiro lugar, entre Dênis Robert, Matheus Lima, Heinz Crispim, Ramon Sacilotti e Guilherme Bueno. Crispim e Sacilotti brigam por posição e acabam se chocando. O resultado é que ambos caem e abandonam a prova.
A disputa pela terceira posição ficou entre Dênis Robert e Guilherme Bueno que assumiu a quarta colocação após ultrapassar Matheus Lima. Bueno conseguiu conquistar o terceiro lugar deixando Robert em quarto. Matheus Lima não conseguiu o mesmo ritmo de Denis Robert e Guilherme Bueno ficando na quinta colocação. A vitória fica novamente com Rodrigo Siqueira, desta vez com Felipe Simões em segundo.
Ainda estão programados etapas da Copa Neno Racing para o mês de novembro, mas as datas e os locais ainda serão definidos pela organização do campeonato. A décima etapa da Copa Neno Racing teve o apoio da Fabinho Motos e Prefeitura Municipal de Andradas, com patrocínio da MRP Racing.
 Rodrigo Siqueira |
Resultados
1 |
1 |
Rodrigo Siqueira |
2 |
777 |
Felipe Augusto Simões |
3 |
747 |
Guilherme Rabelo Bueno |
4 |
7 |
Denis Robert |
5 |
105 |
Mateus Lima |
6 |
377 |
Clayton Grassi |
7 |
610 |
Marcio Joanita |
8 |
249 |
Kennedy Alves |
9 |
4 |
Daniel Mendes |
10 |
458 |
Diego Mortari |
1 |
992 |
Thiago Salvioni |
2 |
77 |
Claudinei Ribeiro |
3 |
7 |
Sergio Barbosa |
4 |
695 |
Caio Darioli |
5 |
615 |
Luis Antonio Zeola |
6 |
184 |
Paulo Henrique Muniz |
7 |
25 |
Bruno Rachid |
8 |
122 |
Renato Sato |
9 |
495 |
Marcelo Chiato Morais |
10 |
513 |
Daniel Lima |
1 |
1 |
Rodrigo Siqueira |
2 |
512 |
Ramon Sacilotti |
3 |
777 |
Felipe Augusto Simoes |
4 |
105 |
Mateus Lima |
5 |
94 |
Marcelo H. Souza |
6 |
747 |
Guilherme Rabelo |
7 |
61 |
Rinaldo Spagnol |
8 |
458 |
Diego H.Mortari |
9 |
249 |
Kennedy A. Alves |
10 |
4 |
Daniel Mendes |
1 |
68 |
Heinz Crispim |
2 |
610 |
Marcio Joanita |
3 |
1 |
Rodrigo Siqueira |
4 |
615 |
Luis Antonio Zeola |
5 |
3 |
Sebastião Bernandes (Cenoura) |
6 |
14 |
Valdinei Marcolin |
1 |
49 |
Juliano Lima |
2 |
610 |
Marcio Joanita |
3 |
61 |
Rinaldo Spagnol |
4 |
9 |
Fernando Longuim |
5 |
14 |
Valdinei Marcolin |
6 |
95 |
Pio José Santos |
7 |
238 |
Emerson Toledo |
8 |
7 |
Sergio Barbosa |
9 |
77 |
Claudinei Ribeiro |
10 |
480 |
Edivaldo Rosa |
1 |
12 |
Gabriel Marques |
2 |
641 |
Diego Gabriel Marcolin |
3 |
2 |
Gustavo Henrique |
4 |
14 |
Abraão Muniz |
5 |
17 |
Lucas Oliveira |
6 |
912 |
Guilherme Ribeiro |
1 |
95 |
Pio José Santos |
2 |
641 |
Diego Gabriel |
3 |
992 |
Thiago R. Salvioni |
4 |
122 |
Renato Sato |
5 |
177 |
Bruno Spagnol |
6 |
47 |
Everton Valério |
7 |
695 |
Caio Vinicius |
8 |
77 |
Rodrigo Bastoni |
9 |
748 |
Alexandre Lima Costa |
10 |
217 |
Fernando Rodrigues |
1 |
15 |
Paulo Giovani Oliveira |
2 |
29 |
Valdemir Ricardo Silva |
3 |
94 |
Marcelo Henrique Souza |
4 |
70 |
Denis Schiavetti |
5 |
8 |
Lefontene Oliveira |
6 |
399 |
Diego Palmira |
7 |
777 |
Renato Procopio |
8 |
249 |
Kennedy Antonio Alves |
9 |
13 |
Fabricio Bianch |
10 |
974 |
Fabio Melo |
1 |
13 |
Fabricio Bianch |
2 |
333 |
Junior Delalana |
3 |
18 |
Eder Vasconcelos |
4 |
83 |
Raphael Matheus |
5 |
422 |
Mateus Coimbra |
6 |
9 |
Daniel Siqueira |
7 |
7 |
Antonio Procopio |
8 |
571 |
Edivani Calcare |
9 |
433 |
Aloisio Santini |
10 |
254 |
Marco Siqueira |
1 |
15 |
Paulo Giovani Oliveira |
2 |
249 |
Kennedy Antonio Alves |
3 |
94 |
Marcelo Souza |
4 |
8 |
Lefontene Oliveira |
5 |
777 |
Renato Procopio |
6 |
399 |
Diego Palmira |
7 |
974 |
Fabio Melo |
8 |
18 |
Eder Luis Vasconcelos |
9 |
49 |
Luis Marcos Rosa |
10 |
555 |
Ericsson C. Pereira |
1 |
10 |
Gustavo Marcolin |
2 |
111 |
Fernando Longuim |
3 |
7 |
Matheus Emilio |
4 |
61 |
Frederico Spagnol |
5 |
78 |
Luis Fernando Massini |